1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Tipo......eu to no comeco de O HOBBIT e de sda.........qual vcs axam q eu leio primeiro?? por favor me ajudem!

2. Varda Elbereth

Varda Elbereth Usuário

Não há problema em nenhum dos dois, mas se você está muito ansioso(a) pra ler SDA, vai em frente.
    Mas, contudo, todavia,´seria melhor ler O Hobbit primeiro, pois há ebentos em SDA que ficarão bem mais claros se vc estiver por dentro de O Hobbit. E depois de tudo, se quiser leia o Silmarillio, que é MARAVILHOSO!!!!!!!!!! E você vai entender tudo o que se passa em O Hobbit e SDA. :D

Boa Leitura!!

3. VLEW MSM! :D

4. SdA-_Legolas_-

SdA-_Legolas_- Kick Ass Elf

Lê O Hobbit primero!! eh muito loko...e eh menor....mas SdA é mais emocionante

5. The_Raven

The_Raven Usuário

Pô cara na minha opinião lê primeiro o Hobbit eu li A Socidade primeiro e pra dizer a verdade fiquei meio boiando principalmente com relação a geografia da TM, tipo lendo o Hobbit primeiro você se acostuma mais rápido com os lugares, o mapa é bem mais fácil de se ler doque os dos outros livros, simples e direto, pois é justamente ele que o Bilbo usa em sua Viagem pelas terras além do condado, a aventura támbem é mais simples e dinâmica, se vc tah saindo dos livros Harry Potter vai estranhar SdA, mas não terá problema nenhum com o hobbit que tem um embalo parecido, até porquê é mais "infantil" que SdA, :D
    ps: tem um mapa de Thorin caprichado na respectiva seção no Valinor, o meu mapa favorito dos disponíveis no site, ah depois de ler O Hobbit o lance é partir de cabeça para A Sociedade, outra o filme é bem vago em detalhes e tem uns cortes grosseiros, daí não subestime o livro.

6. Unedë

Unedë Usuário

eu li O Hobbit depois, e naum vi mto problema! ^^ mas o melhor eh ler antes msm! ^^ depois, leia o Silmarillion, c vc se interessar! mas naum ha problema com a ordem... a ordem dos fatores naum altera o produto! :tsc: erm,........ nem sempre XD

7. Fëanarsil

Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

Eu acho que a maioria de nós leu primeiro SdA e depois O Hobbit, até pq (pelo menos no meu caso) nao tivemos ninguém que nos explicasse qlq coisa dos livros e tal...apenas lemos, nos apaixonamos e continuamos a nos aprofundar cada vez mais no mundo de Tolkien.
    Para mim, a sequencia correta seria Silma, O Hobbit, Sda, C.I....
    Mas comece lendo O Hobbit e dpois SdA, um precede o outro, pois como muitos disseram, fica melhor de entender todas as histórias, os territórios, os personagens....
    Ahhh...mas d qlq jeito, leia todos...hhehehe

8. Khalmyr

Khalmyr Usuário

Primeiro mude o nick :lol: :lol: :lol:

Brincadeira brincadeira

Seguinte se vc quer ter sequenci na história leia O Hobbit e depois SdA
    mas se quiser ler SdA Na frente tudo bem va em frente :wink:

9. Hildëron

Hildëron Usuário

Eu acho q mudei drasticamente de opinião quanto à sequência dos livros...
    Começo a aconselhar a todos que leiam primeiro O Silmarillion...
    depois sim, O Hobbit, SdA, CI, etc etc...

E viva o Silmarillion

Namarië

10. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Eu faco isso, mas eu leio os livros faz tempo. Pra que tá comecando é melhor ler O hobbit primeiro :wink:

11. Tork^^

Tork^^ Usuário

Lê tudo ao mesmo tempo e no final tá tudo certo! :lol:
    Mas muda de nick peloamordeDeus!!! :roll: :twisted:

12. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Eu primeiro li SdA, depois o Hobbit e depois to lendo o Silma, depois vou ler de novo o Hobbit e de novo SdA (sabe, na ordem certa). Mas queria ter lido o Hobbit antes... um primo meu disse que não precisava... mas ainda acho que seria melhor ler o Silma antes, se a pessoa agüentar, é meio pesado para se começar...
    Aliás, leia o Hobbit.

13. Hildëron

Hildëron Usuário

Ahn... na verdade
    Se vc ler tudo desordenado num vai entender nada
    mas conforme for lendo todos, vai começar a fazer sentido...
    e vc vai entender
    Comece com o Silmarillion se vc gosta REALMENTE de ler.. senaum leia primeiro o Hobbit

Namarië

14. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Faça o que fizer, mas não leia Contos Inacabados primeiro...

15. titallë

titallë Usuário

Tanto faz

Sinceramente?? Comece pelo que você quiser, mas ler o Hobbit não é EXTREMAMENTE necessário. É só ler o prefácio do SdA, ou pedir para alguém te explicar.
    Eu sou uma leitora fanática de SDA, tenho os dois primeiros DVDs, já li e reli todos os livros uma pá de vezes, converso (e discuto!) com amigos sobre SDA e por falta de tempo, $$$$$, ou alguém para me emprestar o livro, eu não li o Hobbit até agora...

16. Nandorë

Nandorë Usuário

Leia primeiro O Hobbit, depois SdA, depois O Silmarillion e, finalmente, Contos Inacabados... Depois desses dá pra ler qualquer um em qualquer ordem, eu acho...

17. Mentha Brandybuck

Mentha Brandybuck Evolution

Bem, tanto faz qual ler primeiro, mas eu recomendaria O Hobbit antes, póis além da história acontecer antes da de SdA, o livro foi lançado bem antes, sem imaginar que o outro fosse ser escrito, então não haverá referências a acontecimentos do SdA, sendo que o contrário acontece.

18. Mew, naum riam d mim.....pq eu to comecandu a saber alguma coisa sobre os livros du Tolkien ainda, mas eu nunca ouvi fla desse livro Silmarillion......ele eh sobre oq?

19. Hildëron

Hildëron Usuário

Sobre tudo... sobre o início dos tempos e a formação de Arda.. sobre os elfos, sobre toda a história importante das 3 Eras do Sol e das q tiveram antes.. e das Aventuras e Desventuras de 3 Silmarills
    :wink:

Leia o q vc quiser primeiro... MENOS Contos Inacabados... de resto, pode mandar vir q dá pra entender... mas eu ainda aconselho o Silmarillion se vc REALMENTE gosta de ler, caso contrário começa pelo Hobbit
    Vc q manda =P

Namarië

20. Hildëron

Hildëron Usuário

Ah!
    e muda de nick :mrgreen:

Namarië

Compartilhar