• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que justamente o Bilbo?

Jujuba!

Habitante de Othrya
Fico me perguntando porque Gandalf escolheu justamente o Bilbo para participar da aventura contra Sm,aug. Ele poderia ter escolhido um hobbi do lado Tuk, que são mais aventureiros.


O que ele viu em Bilbo naquela época? Pois como disse um dos anões, ele parecia "mais um quitandeiro do que um ladrão"
 
Subestimar Bilbo. Isso passou pela mente de Gandalf. Subestimar o inimigo é um erro que se comete facilmente e, provavelmente tanto Smaug quanto os orcs fariam (e fizeram) isso.

Nem sempre um espítiro aventureiro, como no caso dos Tûk, pode se dar bem num tipo de aventura como essa. Gandalf pode ter visto outras características em Bilbo que se encaixavam no perfil de quem deveria seguir os Anões nessa aventura toda.

Por exemplo, Gandalf chega a falar que Bilbo dá um excelente ladrão, algo do tipo. E outra coisa boa no Bilbo é que ele não é impetuoso; prova disso é a forma como ele se dirige a Smaug e ao seu tesouro (roubado dos anões, claro). Creio que se fosse alguma outra pessoa, o plano de reaver o tesouro dos naões teria ido pr água abaixo. :think:
 
Leia as próprias palavras de Gandalf a respeito nos Contos Inacabados, "A Busca de Erebor". Em resumo, tudo o que Gandalf precisava era um "híbrido" de Tûk e Bolseiro: Bilbo, e mais ninguém.
 
Tem aquele capítulo do "Contos Inacabados" onde se me lembro bem é dito algo do tipo. Mas estou sem o livro aqui, então não tenho como ajudar em nada no momento...
 
Bom, Gandalf sempre havia visto que Bilbo, desde criança, era diferente dos outros Hobbits, tendo uma natureza estranhamente curiosa e aventureira. E depois começou a ouvir histórias, durante uma sua visita ao Shire, de que Bilbo tinha comportamentos excêntricos, ausentando-se por longos períodos de tempo para encontrar criaturas estranhas e elfos. Ora, acontecia que Gandalf, nesta altura, estava muito preocupado com o poder crescente de Sauron, e com o facto de este último estar provávelmente a planear um ataque contra Rivendell, usando Smaug para esse efeito. Sabia também que Thórin planeava reconquistar a Montanha Solitária e livrar-se do Dragão. Por isso surgiu-lhe na cabeça a ideia de que poderia usar Bilbo, com as suas capacidades de ocultação e o seu espírito aventureiro, numa demanda contra o Dragão, em alternativa aos barulhentos e pesados anões. Foram estas as razões que levaram Gandalf a esclher Bilbo para acompanhar os Anões (apesar de mais tarde verificar que Bilbo já não era tão aventureiro assim, como podemos constatar no início do Hobbit).

Isto é tudo explicado no capítulo "A procura de Erebor", dos Contos Inacabados, para quem tiver o livro. ;)

Ah, e outra coisa, os Took não são assim tão mais aventureiros que Bilbo era, pelo menos por natureza. O que acontecia é que esse espírito avetureiro de Bilbo estava meio que apagado e subjugado pela sua "ganância", mas ele era capaz de actos igualmente heróicos (aliás, ele tinha sangue Took). E mesmo apesar de os Took serem chamados de "aventureiros", poucos eram os que se atreviam a passar das fronteiras do Shire. Os hobbits eram todos apreciadores do bem estar do seu lar, irremediavelmente. Além disso, a oportunidade de escolher Bilbo veio quase que por acaso, e preenchia as necessiades de Gandalf, pelo que ele não pensou duas vezes.
 
Última edição:
Ah bom!

Preciso ler este conto (não tenho contos Inacabados). Realmente parecia a escolha mais sábia
 
Duas coisas: não há como não concordar com Parisio e com Idril, que diz:

"Subestimar Bilbo. Isso passou pela mente de Gandalf. Subestimar o inimigo é um erro que se comete facilmente e, provavelmente tanto Smaug quanto os orcs fariam (e fizeram) isso.

Nem sempre um espítiro aventureiro, como no caso dos Tûk, pode se dar bem num tipo de aventura como essa. Gandalf pode ter visto outras características em Bilbo que se encaixavam no perfil de quem deveria seguir os Anões nessa aventura toda.

Por exemplo, Gandalf chega a falar que Bilbo dá um excelente ladrão, algo do tipo. E outra coisa boa no Bilbo é que ele não é impetuoso; prova disso é a forma como ele se dirige a Smaug e ao seu tesouro (roubado dos anões, claro). Creio que se fosse alguma outra pessoa, o plano de reaver o tesouro dos naões teria ido pr água abaixo."
__________________

A segunda coisa: fico feliz por ver um escritor aqui (Jujuba!). Parabéns.
 
Idril disse:
Nem sempre um espítiro aventureiro, como no caso dos Tûk, pode se dar bem num tipo de aventura como essa. Gandalf pode ter visto outras características em Bilbo que se encaixavam no perfil de quem deveria seguir os Anões nessa aventura toda.
Claro! Quem não se lembra das palavras de Gandalf: "Fool of a Took!"? :omfg: hehe
Pippin era um Tûk legítimo e esse espírito despreocupado botou a Sociedade em várias enrascadas.:lol:
Parisio disse:
Em resumo, tudo o que Gandalf precisava era um "híbrido" de Tûk e Bolseiro: Bilbo, e mais ninguém.
Exato! Os Tûk são a família hobbit mais propensa a aventuras. No entanto possuem são péssimos em precaução e cuidado. Por isso poderiam botar tudo a perder.
Enquanto isso a família Bolseiro é uma das mais respeitadas do Condado. São calmos, centrados e caseiros. Justamente o contrário dos Tûk.
Sendo Bilbo o resultado dessas duas famílias, seria a pessoa mais indicada para o cargo, pois unia o gosto por aventura dos Tûk mas o cuidado dos Bolseiro. Só precisava ser bem encaminhado, e quem cuidou de fazer isso foi Gandalf.:joy:
 
Mas, para falar um pouco dos "desígnios de Eru", por que não pensarmos que tudo fazia parte de um plano maior? Por que não ponderarmos que Eru pretendia dar o passo final para a derrota de Sauron e, por isso, precisava que o Um Anel fosse achado por alguém de bom coração e que não tivesse muito poder?

Gandalf disse a Frodo: "Bilbo estava destinado a encontrá-lo {o Anel}, assim como vc estava destinado a conduzi-lo" (Sociedade do Anel).

Sendo Gandalf um maiar, por que não se pode dizer que Eru u usou, sem ele estar plenamente consciente disto, para que ele escolhesse este ser fraco e bondoso, nas mãos de quem o Um Anel ressurgiria, sem dar origem a um novo Senhor do Escuro?...
 
Ah... não acho que a questão deva ser tratada sob a ótica de Eru. Afinal de contas tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá foi previsto por Ele.
Se Gandalf escolheu Bilbo, certamente isso estava nos desígnios de Ilúvatar. Mas a questão que acho que este tópico se dispõe a discutir é o que, entre todos os hobbits, Gandalf notou em Bilbo que o diferenciava de todos os outros.
E é isso que estamos tentando responder! :)
 
Marreco Herunolë disse:
Ah... não acho que a questão deva ser tratada sob a ótica de Eru. Afinal de contas tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá foi previsto por Ele.
Se Gandalf escolheu Bilbo, certamente isso estava nos desígnios de Ilúvatar. Mas a questão que acho que este tópico se dispõe a discutir é o que, entre todos os hobbits, Gandalf notou em Bilbo que o diferenciava de todos os outros.
E é isso que estamos tentando responder! :)
É isso mesmo, e respondendo a pergunta, acredito que possa ser explicado pela prórpia reação dos outros hobbits com a ida e também a volta de Bilbo do condado, imagina chamar algúém como o Feitor, não ia dar certo.Acredito que o Mithrandir viu no Bilbo, uma força de vontade e espírito diferente dos outros hobbits.
 
Buenas, não acredito que tenha sido designado por causa do Anel. Até, porque foi um acidente, e ninguém poderia prever que Dori largaria Bilbo, deixando-o a mercê da sorte. Assim como não era de se prever que Bilbo escaparia vivo de Gollum (o que talvez fosse mais previsivel do que a primeira situação).

Se dão a resposta nos Contos não tenho o que comentar a mais sobre isso.
 
Ah... não acho que a questão deva ser tratada sob a ótica de Eru. Afinal de contas tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá foi previsto por Ele.
Se Gandalf escolheu Bilbo, certamente isso estava nos desígnios de Ilúvatar. Mas a questão que acho que este tópico se dispõe a discutir é o que, entre todos os hobbits, Gandalf notou em Bilbo que o diferenciava de todos os outros.
Exato.
Pra mim os hobbits "verdadeiros" são:
-Bilbo, o Legítimo
-Frodo, o Herdeiro
-Sam, o Bravo
-Merry e Pippin, os comediantes (brincadeirinha:joy: )
Mas Bilbo é o que mais se destaca eu acho.

Eu acho que Gandalf viu em Bilbo a corajem, e também a alegria e as diferenças de um povo (hobbits), que ele ainda não conhecia muito bem (me corrijam se eu estiver errado), então pensou: "Porque não levar um desses pequenos? São muito simpáticos e camaradas, além do que o Bilbo é o mais camarada e simpático, além de corajoso e alegre. Vou leva-lo." Eu penso assim :think:

Abraços!
 
Gosb disse:
Exato.
Pra mim os hobbits "verdadeiros" são:
-Bilbo, o Legítimo
-Frodo, o Herdeiro
-Sam, o Bravo
-Merry e Pippin, os comediantes (brincadeirinha:joy: )
Mas Bilbo é o que mais se destaca eu acho.

Eu acho que Gandalf viu em Bilbo a corajem, e também a alegria e as diferenças de um povo (hobbits), que ele ainda não conhecia muito bem (me corrijam se eu estiver errado), então pensou: "Porque não levar um desses pequenos? São muito simpáticos e camaradas, além do que o Bilbo é o mais camarada e simpático, além de corajoso e alegre. Vou leva-lo." Eu penso assim :think:

Abraços!
Acredito que Gandalf tenha escolhido um hobbit porque sabia que ia se deparar com o Smaug, e hobbit é a única espécie que um dragão ainda não tinha tido contato, podendo assim não "farejá-lo", dificultando a missão :mrgreen:
 
Mas gente, agora lembrei de um negócio importante: quando Tolkien escreveu O Hobbit, não havia pensado nO SdA!

Assim, quando todo mundo pediu a ele q escrevesse uma continuação para O Hobbit (após o incrível sucesso de vendas) ele apenas pensou em como tudo poderia continuar e só pôde pensar no anel que Bilbo encontrara.

Ora, se quando Tolkien fez Bilbo pegar o anel, este ainda não era O Um Anel, quer dizer que a escolha de Bilbo, por Gandafl, não foi para pegar O Um Anel, mas para acompanhar os anões numa aventura de importância menor do que aquela ligada ao mais poderoso objeto portável do mundo físico...

Gandalf, assim, não precisava de um hobbit muito melhor do que os outros, mas penas um pouco melhor...

Não me matem ainda...

Estou só dizendo que nem Tolkien sabia, nO Hobbit, que o anel de Gollum era O Um Anel.

Assim, Bilbo não precisava ser muito mais do que um hobbit normal, para ir na aventura; Galndalf sabia disto.
 
E q seja dito aqui q na 1a versão do Hobbit o Gollum dá, de bom grado, o anel pro Bilbo após perder a aposta e ainda o ajuda a sair dali. Foi só qdo o SdA estava para sair é q Tolkien percebeu q isso atrapalharia e reescreveu e republicou o Hobbit com uma nova história. Ou seja, quem leu o hobbit em 1940 leu com o Gollum bonzinho.

Ele disse que a 1a versão foi a contada pelo Bilbo pelas mentiras q o anel trazem e q só depois ele ficou sabendo da verdade q Bilbo acabou confessando e achou q deveria reescrever o livro. Q bela desculpa ein.
 
Fingolfin disse:
E q seja dito aqui q na 1a versão do Hobbit o Gollum dá, de bom grado, o anel pro Bilbo após perder a aposta e ainda o ajuda a sair dali. Foi só qdo o SdA estava para sair é q Tolkien percebeu q isso atrapalharia e reescreveu e republicou o Hobbit com uma nova história. Ou seja, quem leu o hobbit em 1940 leu com o Gollum bonzinho.

Ele disse que a 1a versão foi a contada pelo Bilbo pelas mentiras q o anel trazem e q só depois ele ficou sabendo da verdade q Bilbo acabou confessando e achou q deveria reescrever o livro. Q bela desculpa ein.
É...realmente bela desculpa é bem conficente, faz parecer que o livro foi realmente escrito por outra pessoa :think:
 
lomendil disse:
se o mago tivesse escolhido outro vc estaria perguntando a mesma coisa, "por que ele escolheu esse aki".
Provavelmente, porém a indagação não é sobre quem ele escolheu, e sim o porquê o escolheu, quais os seus motivos e etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo