• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que a Segunda Era foi preterida por Tolkien

Josuë

Usuário
Caríssimos,

Analisando a obra de Tolkien, vejo que ele não deu muita ênfase à Segunda Era. Alguém sabe se ele tinha planos de detalhar mais esta era ou se há alguns escritos não publicados ? Será que Tolkien não a considerava importante no contexto geral ou seria ela o "calcanhar de Aquiles" de toda a obra ? Sinto falta de maiores detalhes do que ocorreu na Segunda Era, que considero tão ou mais interessante e importante do que a Primeira, Terceira e Quarta.

Abraços.
 
De tudo o que eu li até agora, não achei que deveria ter muitos relatos sobre a 2º Era não.
Afinal, do começo até perto do fim, não tiveram grandes fatos a serem relatados.
-Morgoth tinha sido expulso;
-Sauron ainda não tinha recuperado o seu poder;
-O elfos estavam indo embora, os que ficavam estavam em paz;
-Os humanos tinha a sua própria terra abençoada.
Bom, eu acho que é isso, se alguem tiver mais coisas pra falar a respeito... :roll:
 
No entanto, há dois textos importantes sobre a Segunda Era: o Akallabêth, n'O Silmarillion e o conto Aldarion e Erendis no Contos Inacabados.

São ótimas fontes de material sobre a Segunda Era, basicamente sobre Númenor, uma vez que a Terra da Estrela era o reino mais importante nesse período. Porém, realmente não há muito o que se dizer mesmo sobre Númenor, pois a ilha desfrutou de paz e prosperidade durante a maior parte da Era. Os acontecimentos derradeiros só ocorreram com a chegada de Sauron à ilha (fato que é relatado no Akallabêth).

Desse modo, foi preferível que Tolkien não se estendesse muito nos escritos dessa Era do que ficasse enchendo lingüiça.
 
Tinha um texto que segundo Christopher Tolkien, seu pai pretendia explorar mais sobre a Segunda Era, mais especicadamente sobre Númenor, se passava no presente e havia uma espécie de volta no tempo, e tinha surgido de uma disputa de um dos clubes ( não O Clube :lol: ) que era frequentador, já que manteve esse habito até os ultimos anos de sua vida, mas infelizmente esse texto tb foi abandonado, mas não se sabe qual seria o destino real que Tolkien teria dado a ele caso terminado (a publicação ou a lata de lixo :lol: ). O nome do texto se não me engano é The Lost Road (A Estrada Perdida), foi publicado nas HoME, e foi traduzido para o português com certeza pelo site Dúvendor, mas acho que aqui na Valinor tb tem.

Um outro texto inacabado era de Tal-Elmar que no começo se passava com os homens da TM na segunda era, e tb está incompleto, mas pode ser facilmente encontrado aqui na Valinor, se estou correto.. :D
 
nem tinha pensado nisso antes
mas segunda era foi um periodo d longa paz

MaxDirty disse:
-Morgoth tinha sido expulso;
-Sauron ainda não tinha recuperado o seu poder;
-O elfos estavam indo embora, os que ficavam estavam em paz;
-Os humanos tinha a sua própria terra abençoada.

como foi sem grandes feitos, nem precisa ser relatado
no silma por exemplo, na epoca do Cerco a Angband especialmente, ele fala mto no livro "e teve um periodo d paz por x anos..." e passa pra frente
 
Qualquer literatura é movida a conflitos, não só no sentido físico, mas no sentido mental: escolhas que os personagens devem fazer durante a história. Lutas, batalhas e guerras não são interessantes de se prolongar em livros, a não ser que os leitores estejam realmente querendo saber mais, caso da luta na Câmara de Mazarbul, do Forte da Trombeta, dos Campos do Pelennor e, para quem tem o Contos Inacabados, dos Vaus do Isen.

Por 1700 anos, enquanto os númenorianos não estavam vivendo como marajás, eles ficavam navegando pra lá e pra cá ao seu bel-prazer (único conflito interessante foi Aldarion e Erendis). Neste ano entraram na Guerra dos Elfos contra Sauron, que tem uma certa descrição n'O Silmarillion e no Contos Inacabados. Depois disso os númenorianos começaram a ser uns cachorros com os povos que viriam a ser os Terrapardenses, o que gerou a história de Tal-Elmar. Depois disso, só em 3255 (1555 anos depois) é que tivemos algum tipo de conflito, com Ar-Pharazôn tomando o trono de Númenor. A partir daí nós temos 186 anos de intenso conflito, que é muito bem mastigado em todos os livros.

Até que é bastante conflito para um período de 3441 anos. Só parece que é pouco porque a Terceira Era tem muito mais. Inimigos que eram usados como pano de chão há 4300 anos antes do início da TE começaram a lutar organizadamente, e os Povos Livres não eram mais tão poderosos.

Assim como os movimentos artísticos e literários, as Eras de Arda sofrem de um certo revezamento: no início, conflito com Melkor logo de entrada. Depois os Valar constróem no centro da Terra-média um paraíso (paz). Ele é destruído por Melkor (conflito). Valar vão para Aman (paz). Elfos despertam, são atacados por Melkor e encontrados por Oromë, o que cria uma guerra entre os Valar e Melkor (conflito). Após muitos anos de viagem os elfos chegam a Aman e vivem em... paz. Eu poderia continuar até amanhã, mas acho que vocês pegaram a idéia.


Tenn' enomentielva!
 
Momentos de paz renderiam histórias bem rotineiras, coisa que só basta ser retrada ao menos uma ou duas vezes, e não o tempo todo. Se Tolkien tivesse escrito mais sobre a Segunda Era, ia ficar monótomo.
 
Mas e a forja dos Aneis e dos Um Anel, não são importantes ? A Morte de Celebrimbor, Moria, etc, acho que são muito importantes no contexto geral. Em relação a Numenor, é a parte que menos me interessa, ficou entediado lendo sobre a ilha.

Abraços.
 
Mas no Contos Inacabados e no Silmarillion fala-se da forja dos Anéis e da Queda de Eregion, Josuë. Não tão detalhado como uma narrativa do SdA, mas há bastante informação acerca dessa época.
 
Pandatur, eu já li os dois livros, mas ainda estou insatisfeito, pois Tolkien descreveu a Primeira e a Terceira era com muitos detalhes, beirando o exagero, e "negligenciou" a Segunda. Como exemplo, os detalhes da morte de Celebrimbor. Poxa vida, ele "não era um elfo qualquer", a morte dele não poderia passar em branco assim, quem será que matou ele, terá Sauron cometido o assassinato com as próprias mãos ou algum lacaio ? Sem contar o fechamento de Moria, por assim dizer, quando foi arrasada e suas portas fechadas.

Abraços.
 
Josuë disse:
Pandatur, eu já li os dois livros, mas ainda estou insatisfeito, pois Tolkien descreveu a Primeira e a Terceira era com muitos detalhes, beirando o exagero, e "negligenciou" a Segunda. Como exemplo, os detalhes da morte de Celebrimbor. Poxa vida, ele "não era um elfo qualquer", a morte dele não poderia passar em branco assim, quem será que matou ele, terá Sauron cometido o assassinato com as próprias mãos ou algum lacaio ? Sem contar o fechamento de Moria, por assim dizer, quando foi arrasada e suas portas fechadas.

Abraços.
Idril Nénmacil disse:
Momentos de paz renderiam histórias bem rotineiras, coisa que só basta ser retrada ao menos uma ou duas vezes, e não o tempo todo. Se Tolkien tivesse escrito mais sobre a Segunda Era, ia ficar monótomo.
Eu acho que essa frase da Idril sintetizo tudo em uma so resposta para o porquê que o Professor não escreveu tanto quanto escreveu pra Primeira e Terceira era.
 
Eu tbm acho o contrario. Acho q Tolkien deu importancia devida à todas as Eras nas devidas proporções. Agora, nao se sabe se foi proposital com relaçao à época referida. Tipo, as eras anteriores à segunda era, sao eras antigas, que ninguem sabe ao certo o q aconteceu (como na nossa Idade Média), no qual as historias vao passando oralmente pelas pessoas e se distorcendo a cada conto. Acho que eh soh isso.
 
Mas a Segunda Era não foi uma "era de paz". Esqueceram a invasão de Numenor na Terra Média, quando começam a pilhar e a tomar conta de tudo ? Ou ainda quando tentam submeter os Valar, levando a destruição da ilha ? Ou a destruição de Moria, da morte de Celebrimbor, etc ??? O único momento de paz em toda a estória foi durante o primeiro aprisionamento de Morgoth...
 
No prefácio da 1ª Edição da obra lançada pela Martins Fontes o próprio Tolkien fala que ele lançou primeiro o Hobbit e, devido aos inúmeros pedidos é que ele teria feito a continuação, que é o SdA. Mas ele também fala dos diversos escritos que ele também estava escrevendo, dos quais muitos dariam origem ao Silmarillion e ao Contos Inacabados. Eu acho que ele escreveu bastante sobre todas as Eras, mas as histórias da Terceira Era tiveram maior apelo comercial, enquanto as outras histórias só foram lançadas comercialmente quase meio século depois do Hobbit, por iniciativa do Christopher Tolkien.
 
Eu acho que ele escreveu bastante sobre todas as Eras, mas as histórias da Terceira Era tiveram maior apelo comercial, enquanto as outras histórias só foram lançadas comercialmente quase meio século depois do Hobbit, por iniciativa do Christopher Tolkien.

Exatamente! Ele lançou o Hobbit que fez um estrondoso sucesso. Depois, resolveu entao compilar as obras do SDA e as lançou. Somente depois de muito tempo é que Christopher Tolkien publicou o Silma e o CI
 
Acho que se fosse para o Tolkien terminar tudo que tinha em mente sobre a 1ª, 2ª e 3ª era ele teria que ser um elfo :mrgreen:...
Muitos contos e histórias da 1ª era (que é a que mais me fascina) estão acabados, quem leu o Contos Inacabados e O Silmarillion sabe disso...pena que o professor não pode acabar com essas obras, sem dúvida o Silmarillion faria mais sucesso que o SdA :mrgreen:
 
Eu tbm acho.
O Silma tem muito mais detalhes, riquezas, tragedias e tal. Eh mto melhor (ao meu ver, logico).
Se mais material fosse lançado, acho que bateria recordes, talvez ateh do SDA, se dependesse do fórum aqui hehehe
 
Thangorodrim disse:
No prefácio da 1ª Edição da obra lançada pela Martins Fontes o próprio Tolkien fala que ele lançou primeiro o Hobbit e, devido aos inúmeros pedidos é que ele teria feito a continuação, que é o SdA. Mas ele também fala dos diversos escritos que ele também estava escrevendo, dos quais muitos dariam origem ao Silmarillion e ao Contos Inacabados. Eu acho que ele escreveu bastante sobre todas as Eras, mas as histórias da Terceira Era tiveram maior apelo comercial, enquanto as outras histórias só foram lançadas comercialmente quase meio século depois do Hobbit, por iniciativa do Christopher Tolkien.

Na verdade é o contrário: as histórias que depois acabaram resultando n'O Silmarillion são anteriores tanto ao Hobbit quanto ao Senhor dos Anéis, como está escrito na aba de descrição do próprio livro. Portanto, foi ele que originou os demais, e não o inverso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo