• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Orion, parece que eles estão falando apenas de cinema atual, e tal
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

O problema não são os patrocinadores. Eles investem em filmes-novela porque é o que pode dar dinheiro, não porque eles têm algo contra o cinema. O ponto é que o que Brasil não tem de técnica cinematográfica tem de técnica novelística, e além disso a novela é bem mais enraizada na nossa cultura do que o cinema. É natural que o cinema fique parecendo novela.
É porque isso dá dinheiro. Mas, IMO, não é o que deveriam fazer. Há tanto potencial noveleiro no Brasil quando de fazer filmes bons. É uma questão de investimento, e tals.

Novamente é uma questão de culturas diferentes. Porque um cara desses precisa saber quem é Chaplin? Mostre o retrato deste sujeito pra um americano. Mesmo que ele seja culto não é muito provável que saiba quem é, enquanto em outros lugares qualquer pessoa sabe.
Fiz referência a grandes clássicos. Mas não tem lá muito público no Brasil para um "filme profundo" hoje em dia, que aborde temas que necessitem de reflexão. O que é uma pena, mas decorre de fatores como nossa renda, escolas ruins e outras coisas que não entram no assunto do tópico.

Isso é contestável.
Sim e não. Quando disse que lá eles têm mais cultura do que aqui, referia a quantidade de livros que lêm, o próprio acesso aos filmes, e coisa do tipo.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Novamente é uma questão de culturas diferentes. Porque um cara desses precisa saber quem é Chaplin? Mostre o retrato deste sujeito pra um americano. Mesmo que ele seja culto não é muito provável que saiba quem é, enquanto em outros lugares qualquer pessoa sabe.

:lol:

Balbo, você é esperto, mas essa comparação foi ridícula. O Chaplin é conhecido pela sua imagem enquanto o Bach (é ele, não é?) é conhecido pela sua música.

Isso é contestável.

Dificilmente.



Anyway, ainda estou esperando responderem o meu post de Sinais. O que o Caranthir falou está basicamente certo, mas não está chegando exatamente na questão do tópico.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

:lol:

Balbo, você é esperto, mas essa comparação foi ridícula. O Chaplin é conhecido pela sua imagem enquanto o Bach (é ele, não é?) é conhecido pela sua música.

Se esforce um pouco mais: Bach também é conhecido pela imagem na Europa. Pergunte a um alemão.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Se esforce um pouco mais: Bach também é conhecido pela imagem na Europa. Pergunte a um alemão.
Pode ser na Alemanha, mas sua obra se baseia na sua música, não em suas particularidades. Chaplin é conhecido mundialmente pela sua imagem.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Pode ser na Alemanha, mas sua obra se baseia na sua música, não em suas particularidades. Chaplin é conhecido mundialmente pela sua imagem.

Tanto faz. Se você preferir, toque alguma coisa dele pra ver se as pessoas conhecem.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Se esforce um pouco mais: Bach também é conhecido pela imagem na Europa. Pergunte a um alemão.

Bom pra Europa. Eu só não vejo como reconhecer a cara de um compositor do século 18 (quando não haviam nem maquinas fotográficas ainda) pode ser um bom medidor de cultura. Eu não conheço a cara de boa parte dos meus músicos (ou diretores) favoritos, e nós vivemos na Era Digital, etc.

Já o Chaplin, ele é um dos principais personagens visuais do século 20 (aka, nossa época). É diferente.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Tanto faz. Se você preferir, toque alguma coisa dele pra ver se as pessoas conhecem.
Raramente vão chegar ao nome de Bach ao escutar sua música. Principalmente por ela ser clássica, já que a maioria das pessoas não consegue diferenciar um compositor de outro.

Agora Chaplin é "midializado", e portanto mais conhecido. Foi parodiado, usado como referência em outras obras, tido como símbolo de uma geração e outras coisas mais, que fizeram-no bastante conhecido.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Você estão complicando as coisas. O ponto é: por que o fato de uma pessoa do meio do sertão, que nem energia elétrica tem, não conhecer Chaplin torna os brasileiros em geral, que nem se encaixam nessas características, menos cultos?
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Você estão complicando as coisas. O ponto é: por que o fato de uma pessoa do meio do sertão, que nem energia elétrica tem, não conhecer Chaplin torna os brasileiros em geral, que nem se encaixam nessas características, menos cultos?

1. Porquê ela não teve sequer a oportunidade de conhecer Chaplin. Sendo Chaplin simplesmente um dos maiores ícones do século passado, ela se torna automaticamente inculta.

2. Porquê ela não devem nem saber ler.

3. Porquê estamos no Brasil, e a cultura geral daqui (relacionada a fatos que ocorrem/ocorreram no mundo) é pobre, embora a popular seja riquíssima.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Você estão complicando as coisas. O ponto é: por que o fato de uma pessoa do meio do sertão, que nem energia elétrica tem, não conhecer Chaplin torna os brasileiros em geral, que nem se encaixam nessas características, menos cultos?

Não representa o Brasil em geral. Aliás, é complicado encontrar algo que possa medir o "nível cultural de um povo". Média de livros lidos por ano? Eu ouvi dizer que aqui no Brasil é 3. Eu suspeito que nos EUA é mais.


Anyway, e esses filmes ruins daqui hein, de onde eles vêm, pra onde vão, etc.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

1. Porquê ela não teve sequer a oportunidade de conhecer Chaplin. Sendo Chaplin simplesmente um dos maiores ícones do século passado, ela se torna automaticamente inculta.

2. Porquê ela não devem nem saber ler.

E isso não tem nada a ver com a maioria dos brasileiros.

3. Porquê estamos no Brasil, e a cultura geral daqui (relacionada a fatos que ocorrem/ocorreram no mundo) é pobre,

Discordo. Nós (e a maioria dos países) conhecemos nossa própria cultura, e como o "centro do mundo" são os EUA e a Europa, nós acabamos por conhecer relativamente bastante sobre o resto do mundo. Já os americanos, que "colonizam" culturalmente o planeta todo, não conhecem muita coisa além do próprio país, que mesmo sendo um dos mais importantes está longe de ser o Mundo.

Por isso eu acho que nós temos mais cultura e conhecimentos gerais do que eles. Mas isso não se aplica ao cinema (por exemplo). Foi tudo inventado lá, e eles têm muita tradição e experiência na área. É isso que falta no cinema do Brasil.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Discordo. Nós (e a maioria dos países) conhecemos nossa própria cultura, e como o "centro do mundo" são os EUA e a Europa, nós acabamos por conhecer relativamente bastante sobre o resto do mundo. Já os americanos, que "colonizam" culturalmente o planeta todo, não conhecem muita coisa além do próprio país, que mesmo sendo um dos mais importantes está longe de ser o Mundo.
Isso se resume a fast-food e ao resto do American way of life. A maioria das pessoas não sabe sequer quem é presidente dos EUA. Muitas outras, pois não têm acesso a essa informação, não sabem que Lula está na presidência (e isso não é apelação, é fato mesmo).

Por isso eu acho que nós temos mais cultura e conhecimentos gerais do que eles.
Bem, nisso eu discordo.

Mas isso não se aplica ao cinema (por exemplo). Foi tudo inventado lá, e eles têm muita tradição e experiência na área. É isso que falta no cinema do Brasil.
Acho isso também. Mas nós só vamos ter isso com investimentos, "amadurecimento" da população e outras coisas mais, muitas delas relacionadas a política.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Isso se resume a fast-food e ao resto do American way of life.

Não é verdade. Nós temos aqui uma escola de inglês em cada esquina, assistimos toneladas de filmes e seriados americanos, escutamos uma quantidade considerável de música de culturas diferentes da nossa, lemos vários livros traduzidos e por aí vai. Nós conhecemos cultura estrangeira muito melhor que os americanos, porque eles vivem muito mais a cultura deles próprios enquanto nós vivemos bastante tanto a nossa quanto a do mundo.

A maioria das pessoas não sabe sequer quem é presidente dos EUA. Muitas outras, pois não têm acesso a essa informação, não sabem que Lula está na presidência (e isso não é apelação, é fato mesmo).

Sim. A quantidade de pessoas sem nenhuma informação é muito maior (em quantidade e proporcionalmente) do que nos EUA. Mas no cinema essas pessoas são irrelevantes, já que elas nem fazem nem assistem filmes (aliás, eu também devo ter excluído essas pessoas nos momentos em que falava de "brasileiros em geral").

Acho isso também. Mas nós só vamos ter isso com investimentos, "amadurecimento" da população e outras coisas mais, muitas delas relacionadas a política.

Eu acho que o principal é que as pessoas que fazem cinema procurem aprender com quem sabe antes de pôr em prática.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não é verdade. Nós temos aqui uma escola de inglês em cada esquina, assistimos toneladas de filmes e seriados americanos, escutamos uma quantidade considerável de música de culturas diferentes da nossa, lemos vários livros traduzidos e por aí vai. Nós conhecemos cultura estrangeira muito melhor que os americanos, porque eles vivem muito mais a cultura deles próprios enquanto nós vivemos bastante tanto a nossa quanto a do mundo.
Isso é bem relativo. Nós acabamos absorvendo a cultura norte-americana pois ela nos é imposta. Se fosse a Índia o maior país do mundo, viveriamos o Indian way of life, e assim por diante.

Sim. A quantidade de pessoas sem nenhuma informação é muito maior (em quantidade e proporcionalmente) do que nos EUA. Mas no cinema essas pessoas são irrelevantes, já que elas nem fazem nem assistem filmes (aliás, eu também devo ter excluído essas pessoas nos momentos em que falava de "brasileiros em geral").
Sim. Infelizmente, não têm acesso ao cinema.

Eu acho que o principal é que as pessoas que fazem cinema procurem aprender com quem sabe antes de pôr em prática.
Também. Mas antes, precisa-se ter um público pra filmes mais maduros, que não tenham uma explosão a cada 5 minutos.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Em relação a "Sinais" e "Onze Homens e Um Segredo":

- São filmes de orçamento médio/alto. Estimativa de $72 milhões para "Sinais" e $85 milhões para "Onze Homens e Um Segredo". Ou seja, eles tiveram um boa verba de divulgação tanto nos EUA quanto aqui, apesar de não serem blockbusters do nível de Homem Aranha e Harry Potter.
- Tiveram boas bilheterias por aqui, acima de 2 milhões de espectadores, mas vários filmes brasileiros tiveram desempenho à altura ou melhor: 2 Filhos de Francisco (5 milhões de espectadores), Carandiru (4,6 milhões), Cidade de Deus (3,3 milhões), Lisbela e o Prisioneiro (3 milhões), Se Eu Fosse Você (3 milhões), Olga (2,7 milhões), Cazuza (3 milhões) etc. E os filmes da Xuxa e do Didi costumam ficar entre 1,5 a 2,5 milhões de espectadores (infelizmente).
- Daí filmes mais sofisticados mas comerciais não fazem mais bilheteria aqui do que os enlatados nacionais, pelo menos não consigo me lembrar de nenhum exemplo.
- Mesmo assim, gostaria que existissem filmes brasileiros comerciais mas de maior sofisticação, mas como já disseram o modelo aqui são as novelas. Cinema é uma arte cara e de produção demorada. Encontrar uma linguagem cinematográfica que atinja o público e fuja do padrão televisivo demanda tempo e dinheiro, daí a opção pelo mais fácil é compreensível apesar de lamentável.

Quanto ao lado técnico, ainda estamos defasados, sendo a captação e o tratamento doe som um aspecto que ainda me incomoda muito. Já os americanos são muito eficientes em fazer cinema de entretenimento, com e sem qualidade ou sofisticação, sempre com um olho no mercado interno e outro no externo.

Quanto aos filmes menos comerciais que citei, eles dividem opiniões, mas como discutí-los se muitos nem ao menos viram tais filmes?
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Isso é bem relativo. Nós acabamos absorvendo a cultura norte-americana pois ela nos é imposta. Se fosse a Índia o maior país do mundo, viveriamos o Indian way of life, e assim por diante.

Eu não acho que é exatamente uma imposição, mas seja lá qual for o motivo, não muda o que eu disse.

Também. Mas antes, precisa-se ter um público pra filmes mais maduros, que não tenham uma explosão a cada 5 minutos.

Não... o problema é a falta de técnica. É uma questão de forma, não de conteúdo.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

- São filmes de orçamento médio/alto. Estimativa de $72 milhões para "Sinais" e $85 milhões para "Onze Homens e Um Segredo". Ou seja, eles tiveram um boa verba de divulgação tanto nos EUA quanto aqui, apesar de não serem blockbusters do nível de Homem Aranha e Harry Potter.

A maioria do orçamento aí foi pagar salários de super estrelas e marketing mundial. Dá pra fazer os mesmos filmes com um orçamento de Cidade de Deus. Aliás, eu diria que Cidade de Deus parece bem mais caro que Sinais.

- Tiveram boas bilheterias por aqui, acima de 2 milhões de espectadores, mas vários filmes brasileiros tiveram desempenho à altura ou melhor: 2 Filhos de Francisco (5 milhões de espectadores), Carandiru (4,6 milhões), Cidade de Deus (3,3 milhões), Lisbela e o Prisioneiro (3 milhões), Se Eu Fosse Você (3 milhões), Olga (2,7 milhões), Cazuza (3 milhões) etc. E os filmes da Xuxa e do Didi costumam ficar entre 1,5 a 2,5 milhões de espectadores (infelizmente).

Acima de 2 milhões? Não dá pra ser mais específico? Ainda sim, parece que me enganei. Não acredito que filmes como 2 Filhos, Carandiru, Olga, etc, puxaram tanta platéia. Os brasileiros são mais tapados do que eu imaginava. :blah:

Pelo menos estamos prosperando. Viva o cinema brasileiro.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Taí, Mal Cultural foi uma boa, Folco. Orçamento baixo, falta de domínio técnico de cinema, e outras coisas já ditas, que findam num cinema-meleca são conseqüências diretíssimas desse Mal Cultural que o Brasil sofre. E como sofre.

Música e cinema, no Brasil, vive de qualidades escassas. A música não tem grandes descobertas sensacionais, com poucas exceções fazendo coisa boa e nova. Cinema, tal qual. Não que ele seja desprovido de coisas boas, citaram alguns bons exemplos aí, dando destaque à Casa de Areia e falando de um documentário que ainda não citaram, O Fim e o Princípio, do Eduardo Coutinho, são obras de arte. Não são obras primas, mas são bons filmes.

Mas é, falta de incentivo acho que é a palavra primordial na coisa toda. Quem quer fazer cinema, no Brasil? Sério!? Tomar uma tal liguagem brasileira de cinema e fazer arte dela, fazer filmes sofisticados. Quem quer? Pouca gente. É mais fácil fazer novelas de duas horas, basicamente ofensivas pra quem gosta de cinema. Fácil, barato e ilusório. Cria uma sensação pros dirigentes políticos da cultura no país de que ela vai bem. A mulecada dá risada, os pais bebem cerveja, então tá tudo ótimo, só ficar de olho na picanha pra ela não passar do ponto.

Aliada à falta de tradição cinematográfica, a falta de interesse em fazer cinema constituem-se nas maiores inimigas do cinema brasileiro atual. Além do que temos Hollywood predando e pagando doletas suculentas pra quem se destaca aqui ir fazer peças hollywoodianas pra eles.

Fazendo um check-list, falta pro Brasil:

- tradição cinematográfica;
- interesse em fazer cinema;
- dinheiro;
- finados (ou aposentados) como Didi Mocó ou Xuxa Menegel, ou TV Globo.

Tradição é algo que só se adquire com o tempo, então é o mais fácil da coisa, basta certo esforço nos outros itens.

Não sei se é tão misterioso assim de onde vem todo esse cinema ruim (que conta exceções, importante frisar), e pra onde ele vai? À merda, espero.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo