• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que comprar várias edições do mesmo livro?

Interessante a discussão.

Eu, em sentido contrário à maioria, compro edições anteriores. Não edições "do ano passado", claro, mas edições antigas. Por exemplo, de antes dos filmes. Ou realmente antigas.

Pessoalmente não gosto de ficar comparando traduções e diferenças no texto em si. Mas extras, como mapas, apêndices glossários e afins são um diferencial.

Uma outra coisa que me levaria a compar um livro que já tenho seria uma coleção. Se eu tenho um livro, parte de uma coleção, eu DETESTO ter a coleção em formatos e edições diferentes. A menos que eu não esteja interessado na coleção inteira, claro.

Pegando um gancho no que a Katrina falou: Eu tenho alguns livros que jamais li. Explico-me: Tenho algumas poucas primeiras edições, a maioria não lidas. Mas não que não tenha lido a estória, eu simplesmente não li AQUELE livro. Já li em outa edição, mais recente. A edição "histórica" fica preservada. Embora eu pretenda lê-las ao menos uma vez.
 
Ispaine, eu não critico ninguém por ter um livro. Eu acho que todo mundo pode comprar o que quiser por "prazer", por "vício" ou por "compulsão". Todos têm direito a isso! Deus me livre de querer cercear o direito de alguém... Eu só queria saber se há uma razão lógica para ter duas cópias do mesmo livro, mas me parece que não há... Apenas razões subjetivas, baseadas na emoção, nunca na razão.

Só usei o argumento da sustentabilidade para defender meu ponto de vista: consumo consciente, sempre!

Eu entendi o seu ponto de vista, o paranóico não foi para você ou para alguém que postou aqui. Foi só um comentário geral.

Ainda bem que o ser humano não é somente razão. Se assim fosse não teríamos a Terra-média :obiggraz:
 
Uma outra coisa que me levaria a compar um livro que já tenho seria uma coleção. Se eu tenho um livro, parte de uma coleção, eu DETESTO ter a coleção em formatos e edições diferentes. A menos que eu não esteja interessado na coleção inteira, claro.

:yep: :yep: :yep: :yep:

E muitos mais sims. Quando eu olho para os meus três livros de Fronteiras do Universo e vejo o 1o com aquela horrenda capa com imagem do filme eu me incomodo horrores com a falha no padrão. Se eu conseguir uma com a capa antiga por um preço decente eu pretendo comprar e doar o feioso.
 
Bem, o fato de comprar livros com o mesmo título, mas com edições diferentes talvez seja 'mania' pra quem gosta dos tais títulos/dos livros.
Ás veses (digo porque conheço muita gente assim) agrada a simples presença de 7, 8 livros com o mesmo título!
Eu não faço porque falta $ e preferiria comprar um livro que não tenho, para ampliar a minha "mini biblioteca":D
 
Onegócio é você ter as 1ª's edições do Livro, no caso, das capas diferentes. Esses da promoção do Submarino, se não me engano, encaixam-se nessa qualificação. Será que alguém prestou atenção a isso?
É como se você comprasse a 1ª edição dos Livros que o Tolkien lançou. Tudo bem que o nosso é "simbólico", mas imaginem quanto deve de estar valendo a 1ªEdição de "O Hobbit" e "Senhor dos Anéis"?

Para um colecionador, é isso que significa comprar um lançamento das capas novas.

PS: Tempos atrás, numa das minhas peregrinações pelos Sebos da minha cidade, encontrei edições de "O Hobbit" e "Senhor dos Anéis", capa dura e se não me engano, lançadas por volta de 1980, em inglês. Tinha as letras do título em dourado, um baita acabamento e ainda estava na embalagem original.
Falei deles no Fórum, do preço e lugar que estavam vendendo. Fazia tempo que eu ía nesse Sebo e não conseguiam vender esses livros. Mas quando enfim retornei lá, um Amigo daquí já tinha levado. E o pior é que ele nem deu ideia pra eu ganhar um desconto quando fosse comprar algum livro pra mim....
Mas valeu! Esse amigo tem mais dois "Belos" livros na prateleira dele. E ele com certeza tem as edições nacionais. E acreditem, se eu disser a ele que encontrei edições de 1970, lançadas no Brasil, com livros onde a estória está dividida em capítulos, será que esse amigo ou outro alguem se interessaria??:beam:
 
Onegócio é você ter as 1ª's edições do Livro, no caso, das capas diferentes. Esses da promoção do Submarino, se não me engano, encaixam-se nessa qualificação. Será que alguém prestou atenção a isso?
É como se você comprasse a 1ª edição dos Livros que o Tolkien lançou. Tudo bem que o nosso é "simbólico", mas imaginem quanto deve de estar valendo a 1ªEdição de "O Hobbit" e "Senhor dos Anéis"?

Para um colecionador, é isso que significa comprar um lançamento das capas novas.

Não sei se entendi o que você falou, mas esses livros que estão na promoção do Submarino não são os "capa-Tolkien". Estes existem no Submarino, mas são bem mais caros.

Sei lá, entendo que um colecionador vá querer edições diferentes. Cada um com sua mania, não estou criticando. Mas a minha opinião é que é bobeira ter dois livros de mesmo conteúdo só porque tem capa ou ilustrações diferentes. Considero um gasto (não só de dinheiro, mas de matéria-prima.. enfim) desnecessário, ainda mais nos dias de hoje, com acesso a computador, internet, que se pode ver as imagens quando quiser.
 
Bem, olha de inicio eu tambem achava que era puro consumismo, mas depois de ler algumas respostas pude concluir que em alguns casos realmente existe arte de varias formas nos livros e capas, e como arte creio que deva ser valorisada.
Mesmo assim eu humildemente acho que depois de uma nova aquisição seria muito bom para a obra do professor que o antigo livro fosse doado.


Valeu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo