• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromir?

Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Faramir era o patinho feio, porque era o mais novo, o mais fraco e o menos talentoso.
Na versão alargada do filme, tem um discurso do Boromir que mostra que ele é um excelente comandante de homens. Mas o Boromir apesar de valoroso guerreiro, não tinha a sabedoria e a compaixão que tinha o Faramir.

Logo o Boromir tendo talentos e qualidades que saltam a vista, agradava mais ao velhaco do pai deles. Mas para mim os dois juntos eram a defesa de Gondor pois, apesar de diferenciados pelo pai, eram ambos amados pelo povo.
Discordo. Primeiro, Faramir não era "menor" que Boromir: ambos eram grandes em diferentes áreas. Faramir era tão talentoso quanto Boromir, como capitão. Era mais sábio que Boromir, e tinha uma melhor visão. Enquanto Boromir é ótimo como campeão, Faramir com certeza teria sido melhor que o irmão como Regente Governante.

Não acho que a preferência de Denethor por Boromir tenha apenas a ver com as maiores capacidades em guerra dele. Faramir era amigo de Gandalf, e Denethor tinha ciúmes do mago: pois sabia que ele era poderoso, e não gostava da "concorrência". A predileção de Faramir pelos ensinos do mago com certeza foram um fator absoluto para o comportamento de Denethor frente ao filho caçula.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

É claro que devemos levar em conta o fato de Boromir ser o primogênito, afinal, isso era típico de uma cultura medieval. Entretanto, nao sei..... Fazem 5 anos desde que li o livro pela última vez, mas tenho uma vaga lembrança de que li algo que me deixasse em dúvida sobre os dois serem filhos da mesma mãe. Na época me chamou atençao o fato de haver alguma diferença no sngue dos dois. Não sei, posso estar enganada, mas acho mesmo é que para Denethor II (que na minha opinião era sim um louco), Faramir não era um filho tão "legitimo"...
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Acho q o que aconteceu é que Denethor projetava em Boromir o q ele tinha como conceito d grande governante. Faramir nunca seria completamente aceito pelo pai já mesmo irmãos gêmeos são diferentes e Denethor já tinha elegido Boromir como filho perfeito, não que Boromir fosse, mas era o modo como o regente o via.Farami só seria visto pelo pai se fosse igual a Boromir.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Não há dúvidas em relação à maternidade de Faramir. Mas, como diz aquele velho deitado, maternidade é uma certeza... paternidade é presunção. XD

Denethor não era louco, era sim desesperado. Ele via a Sombra de Mordor se estendendo, e sabia que ela teria de ser combatida, de um jeito ou de outro. Talvez Boromir fosse tão bom guerreiro, que Denethor depositou todas as suas esperanlças nas habilidades de seu herdeiro, e como Faramir era mais "modesto" no exercício das armas, Denethor talvez por este motivo não lhe desse atenção. Mas ele teria se tornado realmente desesperado quando notícias da morte de Boromir lhe chegassem as ouvidos, o que teria causado a reação que ele teve, ao pensar queFaramir estava também morto.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Mina, muito bom lembrares-te desse pormenor, porque eu estou a reler o SdA e no RdR tem existe esta referência interessante:

Regresso do Rei disse:
Ele [Denethor] não é como os outros homens deste tempo, Pippin, e, seja qual for a sua linhagem de pai para filho, por qualquer acaso o sangue da Ocidentalidade corre quase puro nas suas veias e o mesmo acontece nas do seu filho, Faramir. Mas não acontecia assim com Boromir, que era o seu preferido. Possui uma grande visão. (...)

Se alguém souber explicar esta passagem, agradeço! :lol:

;D
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Post Original de Regresso do Rei, Publicações Europa-América, pág28
Ele [Denethor] não é como os outros homens deste tempo, Pippin, e, seja qual for a sua linhagem de pai para filho, por qualquer acaso o sangue da Ocidentalidade corre quase puro nas suas veias e o mesmo acontece nas do seu filho, Faramir. Mas não acontecia assim com Boromir, que era o seu preferido. Possui uma grande visão. (...)

Se não estou engando, se refere ao sangue numenoriano que Denethor possuia, assim como Faramir. E com isso seria capaz de perceber coisas ocultas que um homem comum não perceberia com facilidade, além de ser versado nas tradições mais antigas.
E por Gandalf ter tido muito contato com Faramir, logo percebeu que essa "visão aguda" (tradução da Martins Fontes) também ocorria ao segundo filho de Denethor.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Mas o excerto fala de sangue da ocidentalidade! Ou seja, parece que Boromir e Faramir têm "porções" de sangue de Númeno diferentes! O que teria de significar uma mãe diferente, o que nunca foi referido! :think:

;D
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Mas o excerto fala de sangue da ocidentalidade! Ou seja, parece que Boromir e Faramir têm "porções" de sangue de Númeno diferentes! O que teria de significar uma mãe diferente, o que nunca foi referido! :think:

;D
Acredito que não. Está claro quando Gandalf fala em acaso. É por um acaso que isso ocorreu em Denethor e o mesmo em Faramir.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

a meu ver.. me aperec que Boromir tinha mais importancia para Denethor pois esse era o primogenito.. e pelo seu temperamento que era diferente do de faramir.. boromir era mais de ação.. gostava de guerras.. de lutar.. ja faramir era mais intelectual.. me parece que denethor axava isso uma fraqueza em faramir..
qaunto a paternudade eu acredito que os dois eram filhos de denethor!!^^
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Mina, muito bom lembrares-te desse pormenor, porque eu estou a reler o SdA e no RdR tem existe esta referência interessante:



Se alguém souber explicar esta passagem, agradeço! :lol:

;D
Acredito que isso queira dizer que, por alguma razão, Boromir fosse menos "Dúnadan" do que os outros dois, e se refira mais à decadência da raça númenoriana do que a quaisquer dúvidas acerca da paternidade ou maternidade dos filhos do Regente. E não é nem o acaso: independentemente de casamentos inter-raciais, os Homens do Oeste têm definhado desde a Queda, devido à perda de sua terra natal e à rebelião de seus antepassados.

E Denethor só teve uma esposa, Finduilas de Dol Amroth: o jeito que Denethor reagiu à perda dela sugere que ele jamais tomaria outra esposa, e acho consideravelmente improvável que houvesse outra esposa antes dela.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Acredito que isso queira dizer que, por alguma razão, Boromir fosse menos "Dúnadan" do que os outros dois, e se refira mais à decadência da raça númenoriana do que a quaisquer dúvidas acerca da paternidade ou maternidade dos filhos do Regente. E não é nem o acaso: independentemente de casamentos inter-raciais, os Homens do Oeste têm definhado desde a Queda, devido à perda de sua terra natal e à rebelião de seus antepassados.


O acaso é justamente pelo fato de os Homens do Oeste definharem desde a Queda. Gandalf constata que o "poder" numenoriano presente em Denethor e Faramir só pode se dever à obra do acaso, pois nem mesmo a linhagem explica tal fenomeno, uma vez que é improvável (mas não impossível, como se observa) o sangue se renovar.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Acredito que seja justamente o contrário, na verdade. Em algumas linhagens, as virtudes númenorianas não desapareceram. Beren, o Regente que doou Calenardhon a Eorl, Denethor e Beregond são provas disso.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

É claro que Boromir era seu filho favorito, e isso ocorre bastante, principalmente com o pai, de um filho ser mais querido que o outro, e na época em que se passa a história, o pai gostar mais do primogênitos e cuidar dele com maior esmero era normal, afinal aquele seria seu sucessor. Penso as vezes que Denethor, por gostar tanto de Boromir, temia que se algo acontecesse a ele e Faramir assumisse, este seria um melhor rei do que Boromir. Ou talvez, um talvez bem improvável, ele apenas testava Faramir, e tinha em seu intímo a intenção de torná-lo seu sucessor, mas ao perder Boromir, a insanidade subiu-lhe a mente e este fez a loucura que fez, lembrando isso é só uma hípotese bem maluca, não levem a sério.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Há, ao meu ver, explicação para a preferência de Denethor;

- Boromir era o promogênito, aquele filho que todo homem espera para ser pai. Imagine alguém com a personalidade e posição de Denethor... Um homem de inteligência e força, isso para os padrões de Gondor. Alguém que se preparou tanto para ser um Regente de uma raça que estava em decadência. Não sei deixar exata a época em que a esposa dele morreu(estou chegando nessa parte de SdA e me aprofundarei nisso), mas já lí aqui no Fórum que Denethor mudou muito após essa perda. E pra piorar, ainda havia em "sua cidade" a interferência de Gandalf e um certo Thorongil, a cismar de voltar e voltar a pertubar-lhe a vida.

Eis então que seu primogênito se mostra um grande guerreiro, a exemplo dos antigos homens do Ponente. Forte, corajoso, grande General, um exemplo para os homens de "sua Cidade". Impossível não se orgulhar de um filho assim...

-Faramir, o segundo filho. Aquele que mais se parecia com o próprio Denethor em inteligência e curiosidade para a Tradição de Númenor e da Cidade Branca. Belo, carismático, de certa forma, muito parecido com Boromir, exceto por sua escolha de ouvir às palavras e ensinamentos de um tal Mithrandir, o qual Denethor tinha lá suas reservas e ressentimentos.

Acho que nessa estória, se Faramir tivesse procurado mais a Denethor para aprender da Tradição ao invés de Gandalf, as coisas seriam diferentes na relação com o pai. Talvez Denethor até gostasse mais de Faramir, pois Faramir tinha as mesmas características de Boromir, e era tão ou mais amado pelo povo da cidade.
Quando se lê a seu respeito em SdA-Retorno, impossível não gostar dele e admirá-lo, em vários aspectos que em Boromir não conhecemos... Talvez, Denethor, ao final de sua vida, tenha percebido o quanto foi injusto.

Eu sou pai, primeiramente de um menino, o qual esperei muito para conhecê-lo, sou apaixonado por ele. Só que com o nascimento de uma filha, é impossível não ter uma experiencia diferente no gostar. Talvez Tolkien tenha tentado exemplificar a diferença dessa maneira de gostar. Isso não quer dizer que se goste menos de um filho, mas que no seu gostar, você pode cometer erros, e evitá-los é que é a grande dificuldade da coisa...
 
Última edição:
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Há, ao meu ver, explicação para a preferência de Denethor;

- Boromir era o promogênito, aquele filho que todo homem espera para ser pai. Imagine alguém com a personalidade e posição de Denethor... Um homem de inteligência e força, isso para os padrões de Gondor. Alguém que se preparou tanto para ser um Regente de uma raça que estava em decadência. Não sei deixar exata a época em que a esposa dele morreu(estou chegando nessa parte de SdA e me aprofundarei nisso), mas já lí aqui no Fórum que Denethor mudou muito após essa perda. E pra piorar, ainda havia em "sua cidade" a interferência de Gandalf e um certo Thorongil, a cismar de voltar e voltar a pertubar-lhe a vida.

Eis então que seu primogênito se mostra um grande guerreiro, a exemplo dos antigos homens do Ponente. Forte, corajoso, grande General, um exemplo para os homens de "sua Cidade". Impossível não se orgulhar de um filho assim...

-Faramir, o segundo filho. Aquele que mais se parecia com o próprio Denethor em inteligência e curiosidade para a Tradição de Númenor e da Cidade Branca. Belo, carismático, de certa forma, muito parecido com Boromir, exceto por sua escolha de ouvir às palavras e ensinamentos de um tal Mithrandir, o qual Denethor tinha lá suas reservas e ressentimentos.

Acho que nessa estória, se Faramir tivesse procurado mais a Denethor para aprender da Tradição ao invés de Gandalf, as coisas seriam diferentes na relação com o pai. Talvez Denethor até gostasse mais de Faramir, pois Faramir tinha as mesmas características de Boromir, e era tão ou mais amado pelo povo da cidade.
Quando se lê a seu respeito em SdA-Retorno, impossível não gostar dele e admirá-lo, em vários aspectos que em Boromir não conhecemos... Talvez, Denethor, ao final de sua vida, tenha percebido o quanto foi injusto.

Eu sou pai, primeiramente de um menino, o qual esperei muito para conhecê-lo, sou apaixonado por ele. Só que com o nascimento de uma filha, é impossível não ter uma experiencia diferente no gostar. Talvez Tolkien tenha tentado exemplificar a diferença dessa maneira de gostar. Isso não quer dizer que se goste menos de um filho, mas que no seu gostar, você pode cometer erros, e evitá-los é que é a grande dificuldade da coisa...


Poxa eu tava pensando no que escrever e tu escreveu o que eu tinha pra dizer, mas eu preciso acrescentar: É bem provável que Denethor tivesse um certo pânico de criar uma criança sozinho. Finduilas morreu quando Faramir tinha 5 anos, imagine como fica um pai quando tem que enfrentar a morte da esposa e uma criança. Agora imagine um cara que já tinha alguns problemas e que de uma certa formsa era influênciado por Sauron. Não podia ser fácil, é bem provável que ele tivesse se distÂnciado da criança, que por sua vez se aproximou de Gandalf para obter conhecimento, e uma certa atenção que o pai não lhe dispensava. Na verdade foi tudo uma grande bola de neve. Se bem que Boromir tinha apenas 10 anos, mas mesmo assim é como disse Húrin, ele provavelmente já se mostrava um capitão, um homem de batalhas, muito embora eu não creio que ele servisse para regente.

É um tanto quanto complicado analisar uma situação entre pai e filho, mas Denethor se lemrou que gostava do filho na hora de sua morte e dentro de sua loucura tentou demonstrar isso, mas ele já estava senil, o que gerou todo o incidente.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Muito bem observado!!

Há que se lembrar que dentro de uma Cidade na qual todos os lugares dela havia uma história, de grandes glórias passadas, e também uma necessidade de busca dessa glória que foi perdida, Faramir talvez, não tivesse outra saída a não ser se deixar envolver por tudo que a cidade representava.
Vejam, impossível crescer num palácio, digamos o da Inglaterra, pertencer à Realeza e não buscar os feitos de seus antepassados e a ligação deles em antigas e históricas batalhas...

Denethor estudava sobre a Tradição, era de muitos modos um grande regente, e queria ver a cidade com o mesmo status de antigamente. E foi então que, procurando isso, ousou usar o Palatir e caiu nas sondagens de uma mente mais forte.
Não o vejo da mesma forma que o via quando entrei para o Fórum, mas desvalorizar Faramir o fez e faz menor do que ele merece. Talvez se não tivesse cometido esse erro com o filho, talvez Denethor tivesse sido mais forte, pois teria compartilhado suas experiências e tido apoio numa precisão que não deve de ter-lhe faltado!
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Para mim Denethor amava mais a Boromir do que a Faramir por Boromir sempre ter sido o designado a defesa da capital e do país. Boromir fazia uma defesa impecavel, sempre obtendo a vitoria. Apos a sua morte, Faramir foi para o lugar de Boromir como defensor do territorio de Gondor, a mente de Denethor ja estava atormentada por causa do Palantir e Faramir teria que suportar um dos maiores ataques ja feito à Gondor. Obviamente ele nao conseguiu derrotar o inimigo com seus poucos homens e com isso seu pai o viu como um fraco e com a certeza de que se Boromir estivesse vivo ele certamente conseguiria. Achei uma injustiça tremenda o que Denethor fez com Faramir.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

*Perdão por não ler os posts anteriores

É normal muitas vezes um pai adorar um filho que é própria imagem, além do mais era primogênito. Bem, esse não é apenas o único motivo por ignorar Faramir, que ao contrário do irmão era mais compassivo e sábio que, por isso, não agiu da mesma forma que Boromir quando descobriu que Frodo era o portador do anel.

Boromir defendera as fronteiras de Gondor por muito tempo, quando morreu, Faramir teve que enfrentar algo ainda maior, com muito menos homens. Denethor, já muito pertubado, ainda tentava compará-lo a Boromir, sendo que este estava enfrentado desafios muito maiores que o irmão.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Concordo com tudo o que foi escrito ate aqui. Eu acredito tambem que o Denethor prefira o Boromir por este ser mais parecido com ele. Eu lembro que Faramir teve muito contato com Mithrandir e aprendeu mtas coisas com ele e que Denethor não gostava disso.... Bah! sinto mta pena do Faramir. É terrivel não ter atenção de quem gostamos...
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Suponho que Faramir depois do incidente da pira passou a entender o pai, acho até que mesmo antes ele já entendia, tanto que seguiu seu próprio coração e libertou Frodo ao invés de tentar agradar Denethor, mas ainda assim ele tinha lealdade para com seu pai. Faramir foi um dos personagens mais sofridos, mas também um dos mais nobres, por conta de tudo o que ele passou. Mesmo que tenho se atirado para a morte somente para que o pai o visse de outra forma. É meio bizarro mas acho que isso faz parte das contradições humanas e Tolkien não criou muitos personagens com tamanho nível de contradição em suas personalidades e essa relação pai e filho mostra bem esse lado do homem, essa coisa bizarra que são as relações. Até porque tudo o que foi retratado antes por Tolkien eram pais e filhos que ou não se viam ou se davam bem. Vai entender...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo