• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Blu-ray e não Blue-ray?

Brunno Zenni

Usuário
Para começar esse post existe uma pequena duvida que a maioria das pessoas um dia já se perguntou ou ainda perguntará. Escreve-se “Blu-ray” ou “Blue-ray”? ou porque “Blu-ray” e não “Blue-ray”?
O que acontece é que muitas pessoas (até mesmo eu) tem uma característica de nunca ler uma palavra inteira antes de ler à próxima. Quem sabe seja por conta disso, que eu nunca tinha reparado que a nova tecnologia de mídia digital chama-se “Blu-ray” e não “Blue-ray”.

Eis que surgiu outra dúvida:
O leitor realmente utiliza laser (raio) azul, porque Blu e não Blue? Sendo lógico a esse ponto isso nem parece uma questão difícil de solucionar. Mas acontece que a explicação para isso é bem simples, acompanhe…
É que “Blue” (azul em inglês) é uma palavra muito comum, várias leis de registro dhttp://www.vocesabia.net/tecnologia/por-que-blu-ray-e-nao-blue-ray/#e marcas pelo mundohttp://www.vocesabia.net/tecnologia/por-que-blu-ray-e-nao-blue-ray/# todo não permitem a utilização dessa palavra para registrar um nome/produto.
A maioria dos que usam computador desde a década de 90, deve se lembrar de que depois dos processadores Intel 286 (lê-se separado: dois-oito-meia) vieram os 386, depois os 486 e depois… Não, não vieram os 586. A Intel, por problemas parecidos de registro de marca, alterou o nome da linha de processadores para “Pentium”.
Pelo mesmo motivo tiveram que colocar o nome de "Blu-ray" e não "Blue-ray".
 
Última edição:
Só para constar, em meados de 1996 eu tinha micro com processador 586 133MHz -- fabricado pela Cyrix =)
 
Na verdade, é que o correto seria "blù-ray" (blù= azul, em italiano), devido ao patenteador ser italiano mesmo, e também pelo fato de que em alguns países, não se pode usar nomes comuns para registrar uma marca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo