• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Arwen não partiu com Legolas?

Elanor Gamgi

Usuário
Enquanto eu estava assistindo a versão estendida de ADT nos cinemas e acompanhava a cena em que Arwen e Elrond discutiam sobre ela ir para os Portos ou não, uma dúvida surgiu na minha cabeça. :think: Não sei se isso já foi discutido aqui antes (se sim, fiquem a vontade para trancar o tópico), mas, de acordo com os apêndices, Arwen afirmou a Aragorn em seu leito de morte que não haviam mais embarcações que pudessem levá-la para Valinor. Em contrapartida, é dito nos apêndices também que, após a morte do rei, Legolas construiu uma embarcação e atravessou os Portos junto com Gimli. Minha pergunta é: porque Arwen não aproveitou a "carona" e não foi junto? :o?:

Será que foi simplesmente porque Legolas não a avisou? Ou porque ela não quis ir? E se não quis ir, qual o motivo que a fez permanecer na Terra Média? Seu filho? Sua lealdade a raça dos homens e a Aragorn? :eh:

E, aproveitando, existe algum registro de que algum elfo permaneceu na Terra Média após a partida de Legolas? Ou ele foi o "último dos moicanos" :lol: (desculpem o trocadilho infame) a partir?

O que vocês acham? :wink:
 
Arwen realmente diz no leito de morte de Aragorn que não havia navio que pudesse levá-la a Valinor, mas ela tb diz que estava conformada com o destino dos homens e que entendia a história do povo de Aragorn.

Acho que ela estava conformada em continuar vivendo como uma mortal, pois após a morte de Aragorn não havia razão para que ela continuasse vivendo por muito tempo. Tanto é que ela se isola em Lórien até a sua morte.

Acho que Legolas soube de algum modo da escolha de Arwen e resolveu nem convidá-la para ir às terras do oeste. Ou talvez ele a tenha convidado mas ela recusou por causa dos motivos expostos acima.
 
Elornd teve o direito de ecolha e escolheu compartilhar do destino dos elfos. Mas para que sua escolha fosse estendida a seus filhos, eles teriam que partir da TM junto com o pai...

pelo menos isso eh dito nos apendices...
 
Oakshield disse:
Elornd teve o direito de ecolha e escolheu compartilhar do destino dos elfos. Mas para que sua escolha fosse estendida a seus filhos, eles teriam que partir da TM junto com o pai...

Também penso assim...

Se fosse de outra forma, não teria porquê ela fazer a escolha...
 
Concordo com o Láthspell e com o Oakshield, quando Arwen escolheu ficar na Terra-Média ao lado de Aragorn, sua escolha já estava feita.
 
creio q qdo ela disse isso, é pq nenhum barco a levaria para valinor mais, pq ela havia decidido ficar na TM com aragorn........
 
A dúvida sobre a Arwen já foi mais que respondida, então eu só vou falar que Legolas não foi o "último dos moicanos"(bota infame nisso!). Acredito que pelo menos alguns elfos tenham ficado na Floresta das Trevas e em Ithilien onde Legolas fundou uma colonia. E acho que até mesmo em Lórien, se não me engano na parte que fala que a Arwen foi para lá é dito que haviam alguns poucos elfos que não partiram.
 
Eldarwen disse:
A dúvida sobre a Arwen já foi mais que respondida, então eu só vou falar que Legolas não foi o "último dos moicanos"(bota infame nisso!). Acredito que pelo menos alguns elfos tenham ficado na Floresta das Trevas e em Ithilien onde Legolas fundou uma colonia. E acho que até mesmo em Lórien, se não me engano na parte que fala que a Arwen foi para lá é dito que haviam alguns poucos elfos que não partiram.

acho que alguns ficaram mesmo. se não me engano Celeborn foi um dos ultimos a partir.

e Arwen não foi para Valinor, pq ela não podia. ela desistiu da imortalidade e escolheu ir para onde os homens vão quando morrerm, para ficar junto de Aragorn
 
E, aproveitando, existe algum registro de que algum elfo permaneceu na Terra Média após a partida de Legolas?

Eu não tenho certeza (me corrijam se eu estiver errado), mas os filhos de Elrond continuaram na Terra Média mesmo após a partida de Arwen.
 
Eu não tenho certeza (me corrijam se eu estiver errado), mas os filhos de Elrond continuaram na Terra Média mesmo após a partida de Arwen.

Até onde eu sei, não é dito em lugar nenhum que escolha eles fizeram, se foram para Valinor escolheram ser elfos. Mas se vcs querem a minha opinion eu acho que eles escolheram pertencer ao mundo dos homens. Reparem que eles sempre estão acompanhados de algum Guardião do Norte, é dito que eles iam caçar e viajar com eles, não lembro onde mas tenho certeza que li algo sim.
 
Arwen podia ter partido, mesmo no ultimo momento ela podia ter recusado Aragorn e partido para Valinor, se eu n me engano assim ta dito nos apendices, mas ela diz que em Valinor o amor dela com Aragorn não passaria de uma simples memória vaga, enquanto se ela ficasse na TM seu amor viveria para sempre, mesmo depois de morrer, nas recordações dele.
 
Samwise Português disse:
Arwen podia ter partido, mesmo no ultimo momento ela podia ter recusado Aragorn e partido para Valinor, se eu n me engano assim ta dito nos apendices, mas ela diz que em Valinor o amor dela com Aragorn não passaria de uma simples memória vaga, enquanto se ela ficasse na TM seu amor viveria para sempre, mesmo depois de morrer, nas recordações dele.

Tirou as palavras do meu teclado!

Acho que é mais ou menos por aí mesmo. Me corrijam se eu estiver errada, mas os elfos não gostavam muito da imortalidade que possuiam, e caso ela fosse pras Terras Imortais, teria que conviver para sempre com essas lembranças, que por serem boas, trariam saudade e conseqüentemente tristeza.

Então o melhor a se fazer, era ficar na Terra Média e encarar o destino dos homens.
 
Acho que não são todos os elfos que não gostam da Imortalidade. Acho que esse é o caso dos mais antigos e mais sábios. Imagine um elfo que tenha sobrevivido a todas as guerras até chegar a época do Anel, quantas lembranças tristes, quantos fatos, quanta coisa ele carregaria em sua memória. Se tornaria sábio talvez, devido a sua experiencia. Mas a sua vida seria melancolica e infeliz, vivendo com tudo aquilo na lembrança, vendo as mudanças na TM ocorrerem lentamente, ver as pessoas amigas morrendo(incluindo todas as raças menos os elfos) e só ele ficando pra trás, solitário. Seu corpo se tornaria um fardo, sentiria tédio da vida, com certeza ele iria preferir morrer e não ter que suportar aquilo tudo para toda a eternidade.

Mas nem todos os elfos parecem ser assim. Vejam Elrond por exemplo. Claro, como pai ele não queria que sua filha ficasse lá com o Aragorn, mas acho que o fato de que ela morreria se ficasse pesava muito no pensamento dele, ele não queria isso. Por exemplo, se a Arwen se apaixonasse por um elfo, mesmo sendo pobre e andarilho(nunca vi isso mas tudo bem :mrgreen: ) ele cederia com muito mais facilidade pois sabia que ela viveria e que ainda poderia vê-la. Acho que embora não fique claro, ele gosta de sua imortalidade, talvez ela tenha sido até uma das razões pela qual escolheu ser elfo.

Bom, nem todos os elfos são iguais para falarmos com certeza.
 
Arwen não seria aceita em Aman. Isso estava implícito na sua escolha. Quando ela disse que não havia mais barcos, foi só para reforçar a impossibilidade de ida.

Lagolas nem deve ter cogitado convidar Arwen. E mesmo que tivesse pensado, não iria de fato ir com ela, pois é bastante provável que o barco nem mesmo achasse o caminho plano para Aman. Ele não iria arriscar ficar à deriva.

Quanto aos elfos não gostarem de sua imortalidade, é dito que um dia eles se cansarão dela. Mas também apontam esse dia como bem distante (possivelmente daqui a um milhão de anos). Finrod não gostou muito quando pensou na possibilidade de uma morte permanente, quando Andreth o leva a isso. É fato, ninguém gosta de morrer.
 
Taí o ponto. Esse é um dos assuntos mais obscuros. Os elfos invejam os homens pois eles podem morrer e abandonar Arda, e os homens invejam os elfos pq eles podem viver para sempre.

Na visão de cada um, o dom que Ilúvatar lhes consedera, o do outro era melhor. Isso chegou a se tornar um dos motivos da corrupção dos homens de Númenor.

E como eu disse, cada elfo é um elfo, eles tem opiniões diferentes e cada um ve as coisas de sua própria maneira.
 
Não lemro exatamente se eu li nas obras de Tolkien, ou se li em um dos textos da Valinor. Acho que foi aqui na Valinor, só não lembro o nome do texto :mrgreen: . Mas ainda devo ter o texto salvo nos meus arquivos. Vou dar uma olhada e te falo.
 
É dito com certeza, quando se fala da batalha final. Talvez na Segunda Profecia. De qualquer forma, os elfos só invejarão esse Dom após muitíssimos anos, quando a tristeza pelos danos do mundo se tornarão maiores que as alegrias proporcionadas. Isso para os elfos em Aman. Para os elfos que já perderam seus corpos e vagam pelo mundo pela eternidade devem ansiar por um fim o quanto antes. Ou talvez tenham se tornado tão materialistas e corrompidos que prefiram o sofrimento à esperança.

Mas, de qualquer forma, os elfos virão a ansiar pela morte, mas não chegaram a isso durante todo o tempo que passaram junto a nós. O Dom da Morte é muito incerto para que se o queira facilmente. Mas o que os elfos realmente invejam é que os homens tem com certeza uma existência além do mundo. Os elfos podem ter a existência acabada no momento que Arda chegar a seu fim. Mas esse é uma inveja intelectual, não emocional. A maioria dos elfos não pensa em momentos tão longínquos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo