• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Qual o problema com Trainspotting?

A falta de pontos realmente positivos. A fotografia não tem nada demais, o roteiro não tem nada demais, as atuações não têm nada demais, e continua. Aliás, a coisa é até enjoativa com a pose blasé e carpe diem e toda a baralhada do filme.

Tem sim suas glórias, pequenas, como alguns diálogos interessantes e algumas caracterizações de personagens boas, mas isso não faz contra-peso a todos os outros personagens tratados de maneira maniqueísta demais.

E tem as coisas bregas, como nenê no teto, a cena do Ewan se afogando na privada (na primeira vez achei boa, mas noutras vezes a cena ficou tosca) e a patetagem nas tentativas de algum berro político.

Pra mim é mais ou menos isso que faz de Trainspotting um filme mediano. Eu até gosto dele, mas não é tão bam-bam-bam quanto se prega.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

E tem as coisas bregas, como nenê no teto, a cena do Ewan se afogando na privada (na primeira vez achei boa, mas noutras vezes a cena ficou tosca) e a patetagem nas tentativas de algum berro político.

A cena do nenê no teto é uma das cenas mais sensivelmente perfeitas de bad trip que eu já vi, de acordo com o que penso. É muito perturbador...
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Filmes brasileiros são ruins pq os caras falam em português. Não há como achar interpretações em português minimamente convincentes, as conversas são todas forçadas.

(Não pelo idioma em si, mas por ser o meu nativo)

Cadê o sotaque (mineiro, gaúcho, paulista) da galera desses filmes? Pq eles não falam tudo errado como 90% da população brasileira? E etc.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

ontem assisti a um filme que acaba de estrear e chama Eu me lembro e tem cenas de um garoto de 12 anos se masturbando pelado na cama, chuveiro, flashbacks etc.
o filme todo é cheio de depravados e no final tem uns hippies que dançam e comem cogumelos.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

ontem assisti a um filme que acaba de estrear e chama Eu me lembro e tem cenas de um garoto de 12 anos se masturbando pelado na cama, chuveiro, flashbacks etc.
o filme todo é cheio de depravados e no final tem uns hippies que dançam e comem cogumelos.
É isso que nossos jovens chamam de cinema transgressor
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

É isso que nossos jovens chamam de cinema transgressor

É, o Edgar Navarro (aka diretor do filme) é jovem mesmo. Nasceu em 1949 (aka completa 57 anos em 12 de outubro). etc. Filme muito bem recibido, por sinal. Assistirei amanhã.

Eu dei uma lida por alto no tópico e tal hoje, e as pessoas precisam também enxergar o lado bom do cinema brasileiro.

Tipo, sabe o KARIM AINOUZ? Ele não parece brasileiro com esse nome, apesar de ser. Ele fez, tipo, dois filmes geniais - MADAME SATÃ e O CÉU DE SUELY. O cara tem muito mais sensibilidade e talento para fazer um filme, digamos, "de arte" (péssima expressão, etc, mas as pessoas gostam, então), do que muita gente de fora do Brasil e o do mundo (sim, ETs). Ele não se perde em planos vazios, sem sentido, onde coloca a personagem pra escovar os dentes à toa, por exemplo. Dêem uma conferida no primeiro e em O CÉU DEE SUELY quando estreiar, 17 de novembro.

Não vou nem falar de CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS.

A Première Brasil do Festival do Rio está com filmes interessantes. Tipo, 1972 é o tipo de filme que se deve bater palma para. Não que ele seja tão bom assim, mas a vontade de se fazer um filme desse tipo é louvável aqui no Brasil. O filme tem seus defeitos? Tem, claro. Mas o José Emilio Rondeau abriu um espaço para um filme que fala da vida de adolescentes (que não são da Globo), vivem durante a ditadura (e não tem clichês tipo "meu filho foi pego!" ou "NOSSA, um cavalo a cada 10 minutos!", mas usa esses detalhes para construir a história). Um filme bastante simpático, cool, com rebeldia, garoto-que-quer-ter-uma-banda-nos-anos-70 e garota-futura-jornalista-cultural, etc. Tem problemas narrativos e simplicidade na direção, mas é de se aplaudir.

Tem o Ricardo Elias, que fez DE PASSAGEM e agora o elogiadíssimo OS 12 TRABALHOS; Cao Hamburguer (O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS), Sérgio Machado (CIDADE BAIXA); Beto Brant (CRIME DELICADO); Tata Amaral, fez ATRAVÉS DA JANELA e lança o bom ANTONIA. Mas esse tem o problema de interferência da Globo, mas a longo prazo. Enquanto o filme estava sendo editado, resolveram fazer uma série sobre o filme (tipo Carandiru). O filme peca por ser apenas uma pequena introdução sobre a vida de quatro mulheres da periferia de São Paulo que tentam a sorte na música, e parece que no final vai entrar o "Continua terça-feira depois de Páginas da Vida", mas a Tata Amaral é talentosíssima e cheia de paixão ao filmar.

Os documentários, em alta atualmente. Evaldo Mocarzel (À MARGEM DA IMAGEM, DO LUTO À LUTA, À MARGEM DO CONCRETO), João Jardim (PRO DIA NASCER FELIZ), José Padilha (ÔNIBUS 174), Eduardo "Deus" Coutinho (O FIM E O PRINCÍPIO, EDIFÍCIO MASTER, etc), Paulo Sacramento (O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO), Vicente Ferraz (SOY CUBA: O MAMUTE SIBERIANO), por aí vai.


pug disse:
Filmes brasileiros são ruins pq os caras falam em português. Não há como achar interpretações em português minimamente convincentes, as conversas são todas forçadas.

(Não pelo idioma em si, mas por ser o meu nativo)

Cadê o sotaque (mineiro, gaúcho, paulista) da galera desses filmes? Pq eles não falam tudo errado como 90% da população brasileira? E etc.

Eu diria que, atualmente, isso é o que mais afasta brasileiros do cinema nacional, principalmente o jovens. Às vezes incomoda demais talvez esse modo forçado de falar (mas tipo, Carlos Reichenbach lida muito bem com isso), mas tente ver um filme que não seja ZUZU ANGEL, por exemplo, porque com certeza a Patrícia Pilar falará assim. Agora, vê se a Hermila Guedes (O CÉU DE SUELY) fala forçado ou ela é realmente uma nordestina? Etc. Não adianta julgar que o cinema brasileiro é RUIM E PONTO pelo mainstream global.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

A cena do nenê no teto é uma das cenas mais sensivelmente perfeitas de bad trip que eu já vi, de acordo com o que penso. É muito perturbador...

Pensando melhor, dentro do contexto a cena fica boa. Não é das coisas mais sensivelmente perfeitas, mas ela é boa, no contexto do filme. Mas per si eu acho ela fraca.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

TERRA EM TRANSE (aka O Que Diabos É Isso Que Eu Estou Vendo) - 19

Então a idéia do Sr. Rocha pra burlar a censura foi fazer um filme tão chato que os militares não conseguiriam assistir. Sim ou não.

Personagem 1: O Povo!
Personagem 2: O Poder!
Eu: Whatever!

Lembra aquela cena em que o Paulo e o Diaz brigam na escada. Aquilo foi hilário.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

É, Terra em Transe não é muito bom, mas Deus e o Diabo na Terra do Sol é extremamente foda.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu creio que isso seja concenso.

Não. ANTONIONI E ROCHA NO SERTÃO não é tão horrível quanto ROCHA EM TRANSE INDUZIDO POR UMA MISTURA POUCO SAUDÁVEL DE COCAÍNA E LSD, mas ainda é consideravelmente problemático/pretensioso/tedioso em vários trechos.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Você não faz parte do grupo considerado, Folco.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Só para constar
-Cinema, Aspirinas e Urubus está para voltar para o cinema, se não me engano distribuido pela California Filmes, mas não tenho certeza. Que vai voltar, vai.

-Pra quem mora em SP e ABC, em São Bernardo está tendo um festival de cinema brasileiro, a projeção é uma merda, mas dá apra ver. Passam curtas antes dos filmes e o preço tá barato (r$3,00). Esse film de semana passa Cidade Baixa, que foi citado aqui e 2 Filhos de Francisco. Esse festival tá no teatro Cacilda Becker, centro de São Bernardo, é só pegar o ônibus Pço Municipal no Metro Saude. No último fim de semana passará Cinema, Aspirinas e Urubus também. Não lembro dos outros filmes, mas tem alguns de apelo comercial e alguns menos (acho que cada fim de semana tem um comercial, que enche e um não, que fica vazio)

-Tem algumas suposições erradas sobre a produção de filmes brasileiros e sobre a Globo Filmes e tal, mas é bastante coisa, to com preguiça de explicar agora.

-As séries da HBO Olé são bem boas, Mandrake principalmente, Filhos do Carnaval nem tanto, mas a fotografia é foda. Tipo, não é cinema mas tem a ver, é audiovisual.

-Curtas da FAAP nem são tão ruins, eu gostei do curta do Esmir (Impar Par, eu acho) e Alice é até interessante vai.

-Quanto a quantidade de pessoas que estão nas faculs de cinema, é simples nem todo mundo pode ser diretor, por isso são poucos diretores.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu tenho fé nos filmes brasileiros!
Nem tds são tão ruins assim...uns e outros são até q bons de assistir!
O problema é q a maioria dos filmes mostra mto a realidade e tal!
E ninguem qr ver isso...se eu quizer ver gente sofrendo ligo no joral da globo e pronto!\o/
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Sim, e eu vi ele no cinema! Até hoje eu olho pro Guilherme Karan e me vem a imagem do Baixo Astral na mente :neutral:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo