• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Forfirith

Usuário
eu adoro ler-esse é meu passa-tempo favorito.mas ,eu nao sei se é birra do meu inconsciente,mas praticamente todos os livros que eu tive que ler na escola (sempre obrigada por causa das provas)eu detestei.
eu tenho que ler um livro do Graciliano Ramos-vidas secas-e até agora está um tédio...
eu ja li O Homem e o Mar -Ernest Hemingway-e até achei legalzinho,mas... é chato...
todos temos que ler para adquirir cultura, sabedoria,mas ler OBRIGADO não é muito legal... :x
vocês também acham isso :?:
 
claro....forçado nunca é bom....
mas se naum for forçado, nem metade dos alunos leria regularmente como deveriam....
é um mau hábito brasileiro....naum lemos ou lemos só 1 ou 2 livros por ano....
qto a ser xato....bom....aí é opinião d cada um....geralmente mandam ler livros clássicos e tradicionais da nossa literatura, ou então algum livro q tenha uma estética e apresentação q sua professora esteja interessada q vcs leiam....
 
Essa questão da obrigação da leitura é bastante discutida no meu curso, Licenciatura em Letras.
Gostaríamos que as crianças lessem mais, entretanto, essa prática depende do ambiente familiar de cada indivíduo. Eu cresci vendo meu pai ler. Leio muito desde pequena. Agora, quem vem de uma família que não preza essa prática, tem menos probabilidade de pegar num livro por conta própria.
Entrando em outra questão, o modo como a literatura é tratada nas escolas de ensino fundamental e médio é ultrapassada e não surte efeito. Por que?
Porque é excluída da análise do livro o contexto social da época em que a obra foi escrita. Esse é um dos grandes pecados da escola.
Acabamos lendo livros sem contextualizá-los, o que torna mais difícil a compreensão e, por conseguinte, o prazer de ler.
Acredito que deve ser feita uma grande reformulação no modo como a escola encara a literatura. Literatura não é apenas livros. É toda uma situação em que o autor está inserido. O livro pode ser ficcional, mas ele reflete o mundo, pois as pessoas, a sociedade, são o mundo onde o autor caminha.
Na minha opinião, a literatura deve ser "ensinada" junto com a história. Assim, compreendendo a situação temporal do livro, a leitura vai lentamente deixando de ser uma obrigação.
E ter que responder formulários sobre as obras lidas é o pior modo de pensar em leitura. Livro é mais que isso, é mais que perguntas e respostas, nomes de personagens e acontecimentos.
Cada indivíduo compreende um livro de uma forma própria. A interpretação deve levar em consideração todo o mundo em que o indivíduo está, assim como o autor.
Leitores diferentes, interpretações diferentes.
Épocas diferentes, interpretações diferentes.

Quando fui "obrigada" a ler A Suavidade do Vento para o colégio, eu detestei tanto o livro que não terminei de ler e o joguei debaixo da cama. Meses depois, peguei o livro lá de baixo e li novamente. Hoje, ele é um dos meus livros preferidos. Porque eu quis ler. E não tinha obrigação nenhuma em decorar nomes e outras coisas. Eu não tinha que responder nada, apenas responder e fazer as minhas próprias perguntas acerca da obra. Ninguém ia me cobrar nada, por isso que eu gostei.

Acredito que as próximas gerações estarão mais preparadas, por terem pais que lêem mais e têm mais conhecimento, informação. Sempre há esperança para o futuro :wink:
 
Acho que é certo obrigar os alunos a ler... o problema é a forma com que isso é feito... Poderia ser melçhor explorada uma forma de que cada um pudesse ler algo que tivesse mais interesse, desde é claro, que tenha uma quialidade...

Os professores por exemplo poderiam indicar várias obras em vários estilos, passando a sinopse de todos, para que o aluno escolhesse aquele que mais tem identificação com ele...
 
A Lorien (eba!! mais alguém de Letras!!) disse tudo. Não adianta o professor obrigar os alunos a lerem, por exemplo, "Triste Fim de Policarpo Quaresma", sem fazer uma discussão prévia da obra... Saber pq a obra é importante, como ela se encaixa no contexto histórico, etc. etc. etc. Enfim: explicar pq diabos ele quer q eles leiam aquele livro. :D
Minha professora da 7ª série fazia uma coisa ainda mais bacana para nos avaliar: deixava a gente escolher os títulos. Só que depois de ler, todos tinham q falar para o resto da sala sobre a história, se gostou, pq gostou, etc. Era uma prática bem legal...
 
Po... Eu não gosto desse negócio de livro na escola por que eu tenho q para de ler o livro que eu estou lendo no tal momento pra ler esse da escola... Por exemplo, O Senhor dos Anéis eu demorei 5 meses pra ler (a trilogia), quando se não tivesse que parar pra ler os da escola, leria em 2 no maaaximo...

Deveria ser assim igual a Anne falou...
~·*Annë*·~ disse:
Minha professora da 7ª série fazia uma coisa ainda mais bacana para nos avaliar: deixava a gente escolher os títulos. Só que depois de ler, todos tinham q falar para o resto da sala sobre a história, se gostou, pq gostou, etc. Era uma prática bem legal...
Po, seria perfeito....
 
Eu ate conversei com a minha professore de História e Literatura sobre esse assunto.

Obviamente a escola nos manda ler livros porque eles são importantes na nossa formação cultural. Mas a abordagem dada a eles é lamentavel. Não foi pela escola que eu aprendi a gostar de ler, mas sim pelo estímulo dado por minha mãe. Enquanto a escola nos mandava ler Machado de Assis eu lia Gógol em casa. Nunca li um livro obrigado ate entrar na faculdade. Alias, eu demorei a apreciar a literatura brasileira por causa desse forma antiquada escolar de analisar os livros lidos.

Ler não deve ser um hábito, ler deve ser um prazer.

O prazer pela arte deveria ser uma necessidade do ser humano, atrapalhar esse processo na formação do indivíduo enquanto ele esta na escola deveria ser considerado um crime!
Apenas uma reforma no sistema de educação resolveria isso, mas acreditem, com o governo que temos a educação so esta piorando ...
 
Na idade escolar, especialmente no ensino fundamental, as crianças não têm a bagagem suficiente para fazer uma análise mais aprofundada de uma obra, mas elas podem muito bem compreender e discutir o que foi lido, uma forma bem mais compensadora de trabalhar a literatura, ao invés de responder àquelas malfadadas perguntinhas...
 
Laurelin Fëanturi disse:
Po... Eu não gosto desse negócio de livro na escola por que eu tenho q para de ler o livro que eu estou lendo no tal momento pra ler esse da escola... Por exemplo, O Senhor dos Anéis eu demorei 5 meses pra ler (a trilogia), quando se não tivesse que parar pra ler os da escola, leria em 2 no maaaximo...

Deveria ser assim igual a Anne falou...
~·*Annë*·~ disse:
Minha professora da 7ª série fazia uma coisa ainda mais bacana para nos avaliar: deixava a gente escolher os títulos. Só que depois de ler, todos tinham q falar para o resto da sala sobre a história, se gostou, pq gostou, etc. Era uma prática bem legal...
Po, seria perfeito....


isso é verdade...às vazes eu to mó empolgada,lendo um livro que está muito legal,e tenho que pararde ler porque a escola mandou ler um outro..
eu acho que gente como eu , que mesmo adorando ler livros,nao tem cabeça suficiente para interpretá-los da maneira correta,acaba nao gostando deles porque:
1º=temos que ler obrigados
2º=nao sabemos nos colocar na época em que o livro foi escrito,nas circunstancias,por exemplo,as músicas da ditadura.sao lindas,mas quem nao sabe o que havia na época nao sabe o perigo e desafio que foi escrevê-las e editá-las...

acho também que o professor deveria fazer uma discussao sobre o livro,falar como eram as pessoas da época,como viviam...falar sobre recursos de linguagem usados,etc...nao só largar o livro lá pra gente ler e depois dar a prova...

"a maioria das pessoas nao gosta daquilo que nao entende..." :lol:
 
Ler obrigado não é bom.
Nniguém gosta de q lhe mandem fazer nada.
Ler então , q graças a anos de falta de incentivo não é um hábito nacional , as pessoas q já não gostam de ler vão achar um motivo a mais pra não ler..

Forfirith..eu conheço uma variação dessa sua frase..

"As pessoas temem aquilo que não entendem"
E vale a pena ler Vidas Secas..é ótimo.:D
 
Forfirith disse:
isso é verdade...às vazes eu to mó empolgada,lendo um livro que está muito legal,e tenho que pararde ler porque a escola mandou ler um outro..
É exatamante o que acontece comigo...

Forfirith disse:
acho também que o professor deveria fazer uma discussao sobre o livro,falar como eram as pessoas da época,como viviam...falar sobre recursos de linguagem usados,etc...nao só largar o livro lá pra gente ler e depois dar a prova...
CONCORDO!
Deveríamos TRABALHAR o livro!
Comentar, debater sobre o livro!

Se tivesse isso na maioria das escolas, acho que sequer seria preciso de um teste sobre o livro...

Se fosse assim seria mil vezes melhor também, não teríamos de nos preocupar em gravar todos os acontecimentos e nomes e sobrenomes dos personagens para nos lembrar na hora do teste e tirar uma boa nota...
 
É certo obrigar os alunos a ler, é como um incentivo.
Engraçado, poucos livros da escola eu odiei, alias, eu acho Machado de Assis muito legal, Jose de Alencar...
A maior reclamaçao dos classicos é a linguagem "dificill"... Pode até ser... mas vale a pena.
Leitura obrigatoria não é só imposiçao cultural da escola, é um aprendizado. Só escreve quem sabe ler...
 
Ah, cara, tem que incentivar, não obrigar. E tem que começar do começo. Como é que alguém vai ler um Machado de Assis se nunca leu um livro inteiro quando era pequeno ou coisa assim?
Eu cresci lendo, tá, fui meio precoce, mas, tipo, não dá prá de repente pá, estou lendo Machado. Temque começar lá na alfabetização, ou melhor, antes disso.
 
Eu acho certo as escolas "obrigarem" os alunos a ler livros, assim talvez alguém poderia ter oportunidade de descobrir que gosta de ler...
Bom na minha escola agora pelo menos a professora está dando opções de livros para escolhamos. :obiggraz:
Mas na escola se obriga a muitas coisas, se um professor do ensino fundamental dizer "vcs estão livres", acho que sobram poucos para saber as causas da decadência do império romano do ocidente...
:obigeek:
 
eu ainda acho que nao é certo OBRIGAR alguém a fazer algo...
tah certo que assim a gente cria o hábito de ler sempre(eu jah leio sempre,mas tem gente que nao),mas mesmo assim...
 
Eu acho que é importante obrigar os alunos a ler, mas nõ desse jeito. Não é assim que se gosta de ler, eu por exemplo, odiava ler, pq só era obrigada a ler livros ruins pra escola, mas por curiosidade li o Senhor dos Anéis, e hoje amo ler!!! Um livro bom que incentiva a gostar de ler...
Seria ótimo cada um escolher um livro pra trabalhar nele, mas esse tipo de idéia não agrada muitos professores...
 
Realmente boa parte dos livros que eu tive que ler para a escola eram muito chatos! Infelizmente eles são importantes para aqueles alunos que não leem de geito nenhum. Não que não possa ter um que cada um leia porque quer, mas um que todos leiam para que possa ser trabalhado em classe. Eh mto chato.
Mas se vcs querem saber, derrepente a gente descobre um livro legal! Ou que eh até bom, e saimos um pouco costumamos ler.
Ano passado eu li um livro que contava a historia de Eros (mais conhecido como cupido), sua mulher (q tinha um nome um tanto quanto estranho) e Afrodite (sua mãe). Eh um livro mto show! :roll:
 
Todos os livros que me foram "empurrados" são bons, amo a leitura, e não é essa desculpinha boba de que "obrigado não é bom" que faz um livro não ser bom.

Se um livro é bom ou não só tem uma maneira de descobrir, lendo até o final. Então só resta ler e ponto final...

Adoro ler e tenho uma coleção só de livros que foram "recomendados" pela escola... Adoro todos, e acho que isso depende da personalidade de cada um.
Foi graças a essas "recomendações" que descobri a obra de Eça de Queiroz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo