• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por onde começar ?

synesthesic

Usuário
bom, eu sou um fã de tolkien ja tem alguns anos, mas dentre suas obras, eu só li o The Hobbit, LotR, e Roverandom.
gostaria de saber se tem alguma "ordem" em que eu possa ler as obras dele pra melhor entendimento da terra-média, sua formação, eras, e etc
obrigado
 
Bom, se já leu isso que diz, então não lhe falta muito, embora a parte da obra de Tolkien que vai ler em seguida seja para muitos a melhor. Enfim, leia O Silmarillion, de que certamente já ouviu falar (o tal Silma-quem?), e depois os Contos Inacabados. Vá com calma, e aprecia essas excelentes histórias, que o vão ajudar a perceber também a origem dos acontecimentos narrados em O Senhor dos Anéis. Boas leituras.
 
Última edição:
entendo, sim, ja ouvi falar nesses livros mas por questoes monetarias ainda nao comprei-os, mas bem, os livros são explicadas a cronologia detalhada ?
porque eu tenho um certo problema com cronologia, exemplo: livros didáticos de história. cada capitulo fala de um seculo diferente, uma posicao diferente, nunca soube encaixar as peças do quebra cabeça perfeitamente, entende ?
 
Bom, se já leu isso que diz, então não lhe falta muito, embora a parte da obra de Tolkien que vai ler em seguida seja para muitos a melhor.

E provavelmente com maior quantidade de informação para ser absorvida, e maior leque de discussões que podem ser abordadas.
Com certeza é preciso ler com calma, pra não terminar o livro e pensar: quem era Elwë mesmo? ou coisas do tipo.
O Silmarillion tem muuuitos nomes(tem gente que reclama do senhor dos aneis) e fatos importantes.
O Contos Inacabados, como o próprio nome diz, não é nenhuma história com começo meio e fim, é mais um complemento a algumas(muitas) coisas que se leu n'O Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Bem vindo ao mundo de Valinor. :cerva:

edit: sim, eles seguem uma cronologia, mas o próprio Silmarillion não foi um livro completo que Tolkien escreveu, como no caso d'O Senhor dos Aneis. É uma compilaçao que o seu filho fez com textos que juntou de seu pai. Da forma como foi editado, ficou parecendo um livro de história mesmo, mas em alguns pontos o espaço de tempo que se passa entre uma coisa e outra é maior do que em outros. Voce vai ver que é tudo bem detalhado no livro.
 
Última edição:
Se entendo sua pergunta então a resposta é esta: no final do Senhor dos Anéis (pelo menos no volume único tenho certeza) existe o Conto dos Anos, nos Apêndices, que informa o fato mais importante de cada ano, desde a Segunda Era, como uma cronologia. É muito bom para se localizar.
No final do Silmarillion e dos Contos Inacabados existe um "sumário" de nomes, que explica no geral "quem foi", "o que fez" e "quando morreu". Muito útil também.

Edit: Prado postou antes de mim...bah
 
Por mim, todos deveriam ler O Hobbit primeiro (para dar aquela vontade de ler o resto d'O Senhor dos Anéis). Aí, lendo a Trilogia em si, a próxima leitura deveria ser O Silmarillion. Você se aprofunda na história, entende mais do que os personagens falam na Trilogia, entende o que aconteceu antes da Guerra do Anel.

que informa o fato mais importante de cada ano, desde a Segunda Era, como uma cronologia

No caso da Guerra do Anel, fala os fatos importantes de cada mês, já que tudo aconteceu rapidinho.
 
Resumidamente, o Silmarillion conta como tudo começou, como surgiran os elfos, humanos, anões. Da onde surgiu Melkor e Sauron, etc...

E Contos Inácabados, está no nome. Contá vários contos sobre a historia em sí do SdA, por exemplo mostra como foi criado o reino de Rohan, etc...


Abraços,
Müller
 
Ordem de leitura quase cronológica.

Alguém disse:
- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Mas eu ainda acho que a ordem favorita seja:

O Hobbit, SdA, Silmarillion e Contos Inacabados. Foi assim que eu fiz, mas um dia ainda vou ler na ordem cronológica. Só não sei quando.
 
Synesthesic eu sou meio novo aqui também mas já aprendi uma coisa, use a opção editar quando for falar mais alguma coisa na mesma hora, pra não floodar
 
Nossa!! Talvez um dia eu consiga ler seguindo a ordem cronológica....
Eu comecei lendo Silmarillion, O Hobbit, SdA e terminei com Contos Inacabados...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo