• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Merry e Pippin acompanharam Frodo na jornada?

noght

Cão Ninja
Pessoal, este é meu primeiro post. Me desculpem pela pergunta besta, mas como dizia na descrição deste forum que "Nenhuma pergunta é tola" resolvi perder a vergonha e perguntar.

Estou no começo do livro, terminei de ler o Hobbit e tudo mais e fiquei ansioso pra continuar a conhecer a saga do Anel. Pois bem, estou na parte em que os Hobbits do Condado estão fugindo dos Nazgul e encontram elfos na floresta.
Antes disso, não consegui entender o porquê de Merry e Pippin acompanharem Frodo em sua jornada. Tudo bem que o Sam ouviu demais e "queria conhecer os elfos". Mas não consegui entender o que Merry e Pippin ganhariam saindo numa viagem com perigo mortal.

Obrigado pela atenção pessoal :lol:
 
Eu poderia dizer mas vai estragar a surpresa. Já que está lendo a parte em que Frodo, Sam e Pippin encontram os elfos, melhor continuar lendo. Pelo que você já deve ter percebido ao ler, é que Frodo deixou Bolsão, e que estava se mudando. Por isso Pippin o acompanha: para ajudá-lo. Lá na frente verá Merry, então descobrirá o porquê de acompanharem Frodo e Sam. Leia e verá!

PostScriptum: que nada! Sua dúvida não é tola...só uma dúvida!

PostScriptum2: saiba que não é como no filme, que Frodo e Sam se esbarram com Merry e Pippin, que os seguem por acaso.
 
Última edição:
PostScriptum2: saiba que não é como no filme, que Frodo e Sam se esbarram com Merry e Pippin, que os seguem por acaso.

Não entendo por que o PJ fez isso, sem muito esforço podia fazer uma cena quase igual com a explicação do livro, que é mais divertida.
 
É... não dá pra tecer muitas explicações sem descambar para o spoiler. Dá pra adiantar uma coisa... Frodo era péssimo em guardar segredos e vagaroso para tomar uma decisão.
 
Coincidência essa pergunta ser levantada. Ontem o Deriel estava conversando comigo sobre algumas sutilezas na obra que acabaram passando batidas quando foram para a versão para cinema, o que acabou "entoxicando" nossa lembrança do livro.

Uma das coisas, é justamente sobre o relacionamento de Frodo com os demais hobbits. Frodo era bem mais velho que Sam, Merry e Pippin, por isso eles o "seguiam", ele era como o "líder da gangue", por assim dizer. Isso acontece em qualquer turminha, quando o cara mais velho vira líder.

(Não estou descartando aqui o que foi dito nos outros posts, só que a questão da idade também é relevante, especialmente em uma obra na qual valores são tão prezados)
 
Outro ponto ainda não citado é que os hobbits tem uma ligação muito mais forte no livro. São amigos muito ligados e bem próximos. Não só como Sam e Frodo, mas entre os quatro.
 
Ninguém convidou. Mas por essa forte ligação existente entre os hobbits eles queriam acompanhar Frodo aonde quer que ele fosse.
 
E também havia o grupo "Consipiradores", ainda há o capítulo "Conspiração Desmascarada" ou algo assim.

O grupo é formado por eles (Sam, Pippin e Merry) e pelo Fatty Bolger, que por sinal parece ser um cara bem gente boa, mas que não tem lá aquele espírito aventureiro e não os acompanhou além do condado.

Desde muito já sabiam da partida de Frodo e estavam preparados para o evento.

Quem quiser complementar, pq tem o que complementar.. por favor.. já diz o ditado valinoreano "acabam-se as férias acabam-se os posts com citações", haha

valeu
=]
 
achei meio besta a maneira como eles descobriram as coisas =/
Porem o livro fica mais empolgante a partir do capitulo da conspiração desmascarada. Pra mim tava com mta enrolação até aparecerem os Nazgul. Não sei se foi o filme que me fez querer algo mais agil ou se sou eu mesmo =P
 
Esse laço de amizade, diria, era até mesmo parte da concepção de Gandalf para com a jornada de Frodo.

Quanto a idéia literária de "enrolação", creio não ser o tópico adequado.

Abraços.
 
Eles optaram por seguir Frodo por amizade,e também creio ser este o real motivo de Sam ter sido designado a tal tarefa.
 
Desculpe, mas, havia todo um plano armado entre Sam, Merry e Pippin, que descobriram os planos do Pequeno Senhor Bolseiro, que vazaram atravéz de Sam se não estou enganado...Esiste também uma grande amizade entre esse hobbits, que só queriam o bem de Frodo...Aliás, eu adoro a parte dos Nazgûl...:lol:
 
Creio que tinha tambem algo alem da amizade, mesmo que esteja intrisicamente ligada a ela...Os hobbits viram Frodo saindo para uma aventura...eles nem sabiam de quao grande era o perigo pelo qual passariam, mas mesmo assim queriam fazer parte dessa aventura, e nao queriam ser deixados pra tras como uma bagagem qualquer...

Penso que isso seja uma das sutilezas da obra sobre a qual a Ana falou...


acho que é isso...abraços a todos

PS: aos amigos, desculpem a ausencia...problemas com a net de casa...~^
 
Creio que, eles o seguiram realemtne pelo grande laço de amizade, e tambpem, porque pensavam que no máximo, ele iram até Valfenda. Tanto é que, em Valfenda, Sam pergutna quando eles vão para a casa.
 
Eu gosto de pensar no senso de responsabilidade que era muito grande nos Hobbits. Tá... eles tão sempre brincando mas quando Frodo precisou e quando eles sabiam que "aquilo tinha que ser feito".... eles faziam....
Então... até mesmo junto com vários já citados...podemos também a senso de responsabilidade como um fator para se juntarem a Frodo.
 
Tolkien era excelente, mas apesar de ser um detalhista e muito metódico, por vezes creio que não se interessava em dar grandes explicações sobre algo que, provavelmente no seu entender, não era determinante na história.
O importante, nas suas obras, era a fluidez da narrativa. Que era notável. :clap:

Como é natural, algo fica sempre para trás.
Mas as explicações que deram, sobretudo a amizade, a veneração por Frodo e, sobretudo, a grande cumplicidade entre todos, terão estado na origem da ida dos quatro.
E se calhar, já naquele tempo havia aquela coisa da adrenalina, que faz tanta gente ir em busca de aventura :mrgreen: :mrgreen: :rider:


... Curiosamente, no filme, PJ até foi bem engenhoso, pois articulou algo engraçado.
:cool:
 
Realmente, pelo que eu entendi os hobbits que se aventuravam eram tidos como "estranhos" ou "doidos".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo