• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

metaleiros gostam de coisas épicas... sempre.
e de fantasia a metade do tempo, pq afinal se acham muito pé no chão.. mas a cabeça tá lá nas nuvens... ;)
 
Eu tinha escrito um post enorme e bonito.
Eu tinha feito um apanhado histórico do rock, e tinha falado sobre psicologia, para explicar essa relação metal/tolkien. Eu tinha.
Mas meu pc travou e eu perdi tudo...¬¬
Ok, tentarei fazer um post no mínimo interessante. :)
*falta de ânimo*
Bem. Músicos em geral buscam inspiração para suas músicas na literatura, muitas vezes. Como exemplo, temos Jim Morrison, fã de romances góticos. (o romance gótico, muitas vezes, próximo à fantasia, como nos contos de horror gótico) Acontece que o gosto dos músicos (os músicos aos quais me refiro são os roqueiros, não necessáriamente metaleiros), em geral, acaba sendo próximo à fantasia. Isso pq roqueiros tem esse espírito juvenil, sonhador e aloprado. (essa explicação tb serve como explicação mais rápida para a questão do tópico) Quando as músicas saem, são coisas que nos remetem às obras por eles consultadas e usadas de inspiração. \o/ Ao ler, gostamos.
Caso de Rhapsody: muitas pessoas, quando ouvem, dizem sentir uma vontade louca de lutar em batalhas sangrentas corpo-a-corpo e dar sua vida por uma causa. oo'
Blind Guardian, putz, quando ouço, viajo na maionese. E acredito que com a maior parte das pessoas, aconteça assim, ou não?
Metal, em geral, nos dá essa sensação. E, sei lá, acaba sendo um círculo vicioso. Já perceberam que anime, fantasia medieval (rpg, mitologia, etc) e metal andam sempre juntos? Quando a pessoa começa a gostar de um desses itens, amigos já inseridos nesses grupos lhe apresenta aos outros itens.
(é, o outro post tava melhor...)
Pondo lenha na fogueira da discussão sobre quem é mais inteligente, cito uma revista que li ontem. Dizia nela que heavy metal auxilia da concentração de crianças hiperativas e, pra pessoas em geral, estimula o cérebro.
Mas isso não significa que pagodeiros não possam estimular o cérebro de outras formas, heh.
Bái o/
 
Última edição:
Metal não estimula intelectualidade, enquanto música.

Metal estimula o cérebro a trabalhar em freqüência Beta (acima de 12 Hz), que caracteriza agitação e agressividade, e não é propícia a assimilação intelectual. O que vc aprende enquanto está em beta vc esquece.

Já a música clássica estimula ondas Alpha (entre 8 e 12 Hz), que são extremamente propícias a aprendizado.

Logo, não é o metal que torna os metaleiros inteligentes. Eles são inteligentes por outras causas. O metal atrai pessoas que já são inteligentes. Não as deixa assim.
 
Eu acredito que uma das influências do Metal seja a música clássica, e a música clássica, como disse o Vela,
Vela disse:
estimula ondas Alpha (entre 8 e 12 Hz), que são extremamente propícias a aprendizado.
 
É, bem, eu pensava nisso também. Mas é, sejamos claros então.
O Metal é algo interessante justamente por sua grande variação de estilos, devido a influências de áreas diversas.
Opa, opa, temos aí mais uma teoria... oo
Metal atrai muitas pessoas "cultas", provavelmente pela forte influência da música clássica, isso fora outras combinações interessantíssimas. Faz sentido...
Aliás, ei. Quem gosta de metal, geralmente curte música clássica.
Nossa, são tantas ligações, né?
 
Agora começou a fazer sentido. =]
Metal foi influenciado pela Música Clássica que "estimula ondas Alpha (entre 8 e 12 Hz), que são extremamente propícias a aprendizado" e isso faz cabeças mais pensantes.
 
Eu acho que metal atrai pessoas cultas pq metal tem qualidade musical* superior à música popular atual. Simples assim.


* - com qualidade musical me refiro aos detalhes da composição, isto é, uma composição mais rica em harmonias, melodias, notas, etc. Nada a ver com gosto, pois isso seria redundante.
 
bom, tem muito cara ae nada intelectual que curte mpb-sambinhas do passado, e esse tipo de musica também tem qualidade, claro que não tem solos inteminaveis que requerem que o cara durma dedilhando mais tem composições ricas em melo-harmonias e afins. E tem notas bem mais f****.
Mais não tem nada a ver com musica classica.
E também nunca não vi um tiozinho mpbzista que curta Tolkien.
 
É, metal costuma ser bem mais trabalhado, etc.
E ei, minha mãe é mpbzista e gosta de Tolkien, e eu tb, apesar de eu ser mais headbanger mesmo :P
Enfim, eu acho que essa mistura de metal+fantasia é muito deliciosa. E cara, existem tantas relações entre um e outro, que eu acho que todas as coisas que citaram até agora são a resposta à nossa questão.
 
Última edição:
acho que um dos motivos para isso também é que a grande maioria em tolkien é cabeludo como os propios metaleiro, e também, que metaleiro que não curtiria sair porae com um gigantesco sobrepeliz, um escudo e um machado nas costas...
 
Não sei não, acho que o gosto musical independe da inteligência, pois também existem muitos headbangers cabeça fechada e ignorantes, como também existem pagodeiros, sambistas, mpbzistas e tal. Eu sou bastante eclético, e meu gosto musical varia muito, e acho que se prender a um único estilo de música e fechar a cabeça para o resto é sinal de burrice.

Voltando ao assunto: realmente, pelas letras das bandas de metal, percebe-se uma forte conexão com assuntos medievais, visto que o ritmo do metal com uma letra toda delicada não ia dar certo. E então tende a levar as pessoas a conhecerem o universo RPGista através dos amigos e pessoas que curtem um mesmo meio musical.
 
Na minha opinião, tudo (ou quase) tem uma ideologia, como a música, e a ideologia do metal está relacionada com a fantasia, ou seja, quem gosta de metal também gosta de Tolkien, já que a letra, a melodia do metal tem muito a ver com Tolkien, mas isso não quer dizer que alguém que coste de MPB ou outro estilo não seja fã de fantasia etc....
 
Post original do Aldamar
realmente, pelas letras das bandas de metal, percebe-se uma forte conexão com assuntos medievais, visto que o ritmo do metal com uma letra toda delicada não ia dar certo.

Com todo respeito, discordo :P
Acho que metal costuma lembrar batalhas medievais, sangue, GUERRA, MATANÇA. A associação a fantasia em geral, sem necessáriamente ser voltada a guerra, no metal, fica bonito. Mas eu acho que combina mais com guerra.
Isso fora que você fala como se Enya não fosse da trilha sonora do SdA. Aliás, na trilha sonora toda não teve um metalzinho que fosse.
Aliás, se querem saber, o que mais me lembra fantasia medieval, é música celta e new age em geral, auehuaeheau :P
 
E tipo...quem curte a linha de metalk melódico, está acostumado com músicas sobre dragões e medievalismo..
 
sempre gostei de metal, principalmente de blind guardian..
dai reparei q eles faziam músicas influenciadas de um livro do tal J.R.R Tolkien..
dai fui procurar sobre esse cara e vi os livros dele.. li um trecho de O Silmarillion e gostei..
comprei esse livro, e hoje sou um fanatico.

não tem nada a ver gostar de metal ou não.. isso vai de gosto.
 
Porque Tolkien é o cara.Ele criou um livro que virou um filme de sucesso e tem milhares de pessoas que criam sites sobre suas obras(Valinor!) e porque ele é foda.
 
Bom eu não li tudo...
Mais tem gente confundindo os genêros de metal que foram criados eu acho que meu amigo criador do tópico se referia ao heavy metal e principalmente ao metal melódico, eu acho que o fato de metaleiros gostarem de Tolkien é pela suas histórias que são usadas como base ou até mesmo inteiramente na produção de musicas como da banda Blind Guardian, é muito facil voce encontrar personagens do senhor dos anéis, nas capas dos discos, na capa do DVD Imaginations Through the Looking Glass você pode encontrar por exemplo o Gandalf com uma camera digital tirando foto da banda uhauhuah e é verdade...mais concluindo eu acho que os metaleiros gostam de Tolkien pelas influencias da bandas que eles ouvem...

Abraços
 
acho que é questão como alguem ai ja disse é de ideologia... as bandas de metal e as pessoas que gostam deste genero, gosta da emoção do épico; e como não existe essa emoção epica na realidade, tendem a cair na fantasia..
também vale lembrar que as historias de Tolkien são muito inspiradas na mitologia nórdica( não digo que este seja o motivo, mas influencia) e a maioria das bandas de metal são dessa origem.
claro que os cabelos compridos tambem ajudam a se identificar hehehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo