• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu dei um 69 pro Céu de Suely (o que é aquela atriz principal, Jesus).
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme > todos os Harry Potter: O Filme - Harry Potter: O Filme 3
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Casa de Areia (45)

Pobre Andrucha. Ele teve boas intenções; queria fazer um épico árido Malickiano, mas não funcionou. Nem a fotografia linda e o final espetacular conseguem salvar o roteiro inócuo e pálido.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Ah...

Eu gostei de "Terra em Transe". :cerva:

Acho revoltante algumas coisas ditas neste tópico e por isso, acho melhor nem comentar a respeito delas.

Mas gosto do cinema brasileiro e tenho estudado muito a respeito dele nas últimas semanas. Todo sábado assisto algum filme com minha turminha e afirmo que o cinema brasileiro não está tão perdido assim como muitos acreditam.

O problema é que as coisas boas são apresentadas em Festivais, e acredito que muitos aqui não gastem seu precioso tempo indo à eventos desse tipo [Um filme legal que vi foi "O Cipriano"...o subliminar é o seu melhor tempero]

Bom, não concordo quando afirmam que a falta de verba e incentivo provoca esse "mal cultural" que prefiro chamar de "produções vãs". O próprio governo tem alguns programas de incentivo, e por lei, grandes empresas devem patrocinar coisas relativas à cultura. Levando em consideração essa e outras questões...não é tão difícil assim conseguir uma boa verba.

Na minha opinião o que falta é aquela inquietação que turbinava os neurônios de Glauber Rocha... cadê a sensibilidade? Pra onde foi aquela criatividade pra produzir coisas instigantes e de pouco custo? ...a maioria não tem, e como já foi dito...produzem novelinhas...

Mas por que será? Naquela época, pode-se dizer que a Ditadura dava choque no cérebro de muita gente, e serviu de base [negra] para as melhores produções [Tropicália, Cinema Novo e etc]. Havia a necessidade de expressão, junto à censura da mesma... assim, surgiam novos meios de opinar, mostrar, iludir, contrariar...

E hoje? O que há?
Novelinhas???
....mas essas novelinhas refletem o que a sociedade [em sua maioria] vive, faz, sonha... E, embora pareça ridículo afirmar isso, essas "novelinhas" mudam o curso das coisas... apesar de ser uma mudança quase insignificante.

Não gosto de "novelinhas". Prefiro coisas mais radicais, ou sensíveis demais. Coisas que me façam parar por algumas horas, para refletir sobre um tomate, perfume, o significado de "Carpe Dien" ou o que quer que seja... Mas se aquilo me provar que devo mudar [ou manter] uma opinião, já será válido! Porque me fez "atravessar um rio"...e quando chego do outro lado já não sou mais a mesma.

Voltando ao assunto e elucidando: Assim como a música e outras obras, o Cinema brasileiro não é ruim...é pra poucos.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

zedocaixao_1.jpg


Zé está chegando...

Quem tiver interesse em formar opinião baseada em fatos, uma boa sugestão é a Retrospectiva do Cinesesc, que acontece de seg-11 a sáb-23, em São Paulo.
Seleção significativa do cinema brasileiro versão 2006. As sessões custam 4 reais (meia 2) e o passaporte-assista-quantos-filmes-quiser custa 30 (meia 15).
Ou seja.
Caso tenha carteirinha de estudante.
E é bem fácil ter uma dessas hoje em dia.
Você paga 15 reais.
E assiste muitos filmes.

Programação, com sugestões em negrito

Segunda-feira, 11:
15h00 – Família Alcântara
17h00 – Tow and Surfing
19h00 – O Veneno da Madrugada
21h00 – Crime Delicado

Terça-feira, 12:
15h00 –
17h00 – O Dia em que o Brasil Esteve Aqui (fiquem longe, aprox.)
19h00 – Tapete Vermelho
21h00 – Soy Cuba: O Mamute Siberiano

Quarta-feira, 13:
15h00 – Do Luto à Luta
17h00 – A Concepção
19h00 – Irma Vap
21h00 – O Sol – Caminhando contra o Vento

Quinta-feira, 14:
15h00 – Dia de Festa
17h00 – Boleiros 2
19h00 – Trair e Coçar é só Começar
21h00 – Veias e Vinhos

Sexta-feira, 15:
15h00 – A Mochila do Mascate
17h00 – Eu me Lembro
19h00 – Crime Delicado
21h00 – Árido Movie

Sábado, 16:
15h00 – No Meio da Rua
17h00 – Muito Gelo e Dois Dedos d'Água
19h00 – Eu me Lembro
21h00 – Zuzu Angel

Domingo, 17:
15h00 – Tapete Vermelho
17h00 – Anjos do Sol
19h00 – Árido Movie
21h00 – Soy Cuba: O Mamute Siberiano

Segunda-feira, 18:
15h00 – A Máquina
17h00 – Intervalo Clandestino
19h00 - Não haverá sessão
21h00 – Não haverá sessão

Terça-feira, 19:

15h00 – Canta Maria
17h00 – Morro da Conceição
19h00 – O Maior Amor do Mundo
21h00 – Zuzu Angel

Quarta-feira, 20:
15h00 – A Oitava Cor do Arco-Íris
17h00 – Gatão de Meia Idade
19h00 – Se Eu Fosse Você...
21h00 – Depois Daquele Baile

Quinta-feira, 21:
15h00 – Odisséia Musical de Gilberto Mendes
17h00 – Vestido de Noiva
19h00 – Fica comigo Esta Noite
21h00 – Mulheres do Brasil

Sexta-feira, 22:
15h00 - Incuráveis
17h00 – Moacir Arte Bruta
19h00 – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
21h00 – Sonhos e Desejos

Sábado, 23:
15h00 - Estamira
17h00 – A Máquina
19h00 – Anjos do Sol
21h00 – O Ano em que meus Pais Saíram de Férias
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Alguém me explica (na boa) o que O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias tem de mais?
Porque eu tive que evocar os deuses para não dormir de tédio.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

[Um filme legal que vi foi "O Cipriano"...o subliminar é o seu melhor tempero]

Essa é a tagline dele?

Bom, não concordo quando afirmam que a falta de verba e incentivo provoca esse "mal cultural".

Não lembro de falarem isso. O que provoca esse "mal cultural" é estupidez, falta de experiência e falta de tradição.

Coisas que me façam parar por algumas horas, para refletir sobre um tomate, perfume,

Já temos muito trabalhos que fazem você refletir sobre tomates e perfumes. É só ligar a TV. Vai encontrar comerciais do Carrefour com promoções de tomate (além de outros alimentos: arroz, peixe, etc, todos igualmente dignos de reflexão). E você nunca viu aquele comercial da Chanel onde a Nicole Kidman tá em cima de um prédio com um vestido espalhafatoso, aí você pensa que o Batman vai chegar, mas na verdade chega o Rodrigo Santoro? Eu refleti sobre aquilo.

Se o propósito de um longa-metragem apresentado num cinema é me fazer refletir sobre um tomate ou um perfume, eu diria que nós deviamos bater na cabeça do diretor com um pedaço de madeira.

o significado de "Carpe Dien" ou o que quer que seja...

Já tem um filme ruim sobre isso, aquele Sociedade dos Poetas Mortos Que Morreram de Horror ao Descobrirem Que Robin Williams Ia Dar Aulas Sobre Eles.

Porque me fez "atravessar um rio"...e quando chego do outro lado já não sou mais a mesma.

Sim, você vira uma pessoa que foi aterrorizada pelo Robin Williams por duas horas.

Voltando ao assunto e elucidando: Assim como a música e outras obras, o Cinema brasileiro não é ruim...é pra poucos.

Eu diria que é pra muitos, já que as arrecadações de bilheteria hoje em dia não estão tão decepcionantes. O povo descobriu que agora dá pra ver novelas num telão; é mais chique.

Alguém me explica (na boa) o que O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias tem de mais?
Porque eu tive que evocar os deuses para não dormir de tédio.

Hahahaahah, eu sabia que era ruim.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

.
há filmes ruins no Brasil, EUA, França, Espanha, Alemanha enfim em tudo que é lugar, pelo simples fato que, grande parte do que é produzido é de medíocre pra baixo, (quem sabe para atender interesses e segmentos também medíocres...)
...e evidentemente, acompanhando a porcaria dos filmes vem a porcaria de atores, diretores e produtores ...:blah:
.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

:roll:

Ristow, eu escrevi sobre ele no blog, se quiser dar uma olhada, o endereço tá na minha assinatura.
O problema é que o tiro do filme sai pela culatra. Ele claramente tenta se diferenciar de outros filmes que tratam sobre a ditadura ao evitar o exagero e o melodrama. Mas na realidade o filme tem um sentimentalismo desagradável muito forte, só que enrustido - e aí eu fico me perguntando onde estará a "sinceridade" que você citou no seu post como sendo uma das características mais fortes. O que me incomodou mais foi justamente essa falta de sinceridade, pois o que eu vi foi uma direção manipulativa.

O filme parte da premissa de jogar um olhar ingênuo e infantil sobre aquele período, mas o que eu vi, na verdade, foi mais o olhar do diretor abafando o do menino - e o fato de isso acontecer de forma sutil só piora as coisas.

Para isso, o Hamburguer parte para referências e simbolismos óbvios. Ele a todo momento escolhe enquadramentos e iluminação que realcem a solidão do garoto naquela casa ("Percebem? É uma referência ao estado de espírito dos brasileiros naquela época"). Em determinada cena, o menino comemora um gol do Brasil e o ângulo da câmera escolhido nesse momento é sintomático: visto por fora da janela, não podemos ouvir sequer o eco do grito de comemoração. ("Veja, é o espírito silencioso e triste daquela época!"). Depois ele começa a correr pelas ruas desoladas, cheias de lixo e papéis esvoaçantes, com o som do vento ao fundo, atrás do carro dos pais.

O filme faz questão de constantemente mostrar o desconhecimento do garoto sobre aquela situção. É uma tentativa de fazer com que sintamos pena do rapaz? "Tadinho, ele fica aí brincano com as coisinhas e mal sabe o que está acontecendo!" E isso não é pieguice? Tem também aquela metáfora do goleiro solitário - "Vejam, o menino escolhe ser o membro solitário nesse jogo de intrigas e repressão, igualzinho ao povo brasileiro naqueles tempos!".

No fim das contas, O Ano... acaba fazendo os mesmos comentários e críticas que outros tantos filmes por aí. Cai na mesmice. Só que de forma muito mais dissimulada. Mas esse nem foi o grande problema. O problema é que o filme simplesmente não tem graça. Eu não consegui sentir empatia por um personagem com atitudes pré-fabricadas (eu não tenho certeza se foi culpa do roteiro ou da direção), em que suas marcações são cuidadosamente selecionadas para a conveniência da posição das câmeras e tal. Eu sinceramente não consegui ver a espontaneidade que todo mundo viu. O filme é enfeitade demais. E não estou falando da direção de arte (maravilhosa, btw). Mas de todo o resto, se é que isso ficou claro.
 
Eu vi O Céu de Suely (58) ontem, logo depois de Vôo 93, o que eu suspeito que feriu minha apreciação do primeiro. Mover de "OMFG cadê os aviões olha bomba 737 o que é feiSJ~´ÇSP ARGH!!!" pra um saboreio de cidadezinha do interior, retraído e deliberdamente compassado (leia: lento que nem a Porra) provavelmente não foi a melhor escolha. Mas mesmo se eu tivesse no estado de espírito perfeito, o filme ainda ia parecer leve demais pro meu gosto. Nenhuma cena ruim ou momento falso registrados (se você decidir ignorar aquela merda de "Eu quero uma passagem pro lugar mais longe"; valeu Karim, ela está Inquieta, nós entendemos), mas também nenhuma grande cena ou momento revigorante. A atração principal é simplesmente observar o ritmo da vida no interior, e etc. A premissa introduzida no segundo ato ('Suely' se rifando) tinha enorme potencial - e Anouiz tenta cumprí-lo algumas vezes, e.g. a mãe da esposa de um comprador da rifa que vai acertar as contas com a Hermilia - mas a insistente "sutileza" e "leveza" vão sugando qualquer força dramática ou temática. Menção especial pra João Miguel, o motoqueiro com quem Hermilia se envolve: sua atuação foi apropriadamente desajeitada, retraída e engraçada, e ele roubou (pra mim) todas as cenas que apareceu. Se decidirem fazer um remake de Brokeback Mountain por aqui, o Heath Ledger já tem o seu substituto.

Nada mal, mas ainda não acendeu minhas esperanças pro cinema brasileiro nem nada. O que mais eu devo procurar? Lavoura Arcaica? Meu Tio Matou Um Cara? Preferência para filmes que não são uma merda.
 
Última edição:
Nada mal, mas ainda não acendeu minhas esperanças pro cinema brasileiro nem nada. O que mais eu devo procurar? Lavoura Arcaica? Meu Tio Matou Um Cara? Preferência para filmes que não são uma merda.

Lavoura Arcaica não sei, mas Meu tio matou um cara definitivamente não. A não ser que vc tenha algum desejo especial de ver uma versão com sotaque gaúcho de malhação...

Alguém me explica (na boa) o que O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias tem de mais?

divertido e gostoso de se ver. só isso.
 
Limite do Mario Peixoto... se não gostar desista de cinema BRASILEIRO.

Agora sim.

mas Meu tio matou um cara definitivamente não. A não ser que vc tenha algum desejo especial de ver uma versão com sotaque gaúcho de malhação...

Eu sugeri esse pois achei o outro do Jorge Furtado, O Homem Que Copiava, até bem competente (apesar de ser meio ofensivo).
 
Tem Amarelo Manga!

O Limite é bem difiícil de achar, pelo menos eu nunca consegui. O Kim passou naquela sessão que ele faz sempre, mas não pude ir :tsc:
 
"Meu Tio Matou um Cara" não, é bem inferior ao "O Homem Que Copiava". Mas "Lavoura Arcaica" eu insisto: é o melhor filme brasileiro dos últimos anos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo