• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que custa tanto? O Senhor dos Anéis - Sociedade do Anel (Editora Martins Fontes)

CostaC1

Usuário
Bom dia pessoal. Estou vendendo alguns livros antigos e, nesse processo, acabei descobrindo que o Livro A sociedade do Anel, da editora Martins Fontes está sendo anunciado na casa de R$100,00 (usado) enquanto as sequencias (duas torres e retorno do rei) estão na casa dos R$30,00. Alguém sabe me dizer o por quê dessa maluquice? São edicões super simples, sem capa dura e folhas brancas....
 
Nossa que bizarro , procurei em vários sites e parece que o livro está fora de catálogo catálo só encontrei usado na estante virtual nesse preço mesmo ( 100 reais )
Tá aí um belo investimento a longo prazo que eu deveria ter feito :lol:
Quando comprei ele custava 32,50
 
Pois é gente. Super bizarro.mas uma coisa é o valor, outra coisa é alguém estar disposto a pagar isso. Vou tentar vender esses meus da Martins Fontes e tentar comprar uma edição mais caprichada
 
nossa, tem gente pedindo até 300 reais pelo livro o_O isso aí era valor da edição comemorativa há pouco tempo. também fiquei curiosa sobre o que fez o valor aumentar tanto comparado com os outros dois. a lógica seria "tem mais duas torres e o retorno do rei circulando do que a sociedade do anel, mas não faria o menor sentido a martins fontes fazer tiragem maior para os dois livros que dão sequência ao primeiro :eek:
 
nossa, tem gente pedindo até 300 reais pelo livro o_O isso aí era valor da edição comemorativa há pouco tempo. também fiquei curiosa sobre o que fez o valor aumentar tanto comparado com os outros dois. a lógica seria "tem mais duas torres e o retorno do rei circulando do que a sociedade do anel, mas não faria o menor sentido a martins fontes fazer tiragem maior para os dois livros que dão sequência ao primeiro :eek:

Talvez seja o fato que muitos compram o Sociedade do Anel, não gostam do tipo de leitura/escrita de Tolkien e desistem de ler a trilogia inteira. Eu mesmo tenho uns 3 amigos que fizeram isso, imagina no Brasil inteiro. Especulação minha de qualquer forma
 
É bem verdade que o número "1" em publicações tende a inflacionar mesmo.

É comum que editoras imprimam uma quantidade maior do primeiro volume de uma coleção prevendo que muitos vão apenas experimentar o material. E quando o estoque esgota ou sai de linha (por causa de uma nova edição mais moderna) o mercado tende a se aproveitar do fato de quem está ansioso para completar a edição que falta (Ex: quem tem volumes 2 e 3). Se não me engano estão lançando nova linha com nova tradução e vão privilegiar os lançamentos.

Engraçado que coleções antigas, em tese, esperaríamos que pelos designs antigos virassem "queima de estoque com promoção", mas quando o material é muito popular (tipo o que vi na publicação de alguns mangás no Brasil) o preço de números "1" poderia subir ao invés de cair.
 
Em quadrinhos raros é até relativamente normal a edição n°1 valer mais que as demais. Não ficaria surpreso se isso fosse aplicado a esses livros também.
 
Edições só por serem raras ficam caras mesmo, independente de quase tudo. Essa edição da Martins Fontes vai ser considerada "clássica", "velha guarda" um dia, independente do que achem da tradução.
 
senhor dos anéis da harper nem foi lançado ainda. e nessa lógica, os valores de o hobbit, o silmarillion e das sequências da sociedade do anel pela martins fontes teriam aumentado também (o que não foi o caso, tem silma edição 1999 rolando por aí por 17 reais).
 
Penso que SdA por aqui no Brasil tende a ser mais cobiçado que os outros e segue um padrão mais único. Na faculdade era comum ver pessoas lendo pelos cantos os 3 livros na época dos filmes (até 2005), já O Hobbit eu nunca via o povo levar na rua por aí e Silmarillion, esse é que era impossível de ver realmente.

A trilogia dos filmes estourou (e teve maior impacto que os de O Hobbit) sendo exibida numa época em que havia mais espectadores na TV aberta e possivelmente siga a mesma lógica de publicações que tiveram empurrão ao serem lançadas na TV aberta naqueles tempos. Card Captor Sakura foi um exemplo, teve mega empurrão na mídia e o número Um da coleção virou lenda fora do circuito Rio-Sp.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo