• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

Porque ele fez o Senhor dos Anéis e anéis são feitos de metal, logo os metaleiros curtem.

Very simple.

By Raphael S
Quando li, em outro tópico, você dizendo que Isildur usou "uma espada tão level 10", percebi que suas respostas eram as melhores! :lol:

Bem, no meu caso, a resposta é simples: porque Tolkien e heavy metal são excelentes. :metal: Talvez, então, quem tem bom gosto, curte essas coisas.:mrgreen:
 
(...) Mas não tem nada a ver com inteligência. (...)

Acredito q não é pq uma pessoa é inteligente que ela vai curti Rock n' Roll.
Mas pelo fato da pessoa amar esse estilo, e começar a procurar tudo por tras das letras, a mitologia, o que quer dizer aquela musica.
Isso faz com que o intelecto de uma pessoa evolua, pois por incrivel que pareça, qnd esa pessoa vai procurar o que ta por traz daquilo, ela esta estudando.
Ela esta indo la na historia, na arte, na mitologia e na filosofia.
Começa a desenvolver uma capacidade de compreender as letras.

Isso torna a pessoa mais inteligente.
 
Só que poderia acontecer da pessoa curtir o estilo da musica, e nunca ir atras de onde vem as letras, nunca se interessar pela historia nem pela mitologia atras.
Eu sou desse tipo de pessoa. A música está muito além das letras que a compõem. A melodia é que a torna mais "viva" por assim dizer. Por isso que não sou muito ligada em Heavy Metal, mas em qualquer tipo de música que me transporte para um "mundo paralelo". É o que acontece quando vc ouve um New Age. Já experimentaram ouvir enquanto lêem Tolkien? É a mesma sensação de quando se lê ouvindo Metal. Porém, vc acaba se concentrando mais. Pelo menos eu me concentro mais.

Por isso acho que não só por "ter algum significado por trás da letra" que os metaleiros gostem de Tolkien, mas sim porque a melodia, os intrumentos que são usados (podem repararar que várias música do Blind Guardian mesmo, usam bandolins, ou aqueles instrumentos mais antigos) também ajudam a levarem a mente à fantasia.

Ahm...
Aliás, tenho pavor de qualquer banda de heavy metal que tenha um vocal que faça aqueles gritinhos insuportáveis :blah:
Então ouça clássicos co rock, como Rush e Led Zeppelin. Eles também tem influência de Tolkien e não usam esses gritinhos. =]
 
Bom, não acho q Blind tenha gritinhos tbm.
E claro a melodia é muito importante.
Esse é um dos motivos por amar Metal.
Pelo fato dos musicos estudarem muito para proporcionar uma musica com qualidade.
Por isso não curto só metal, Jazz, Blues, New age, musica classica tbm tem esse Q a mais nas musicas.
Uma letra com mitologia celta por exemplo, q não tenha uma boa melodia, não vai dar interesse de procurar o por traz daquilo.
Mas tbm uma musica, instrumetal, baseado nos celtas, com um bom arranjo, da uma vontade imensa de saber dew onde veio, e começar a pesquisar mais a fundo sobre isso.

Ou é só cumigo que acontece isso?
 
Uma letra com mitologia celta por exemplo, q não tenha uma boa melodia, não vai dar interesse de procurar o por traz daquilo.
Mas tbm uma musica, instrumetal, baseado nos celtas, com um bom arranjo, da uma vontade imensa de saber dew onde veio, e começar a pesquisar mais a fundo sobre isso.

Ou é só cumigo que acontece isso?

Não, sou eu mesma que sou preguiçosa e não sou mto de sair atrás da "origem" da idéia da música. O legal é curtir. :fones:

Claro, algumas dá uma certa curiosidade sim, mas nada muito "profundo".
 
Claro, algumas dá uma certa curiosidade sim, mas nada muito "profundo".

O importante é q da uma curiosidade.
Eu particularmente acho gostoso saber mais afundo o q a musica quer dizer e de onde saiu.
Se é uma banda q gosto demais, e vejo q pra eles valeu a pena ter conhecido aquilo, e trasformaram aquilo em musica, acho q vale tentar pesquisar de onde é aquilo, e o q é aquilo q esta presente na musica.
 
Li um artigo de um professor de psicologia da universidade Cambridge muito interessante.
Ele dividia a música entre quatro tipos e traçava o perfil psicologico dos fãs delas. Coincidência ou não, comparando a pesquisa e a pessoa que vos fala, até que bateu algumas coisas.

1- intensa e rebelde: rock, punk, metal, gangsta rap, música alternativa - Gostam de histórias de terror, ação, fantasia e de guerra. Apesar dos pais se preocuparem que os filhos se tornem agressivos ouvindo essas músicas, no geral, eles são mais introspectivos e timidos que os outros jovens. No entanto são mais independentes e curiosos sobre as coisas do mundo.

2- simples com batida alegre: pop, country, trilhas sonoras - São bem conservadores e convencionais se comparados a fãs de outros gêneros. A família e a disciplina são valores importantes. Gostam de ter a vida o menos complexa possível. São mais autruistas e gostam de praticar e/ou assistir esportes. Gostam do estilo de filme hollywoodiano, principalmente a comédia.

3- Energética e dançante: eletrônica, hip hop, rap, soul, dance - Costumam ser extrovertidos e românticos. Expressam seus pensamentos impulsivamente. Amam festas e consideram a amizade e o reconhecimento social muito importante. Se vêem como atraentes. Gostam de filmes de ação, ficção cientifica, comédia e filme de gangster.

4- Complexa e reflexiva: Jazz, opera, clássica - Normalmente com o Q.I. acima da média. São criativos e abertos para novas experiências. Gostam de filmes clássicos e com legenda (ps, lembre-se que a pesquisa é da inglaterra/EUA, filme com legenda é "coisa de intelectual"). Apreciadores desse gênero geralmente não gostam de esportes e são politicamente bem liberais. Comparada aos outros fãs de música, ouvintes de opera são três vezes mais sucetiveis a cometerem suícidio. "Mas não culpem Madame Butterfly" diz o pesquisador. Pessoas de personalidade mais dramática se sentem atraidos por esse tipo de música, não influênciados por ele.

Correta ou não, o legal é que a pesquisa não puxa o saco de nenhum estilo. O que é comum acontecer quando a música erudita está envolvida.
Ps: O que é gangsta rap?
 
Última edição:
Li um artigo de um professor de psicologia da universidade Cambridge muito interessante.
Ele dividia a música entre quatro tipos e traçava o perfil psicologico dos fãs delas. Coincidência ou não, comparando a pesquisa e a pessoa que vos fala, até que bateu algumas coisas.

1- intensa e rebelde: rock, punk, metal, gangsta rap, música alternativa - Gostam de histórias de terror, ação, fantasia e de guerra. Apesar dos pais se preocuparem que os filhos se tornem agressivos ouvindo essas músicas, no geral, eles são mais introspectivos e timidos que os outros jovens. No entanto são mais independentes e curiosos sobre as coisas do mundo.

2- simples com batida alegre: pop, country, trilhas sonoras - São bem conservadores e convencionais se comparados a fãs de outros gêneros. A família e a disciplina são valores importantes. Gostam de ter a vida o menos complexa possível. São mais autruistas e gostam de praticar e/ou assistir esportes. Gostam do estilo de filme hollywoodiano, principalmente a comédia.

3- Energética e dançante: eletrônica, hip hop, rap, soul, dance - Costumam ser extrovertidos e românticos. Expressam seus pensamentos impulsivamente. Amam festas e consideram a amizade e o reconhecimento social muito importante. Se vêem como atraentes. Gostam de filmes de ação, ficção cientifica, comédia e filme de gangster.

4- Complexa e reflexiva: Jazz, opera, clássica - Normalmente com o Q.I. acima da média. São criativos e abertos para novas experiências. Gostam de filmes clássicos e com legenda (ps, lembre-se que a pesquisa é da inglaterra/EUA, filme com legenda é "coisa de intelectual"). Apreciadores desse gênero geralmente não gostam de esportes e são politicamente bem liberais. Comparada aos outros fãs de música, ouvintes de opera são três vezes mais sucetiveis a cometerem suícidio. "Mas não culpem Madame Butterfly" diz o pesquisador. Pessoas de personalidade mais dramática se sentem atraidos por esse tipo de música, não influênciados por ele.

Nossa...e não é que é mesmo?! 8-O
Eu tenho amigos de todos estes grupos...e todos se encaixam nas caractérísticas. *(se bem que eu nunca vi um punk tímido XD)

Bem, mas eu tinha vindo aqui pra fala que Tolkien não é uma coisa incluida na "modinha". Nem o metal/rock/medieval e seus derivados (exclui emo, que isso nem música não é -__-') . Pessoas que não seguem a modinha tem a mente aberta, e gostam do que eles gostam meeesmo.
Sem contar que os metaleiros são mais inteligentes! :lol:, de acordo com uma pesquisa lançada na Super Interessante (já citaram isso em algum tópico, não tenho certeza se é este).
Sendo inteligentes, gostamos do que é bom :mrgreen:
 
Sem contar que os metaleiros são mais inteligentes! :lol:, de acordo com uma pesquisa lançada na Super Interessante (já citaram isso em algum tópico, não tenho certeza se é este).
Sendo inteligentes, gostamos do que é bom :mrgreen:

Na verdade, Alassë, houve um estudo que comprovou, por exemplo, que os fãs de Metal e música clássica são mais criativos e inteligentes. Acho que fãs de Metal, música clássica, Rock Progressivo, Jazz e Blues são os mais criativos e "interessantes". Mas não diria mais inteligentes, pelo menos, nunca se pode generalizar, afinal, alguns artistas Pops são gênios (gostando ou não do estilo).

Mas Metal, música clássica e Rock Progressivo são os estilos cujas pessoas que curtem são mais interessantes, criativas e demonstram uma argumentação mais sólida e rica.

Encontrei a notícia que saiu meses atrás que fala sobre os tipos de pessoas que curtem os estilos específicos abordados na matéria.:



LONDRES (Reuters) - Os fãs da música clássica e do jazz são criativos, os amantes do pop são pessoas que trabalham duro, e, apesar dos estereótipos, os ouvintes de heavy metal são tipos criativos gentis que sentem-se em paz consigo mesmos.

É o que afirma o professor Adrian North, da universidade escocesa Heriot-Watt, que estuda os vínculos entre as personalidades das pessoas e o tipo de música que gostam de ouvir.

"As pessoas frequentemente definem seu senso de identidade por seu gosto musical, as roupas que vestem, pelo fato de frequentar determinados pubs e usar certos tipos de gíria", disse ele.

"Assim, não surpreende que a personalidade também guarde relação com os gostos musicais."

Em um estudo que, segundo North, é o maior já realizado sobre a personalidade e as preferências musicais de indivíduos, pesquisadores pediram a 36.518 pessoas de todo o mundo que classificassem suas preferências entre 104 estilos musicais, antes de fazer um teste de personalidade.

"Pesquisadores demonstram há décadas que os fãs do rock e do rap são rebeldes e que os amantes da ópera são pessoas ricas e bem instruídas", disse North.

"Mas esta é a primeira vez que uma pesquisa comprova vínculos entre tipos de personalidade e uma gama grande de estilos musicais."

O estudo concluiu que os fãs do jazz e da música erudita são criativos e têm boa auto-estima, embora os primeiros sejam mais extrovertidos e os segundos, mais tímidos.

Os fãs de música country e western foram classificados como pessoas trabalhadoras e tímidas, os fãs do rap, como extrovertidas, e os fãs da música indie têm baixa auto-estima e não são muito gentis

As pessoas que curtem música soul podem se animar, já que a pesquisa concluiu que são criativas, extrovertidas, gentis, têm boa auto-estima e sentem-se à vontade com elas mesmas.

E, se você já se perguntou por que pessoas que dirigem carros esporte caros muitas vezes ouvem música em alto volume no carro, North pode ter a explicação.

Segundo ele, pessoas que optam por ouvir música agressiva e excitante têm mais probabilidade de ter bastante dinheiro, enquanto aquelas que curtem sons relaxantes tendem a ganhar menos.


Ah sim, para não fugir do assunto do tópico: não creio que Metal combine com a natureza das obras de Tolkien. Nesse sentido, nada combina mais com a atmosfera da Terra-média do que as composições magníficas de Howard Shore.
 
Última edição:
Li um artigo de um professor de psicologia da universidade Cambridge muito interessante.
Ele dividia a música entre quatro tipos e traçava o perfil psicologico dos fãs delas. Coincidência ou não, comparando a pesquisa e a pessoa que vos fala, até que bateu algumas coisas.

Também achei que algumas características citadas fecham comigo...bem interessante a pesquisa.

Respondendo ao tópico: Acredito que metaleiros, em geral, tem conhecimento sobre coisas que a maioria não busca ter. Por exemplo, grandes bandas de metal usam como base grandes autores, portanto, muitos fãs descobrem essas obras como as de Tolkien. Não que isso seja privilégio dos metaleiros, porém, isso é algo que se observa mais no rock.

Além disso, metal não é algo, digamos, "comum". Por isso, acredito que quem buscou conhecer melhor o gênero já tem (ou deveria ter) uma cultura diferente da "maioria". O que explica o interesse por livros mais "cults" ao invés de livrinhos bobinhos ou musiquinhas da modinha.

Dentre diversos estilos que gosto, poderia dizer que sou metaleira e, acima disso, roqueira e, certamente, esse "mundo" me influenciou a gostar de Tokien e afins.

É ISSO, RS. (fiz um texto quase :roll:)
 
Bom, o que que eu vou dizer... primeiro que "metaleiro" é alguém que trabalha numa metalúrgica. hohoho eu sou uma comédia! :cool:

Mas eu queria discutir o artigo do cara de Cambridge... eu acredito que na real eu sou eu, tu é tu. Cada pessoa tem um comportamento diferente e eu duvidaria da pesquisa pelas seguintes razões:

a) Empiricamente, refutei a tese com base em mim (não deu certo comigo :() e em um amigo que escuta música country por causa dos sulistas e porque meu namorado também não é... enfim... teehee...

b) Daí concluí que a amostra pode ter sido muito grande, resultando numa tabulação generalizante e errônea. Exemplo: nos EUA foi feita uma pesquisa com uma amostra imensa de pessoas, e um sujeito pôde afirmar que o QI dos negros é menor que o dos brancos. Assim, ele não só afirmou algo cientificamente ridículo mas também usou um parâmetro questionável demais (testes de QI) e desprezou fatores fundamentais como acesso à educação de qualidade, condições sociais e políticas dos pesquisados.

Portanto, digo que acho mais provável que pessoas curiosas tenham atração por músicas underground e pessoas que buscam sociabilidade escutem o que dá no rádio. Mas funciona por causa do status social que a música possui e das características pessoais de cada um, não tem como criar um horóscopo musicalístico... que pena né, até que é divertido.

Se alguém não concorda aí, deixem a loquinha aqui falando sozinha. :meditando:
 
Bom, o que que eu vou dizer... primeiro que "metaleiro" é alguém que trabalha numa metalúrgica. hohoho eu sou uma comédia! :cool:

Mas eu queria discutir o artigo do cara de Cambridge... eu acredito que na real eu sou eu, tu é tu. Cada pessoa tem um comportamento diferente e eu duvidaria da pesquisa pelas seguintes razões:

a) Empiricamente, refutei a tese com base em mim (não deu certo comigo :() e em um amigo que escuta música country por causa dos sulistas e porque meu namorado também não é... enfim... teehee...

b) Daí concluí que a amostra pode ter sido muito grande, resultando numa tabulação generalizante e errônea. Exemplo: nos EUA foi feita uma pesquisa com uma amostra imensa de pessoas, e um sujeito pôde afirmar que o QI dos negros é menor que o dos brancos. Assim, ele não só afirmou algo cientificamente ridículo mas também usou um parâmetro questionável demais (testes de QI) e desprezou fatores fundamentais como acesso à educação de qualidade, condições sociais e políticas dos pesquisados.

Portanto, digo que acho mais provável que pessoas curiosas tenham atração por músicas underground e pessoas que buscam sociabilidade escutem o que dá no rádio. Mas funciona por causa do status social que a música possui e das características pessoais de cada um, não tem como criar um horóscopo musicalístico... que pena né, até que é divertido.

Se alguém não concorda aí, deixem a loquinha aqui falando sozinha. :meditando:

Correta ou não, pelo menos a pesquisa do povo de Cambridge é mais neutra (não valoriza e não desvaloriza ninguém). Só isso já deve-se algum crédito.
As pesquisas que eu vi, no geral, o cientista puxa muito a sardinha pro seu lado. Por isso esse papo de ciência é exata é balela, pq o cientista não é.
Por exemplo: um grupo fez duas pesquisas, a primeira o resultado foi que ateus eram mais inteligentes que religiosos, a segunda foi que homens eram mais inteligentes que mulheres.
Dou dez contos pra quem acertar qual o gênero e a religião desses cientistas. :cool:
Ainda me lembro de um pesquisador que disse que o português do jeito de falar carioca era o mais correto.
Dou dez contos pra quem acertar de onde é esse pesquisador.:cool:
 
Também já me fiz esta questão do tópico: nem todos que gostam das obras de Tolkien gostam de metal e derivados, mas a maioria dos ouvintes deste gênero curtem o professor.

Acho que isto acontece devido ao círculo de interesses deste grupo: a música, a mitologia presentes em muitas canções, wicca, o RPG... e aí chegam às obras de Tolkien.
 
Metaleiros, guerreiros... hum... cabeludos, lembra os escoceses e os dinamarqueses correndo contra os cristãos, todos descabelados. Cenas como essa só podem ser regadas a heavy metal, não acha?
 
As pesquisas que eu vi, no geral, o cientista puxa muito a sardinha pro seu lado. Por isso esse papo de ciência é exata é balela, pq o cientista não é.
Concordo em parte. Se o que tu quiseste dizer é que muita coisa na ciência serve a interesses determinados, sim, concordo muuuito. É por isso que nunca encontraram a cura pra certas doenças sérias. Mas... creio que tem muita coisa boa na ciência, muita gente que pelo menos se esforça pra manter uma imparcialidade mínima que possa levar a resultados concretos. :)

Acho que isto acontece devido ao círculo de interesses deste grupo: a música, a mitologia presentes em muitas canções, wicca, o RPG... e aí chegam às obras de Tolkien.
Não saberia determinar QUE fatores levam de uma coisa pra outra, mas eu concordo com essa teoria.

Metaleiros, guerreiros... hum... cabeludos, lembra os escoceses e os dinamarqueses correndo contra os cristãos, todos descabelados.
Real!! Pagan folk black metal!! (isso já existe ou eu acabei de inventar??) :twisted:
 
Acho que o metal, de uma forma ou outra, contribui para a formação do indíviduo em muitos sentidos... pesquisas há várias, e ela sempre determinam que geralmente bangers (metaleiro não, por favor!) lêem mais, se interessam em aprender outras línguas, História, Mitologia, geralmente têm o hábito de escrever, muitos se interessam em aprender algum instrumento musical, etc... Tolkien é um conjunto de muitas coisas que há nesta gama de interesses que as pesquisas apontam...
 
1- intensa e rebelde: rock, punk, metal, gangsta rap, música alternativa - Gostam de histórias de terror, ação, fantasia e de guerra. Apesar dos pais se preocuparem que os filhos se tornem agressivos ouvindo essas músicas, no geral, eles são mais introspectivos e timidos que os outros jovens. No entanto são mais independentes e curiosos sobre as coisas do mundo.

4- Complexa e reflexiva: Jazz, opera, clássica - Normalmente com o Q.I. acima da média. São criativos e abertos para novas experiências. Gostam de filmes clássicos e com legenda (ps, lembre-se que a pesquisa é da inglaterra/EUA, filme com legenda é "coisa de intelectual"). Apreciadores desse gênero geralmente não gostam de esportes e são politicamente bem liberais. Comparada aos outros fãs de música, ouvintes de opera são três vezes mais sucetiveis a cometerem suícidio. "Mas não culpem Madame Butterfly" diz o pesquisador. Pessoas de personalidade mais dramática se sentem atraidos por esse tipo de música, não influênciados por ele.

isso tá mais pra horóscopo, mas tudo bem...

eu gosto dos dois estilos, classico e metal, confesso que muita coisa encaixa msm só que uma coisa não bateu.. eu gosto de esporte! XD
conheço muita gente que gosta dos estilos e não se encaixa, e gente q se encaixa, eu acho q isso é só mais um modo de colocar rótulos...
 
Concordo sobre a analise de metaleiros serem mais cultos (pelo menos meus amigos) identifico nas outras analises algumas caracteristicas de pessoas que conheço mas não sei se estão todas certas afinal pessoas que ouvem musica classica realmente se suicidam mais?
Eu nem tenho ideia de que tipo de musica eu prefiro mas acho que me encaixo no perfil do rock em parte das coisas
 
Ah sim, para não fugir do assunto do tópico: não creio que Metal combine com a natureza das obras de Tolkien. Nesse sentido, nada combina mais com a atmosfera da Terra-média do que as composições magníficas de Howard Shore.

Depende do ponto de vista de cada pessoa, headbanger ou não.
 
O Metal é muito parecido com o Erudito. Escutem um show de metal com uma orquestra sinfônica, é muito bom, você percebe que as duas se complementam.
Quanto ao fato de pessoas que ouvem "música clássica" se suicidarem mais: Eu ouço e em momento algum pensei em me suicidar. Acho isso uma generalização. A música, muitas vezes, não tem nada haver com esse tipo de comportamento. Isso vem da pessoa, se ela não aceita o que a sociedade lhe impõe ou se fez algo que mudaria sua vida para algo pior, ela pode pensar em se matar, mas por isso começará a ouvir música erudita? Acho melhor estudarmos mais a fundo os comportamentos psicológicos humanos e a influência da música nos mesmos. Daria uma ótima tese não?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo