• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por onde começar

Saudações amigos da terra média,

Nunca tinha ouvido falar de OSDA até surgirem os filmes, com isso fiquei muito interessado em ler essa obra de tolkien e seu maravilhoso mundo.
em pesquisas na net descobri q tolkien escreveu outros livros ambientado neste mundo fantástico, além de OSDA: O hobbit, Silmarilion, e Contos inacabados.
A questão é : por onde devo começar minha leitura pra não me confundir muito: Devo começar por OSDA, o hobbit, silmarilion ou por contos inacabados ?
Gostaria de saber a opinião de quem já leu tudo de preferência.
 
Bem vc pode comecar pelo Sda ou pelo hobbit os outros naum... deixa eu te explicar , o SdA se passa na terceira era da TM assim
- O hobbit conta os acontecimentos com o bilbo (tio do frodo lembra?) antes do SDA, conta como ele ganhou , roubou, o anel de gollum e outras aventuras suas tb
- O sda é o que todos conhecemos, conta do anel de bilbo ate frodo e depois até mordor culminado no fim de terceira era e inicio da quarta
- ja o silmarillion conta os acontecimentos da primeira Era da terra media , como ela surgiu tb, O primeiro senhor do escuro na TM (isso sauron é o segundo senhor do escuro) e a luta dos elfos e homens contra ele , vc pode comecar com este mais ele deixa a galera meio confusa e sem paciencia
- o contos vc tem que ler por ultimo, ele sao contos mesmo explicando mais profundamente coisas do hobbit do sda e do silma , ai nao da pra comecar por ele sacou?
bem eu comecei pelo sda depois hobbit depois silma e depois contos é a forma mais simples e legal na minha opiniao porque o sda é perfeito ai depois que vc já ama a TM vc tem curiosidade de ler o silma por exemplo que é bem mais complexo
bem ajudei ? espero que sim !!!!
 
O Hobbit, os 3 SDA, Silmarillion e Contos Inacabados.

Eu conheço um cara que ta lendo o Contos sem ter lido o Silma e num ta entendendo nada...
 
Ah , esqueci os outros livros dele em portugues "Roverandom" e "mestre gil de ham" nao tem nada a ver com a terra media mais sao bem legais tb! le eles depois !! oops falei bem legais...eu tenho os dois mais so li o rover !
 
Obrigado nobres camaradas...
a sequencia sugerida pela Niniel era a que eu tinha em mente... a dúvida surgiu justamente pelo fato de OSDA ser da 3ª era e o Sil da 1ª... mas vou fazer isso mesmo que vc sugeriu.
qdo eu ler os livros voltarei para discutir e tirar minhas dúvidas...
Veleu mesmo
 
Niniel Dernhelm disse:
Bem vc pode comecar pelo Sda ou pelo hobbit os outros naum... deixa eu te explicar , o SdA se passa na terceira era da TM assim
- O hobbit conta os acontecimentos com o bilbo (tio do frodo lembra?) antes do SDA, conta como ele ganhou , roubou, o anel de gollum e outras aventuras suas tb
- O sda é o que todos conhecemos, conta do anel de bilbo ate frodo e depois até mordor culminado no fim de terceira era e inicio da quarta
- ja o silmarillion conta os acontecimentos da primeira Era da terra media , como ela surgiu tb, O primeiro senhor do escuro na TM (isso sauron é o segundo senhor do escuro) e a luta dos elfos e homens contra ele , vc pode comecar com este mais ele deixa a galera meio confusa e sem paciencia
- o contos vc tem que ler por ultimo, ele sao contos mesmo explicando mais profundamente coisas do hobbit do sda e do silma , ai nao da pra comecar por ele sacou?
bem eu comecei pelo sda depois hobbit depois silma e depois contos é a forma mais simples e legal na minha opiniao porque o sda é perfeito ai depois que vc já ama a TM vc tem curiosidade de ler o silma por exemplo que é bem mais complexo
bem ajudei ? espero que sim !!!!

concordo com vc bem organizado
 
eu tentei o melhor possivel....
a dúvida surgiu justamente pelo fato de OSDA ser da 3ª era e o Sil da 1ª... mas vou fazer isso mesmo que vc sugeriu.
acho que eu ja disse mais repito, pode comecar pelo silma mais ele é bem mais complexo e talvex nao seja tao bom pro comeco mais tem gente q comeca por ele e gosta ...eu aconselho o SdA primeiro, primeiro ate q o hobbit tb!
 
a primeira vez eu li sda, hobbit, silma e contos
qnd eu leio td dnovo eu comeco pelo silma =) mas pra quem ta comencando é melhor o hobbit e depois sda... silma é mais complexo
 
Bom minha opniaum sobre o assunto é o seguinte...:
o mio msm é comecar ler em order cronologica dos tempos...ow seja...comece pela 1.º Era, ow o Silmarillion, apesar de ser um leitura dificil e desgastante, vale a pena c vc estiver realmente interessado na mitologia, comecar pelos outros livros axo meio estranho, pq mta vezes aparecem sitaçoes como Thorondor, Melkor, Morgoth, Beren, Luthien, Valar e q c vc naum tiver um conhecimento disto naum intendera mto bem a acao da ocasiaum intende? comece pelas ordens do tempo q é bem mio e c fika mais preparado para oq der e vir nos outros livros :P
 
opa me esqueci, vc comeca por Silmarillion o Hobbit SdA e contos inacabados...assim vc vai intender pq cada coisa acontece na mitologia
 
A gente eu expliquei muito bem td isso no meu primeiro post.... acho q já disse como é o melhor geito pra comecar se eu fosse vcs eu iria por mim!!! :lol: Bem cada um faz oq quer né mais da uma olhada no meu primeiro post e fica td bem explicadoo!
 
ah.. eu axo melhor vc ler pela mesma ordem q eu.. o hobbit. sda dps o silmarillion..
pq lendo o hobbit e o sda vc vai ver coisa como gondolin, beren, luthien, morgoth, valar e etc... daí vc vai fika mtu curioso e vai ler o silmarillion com mais vontade..
pq o silmarillion eh mais complicado em relacao ao hobbit e o sda.. :mrgreen:
 
se eu fosse vc eu começava pelo hobbit assim vc entende muita coisa.... que num explica no senhor dos aneis...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo