1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Saudações amigos da terra média,

Nunca tinha ouvido falar de OSDA até surgirem os filmes, com isso fiquei muito interessado em ler essa obra de tolkien e seu maravilhoso mundo.
    em pesquisas na net descobri q tolkien escreveu outros livros ambientado neste mundo fantástico, além de OSDA: O hobbit, Silmarilion, e Contos inacabados.
    A questão é : por onde devo começar minha leitura pra não me confundir muito: Devo começar por OSDA, o hobbit, silmarilion ou por contos inacabados ?
    Gostaria de saber a opinião de quem já leu tudo de preferência.

2. Ephemera

Ephemera Usuário

Bem vc pode comecar pelo Sda ou pelo hobbit os outros naum... deixa eu te explicar , o SdA se passa na terceira era da TM assim
    - O hobbit conta os acontecimentos com o bilbo (tio do frodo lembra?) antes do SDA, conta como ele ganhou , roubou, o anel de gollum e outras aventuras suas tb
    - O sda é o que todos conhecemos, conta do anel de bilbo ate frodo e depois até mordor culminado no fim de terceira era e inicio da quarta
    - ja o silmarillion conta os acontecimentos da primeira Era da terra media , como ela surgiu tb, O primeiro senhor do escuro na TM (isso sauron é o segundo senhor do escuro) e a luta dos elfos e homens contra ele , vc pode comecar com este mais ele deixa a galera meio confusa e sem paciencia
    - o contos vc tem que ler por ultimo, ele sao contos mesmo explicando mais profundamente coisas do hobbit do sda e do silma , ai nao da pra comecar por ele sacou?
    bem eu comecei pelo sda depois hobbit depois silma e depois contos é a forma mais simples e legal na minha opiniao porque o sda é perfeito ai depois que vc já ama a TM vc tem curiosidade de ler o silma por exemplo que é bem mais complexo
    bem ajudei ? espero que sim !!!!

3. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

O Hobbit, os 3 SDA, Silmarillion e Contos Inacabados.

Eu conheço um cara que ta lendo o Contos sem ter lido o Silma e num ta entendendo nada...

4. Ephemera

Ephemera Usuário

Ah , esqueci os outros livros dele em portugues "Roverandom" e "mestre gil de ham" nao tem nada a ver com a terra media mais sao bem legais tb! le eles depois !! oops falei bem legais...eu tenho os dois mais so li o rover !

5. Obrigado nobres camaradas...
    a sequencia sugerida pela Niniel era a que eu tinha em mente... a dúvida surgiu justamente pelo fato de OSDA ser da 3ª era e o Sil da 1ª... mas vou fazer isso mesmo que vc sugeriu.
    qdo eu ler os livros voltarei para discutir e tirar minhas dúvidas...
    Veleu mesmo

6. FrOdO_dO_cOnDaDo

FrOdO_dO_cOnDaDo Usuário

concordo com vc bem organizado

7. Ephemera

Ephemera Usuário

eu tentei o melhor possivel....
    acho que eu ja disse mais repito, pode comecar pelo silma mais ele é bem mais complexo e talvex nao seja tao bom pro comeco mais tem gente q comeca por ele e gosta ...eu aconselho o SdA primeiro, primeiro ate q o hobbit tb!

8. Lothiriel

Lothiriel Usuário

a primeira vez eu li sda, hobbit, silma e contos
    qnd eu leio td dnovo eu comeco pelo silma =) mas pra quem ta comencando é melhor o hobbit e depois sda... silma é mais complexo

9. Ber3N

Ber3N Usuário

Bom minha opniaum sobre o assunto é o seguinte...:
    o mio msm é comecar ler em order cronologica dos tempos...ow seja...comece pela 1.º Era, ow o Silmarillion, apesar de ser um leitura dificil e desgastante, vale a pena c vc estiver realmente interessado na mitologia, comecar pelos outros livros axo meio estranho, pq mta vezes aparecem sitaçoes como Thorondor, Melkor, Morgoth, Beren, Luthien, Valar e q c vc naum tiver um conhecimento disto naum intendera mto bem a acao da ocasiaum intende? comece pelas ordens do tempo q é bem mio e c fika mais preparado para oq der e vir nos outros livros :P

10. Ber3N

Ber3N Usuário

opa me esqueci, vc comeca por Silmarillion o Hobbit SdA e contos inacabados...assim vc vai intender pq cada coisa acontece na mitologia

11. Ephemera

Ephemera Usuário

A gente eu expliquei muito bem td isso no meu primeiro post.... acho q já disse como é o melhor geito pra comecar se eu fosse vcs eu iria por mim!!! :lol: Bem cada um faz oq quer né mais da uma olhada no meu primeiro post e fica td bem explicadoo!

12. DW

DW Usuário

ah.. eu axo melhor vc ler pela mesma ordem q eu.. o hobbit. sda dps o silmarillion..
    pq lendo o hobbit e o sda vc vai ver coisa como gondolin, beren, luthien, morgoth, valar e etc... daí vc vai fika mtu curioso e vai ler o silmarillion com mais vontade..
    pq o silmarillion eh mais complicado em relacao ao hobbit e o sda.. :mrgreen:

13. Shagrath

Shagrath Usuário

se eu fosse vc eu começava pelo hobbit assim vc entende muita coisa.... que num explica no senhor dos aneis...

Compartilhar