• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poque sentimos tanta necessidade de afundar no passado?

Litzhel

Delirium
Porque eu nao vejo mais tanto brilho nas coisas?? Porque já nao vejo mais tanto sentido no mundo? Será q com o tempo, mais vamos perdendo as esperanças de fazer algo bom? Porque me sinto tao fraca, de me lembrar q no passado, apenas assistir o Xou da Xuxa.. me fazia bem. e agora nem q eu tenha a Xuxa na minha frente, vou sorrir? (no maximo se for pra rir da cara de babaca q ela tem..)
Porque as coisas partem de minha vida? Porque meus amigos vao embora? Porque nao tenho mais minha antiga casa? Meus antigos objetos? Meus antigos desejos?
SERÁ Q TD NESSA VIDA TEM Q MUDAR??????

Porque nao amei mais, akela pessoa q tanto me amava? Porque nao aproveitei mais meu avô? Porque nao comi mel na casa da minha tia, nakele dia q estava com dor de barriga? Porque nao entrei no mar, soh porque estava frio??

Hmmm.. jah naum vejo tanta graça nas coisas, como disse.. Talvez vcs achem estranhu, pois tenho 'apenas 14 anos'.. mas eh dificil aceitar q as coisas partem de minha vida.. e nao adianta apenas ouvir 'nao fika assim.. as coisas sao assim mesmo'... e porque precisa ser assim? Quem pode confirmar q tem q ser assim? Porque nao temos mais tempo pra aproveitar as coisas? Porque nao podemos voltar no tempo, e dar um beijo forte em nossa mae,nakele dia em q ela mais precisava? PORQUE? PORQUE?

Porque o tempo passa? Porque nós envelhecemos???

Aii!! Eu me sinto triste com isso.. triste por pegar cadernos.. ler coisas q um dia escrevi, e pensar 'nossa! como td era mais facil.. como td era melhor.. e eu n sabia'

Dae.. daki a dois anos.. eu estarei pensando a mesma coisa, sobre a situaçao q estou hj.... e assim vai seguir ateh u fim de minha vida..

Me digam.. vcs sentem falta, de quando soh pegar uma maçã no alto de uma arvore, bastava pra fikarmos alegres o dia inteiro, e enchermos o saco do nosso pai, ateh q caissemos no sono??
Vcs sentem? me digam por favor.. me digam porque sofremos tanto.. me digam porque o tempo passa... e porque n podemos buscar o passado.. Apenas me digam... PORQUE SOFREMOS EM BUSKA DE ALGO Q NAO PODE MAIS VOLTAR?
PORQUE GOSTAMOS TANTO DO PASSADO????

hm...

sei la... digam ae... vcs sentem como eu???
 
Minha cara menina. Este tópico está mais com cara de Quarto de Despejos do que Clube da Nostalgia... Logo ou vai ser movido ou trancado.

Mas uma resposta para a sua pergunta seria: se você se arrepende por não ter aproveitado melhor o passado por que você não aproveita o seu presente antes que também se torne passado? Muito de suas angústias são fruto exatamente desse entrave que o ser humano tem dentro de si, desse medo de viver o presente.

Agora se nos mantivermos à pergunta original do porque achamos que o passado é melhor, é porque já foi sabemos o que aconteceu. É seguro e sólido.

O presente e o futuro não são certos. Amedrontam. E por isso voltamo-nos para o passado que conhecemos bem. É mais confortável viver glórias e alegrias passadas do que a incerteza (e talvez sofrimentos) do futuro.

Só que as coisas boas só acontecem se você enfrenta o futuro. Senão jamais poderia experimentar coisas boas, que se tornam lembranças boas para guardar no futuro sobre o passado que vai ser o agora.
 
Primula disse:
Mas uma resposta para a sua pergunta seria: se você se arrepende por não ter aproveitado melhor o passado por que você não aproveita o seu presente antes que também se torne passado? Muito de suas angústias são fruto exatamente desse entrave que o ser humano tem dentro de si, desse medo de viver o presente.

Bom.. eu fiko me perguntando isso... e brigo comigo mesma.. " Dãã.. voce ta aki, perdendo o seu tempo, lamentando o q n fez.."
É.. eu sei q errado.. pois se fiko aki pensando no q deixei de fazer, logo o q estou fazendo, será passado, e estarei me perguntando novamente: 'porque perdi meu tempo, pensando em porque perdia meu tempo pensando no passado'
isso eh um ciclo (creio eu) no qual nao consiguimos escapar... pois, o mundo eh uma verdadeira perda de tempo..

Entao prefiro nao pensar em porque perco meu tempo, pensando em pq perdi meu tempo.. uahsuahs (nossa.. q confusao)

bom.. o q eu kis dizer no topico, nao eh q soh me arrependo de n ter feito coisas.. e sim.. De ter feito varias coisas.. e sentir saudades delas.. uma coisa q talvez seja (é) inutil.. pois pra q fikarmos pensando em uma coisa q nos deixou tao bem no passado, mas q agora n adianta mais tentar viver akilo, pois eh PASSADO.. (?)

hm... isso eh mto complicado... nao sei se estao entendendo o q kero dizer.. tentem entender.. pois eu n entendo.. uahsuahs


Sei la!
bjinhus
Ateh! :wink:

(tomara q naum excluam meu topico.. pelo menos por enquanto..E me desculpem se postei no Clube errado..)
 
Realmente, este Clube eh para lembrarmos de tempos felizes de nossas infancias e adolescencia... Mas naum vivemos no passado. O passado eh para ser lembrado e visto com carinho.
Lembre-se da célebre frase de Nostalgis: "O presente de hoje eh o passado de amanhã" POr isso procure as coisas boas q certamente existem nestes tempos (sim, ainda há coisas boas pra se viver!) pra q daqui a alguns anos possa se lembrar, assim como lembramos de nossas infancias.
sim, as coisas ficam mais difíceis com o passar do tempo mas creio q quando vc saiu com os amigos pela primeira vez para ir ao cinema, sem os seu pais sentiu a mesma emoção de quando foi ao cinema pela primeira vez com seus pais! Incrivel, naum acha? Essa eh a magia da Vida! Viver e depois lembrar! Lembrar e continuar a viver!
Quando crescemos os desafios tornam-se maiores mais tb, como resultado do q vivemos e de nossa capacidade de lembrar do q vivemos, estamos mais fortes, mais sábios e ainda assim saudosos de quando eramos inocentes...
 
Bom.. mesmo q eu tenha errado de lugar, na hr de colokar o topico.. creio q estou colhendo bons frutos aki... pois estou vendo, e percebendo meus erros..

eh.. na vida tem mta coisa ainda pra mim conhecer... desvendar... E mesmo q as coisas estejam dificieis.. devo me lembrar q elas assim se tornam, porque cada vez mais, me torno sábia... e os 'niveis' vao aumentando..

hmmm.. se vcs kiserem trancar o topico, ou excluir.. fikem a vontade... acho q jah aprendi o q tinha q aprender :)

beijos a vc Bastian...

Ateh! :wink:
 
Q isso, Lithzel... Estamos aqui pra ajudar. E acho q o Leo naum vai trancar este topico naum.
Ele serve ao objetivo principal q eh fazer as pessoas se sentirem bem com suas lembranças e se vc aprendeu algo, entaum ta tudo bem.
Fique a vontade e espero ver vc mais por aqui, naum eh galera?
 
Só pra lembrar! Agente aqui é o clube da nostalgia pq vivemos no passado, ou pe achamos q no passado a vida era melhor como diz o lema do clube na pagna inicial do forum!
Somos o clube da nostalgia pq as boas lembraças foram feitas para serem lembradas! A lembranças são feitas para no momento presente conseguimos mais forças com a felicidades passadas, ver q se deu certo no passado vc tb pode fazer dar certo agora! Tb lembrarmos do q não foi bom para não errarmos de novo!
Não podemos apoiar a melancolia e a lamentação!

Um homem é aquilo q ele lembra!

Ps: a mulher tb!
Ps2: lembra consiente e inconsientemente!
 
Gente, esse tópico tem mensagens muito lindas em seus posts.
As lembranças realmente são para serem lembradas. Mas como não podemos viver no passado(e nem iríamos gostar se pudéssemos, garanto) temos que ver nas experiências passadas o sucesso futuro. E penso que as experiências são para serem passadas a nossos descendentes.
Eu sempre me imagino falando da minha infância a meus filhos, dando mangás e HQ pra eles lerem desde pequenos, no meu leito de morte dizendo "Filho, guarde bem nosso tesouro..."(hehehe essa ultima é brincadeira). Mas nós sempre nos imaginamos fazendo coisas que não pudemos fazer na infância com os nossos filhos. Mas se Deus quiser meus filhos(os dois que terei: Anna Júlia e Juliano) serão otakus e HQistas roxos, pra eu poder passar todo o meu conhecimento para eles. Isso naum tem muito a ver com o tópico, mas eu acho q complementa a idéia.
 
Teve uma parte da minha vida em que fiquei depressiva por não conseguir suportar o presente e muito menos pensar no futuro! Foi um momento terrível para mim, mas nada como uma grande avaliada na vida e o senso de percepção de que o passado não retornará para prosseguir adiante.

Isso foi por volta dos meus 13 aos 15 anos de idade! Vc se apega ao seu passado por não ter noção dos problemas de hoje me dia. Ví a grande fragilidade de meu ser naquela época, mas com os erros do passado vc reflete no presente para não cometê-los novamente no futuro!!!

Isso é a vida e eu começei a dar importância a ela a partir do momento em que percebi que pessoas dependem de mim!!!!

Falow!
 
É isso ai, esse clube serve para nos lembrarmos de coisas e compartilharmos com os outros, fazendo assim nos lembrar dos bons momentos que passaram. Porem, naum podemos viver no passado. "O presente de hoje é o passado de amanhã", devemos viver e aproveitar o maximo o hj, e naum se arrepender do que não fizemos, e para ainda não se arrepender mais tarde.
 
Interessante esse tópico. Desculpem eu por ele na ativa de novo, devido a seu conteúdo pouco feliz, o que não condiz com o bom humor sempre vigente nesse maravilhoso (e oliFANTASTICO) clube.

Sim, sentimos vontade de afundar no passado. Por que nossas personalidades são forjadas em nossa mais tenra idade. Sim, em nossa infância nós temos nossas noções mais vitais que irão servir de padrão a ser seguido em nossas vidas. Claro, mudanças existem, mas o amor que costumamos ter pelo passado explica a importância dele em nossa formação e em nossa vida.

O que é o futuro senão nossas experiências do passado projetadas em planos, esperanças para o dia que ainda não existe?
Em certos termos não existe futuro, e o presente é fugaz demais para ser entendido. Nos sobra o passado, reflexos em nossa memória de um tempo que não existe mais. Pode não ser a realidade em sua forma mais nítida, mas é mais palpável para nosso entendimento do que um futuro incerto.

Então, não desprezemos o passado por ele não existir mais. Porque ele existe em nossas lembranças, e foi ele que nos forjou e com ele planejaremos os dias porvir.
 
Nós precisamos do nosso passado! É nele que está toda a nossa vida, nossas lembranças! É nele que recordamos os melhores momentos que passamos, as melhores pessoas que conhecemos... ta certo que nem sempre só recordamos de coisas boas, mas se recordamos de coisas ruins, é pq temos o que aprender com elas. Essas coisas ruins não teriam acontecido a toa.

Quantas vezes estamos desanimados e com apenas uma recordação voltamos a ter ânimo total e passamos a ter uma visão diferente do que estávamos sentindo??

As lembranças do passado andam lado a lado com o presente, pois é desse passado que tiramos tudo o que aprendemos, é p/ lá que vai tudo o que aprendemos! É isso que faz com que sejamos o que somos agora!

Em resumo, sem minhas lembranças (sejam elas boas ou ruins) eu não seira nada...
 
Faramir of Ithilien disse:
Sim, sentimos vontade de afundar no passado. Por que nossas personalidades são forjadas em nossa mais tenra idade. Sim, em nossa infância nós temos nossas noções mais vitais que irão servir de padrão a ser seguido em nossas vidas. Claro, mudanças existem, mas o amor que costumamos ter pelo passado explica a importância dele em nossa formação e em nossa vida.

Eu penso exatamente assim, Faramir... e vou um pouco mais além. Tenho umas idéias sobre a importância do passado pelo menos na minha vida. Quero um dia ser mãe e professora, e sempre acreditei que, nesses dois casos, é fundamental que eu não esqueça de como era quando eu era a filha, ou a aluna. Mantendo essas lembranças vivas, tenho certeza de que poderei utilizá-las como uma espécie de "guia" quando chegar a hora certa...

No mais, me afundo no passado mesmo. Passei anos escrevendo diários, e isso em si já é maior prova de como sou agarrada ao que vivi. Gosto de lembrar do que fiz, do que falei... para analisar as situações e a partir disso tirar lições para ocasiões futuras. Bom... estou sendo na verdade bem superficial, mas com isso já dá para ter alguma noção de porque sempre mantenho um pé no passado...
 
LitzHell disse:
Me digam.. vcs sentem falta, de quando soh pegar uma maçã no alto de uma arvore, bastava pra fikarmos alegres o dia inteiro, e enchermos o saco do nosso pai, ateh q caissemos no sono??
Vcs sentem? me digam por favor.. me digam porque sofremos tanto.. me digam porque o tempo passa... e porque n podemos buscar o passado.. Apenas me digam... PORQUE SOFREMOS EM BUSKA DE ALGO Q NAO PODE MAIS VOLTAR?
PORQUE GOSTAMOS TANTO DO PASSADO????

hm...

sei la... digam ae... vcs sentem como eu???

LitzHell, fiquei extremamente surpreso quando você citou que tinha 'apenas 14 anos'. Pelos seus sentimentos expressos, sinto que você já é uma pessoa adulta, ao menos uma boa parte de você já é.

E isso também é triste, pois este tipo de saudades, de vazio, de vontade de querer voltar no tempo, é muito comum em adultos frustrados, que se culpam por atos que fizeram ou deixaram de fazer no passado.

Sei que pode parecer tolice, mas procure aproveitar ao máximo dos momentos com as pessoas que você ama. Mostre que você sente algo especial por elas. E, se por alguma razão uma delas sumir da sua vida, lembre-se dela com carinho e pense que, no local em que ela estiver, ela vai estar feliz em saber que um dia teve o prazer de ser sua companheira, mas você ainda tem outras pessoas a quem pode abraçar, beijar, conversar e sentir alegria no coração, e isto é o que importa nestas horas.
 
Hobbit_de_Cueca disse:
Sei que pode parecer tolice, mas procure aproveitar ao máximo dos momentos com as pessoas que você ama. Mostre que você sente algo especial por elas. E, se por alguma razão uma delas sumir da sua vida, lembre-se dela com carinho e pense que, no local em que ela estiver, ela vai estar feliz em saber que um dia teve o prazer de ser sua companheira, mas você ainda tem outras pessoas a quem pode abraçar, beijar, conversar e sentir alegria no coração, e isto é o que importa nestas horas.
É só lembrar que as aparências enganam...
Por mais que pareça tolice, tudo o que vc acabou de dizer é mais do que certo...
 
Eu acho q eh pq naquele tempo eramos realmente felizes. :wink:

Não tinhamos quase nada com q se preocupar, ir pra escola era uma festa, ficar em casa era uma festa, assistir tv era uma festa.... VIVER era uma festa. :mrgreen: :obiggraz:

Conforma vc cresce vc perde um pouco isso. Vc acaba ficando tão preso as obrigações q esquece de se divertir, ou não se diverte da mesma forma. :|
 
Lord Ashram disse:
Por mais que pareça tolice, tudo o que vc acabou de dizer é mais do que certo...

O que eu quis dizer com tolice é que isto parece ser algo tão banal, mas que algumas pessoas esquecem. E também porque há milhares de correntes na Internet com a mesma mensagem por trás (se bem que eu não curto correntes).
 
Bom galerinha, pra mim esse lance de ficar afundando no passado é quase que inerente ao comportamento humano. Na verdade, sempre estamos olhando para trás e, o triste é saber que, na maioria das vezes, as pessoas ficam lembrando coisas tristes e remoendo mágoas que não vale mais a pena. O passado é importante porque afinal de contas é a nossa VIDA!!! Não teremos outra, então tratemos de aproveitar enquanto podemos. Muitas vezes fico lembrando da minha infância e lamento por aqueles tempos que não vão voltar mais, mas sabem de uma coisa? O presente também pode ser maravilhoso! É gostoso lembrar do passado, mas é errado vivermos apegados a coisas que não existem mais e até condicionarmos nossa felicidade a elas. As pessoas vêm e vão, assim como os momentos. Mas a vida continua... Acredito que as pessoas ficam vivendo do passado quando não estão satisfeitas com o presente, aí ficam querendo viver um tempo em que "eram felizes e não sabiam". MAS SEMPRE É TEMPO DE SER FELIZ!!!
"Não chore porque terminou, alegre-se porque aconteceu." :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo