• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

O Tolkien mesmo não deveria curtir muito Metal, ou Rock, ou o equivalente na época dele. Mas deve ter tido um vislumbre disso, enquanto os Vala cantavam ópera ou algum coro ensaiadinho cheio de frescuras o Morgoth provavelmente era puro Heavy Metal, e essa música que traz o caos e a destruição, desordem etc, se encaixa perfeitamente no contexto.
 
Acredito que alguns metaleiros curtem Tolkien por conta do Power metal bandas tai como Rhapsody of fire e Blind guardian cuja as letras são de inspiração tolkiana.
 
Bom cara, não sei se todos os metaleiros gostam de tolkien, mas um coisa nada a ver? minha irmã curte pagode "éca brruuuu", mas acho que... sei lá cara, eu curto Tolkien e curto Rock, comecei a curtir o rock antes de Tolkien, mas tem muitas musicas que me fazem entrar em sitonia quando estou lendo Tolkien, não sei responder, acho que é uma atração muito independente... Já vi Metaleiros falarem mal de Tolkien... mas fazer o que?
 
Acredito que alguns metaleiros curtem Tolkien por conta do Power metal bandas tai como Rhapsody of fire e Blind guardian cuja as letras são de inspiração tolkiana.
Lembrando que as letras da banda Rhapsody of Fire (eu não me acostumo com esse final "of Fire", já que mudou a pouco tempo o nome da banda) não possuem inspirações nas obras de Tolkien.

Bom cara, não sei se todos os metaleiros gostam de tolkien, mas um coisa nada a ver? minha irmã curte pagode "éca brruuuu", mas acho que... sei lá cara, eu curto Tolkien e curto Rock, comecei a curtir o rock antes de Tolkien, mas tem muitas musicas que me fazem entrar em sitonia quando estou lendo Tolkien, não sei responder, acho que é uma atração muito independente... Já vi Metaleiros falarem mal de Tolkien... mas fazer o que?
Ainda bem que não somos todos iguais, certo? :mrgreen:

Falar mal de Tolkien pode até acontecer, mas falar mal sem ter lido as obras e visto apenas os filmes, eu teria rido da situação.
 
O cara pode falar mal simplesmente porque não gosta de fantasia medieval com monstros e criaturas mitológicas. Isso não quer dizer que a obra é ruim, mas que a pessoa simplesmente não gosta desse estilo de história e pode criticar tendo apenas visto o filme.

Agora sobre metaleiros, existem muitas bandas de metal inspiradas em Tolkien, mas nenhum funkeiro ou pagodeiro. Isso vai mais do perfil da pessoa, creio que a grande maioria dos fãs de Tolkien gostem de metal e rock, e pouquíssimos funkeiros. Metal é uma música mais complexa e mais elaborada que a maioria dos funks e pagodes de hoje em dia, ritmo, solos, instrumentos, voz.

Tolkien é uma obra igualmetne complexa, o que pode gerar essa aproximação entre os dois, histórias de espadas, lutas e guerras medievais, sangue e morte também aproximam Tolkien da agressividade do Metal e Rock em geral.
 
Sim Turgo não tem msm uma "inspiração evidente" (se é assim que posso dizer) com a obra de tolkien o rhapsody of fire, maaas eu me referi a eles pelo conteúdo épico das letras e de certa forma a obra de tolkien nos remete a isso também ;)
 
Sim Turgo não tem msm uma "inspiração evidente" (se é assim que posso dizer) com a obra de tolkien o rhapsody of fire, maaas eu me referi a eles pelo conteúdo épico das letras e de certa forma a obra de tolkien nos remete a isso também ;)
Cita como sendo a sonoridade do som que nos remete lembrar das obras de Tolkien. :mrgreen:
 
Metal é uma música mais complexa e mais elaborada que a maioria dos funks e pagodes de hoje em dia, ritmo, solos, instrumentos, voz.

Tolkien é uma obra igualmetne complexa, o que pode gerar essa aproximação entre os dois, histórias de espadas, lutas e guerras medievais, sangue e morte também aproximam Tolkien da agressividade do Metal e Rock em geral.

eu penso da mesma forma, não digo que todos os headbangers gostem de Tolkien, mas tem relação entre as obras porque são bem elaboradas. cheias de elementos distintos e complexos.
 
Acredito que o pessoal do Metal goste de Tolkien por possuir toda uma temática épica que, em geral, eles gostam. Tem muitos ouvintes de folk/viking, por exemplo, que são fascinados pela cultura e história dos povos abordados nas letras das músicas. As obras de Tolkien se aproximam muito dessa questão por citarem batalhas, reis e etc.
 
eu acho que não tem muito a ver relacionar o gosto musical com Tolkien, mas os metaleiros tem uma criatividade e tanto. O fato dos livros de Tolkien possuírem um universo diferente, seres diferentes, os metaleiros também são mais fãs disso.
 
Uia...que troço bom esse de discutir sobre bandas, Tolkien, e uma possivel relaçao entre eles... :think:Bom, eu ja era rockeira antes de conhecer Tolkien, mas o que me influenciou a ír mais pro lado do metal foram as obras mesmo, eu fiquei tao encantada quando li, tao apaixonada pelas historias, que começei a procurar musicas que falassem de tal coisa, e a primeira musica que eu achei foi The Curse of Feanor- Blind Guardian, eu amei e fui conhecendo essa e outras bandas do genero mais a fundo por assim dizer...mas acho que mesmo que o Tolkien nao curtisse ouvir as músicas, ele ia ficar bastante feliz e orgulhoso! E como ja foi dito, talvez metaleiros sejam fãs de Tolkien pelo fato de ser do mesmo estilo as obras e os temas abordados nas musicas, Tolkien é uma inspiraçao para ouvir metal, e vice versa :D
 
Há diversos fatores ligando o metal às obras de Tolkien.


Começando pela melodia;

-O metal possui um som complexo, um som atmosférico. Um som cercado de solos de guitarras, uma composição tão bem elaborada quanto a música clássica. Um som grandioso, cheio de "altos e baixos", épico. - não simplesmente "barulho"- Depois de um bom tempo escutando dá pra distinguir perfeitamente os instrumentos que estão sendo tocados.

Só o típico som do metal já pode atrair muitos fãs de tolkien. *E vice-versa*



-Por conseguinte, ainda temos os temas épicos, temas esses que a maioria das bandas de metal apresentam.

-Depois dos temas, ainda temos as letras. Letras que falam de dragões, letras que focam na batalha bem vs mal, luz vs trevas, longas jornadas; letras que falam de uma época medieval em que
se apreciava a beleza dos riachos, das montanhas, das florestas. Isso é bem típico do power metal, e do folk metal também.-sim, não existe somente o heavy metal.-

-Ou as vezes, as letras apenas falam de um determinado povo, de uma determinada cultura; de uma determinada mitologia.-mais uma vez, típico do folk metal- geralmente focando a cultura da escandinavia.*cultura esta que tolkien apreciava, e a incorporava em suas obras.*



O metal tem absolutamente TUDO haver com as obras de tolkien.



Até por que, MUITAS bandas de metal foram inspiradas em LOTR.- blind guardian, rhapsody of fire, fairyland, são só alguns exemplos.-

Já não bastasse o padrão instrumental do metal, que nos faz lembrar da tão querida terra-média, ainda temos muitas outras bandas de metal que incorporam vários outros instrumentos como; violinos, flautas, violoncelos, violão de corda, e etc. Deixando a música mais atmosférica do que já é, nos lembrando não apenas da terra média, mas nos fazendo imaginar a brisa suave no entardecer, o som dos galhos balançando, a grandiosidade das montanhas, e por aí vai.


O som do metal é tão épico e complexo, quanto as obras do nosso queridíssimo professor.
 
Última edição:
Sinceramente, acho que gosto musical não tem absolutamente nada a ver com gosto literário. Mas contra fatos não há argumentos, e fato é que APARENTEMENTE boa parte dos fãs de Tolkien coincidentemente gostam também de Metal. Acho que a principal razão para isso são os temas abordados em cada estilo musical. Grupos de pagode geralmente falam de relacionamentos sociais ou qualquer outro tema do dia a dia, por exemplo. Bandas de Metal muitas vezes abordam a temática fantástica.
 
Bom, não é muito comum encontrar funks que falem sobre SDA e Tolkien né? Rs

Como não?, não ouviram a faixa bônus do novo CD de Valeska Popozuda e MC Catra com participação especial de Tati Quebra Barraco? Ah é, me esqueci que essa faixa bônus só foi lançada no Japão.

A letra é bem complexa, só me lembro de uma frase:

Quero te dar, quero te dar, quero te dar o meu precioso 15x
 
Bom, não é muito comum encontrar funks que falem sobre SDA e Tolkien né? Rs

Foi ironia Morfindel... não estou procurando um funk que fale sobre o assunto. rs ¬¬
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo