• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que a Sting está diferente?

Arken Stone

Usuário
Pessoal existe algum motivo para a espada Sting, no Hobbit, estar sem as runas que ela tinha em Senhor dos Anéis?
 
Bom, na espada versão SdA, está gravado "Maegnas aen estar nín - dagnir in yngyl im" ao pé da letra :'[the] sharp-point I am called - [the] slayer of spiders I [am].'
( a ponta afiada eu sou chamada - a matadora de aranhas eu sou)

Acho que o PJ vai fazer que esta inscrição tenha sido gravada só depois do fim da aventura de Bilbo.

Minha suposição!
 
Faz bastante sentido a sua suposição. Nos livros da trilogia tem alguma referências às inscrições ou isso foi uma liberdade de PJ? Se for o caso, ele teria mesmo que inventar uma solução pro problema que ele criou!
 
Isso não foi invenção do Peter Jackson, não (pelo menos não isso). Eu dei uma procurada rápida pelos livros e não encontrei menção sobre o assunto, mas lembro que na Enciclopédia Valinor tinha um artigo que explicava, dizendo que aquelas inscrições foram adicionadas à Ferroada depois da estória passada n'O Hobbit, pelos elfos de Valfenda, pra homenagear os feitos do Bilbo.
 
Isso não foi invenção do Peter Jackson, não (pelo menos não isso). Eu dei uma procurada rápida pelos livros e não encontrei menção sobre o assunto, mas lembro que na Enciclopédia Valinor tinha um artigo que explicava, dizendo que aquelas inscrições foram adicionadas à Ferroada depois da estória passada n'O Hobbit, pelos elfos de Valfenda, pra homenagear os feitos do Bilbo.

Eu realmente estou na dúvida sobre isso. Uma coisa é dizer que há uma explicação lógica para as espadas serem diferentes nos filmes. Outra coisa, bem diferente, é dizer que nos livros é dito explicitamente que as espadas são diferentes. Em O Hobbit, Elrond não fala nada sobre a espada de Bilbo, de modo que fica implícito que ela não tem inscrições. Acontece que não lembro de ter lido nada sobre inscrições em OSdA. Assim sendo, só restam duas alternativas:

i) A espada sempre teve as suas inscrições e Bilbo escolheu o nome certo. Além de acertar o nome, é muita coincidência que Bilbo tenha usado a "matadora de aranhas" para... matar aranhas.
ii) PJ aproveitou uma possível falta de informação para criar as inscrições e adicionar um elemento de interligação entre as obras. Nesse caso, como Atyarwen falou, os elfos dariam esse presente para Bilbo depois da aventura.

Obviamente, as hipóteses acima perdem a validade se realmente tiver alguma menção em OSdA sobre as inscrições na espada.
 
Só relembrando algo que se encontra no livro: Bilbo dá o nome de Sting/ Ferroada, somente após matar as aranhas.
 
Interessante, eu não lembro de nada escrito sobre isso, mas deve ser sim pois PJ não ia cometer um erro tão grande de fazer a espada sem as inscrições se não fosse assim! Realmente elas devem ter sido adicionadas após as aventuras do Hobbit!

Obrigado pelas respostas, se alguém mais tiver algo a adicionar fique a vontade! :)
 
A única observação que acrescento aqui é que continuo a pensar que as inscrições na espada são uma criação de PJ, já que não encontrei nenhuma evidência sobre elas nos livros. Na verdade eu até mesmo acho que foi uma boa adição, já que fica legal os elfos homenagearem a aventura de Bilbo (supostamente, já que não vimos isso ainda).
 
Se já existiam artigos falando sobre isso muito antes dos filmes começarem a ser feitos então isso mostra que não foi invenção dele, né.
 
Se já existiam artigos falando sobre isso muito antes dos filmes começarem a ser feitos então isso mostra que não foi invenção dele, né.

Quais artigos? O que você citou é de 2005 e fala sobre o calendário do filme de 2002. O primeiro filme é de 2001. Não entendi.
 
Desculpa, Bilbo, mas eu realmente não entendi o que isso prova. No filme PJ colocou as inscrições na Ferroada, mas em nenhum livro há informação sobre isso. Os textos sobre as inscrições que antecedem O Hobbit só provam que... não sei o que provam! Eu acho que PJ inventou a história da espada e se ligou que quando fosse filmar O Hobbit ele teria que costurar os acontecimentos, pq seria completamente bizarro a espada sempre ter aquelas inscrições. Isso seria Twilight Zone puro.
 
Tudo bem, talvez você esteja certo, afinal nenhuma teoria é impossível de estar correta. Mas eu continuo fazendo parte dos que acreditam que isso das inscrições não foi invenção do Peter Jackson (me parece um pouco "demais" pra cabecinha dele).
 
Última edição:
Bom, se não foi invenção do PJ, de quem foi??? :) Da Weta? :mrgreen:

Não está no livro, e já pesquisei em sites do tipo "Encyclopedia of Arda" e "Tolkien Gateway", e todos dizem o mesmo: que só aparece nos FILMES as inscrições da espada! (até na wikipedia está o mesmo)


http://tolkiengateway.net/wiki/Sting
2001-3: The Lord of the Rings (film series):

Sting is leaf-shaped. Upon its crossguard are engraved the Sindarin words:

Maegnas aen estar nin dagnir in yngyl im
Which is translated "Maegnas is my name, I am the spider's bane" (Maegnas is neo-Sindarin for "Sting")
Since the sword was given a name by Bilbo and the inscription mentions Bilbo's adventure, it can be supposed that the Elves engraved the letters on the ancient sword while Bilbo was in Rivendell. This is supported by a released still from The Hobbit (film series) where the Sting appears plain, without any writing.

esse aqui achei no site da WETA: http://www.wetanz.com/sting-the-sword-of-bilbo-and-frodo-is-here/
Sting - the sword of Bilbo and Frodo Baggins.
Found in a Trolls' hoard by Bilbo Baggins, Sting was an ancient Elven blade from the lost realm of Gondolin. Bilbo carried it through many adventures, naming it and having it inscribed with Elvish script.
 
Bilbão (cheio de moral!), eu entendi o seu ponto. Quando eu digo que foi invenção do PJ, eu quero dizer apenas que foi uma invenção dos filmes. Pode ter sido uma sugestão da Weta, da Fran Walsh, do Andy Serkis ou até mesmo de Eru Iluvatar! O ponto é que as inscrições, na minha opinião, pertencem apenas ao universo dos filmes. Simples assim! :mrgreen:

E pra falar a verdade, eu achei uma ótima adição. Vou gostar muito se no final da nova trilogia, PJ mostrar os elfos presenteando Bilbo com as inscrições na espada.
 
Última edição:
Eu concordo que essa idéia das inscrições foi ótima, até por isso que não acredito que tenham vindo do Peter Jackson, hehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo