• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Melkor não matou os elfos de Cuivienen?

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal, tudo bom?
No Silmarillion é dito que Melkor mandava seus servos "assustarem" os elfos de Cuivienen, com formas semelhantes à de Oromë, para que os elfos se assustassem ao vê-lo. Eu me pergunto: se Melkor tinha conhecimento dos elfos, por que ele não os atacou? Por menor que sua força fosse, só ele e os balrogs (ou nem isso) poderiam derrotar os elfos facilmente. Estes eram extremamente indefesos, não tinham armas nem algo do tipo, eram novos naquele mundo desconhecido. Assim a raça dos elfos seria extinta facilmente, fazendo a vitória de Melkor ser muito simples e rápida, pelo menos na Terra-Média. Sem os elfos os grandes inimigos de Melkor não existiriam, e os homens não se tornariam tão sábios e fortes como foram. Aliais, Melkor poderia ter feito o mesmo com eles, não?
É essa a questão: por que Melkor não atacou os elfos e homens logo em seu despertar?
 
É possível que ele acreditasse de início que seria muito mais vantajoso para ele e terrível para os Valar se ele corrompesse os elfos colocando medo em seus corações e voltando eles contra os Valar do que simplesmente se ele destruísse os elfos de uma vez. De fato, no início, Melkor colocou o medo nos corações dos quendi e muitos desses recusaram o chamado dos Valar não por amor à Terra-Média, mas sim por medo dos deuses.
Quanto aos seres humanos, ele de fato conseguiu corromper muitos deles.
 
Porque elfo morto não é elfo subjulgado.

Afinal ele queria que as pessoas o venerassem e mortas não podiam fazer isso. Assustando-o e tornando-os desconfiados, eles de certa forma o veneravam.
 
Simplesmete porque melkor não queria destruir tudo, e sim corromper. Ele não queria destruir todos o filhos de Eru, e sim, se tornar senhor deles, e os "assustar" com formas de Orome, seria um jeito de os revoltar, para com os verdadeiros emissários de Eru
 
Acredito que Melkor não tem interesse na destruição dos elfos ou dos homens, sim em subjulgá-los antes seu poder, para que o adorassem e não aos outro Valar e à Eru Iluvatar, por isso não os destruiu. Melkor tem inveja e ciumes de Eru e por iso deseja Arda para si e corrompe-la a sua vontade, assim como os que nela habitam.
 
Simplesmete porque melkor não queria destruir tudo, e sim corromper
Acho que é mais ou menos o contrário. Melkor desejou ser Eru, ter uma Eä só pra ele, mas ele sabia que não podia ter isso. Então ele pensava: "se Eä não pode ser minha, então não vai ser de ninguém". E tome destruição por todo o lado. Claro, primeiramente ele tentava corromper, que era bem mais "legal" sob a ótica Melkorista; mas cedo ou tarde ele acabava por destruir. Ele queria instalar o Caos primordial, destruir por destruir, corromper por corromper, sem um própósito.
 
Mestre Manwë disse:
Simplesmete porque melkor não queria destruir tudo, e sim corromper. Ele não queria destruir todos o filhos de Eru, e sim, se tornar senhor deles, e os "assustar" com formas de Orome, seria um jeito de os revoltar, para com os verdadeiros emissários de Eru

A coisa é bem por aí mesmo. Dêem uma olhada no Conto de Anadel aqui na Valinor.
 
:: Berserk :: disse:
Será que Iluvatar ia permitir que isso acontecesse ??

Não, não ia. Existe um texto que registra um dos diálogos de Manwë com Eru, e este diz que os Valar deveriam ter atacado Melkor e tirado de seu poder na Terra-Média antes, e eles deveriam acreditar Eru não permitiria que seria feito mal demais ao mundo que os elfos não poderiam então despertar e viver.
 
Isso é esclarecedor em relação a elfos, mas e quanto aos homens? depois de seu fracasso em escurecer os corações dos elfos, Melkor ainda não desistiu de "primeiro corromper, se não der certo, destruir", pois com os homens ele já tinha alguma experiência, mas não os destruiu de cara. E mais, os homens ele odiava mais do que os elfos, pois eles pouco se pareciam com os Valar e com ele mesmo, eram mortais, desconfiados e muito passionais. em outras palavras, Melkor não entendia nadinha dos objetivos de Eru para com os homens (e ele odiava tudo que não pudesse entender e corromper). Eu fico pensando se isso tudo era parte do futuro grandioso que Tolkien planejava para os humanos... eu li na Valinor que a profecia de Mandos diz algo sobre os homens virarem deuses no final dos tempos, eu acho. Talvez o mestre Tolkien tenha feito os Atani sofrerem tanto pra que no final fossem recompensados. talvez o sofrimento tenha tornados a alma humana mais forte e "brilhante" na sua mitologia, enquanto os elfos murchavam a qualquer sinal de tristeza... será?
 
Os homens erma fáceis de se corromper, e Melkor com certeza corompeu muitos homens. Deve-se lembrar que Melkor não era onipresente. Ele não sairia pela TM caçando humanos, tendo que se preocupar com os elfos.
Ele deve ter envado muitos servos para enfrentar e matar os humanos que resistiam, mas esses lutavam para se proteger e recebiam ajuda de elfos que estavam espalhados pela TM.

A ultima profecia de Mandos, se eu não me engano, diz que todas raças vão copreender seu intento e cantarão a música perfeita, algo assim.
 
Assim como no comeco melkor queria ser mais e tinha inveja dele de Iluvatar e por isso foi pro mau ( acho eu) então não faria sentido melkor matar os elfos consequiria apenas a ira de Iluvatar, e convertendo os elfos para o mau seria melhor para sua ambicão, e poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo