• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Bilbo?

Excluído052

Excluído a pedido
Já li O Hobbit duas vezes e em ambas fiquei pensando... Por que justamente o Bilbo foi o escolhido? Por que não um Tûk verdadeiroou mesmo qualquer outro hobbit da familia Bolseiro? Gandalf nunca explicou isso muito bem, ele simplismente bateu o olho na cara do Bilbo e pensou consigo mesmo: "É este!"?
 
ahá...

mas aí você está desconsiderando todo o conhecimento de Gandalf. Sua inteligência era tanta e seu conhecimento tão vasto, que eu acho mais do que certo que seu "escolhido" não surgiu somente de um "bater os olhos"...

Talvez o maior poder de Gandalf era não se gabar desse poder e só demonstrá-lo quando necessário e se possível de maneira muito sutil, para tentar não alterar o rumo que as coisas deveriam tomar.

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Primeiro que Frodo era sobrinho de Bilbo e Bilbo não tinha filhos, então, quem seria o melhor portador do que o parente de Bilbo Bolseiro?? Ainda mais sendo uma nobre alma como Frodo mostra ser em todos os momentos. Segundo que evidentemente, Bilbo não tinha mais condições, nem físicas, mentais ou mesmo espirituais de prosseguir com a missão de destruir o anel no fogo do vulcão. Gandalf não era um pessoa normal, era um Istar, um Mago, e ainda, um MAIA, um semi-deus enviado a Terra-média com limitações. Porém, apesar destas limitações, ele ainda mantinha uma forte noção de perceber pessoas boas ou más. Então escolhera Frodo, por perceber em seu intimo, uma centelha da fibra, honra, honestidade, amor puro, heroísmo, liberdade, fraternidade, dentre muitas, e assim sabia que ele era o melhor para portar o anel, já que os Hobbits se mostraram, até certo ponto, resistentes ao poder de sedução do Um Anel.

E eu tenho uma outra colocação sobre isto ainda.
Gandalf foi genial neste momento, pois além de escolher muito bem o principal portador do "fardo", ele ainda escolheu os melhores amigos que um hobbit de onde Frodo vinha, poderia ter. Sam Gamgi, Merry e Pippin, que também possuíam esta mesmo foco de fogo em sua alma. Acredito que qualquer um deles poderia levar o fardo até o seu destino, ou seja, ser destruído, apenas o mais preparado era Frodo.

*** GAMB XUM DRO®***
 
hehehhe!! adoro qdo gandalf fala " seu tuk idiota!"... frodo eh muito melancólico e acho ele perfeito para a missão de portador do anél... enquanto bilbo, hummmm... alguem teria que começar a saga ... seria estranho tolkien criar bilbo para deixar ele de lado e por mais pra frente um outro personagem como centro da narrativa..eh legal ver um personagem diferente dos outros, que em sua maioria, saum certinhos demais...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Só uma observação : acho que a Valanice estava se referindo somente a Bilbo, e não a Frodo. Acredito (corrigam-me, por favor), que Tolkien nem pensava num personagem Frodo quando escreveu o Hobbit. A escolha de Bilbo me parece ter sido somente pelo próprio Bilbo (que aliás era um Hobbit muito mais interessante que Frodo).

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Tem toda razão Árvore Real.
Eu li Bilbo, e arquivei Frodo... estranho.
Acho que é por que na verdade Gandalf escolhe é Frodo para o Um Anel, não Bilbo. Mas a pergunta é legal mesmo assim, por que ele, Gandalf escolheu Bilbo para ajudar os anões a recuperarem seu lar e seus tesouros do maldito Smalg??
Bom, Gandalf a muito tempo tinha uma alta estima pelos "halfings", ou melhor, hobbits, principalmente pela linhagem de Bilbo, que era do Velho Tûk. Então percebeu a centelha dos Tûk, em Bilbo, que devagar foi se acendendo. Ele tinha afinal de contas o sangue exótico da sua mãe, Beladona. Gandalf tinha ainda por cima, um carinho especial por Bilbo, contava sempre histórias que fascinavam Bilbo, sobre o seu sangue.
Além disso, evidentemente, o maia, com certeza, sabia do destino das coisas que estavam relacionado com Bilbo.

*** GAMB XUM DRO®***
 
Como o GAMB falou em seu último post, Gandalf conhecia as origens, a descendência de Bilbo (tanto é que sabia muito bem o nome de Bilbo quando da derradeira manhã em que Bilbo simpaticamente diz BOM DIA! e daí surge uma interessante discussão sobre o porquê do BOM DIA). Além disso, os Antigos, os Sábios, tinham conhecimento de alguns trechos da história que estava por vir. Gandalf sabia que Bilbo, além de ter uma boa linhagem para aventuras, o suficiente para sair do Condado, sabia que ele desempenharia um grande papel do futuro da Terra-Média.

Gandalf volta e meia dizia pros Anões que Bilbo, apesar de não parecer um importante companheiro na empreitada contra Smaug, seria de fundamental relevância para o sucesso da missão.

Espero que a dúvida tenha sido sanada, e:
BILBO RULES!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
hehehe sabia discursão, nem tem mais o que falar aqui.
Tô vendo que os criadores dos replys acima além de ser fanaticos são experts !

Mas só ñ entendo pq a devoção de Sam é tão grande pelo do seu patrão. Seria puramente amisade, algo a mais ou é por causa da história (tinha q ter alguem assim) mesmo ?

Blaurg tri arndi coren !
Blassh iu yion gom !

Ugmazh the Choker
 
Acho que o fato de Tolkien ter escolhido Bilbo para as aventuras dos anões foi exatamente pela estranheza que sua figura e personalidade causariam, não era nenhum aventureiro e nem nenhum guerreiro, era a primeira vista apenas um Hobbit glutão e preguiçoso, tanto que os próprios anões viviam se fazendo a mesma pergunta que vc fez neste tópico, só que Gandalf mais que ninguém sabia tudo o que Bilbo poderia fazer, talvez nem Bilbo sabia do que era capaz
Lembram-se da frase:

“Nem tudo que é ouro fulgura,
nem todo o vagante é vadio;
o velho que é forte perdura,
raiz funda não sofre frio”

Embora Bilbo tenha feito este verso para Aragorn, também serve para ele próprio


Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo