• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Mas Tifs, por que retorno certo tem que ser necessariamente = cinema ruim? Eu não estou querendo entender por que o Brasil não tem mais filmes de arte ou coisa do tipo. Eu quero entender por que a maioria do cinema no Brasil tem uma sensibilidade estúpida, banal, óbvia. É só a isso que o povo brasileiro consegue responder? Daí minha sugestão de que pode ser um Mal Cultural, ou cineastas estúpidos.

Mas se fosse um "mal cultural", filmes americanos relativamente mais sofisticados (mas não necessariamente bons) que brasileiros não fariam sucesso aqui, e eu tenho certeza que alguém de olho em bilheteria brasileira pode apontar alguns exemplos onde isso acontece (e de quebra arrecadando mais que essas produções brasileiras).

Pega Sinais, por exemplo (pra citar algo que não tem muita cara de blockbuster). Se eu não me engano, ele fez sucesso aqui. Isso significa que o público brasileiro respondeu positivamente ao filme. E ele, sem dúvida (gostando ou não), é mil vezes mais sofisticado e cinematográfico que o que é feito por aqui. E ele provavelmente arrecadou mais do que 90% dos filmes brasileiros.

Onde estão os Sinais brasileiros? Qual é a desculpa pra eles não acontecerem?
Eu entendi o que quis dizer. Mas não disse que retorno tem que ser necessariamente ruim. Aliás, teria que ser o oposto.

Eu disse que infelizmente aqui você não tem recursos disponíveis pra investir em variados filmes, o que acaba afunilando demais os projetos escolhidos. E para se ter sei lá, meia dúzia de filmes bons, sempre haverá outras tantas dúzias de ruins. É preciso abrir pra todos.

Fora o mercado não desenvolvido. Eu li ontem que aproximadamente 60 filmes nacionais são lançados por ano. E eu te pergunto: onde estão eles?? Percebe? Esses são lançados em circuitos super restritos e não há uma distribuição pra eles. Talvez dentre estes 60 esteja o tal Sinais brasileiro que você comentou.

Eu sei que é clichê eu falar nisso, mas você não pode esquecer da concorrência com os filmes de fora. O número de salas aqui é pouco (várias cidades sem cinema, demora pra estreiar filmes em cidades fora do eixo das metrópoles, etc) e o mercado é tomado pelos filmes de fora. É outra barreira pra ultrapassar.

Folco disse:
Acima de 2 milhões? Não dá pra ser mais específico? Ainda sim, parece que me enganei. Não acredito que filmes como 2 Filhos, Carandiru, Olga, etc, puxaram tanta platéia. Os brasileiros são mais tapados do que eu imaginava.
Pelo menos estamos criando a cultura de se ir ao cinema para ver um filme nacional! Temos que começar de alguma maneira. Eu conheço muita gente que não vai ver filme, por ser filme nacional, entende? Isso tem que mudar. Além disso, esse dado de público pode significar que o povo sim está começando a ficar disposto a ver filme nacional, o que pode beneficiar futuros lançamentos. Embora esses 2, 3 milhões represente 1%, 2% da população com renda suficiente pra gastar com isso.

Ah sim eu tenho outra tese, mas não sei se alguém compartilha. De que aqui também há a busca por uma identidade voltada para a denúncia social. O cinema aqui tem aquela aura de ter a função de ser uma bandeira nesse sentido, o que é natural, por sermos um país miserável. Não que isso seja ruim, até tem que ter mesmo, mas eu acho difícil ver um filme nacional como Sinais, por exemplo, percebe? O cara seria tachado de alienado :lol: Depois eu desenvolvo isso melhor.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Leiam essa matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63836.shtml

Dentre todos os filmes nacionais que estrearam em 2006 até agora, o de maior público foi Se Eu Fosse Você com 3,6milhões de espectadores e o de menor público foi um que esqueci-o-nome e teve 135 espectadores. 1-3-5. Espectadores, não, aliás, ingressos vendidos. Se a mãe do cineasta foi ao cinema duas vezes, são 134 espectadores etc.

Um grande problema do cinema brasileiro atual é que filmes mais "artísticos"/"cinematográficos"/ousados correm o risco de nem estrearem. São feitos filmes para festivais, a serem aclamados por críticos e rejeitados por quem-assiste-filme-nesse-país, e filmes de apelo comercial e balãozinho da goodyear. O segundo grupo se dá muito bem. O primeiro muitas vezes não chega nem a estrear; fica juntando poeira, vai direto pras locadoras.

Um grande problema também é que o país não tem tradição cinematográfica*. Poucos conhecem e estão dispostos a ver filmes antigos/de outras nacionalidades/diferentes, que nos obriguem a estranhar e pensar. Ninguém conhece os filmes brasileiros. Mesmo aqui no forum são pouquíssimos os tópicos sobre filmes brasileiros que não tenham estreado desde que estamos no ar.

E de que maneira isso prejudica o cinema brasileiro atual? Diminuem aqueles que fazem filmes brasileiros e não meramente realizados no Brasil por brasileiros. Tende-se a mimetizar o que há de bom/popular ao redor do mundo - ok, mais especificamente EUA. Dessa maneira, mesmo tematicamente, os filmes nacionais tendem a se afastar de nossa realidade, nossa cultura etc. E um filme que não faz sucesso em seu país dificilmente vai sequer chegar a outro - e daí não vale a pena investir nem na produção, nem na distribuição.

Por isso, filmes-denúncia e documentários têm feito sucesso. São a forma mais direta/óbvia de se tratar de realidades e, portanto, de dialogar com o público-povo, através da identificação.

Ônibus 174 é muito bom, mas acho que o melhor filme brasileiro que já vi é Ritual dos Sádicos: O Despertar da Besta, de José Mojica Marins (aka Zé do Caixão). Já viram? O cara é muito bom! Recomendo que procurem em dvd; o filme não chegou a estrear nos cinemas pois foi produzido durante a ditadura militar e censurado na época.

* Tradição musical, sim há, por ex. Hoje em dia se conhece músicas de pelo menos os últimos 50 anos no país.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Aliás, é complicado encontrar algo que possa medir o "nível cultural de um povo". Média de livros lidos por ano? Eu ouvi dizer que aqui no Brasil é 3.

Pesquisa feita em 2003: "...O brasileiro não chega a ler dois livros num ano - a média é de 1,8, segundo a Câmara Brasileira do Livro - CBL."

Sobre o questionamento do tópico, " Pq filmes brasileiros são ruins."
Pq o povo é ruim... = aculturado, ignorante, etc

Todo mundo reclama dos políticos corruptos, o q não se comenta é que o congresso nacional nada mais é do que a representatividade da nação. A mesma merda q tem lá tem em proporçoes equivalentes em qq lugar do país.

E tem tanta coisa errada no brasil q uns 2000 caracteres fariam um resumo da situaçao, entao me abstenho
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

* Alerta de ignorância *

Tem gente que fala como se um povo nascesse 'ruim' ou quisesse continuar assim.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu simplesmente não consigo aceitar essa afirmação de que "os filmes brasileiros são ruins" porque o povo é aculturado, ignorante, etc :tsc:
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Folco me diz o que uma criança recém nascida faz o tempo inteiro.
Merda.
A indústria cinematográfica brasileira nasceu após morrer no governo Collor. É praticamente um recém nascido. Está engatinhando e aprendendo com seus erros (eu espero).
Filmes nacionais que são tidos como ruins tem grandes bilheterias? Ótimo. Quem de vocês ao fazer um retrospecto do que leu, viu ou ouviu quando era jovem/criança não achou ridículo o que servia pra você naquela época e que hoje já não serve mais. Isso é amadurecimento. Aconteceu conosco, vai acontecer com outros. Desde que eles tomem o hábito de ir regularmente ao cinema e principalmente se puderem assistir filmes nacionais e compará-los com obras de qualidade. Independente da sua nacionalidade de origem.

Disseram que o problema é dos patrocinadores, disseram que o problema não era dos patrocinadores. O problema é e não é. A lei de incentivo a cultura dá abatimento de impostos a empresa que cede os recursos. Mas o que esta acontecendo hoje é que a Petrobras e outras estão investindo dinheiro em filmes que serão altamente lucrativos e que conseguiriam dinheiro no mercado de um jeito ou de outro. Então não se trata de apoio à cultura e sim de investimento no mercado. Obras conceituais, de vanguarda, cinema de arte ou como queiram chamar são projetos que dificilmente levantarão recursos no mercado devido ao alto risco de não ter retorno ou associar sua imagem a um filme contestador que irá ofender o público alvo da empresa. Esses filmes/cineastas ainda necessitam de apoio.
Quanto à qualidade dos nossos filmes. Nos USA são produzidos milhares de filmes por ano. Uso milhares sem medo de cometer exagero. Quantos desses são bons? Quanto lixo há nesses milhares. É o velho dito de, da quantidade extrair qualidade. Falaram em 60 filmes por ano. É muito pouco para manter uma indústria e ainda exigir obras de extrema qualidade com recursos mínimos. E quanto à tão apregoada qualidade hollywoodiana, Limite vertical não vou entrar no mérito da história/atores/direção. Vou falar apenas do erro primário de um microfone aparecer no alto da cena em duas ocasiões. O mesmo acontecendo num remake de um filme francês sobre infidelidade em que o ator principal era o Richard Gere.
Pra terminar. O cinema é novo. O povo precisa experimentar para elevar o paladar. As políticas de apoio à cultura tem que ser revistas. E não é só o Brasil que apresenta falhas em seus filmes.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Pra falar a verdade, eu não vejo filmes brasileiros a um certo tempo, mas quem poderia me culpar. Eu vejo os trailers. Mas eu pretendo ver pelo menos o tal de ZUZU ANGEL essa semana que vem e volto pra reportar o estado atual do cinema brasileiro com mais precisão.

Mais uma prova da péssima distribuição de filmes brasileiros e como o mercado interfere nisso tudo.
1) Trailers brasileiros estão praticamente comprometidos a serem o mais comerciais possíveis. Tem um formato de apresentar todos os atores globais (e até os baixinhos) e declamar frases de efeito com o nosso-dono-de-voz-de-trailer. São raros os que fogem da regra porque se um filme não é comercial, ele pelo menos precisa agir como em todas as outras mídias. É preciso dar algum jeito de fazer as pessoas vê-los! Triste, triste.

2) Folco, um rapaz interessado em cinema e tudo mais, critica o cinema brasileiro e anuncia que depois vai ao assistir algum lixo qualquer da Globo Filmes pra depois reportar o estado atual do nosso cinema. Eu não assisti Z.A., mas adianto que a opinião dele definitivamente não vai mudar pra melhor. Porque lá pelas terras dele não deve chegar nem trailer de filmes como O Veneno da Madrugada, Signo do Caos, A Concepção etc.
E não estou afirmando que são filmes bons, apenas que são diferentes.
Mesmo quem mora no eixo Rio-SP e tem o privilégio de contar com o circuito cinematográfico mais vasto do país... quem daqui assistiu a esses filmes? Percebem? Novamente, não é nem questão de serem bons ou não (e eu gostei de Veneno), mas se filmes como esses não são assistidos, outros semelhantes nem serão financiados/distribuídos.

Recomendo também Quase Dois Irmãos (que cai em muitos clichês mas é interessante de ser visto e bem melhor do que Cidade de Deus, que tem temática parecida) e O Invasor (porque acredito que o Paulo Miklos é o Johnny Depp brasileiro, aprox.)

--
Aproveito pra convidar a todos que moram em São Paulo para a próxima sessão do Cineclube do qual faço parte. Será no próximo sábado dia 7 de outubro. Vamos exibir Acossado do Godard e O Bandido da Luz Vermelha do Rogério Sganzerla e debater a relação entre os dois e o Cinema Marginal (brasileiro), com os críticos Inácio Araújo (Folha de SP) e Francis Vogner dos Reis (www.revistacinetica.com.br). Ambos em DVD, projetados num telão.
Visitem o site.
--

Aliás, eis algo curioso. Conseguimos uma cópia dO Bandido em DVD com a viúva do Sganzerla, Helena Ignez (que, inclusive, também já foi casada com Glauber Rocha etc.). O filme está pronto pra ser lançado comercialmente em dvd. E sabem por que ainda não foi lançado? Porque não tem mercado.
E este não é o único! Grande parte dos filmes brasileiros das décadas de 60, 70 e 80 já estão prontos em dvd. São poucos lançamentos por ano pra que não haja prejuízo (pois o público interessado em comprá-los é muito pequeno, então não pode haver competição). Por exemplo, há dvds dos filmes de Glauber que já estão prontos e serão lançados anualmente até 2009!
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Mais uma prova da péssima distribuição de filmes brasileiros e como o mercado interfere nisso tudo.
1) Trailers brasileiros estão praticamente comprometidos a serem o mais comerciais possíveis. Tem um formato de apresentar todos os atores globais (e até os baixinhos) e declamar frases de efeito com o nosso-dono-de-voz-de-trailer. São raros os que fogem da regra porque se um filme não é comercial, ele pelo menos precisa agir como em todas as outras mídias. É preciso dar algum jeito de fazer as pessoas vê-los! Triste, triste.

Eu não tenho problemas com trailers serem comerciais (ou mal feitos). Na maioria dos casos, independente da qualidade do trailer, o material exposto do filme vai falar bastante sobre a sua qualidade.

2) Folco, um rapaz interessado em cinema e tudo mais, critica o cinema brasileiro e anuncia que depois vai ao assistir algum lixo qualquer da Globo Filmes pra depois reportar o estado atual do nosso cinema.

:eek:

Esse filme não estava sendo cotado pro Oscar? Não que isso seja um grande indicador de qualidade, mas é um ponto de partida.

Porque lá pelas terras dele não deve chegar nem trailer de filmes como O Veneno da Madrugada, Signo do Caos, A Concepção etc.
E não estou afirmando que são filmes bons, apenas que são diferentes. Mesmo quem mora no eixo Rio-SP e tem o privilégio de contar com o circuito cinematográfico mais vasto do país... quem daqui assistiu a esses filmes? Percebem? Novamente, não é nem questão de serem bons ou não (e eu gostei de Veneno), mas se filmes como esses não são assistidos, outros semelhantes nem serão financiados/distribuídos.

Eu não sinto uma extrema necessidade de filmes diferentes/independentes/artísticos. Eu me contentaria com filmes comerciais bons. Você pode falar que um leva ao outro, mas aí já é outra estrada...

Por exemplo, há dvds dos filmes de Glauber que já estão prontos e serão lançados anualmente até 2009!

Outra: se o Glauber é considerado o mestre do cinema brasileiro, então nós realmente não temos nenhuma tradição decente.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

O último filme brasileiro que vi foi Olga. Me arrependo até a alma. Um novelão descarado, disfaçado de autobiografia da mulher do Lacerda. E fez sucesso junto ao público por isso. Até Irã e Argentina fazem filmes, FILMES, melhores atualmente. E o que eles fazem de diferente? É justamente não focar tanto no cotidiano e mais na história das personagens. Aqui é o contrário. O se vê na tela é o que se vê nas ruas, nas casas... nada que o faça fugir da realidade por algumas horas.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu simplesmente não consigo aceitar essa afirmação de que "os filmes brasileiros são ruins" porque o povo é aculturado, ignorante, etc :tsc:

Não consegue aceitar Tisf porque vc percebe que a afirmação é completamente idiota. (Desculpa o termo mas estou revoltado com algumas coisas que li aqui)

Não adianta tentar buscar motivos o grande problema do cinema nacional é a falta de incentivo. O Material humano é excelente, temos diretores soberbos, grandes atores e uma cultura MIL VEZES MAIS RICA que a de um país que leva pro cinema uma invasão idiota de ETS num milharal. Aliás um filme medíocre esse para usar como exemplo.

Falta Incentivo e o principal que o incentivo traz, GRANA. Basta ver o trabalho de diretores nacionais com recursos de sobra como Fernando Meirelles em Jardineiro Fiel ou Walter Salles com Diários de Motocicleta.

Generalizar sempre foi sinal de estupidez, dizer que o cinema nacional é uma merda é algo que discordo veementemente, a não ser que vc se abalize por filmes voltados pro público infantil que realmente são sofríveis, mas o cinema nacional tem belos filmes.

Por alguns posts que li acho que um grande problema que enfrentamos é a perda de identidade do público brasileiro, acostumado com a temática norte-americana dos filmes que transbordam uma cultura e uma realidade que não é nossa. As pessoas querem ver filmes de hollywood com carimbo brasileiro, filmes de pessoas que salvam o mundo e são "cool" que falam português. O dia que isso acontecer aí sim definitivamente o cinema nacional vai estar sepultado.

Ah e claro, não adianta querer julgar filmes com argumentos do tipo: AH EU OUVI FALAR MAL, AH OUVI CRÍTICAS RUINS HAHAHA putz... assim fica mesmo muito difícil

Agora dizer que a música brasileira é ruim hahahahaha me desculpa mas chega a ser risível. Concordo que ela atravessa um período de qualidade criativa extremamente duvidosa, mas não se pode fazer uma afirmação dessa analisando um período limitado, chega a ser ridículo. Quando se fala em música brasileira se fala também de Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, entre outros nomes IMORTAIS.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não consegue aceitar Tisf porque vc percebe que a afirmação é completamente idiota.

Não tem nada de idiota. O povo brasileiro é bastante ignorante, inclusive a pouca parte dele que tem acesso a uma educação semi-decente. Digo, isso tá na cara.

Outro dia a minha namorada ia entrar no McDonald's e a Heloísa Helena tava fazendo uma passeata na rua, dando tchauzinho pro povo, etc. Aí ela (a minha namorada, não a Heloísa Helena) parou pra ouvir os comentários do povo.

Ela (a Heloísa Helena, não a minha namorada) estava na caçamba de uma pick-up um tanto humilde, o que levou uma moça a comentar "Ai, que carro chumbrega. Não tinha um carro melhorzinho, não?"

E não pára por aí. Uma senhora que estava perto da moça supracitada fez uma observação bastante pertinente: "Nossa, hoje em dia não tem mais políticos bonitos que nem o Collor".

Nesse ponto a minha namorada resolveu entrar no McDonald's. Uma das moças dos caixas estava comentando "Você viu quem tava lá fora? A Havanir!"

Isso tudo num espaço de aproximadamente um minuto. Realmente, o povo brasileiro não tem nada de ignorante.

Elfo_Surfista disse:
(Desculpa o termo mas estou revoltado com algumas coisas que li aqui)

Maracujina.

Elfo_Surfista disse:
Não adianta tentar buscar motivos o grande problema do cinema nacional é a falta de incentivo.

Uh... o quê? Falta de incentivo é coisa do Governo Collor (o Collor já apareceu duas vezes nesse post. Sinal do Apocalipse?). Hoje em dia o cinema brasileiro recebe bastante incentivo, é só ver a quantidade de filmes brasileiros em cartaz (praticamente metade das salas na maioria dos cinemas). Sorry, mas esse negócio de culpar uma suposta "falta de incentivo" é pura desculpa, ou então ignorância (hah) sobre o assunto.

Elfo_Surfista disse:
O Material humano é excelente,

Material humano? Os humanos brasileiros são feitos de um material de melhor qualidade do que os outros humanos (titânio?)? Ou você quis dizer que as coisas que acontecem no Brasil são mais interessantes do que as coisas que acontecem em outros lugares do mundo?

Isso não é um tanto... ufanista?

Elfo_Surfista disse:
temos diretores soberbos,

Cadê eles?

Elfo_Surfista disse:
grandes atores

Cadê eles?

Ok, vai. Tem uns atores bons no Brasil, embora a maioria deles leve pro cinema muitos vícios do teatro e da TV. Mas alguns são competentes, como o Matheus Naschtergalle (é assim que se escreve?), etc.

Elfo_Surfista disse:
e uma cultura MIL VEZES MAIS RICA que a de um país que leva pro cinema uma invasão idiota de ETS num milharal.

Sim. Ufanismo.

Elfo_Surfista disse:
Aliás um filme medíocre esse para usar como exemplo.

O roteiro de SINAIS é meio retardado, mas a direção dele é mil vezes mais competente do que a de qualquer filme brasileiro que eu tenha visto

Elfo_Surfista disse:
Falta Incentivo

Não. Veja acima.

Elfo_Surfista disse:
e o principal que o incentivo traz, GRANA.

Sim coitadinhos dos brasileiros eles não têm grana etc blablabla.

A BRUXA DE BLAIR - orçamento de US$ 35,000.00

NA COMPANHIA DE HOMENS - orçamento de US$ 25,000.00

PRIMER - orçamento de US$ 7,000.00

Elfo_Surfista disse:
Basta ver o trabalho de diretores nacionais com recursos de sobra como Fernando Meirelles em Jardineiro Fiel

O JARDINEIRO FIEL - 40

Elfo_Surfista disse:
ou Walter Salles com Diários de Motocicleta.

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA - 43

Elfo_Surfista disse:
Generalizar sempre foi sinal de estupidez,

Concordo. A questão é que o tópico não está generalizando. O cinema brasileiro (pelo menos o mainstream) é, em sua grande maioria, realmente sofrível. Eu já expliquei em detalhes porque eu acho isso no meu primeiro post nesse tópico, então não vou fazer de novo.

Elfo_Surfista disse:
dizer que o cinema nacional é uma merda é algo que discordo veementemente,

Claro.

Elfo_Surfista disse:
a não ser que vc se abalize por filmes voltados pro público infantil que realmente são sofríveis, mas o cinema nacional tem belos filmes.

Cadê eles?

Elfo_Surfista disse:
Por alguns posts que li acho que um grande problema que enfrentamos é a perda de identidade do público brasileiro, acostumado com a temática norte-americana dos filmes que transbordam uma cultura e uma realidade que não é nossa. As pessoas querem ver filmes de hollywood com carimbo brasileiro, filmes de pessoas que salvam o mundo e são "cool" que falam português. O dia que isso acontecer aí sim definitivamente o cinema nacional vai estar sepultado.

Ok, isso foi idiota. Ninguém aqui tá querendo um ARMAGEDDON brasileiro (não sei de onde você tirou isso). Colocar uma identidade americana em filmes brasileiros seria realmente estúpido. Ninguém quer isso. O que a gente quer é competência.

Btw, o Meirelles tem uma sensibilidade completamente hollywoodiana, e você acabou de babar por ele ali em cima. Contradição?

Elfo_Surfista disse:
Ah e claro, não adianta querer julgar filmes com argumentos do tipo: AH EU OUVI FALAR MAL, AH OUVI CRÍTICAS RUINS HAHAHA putz... assim fica mesmo muito difícil

Oh. Meu. Deus.

Elfo_Surfista disse:
Agora dizer que a música brasileira é ruim hahahahaha me desculpa mas chega a ser risível. Concordo que ela atravessa um período de qualidade criativa extremamente duvidosa, mas não se pode fazer uma afirmação dessa analisando um período limitado, chega a ser ridículo.

Eu acho que o Folco quis dizer atualmente mesmo, mas não vou responder por ele.

Elfo_Surfista disse:
Quando se fala em música brasileira se fala também de Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, entre outros nomes IMORTAIS.

Sim, isso nem se discute, pena que não é o que está sendo discutido.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Tisf é completamente idiota. (Desculpa o termo mas estou revoltado com algumas coisas que li aqui)

Tudo bem amigão, mas não precisa partir pra ofensas, né. Etc.

Não adianta tentar cinema nacional

Eu acho que é importante tentar pq vai ver aparece um filme bom aí vc fica tipo "Ei, cadê os filmes bons" aí aparece um e vc não vê. Sacou.

é a falta de Material humano

Sim. Pra começar o Tony Ramos devia parar de fazer filmes pois ele não é humano, ele é um Lobo. Não há material humano ali. A não ser que seja um filme sobre um lobisomem.

diretores, atores MIL VEZES MAIS idiota que ETS num milharal

Eu concordo que os diretores e atores do Brasil são idiotas, mas será que eles são mil vezes (isso foi uma hipérbole. sim ou não.) que um ET num milharal. Será.

Pra um ET chegar na Terra ele tem que ser ter aquilo que chamam de Perespicacia. Imagina se o ET não tiver a tal da Perespicacia. A nave dele não ia andar nem 10 metros.

P&S: eu acho que o Mateus Mastergrabs é um ator do tipo-bom.

o principal, GRANA.

Amigão, eu não acho que o principal seja grana pra um filme ficar bom. Vc já viu THE PRIMER. Custou 7 mil dólares (isso não foi um hipérbole). É o que chamam de filme "de o fundo de o quintal".

Basta, Fernando Meirelles em Jardineiro Fiel ou Walter Salles com Diários de Motocicleta.

Sim, basta. Chega de diretores brasileiros fazendo filmes ruins com grana de outros países. Que falta da Umidade. É ou não é (pergunta metafórica). E será que eles não tem idéia do quanto isso é constrangedor pra brasileiros. Seria como se "O Casseta e o Planeta" fosse exportado pra outros países como a A França aí o francês vai pensar "Esses brasileiros são tapados oui oui madmouselle etc". Sabe.

Se o Valter Salis fizer mais um filme ruim ele devia ser fuzilado. Com armas de fogo.

sempre foi sinal de estupidez dizer que o cinema nacional tem belos filmes.

Nem sempre né amigão. Eu gostei daquele filme lá chamado O ONIBUS 11/9 que eu acho que fala sobre como os ataques ao World Trade Center influenciam os ônibus brasileiros. É um belo filme.

Por alguns posts que li acho que um grande problema que enfrentamos é a realidade.

Eu concordo com esse ponto. Eu acho que tem pessoas que não conseguem enfrentar a realidade de que o cinema brasileiro é predominomantemente ruim.

As pessoas com carimbo brasileiro são "cool"

Eu não recebi esse carimbo brasileiro! 8-O 8-O 8-O 8-O

Quando você recebeu ele. No dia do nascimento. Vou ter que investigar sobre isso. Onde ele fica. No bumbum.

O cinema nacional está sepultado.

Pq todo esse ódio e pessimismo. Pq.

Ah e claro AH EU OUVI FALAR MAL, AH OUVI CRÍTICAS RUINS HAHAHA

Pq vc está rindo. Isso é triste. Vc é sádico. Sim ou não.

Agora a música brasileira é ruim hahahahaha chega a ser risível.

Concordo amigão mas eu acho que ela sempre foi fraca com poucos momentos fortes. Lembra quando o Jorge Ben fazia discos que eram do tipo-foda. Agora ele é o ministério da cultura. Ou é o Djavan. Não lembro. É alguém velho e negro.

qualidade criativa extremamente duvidosa quando se fala em Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, entre outros nomes

Nem tanto amigão. Eles tiveram seus bons trabalhos.


ONDE? 8-O 8-O 8-O
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Uma senhora que estava perto da moça supracitada fez uma observação bastante pertinente: "Nossa, hoje em dia não tem mais políticos bonitos que nem o Collor".

Verdade. O Collor era lindo mesmo.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

uma cultura MIL VEZES MAIS RICA que a de um país que leva pro cinema uma invasão idiota de ETS num milharal. Aliás um filme medíocre esse para usar como exemplo.
Por alguns posts que li acho que um grande problema que enfrentamos é a perda de identidade do público brasileiro, acostumado com a temática norte-americana dos filmes que transbordam uma cultura e uma realidade que não é nossa.
Eu não esperaria a realidade cotidiana de qualquer lugar num filme de alieníginas atacando um milharal. O propósito de Sinais não é marketing ufanista (problema de alguns filmes nacionais aliás), se fosse da Coréia mas exatamente igual seria bom do mesmo geito.

Se as pessoas continuarem com esse anti-americanismo exagerado e deixar de ver bons filmes (independentemente de onde venham) pra assistir Olga's só porque é nacional, e exatamente por isso não criticar, vamos continuar produzindo porcaria.

As pessoas querem ver filmes de hollywood com carimbo brasileiro, filmes de pessoas que salvam o mundo e são "cool" que falam português. O dia que isso acontecer aí sim definitivamente o cinema nacional vai estar sepultado.
Quem quer ver isso? A discussão aqui é que a maioria dos filmes, ou pelo menos os que conseguem grande distribuição são ruins. Se tívessemos blockbusters pelo menos teríamos a técnica o know how, partir daí para um bom roteiro basta inteligência e boa vontade.

EDIT: responderam antes enquanto tava digitando, dei uma limpada pq ficou meio redundante
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

V disse:
Não tem nada de idiota. O povo brasileiro é bastante ignorante, inclusive a pouca parte dele que tem acesso a uma educação semi-decente. Digo, isso tá na cara.

Eu concordo, tanto quanto e' (teclado desconfigurado) possivel concordar com uma generalizacao tao generica, que o povo brasileiros e' idiota. Mas nao por ser povo brasileiro, mas por ser povo. E' bem tenue a diferenca entre esse tipo de afirmacao e a discriminacao, mas acredito que todos aqui entendam. Tudo me leva a crer que pessoas sao idiotas em praticamente qualquer lugar - e isso da a entender que o nosso povo nao e' dos mais exigentes com manifestacoes como o cinema simplesmente porque, alem de o nivel educacional/cultural tambem nao ser dos maiores, e' simplesmente o esperado quando se trata de "muita gente" (num ambito de ideologia, sonho, utopia, etc, eu acho possivel isso ser diferente, mas nao eh simples nem pra semana que vem). A comparacao com a mu'sica brasileira eu acho pertinente, embora discorde do Folco quanto `a qualidade dela. O radio de qualquer lugar do mundo e' predominantemente uma porcaria, mas acho demais levar essa comparacao `a toda a musica desse lugar.

E' quase unanime que o cinema americano, como referencia, tem muita coisa boa, mas muito mais coisa ruim. Podemos dizer que o nosso cinema ruim e' muito pior do que o americano, e o bom e' bem mais insipiente, mas talvez seja so' ponto-de-vista. Os filmes do circuito comercial brasileiro geralmente sao no esquema novela, ate' com atores de novela. Mas isso reflete o que se convencionou como cultura visual de massa aqui, e nos Estados-Unidos o paradigma e' outro.

(Espero nunca mais escrever qualquer coisa num teclado desconfigurado)

Edit. O Elfo Surfista entendeu mal o post do Tisf.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não tem nada de idiota. O povo brasileiro é bastante ignorante, inclusive a pouca parte dele que tem acesso a uma educação semi-decente. Digo, isso tá na cara.

e isso é o motivo para os filmes brasileiros serem ruins? reafirmo... Setença idiota... sendo que a sentença é: ""os filmes brasileiros são ruins" porque o povo é aculturado, ignorante, etc se há alguma outra forma de interpretação no que está escrito aí por favor me expliquem pois não está clara
sendo assim vou passar por esse blá blá blá sobre a heloisa helena


ok

Uh... o quê? Falta de incentivo é coisa do Governo Collor (o Collor já apareceu duas vezes nesse post. Sinal do Apocalipse?). Hoje em dia o cinema brasileiro recebe bastante incentivo, é só ver a quantidade de filmes brasileiros em cartaz (praticamente metade das salas na maioria dos cinemas). Sorry, mas esse negócio de culpar uma suposta "falta de incentivo" é pura desculpa, ou então ignorância (hah) sobre o assunto.

Você quer comparar o investimento de hollywood com o investimento no cinema nacional? Vc acha que o que há hoje é suficiente? Por favor né?!

Vc já esteve por perto na produção de algum filme? Já conversou com algum diretor/ator nacional para entender melhor essa situação? Conheço alguns e sei o que eles passam na produção de um filme nacional. Acredite em mim é bem diferente de hollywood.


Material humano? Os humanos brasileiros são feitos de um material de melhor qualidade do que os outros humanos (titânio?)? Ou você quis dizer que as coisas que acontecem no Brasil são mais interessantes do que as coisas que acontecem em outros lugares do mundo?

Isso é uma forma de expressão, você compreendeu perfeitamente, guarde ironias completamentes inúteis e que não dizem respeito ao assunto que está sendo discutido para outra ocasião.

Cadê eles?

Ok, vai. Tem uns atores bons no Brasil, embora a maioria deles leve pro cinema muitos vícios do teatro e da TV. Mas alguns são competentes, como o Matheus Naschtergalle (é assim que se escreve?), etc.

Sim. Ufanismo.

Acredito sim que temos uma diversidade cultural muito maior, você não acredita nisso? Precisa conhecer mais países então.



O roteiro de SINAIS é meio retardado, mas a direção dele é mil vezes mais competente do que a de qualquer filme brasileiro que eu tenha visto

A direção do Shyamalan definitivamente não é ruim, nem mesmo no sinais, mas não é suficiente para deixar o filme ao menos razoável.

O JARDINEIRO FIEL - 40

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA - 43

hein?!




Ok, isso foi idiota. Ninguém aqui tá querendo um ARMAGEDDON brasileiro (não sei de onde você tirou isso). Colocar uma identidade americana em filmes brasileiros seria realmente estúpido. Ninguém quer isso. O que a gente quer é competência.

Btw, o Meirelles tem uma sensibilidade completamente hollywoodiana, e você acabou de babar por ele ali em cima. Contradição?

Me desculpa mas é facilmente identificável uma poluição cultural em muitos posts desse tópico

heheh defina sensibilidade hollywoodiana exemplificando por favor... hehehe



Bom ia tentar responder o folco mas vc editou tanto meu post que perdeu o sentido e definitivamente acho que nem vale a pena tentar reorganizar... sem ofensas ok
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

e isso é o motivo para os filmes brasileiros serem ruins? reafirmo... Setença idiota... sendo que a sentença é: ""os filmes brasileiros são ruins" porque o povo é aculturado, ignorante, etc se há alguma outra forma de interpretação no que está escrito aí por favor me expliquem pois não está clara

Isso já foi explicado exaustivamente no tópico. O povo é ignorante, alienado, consumidor de novela, etc. Isso faz com que ele aceite filmes medíocres, com uma sensibilidade televisiva e anti-cinematográfica. Isso faz com que filmes que tem essa sensibilidade façam sucesso. Esse sucesso faz com que cada vez mais filmes assim sejam feitos. É um círculo vicioso. Sacou.

Elfo_Ufanista disse:
sendo assim vou passar por esse blá blá blá sobre a heloisa helena

Claro, ignore a parte que contém uma amostragem empírica da ignorância do povo brasileiro. Assim é muito fácil.

Elfo_Ufanista disse:
Você quer comparar o investimento de hollywood com o investimento no cinema nacional?

Hollywood é uma industria trilionária com décadas de tradição. Não dá pra comparar nada com Hollywood.

Mas pega a Ásia, por exemplo. Coréia do Sul, Hong Kong, etc. Esses países fazem filmes bem mais competentes (e mais cinematográficos) que o Brasil, e eles não são super-potências com décadas de tradição cinematográfica.

Elfo_Ufanista disse:
Vc acha que o que há hoje é suficiente?

O suficiente pra se igualar a Hollywood? Nem de longe (e ninguém aqui tem a ilusão de que isso um dia vai acontecer). O Suficiente para fazer filmes decentes? Com certeza.

Elfo_Ufanista disse:
Por favor né?!

Digo eu.

Elfo_Ufanista disse:
Vc já esteve por perto na produção de algum filme? Já conversou com algum diretor/ator nacional para entender melhor essa situação? Conheço alguns e sei o que eles passam na produção de um filme nacional. Acredite em mim é bem diferente de hollywood.

Assim como Hong Kong é diferente de Hollywood. Assim como a Coréia do Sul é diferente de Hollywood. QED.

Elfo_Ufanista disse:
Isso é uma forma de expressão, você compreendeu perfeitamente, guarde ironias completamentes inúteis e que não dizem respeito ao assunto que está sendo discutido para outra ocasião.

Isso foi uma piada:
V disse:
Material humano? Os humanos brasileiros são feitos de um material de melhor qualidade do que os outros humanos (titânio?)?

Isso não foi:
V disse:
Ou você quis dizer que as coisas que acontecem no Brasil são mais interessantes do que as coisas que acontecem em outros lugares do mundo?

Interessante como você ignorou a parte séria e se concentrou na piada. Assim é muito fácil.

Elfo_Ufanista disse:
Acredito sim que temos uma diversidade cultural muito maior, você não acredita nisso? Precisa conhecer mais países então.

Conhecer mais países para ter uma noção maior da diversidade cultural brasileira? Isso não faz sentido.

Anyway, o Brasil é uma ex-colônia com menos de 200 anos de independência. Há 500 anos isso aqui era habitado por gente que ainda estava na Idade da Pedra. A "diversidade cultural" que a gente tem hoje é conseqüência direta da imigração (i.e. pessoas de diversos países vieram pra cá e trouxeram seus costumes, e isso foi se difundindo e se mesclando e hoje a gente tem essa salada cultural).

Aliás, essa salada cultural é algo que pode ser explorado de jeitos interessantes em filmes. Ou seja, potencial aí, pena que ninguém aproveita.

Elfo_Ufanista disse:
A direção do Shyamalan definitivamente não é ruim, nem mesmo no sinais, mas não é suficiente para deixar o filme ao menos razoável.

Você pode achar o filme uma merda total (sua opinião), mas é inegável que ele é bem mais cinematográfico que qualquer filme brasileiro.

Elfo_Ufanista disse:

Sim.

Elfo_Ufanista disse:
Me desculpa mas é facilmente identificável uma poluição cultural em muitos posts desse tópico

Explique.

Elfo_Ufanista disse:
heheh defina sensibilidade hollywoodiana exemplificando por favor... hehehe

Não é meio óbvio? O jeito como ele dirige, fotografa, edita. É bem hollywoodiano.


Btw, engraçado como você ignorou partes do meu post como aquela sobre dinheiro, ou aquelas onde eu peço exemplos de diretores e filmes brasileiros não-ruins e etc. Assim é muito fácil.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não tem nada de idiota. O povo brasileiro é bastante ignorante, inclusive a pouca parte dele que tem acesso a uma educação semi-decente. Digo, isso tá na cara.
Isso pode ser verdade, mas o que eu disse é que esse fato não leva os filmes a serem ruins. Essa relação aí é descabida. O Primer, por exemplo, teve público irrisório, percebe? Vocês não estão pensando em termos relativos.

Outra coisa, vocês citaram aqui uns três filmes de baixo orçamento que vocês consideram ótimos (ok, eu acho O PROJETO DA BLAIR terrível, mas reconheço os méritos). Três ou quatro dentro de um universo da segunda maior indústria cinematográfica do planeta. E eu nem estou falando de Hollywood, como você mesmo disse que não tem comparação. Isso faz diferença porque a cada Primer que é feito, outros milhares são feitos. E aqui não é assim. Seja pela pouca produção, limitação, etc. Não temos escala! E os custos são altos. Por isso eu não concordo quando você diz que:

Não, não é esse, se bem que esse é uma boa idéia. É esse:

Hoje em dia o cinema brasileiro recebe bastante incentivo, é só ver a quantidade de filmes brasileiros em cartaz (praticamente metade das salas na maioria dos cinemas). Sorry, mas esse negócio de culpar uma suposta "falta de incentivo" é pura desculpa, ou então ignorância (hah) sobre o assunto.
Primeiro porque os incentivos vão pra projetos relativamente certos. E os incentivos são usados quando se tem capital suficientemente grande pra poder usufruir deles (por causa das cláusulas impeditivas). Fora os funis que se tem que passar pros projetos serem agraciados por empresas patrocinadoras. Você sabe tudo isso, eu não entendo como você pôde escrever isso no seu post.

Segunda coisa, essa quantidade toda de filme brasileiro que você vê nos cinemas é coisa extremamente concentrada. No máximo em algumas capitais e cidades maiores, e aqui insere-se o que o Kim (não o duk) falou sobre distribuição.

Cadê eles? Cadê eles? Hein? Cadê eles? Cadê eles?
Na minha opinião, por não se ter mercado desenvolvido, existem poucos cursos aqui nesse sentido. E os que se formam, muitos não conseguem seguir na profissão. Acredito que daí venha aquele seu questionamento da qualidade, que é importantíssimo. Agora eu não vejo esse incentivo que você falou que tem.

Pegue o exemplo do Folco. Um menino de pés descalços, perebento, que nasceu nos grotões desse país, conheceu as adversidades da vida na adolescência mas que tem um sonho (suponhamos que sim, de ser um diretor). Ele consegue cursar uma faculdade disso (ocultando o fato do preço de uma faculdade), sabe que tem algum talento (!) e... e... E aí? Ele realiza um filme como Primer (estou superestimando ele?), que aqui no Brasil custaria mais que o original (seja pela incompatibilidade da renda dele com o do Shane Carruth em termos relativos, seja pela falta de escala aqui, etc, etc.). Pronto, ele fez o filme. E agora?

Eu acho legítimo esse lance de vocês estarem dando exemplos de filmes bons de baixo orçamento, mas acho que isso não pode se aplicar num mercado como o nosso.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Pronto, ele fez o filme. E agora?

É óbvio que um filme como Primer* (mesmo um Primer brasileiro) não ia receber praticamente nenhuma distribuição no Brasil, mas é pra isso que festivais servem. E uma boa participação em festivais** abre caminhos pra patrocínio, produtoras, orçamento, etc. Não é impossível um cineasta com talento possa ter sucesso aqui (ou fora daqui), desde que ele saiba jogar o jogo das produtoras e financiadoras brasileiras. Não vejo a possibilidade de um filme como um Sinais nacional não fazer sucesso aqui (como eu já disse). Mesmo quem costuma fazer filmes pretensiosos/semi-artísticos (além de mediocres) como o Valter Sais fez sucesso aqui.

Eu só não sei onde estão tais cineastas de talento. O que volta ao meu mistério ainda não respondido: Por que as faculdades de cinema estão tão cheias? É vontade de dirigir propagandas? Novelas? Será que existem tantos cinéfilos assim? Eu não acho. Provavelmente as pessoas que tem o talento pra fazer filmes não estão nem tentando fazer eles (por medo de não conseguirem chegar a lugar algum).




*Primer arrecadou meio milhão de dólares na bilheteria, e no mínimo outro meio milhão em DVDs. Isso é 140 vezes o que gastaram no filme. A platéia é pequena, sim, mas o filme lucrou bastante.

**Sem falar festivais internacionais.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

um problema dos nossos filmes é que os roteiristas/diretores querem nos deixar como coitadinhos e ngm tem saco para isso o tempo todo =/ uma pena pq a gente tem muito talento (podemos ver pela televisão)


um dos poucos filmes nacionais que gostei foi "O homem que copiava" =)
história divertida, elenco bom :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo