• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poque sentimos tanta necessidade de afundar no passado?

Me apego ao passado basicamente pelos seguintes elementos:

* músicas
* programas de rádio (que pra mim sempre será o meio de comunicação mais importante de toda minha vida)
* natureza, pois antes havia menos desmatamento e poluição do que agora.
 
Puxa que tópico gostoso de ler!

A autora do tópico fez muitas perguntas...

Penso que sentimos tanta nostalgia e saudade do passado por diversas razões...

Primeiro o passado é um capítulo escrito, terminado e fechado da vida. Curioso que sempre vivemos dificuldades na vida, não importa quem você seja e em qual idade, sempre há desafios, sempre há dificuldades à altura da sua idade e do meio em que você vive. No entanto, tendemos a fantasiar o passado como uma época perfeita, o que não é verdade, lembro bem como era difícil passar nas provas de matemática, rs, o quanto eu tinha que estudar para tirar uma nota... satisfatória. Na época era muito difícil, hoje lembro com nostalgia quando penso que minha dificuldade já foi tirar nota numa prova, hoje minha dificuldade é pagar boleto, rsrrs muito mais difícil. Aí eu penso "eu era feliz e não sabia", mas a verdade é que na época esse era o maior desafio que se colocava para mim, não era nada fácil.

Porém, como passou, hoje é gostoso lembrar. É um capítulo fechado da vida que por mais dificultoso que tenha sido, foi encerrado e terminou bem, pois me ajudou a me levar até onde estou hoje. Então gostamos do passado por causa disso, ele não muda, ele está escrito e acabado, e no final você venceu seus antigos desafios.

Gostamos também de lembrar do passado porque valorizamos mais o presente. Cada batida que seu coração dá é uma batida a menos que ele dará na sua cota de batidas possíveis. Cada dia que passa é um dia a menos que você viverá. Você nunca mais será criança, você nunca mais será tão rápido e tão bom em esportes, você nunca mais se apaixonará pela primeira vez, nunca mais lerá O Senhor dos Anéis pela primeira vez. O que passou, passou. O filósofo latino Sêneca brinca com isso e diz que na verdade a morte não está no futuro, mas no passado, justamente porque o que passou passou, a decisão que você tomou outrora você nunca mais poderá mudar. Como o passado então tem a ver com a vida e a morte, e a vida é finita, e o passado é um tempo gasto que não volta mais ele se torna tão importante, tão único.

Se você vive reclamando vai escrevendo uma história e um passado de lamento e sua vida será um sofrimento, porque foi a história que você escolheu contar. Lembrando que existe um certo prazer na dor. Todos conhecem pessoas que adoram uma fossa para lamuriar.

Se você procura arregaçar as mangas vai escrevendo uma história de busca por resultados e sucessos, e vai cair muito e levantar muito, e se Deus quiser terá muito sucesso. E também vai pagar o preço por essa vida que resolveu escrever. E sentirá orggulho e prazer dela, mesmo das dificuldades (em alguns casos, principalmente das dificuldades).

Assim o seu passado vai te definindo, te dizendo quem você é, no que você acredita, pensa, o que você fez a faz. Você vai escrevendo sua história, rindo, chorando, aprendendo e se emocionando com ela. Por isso o seu passado é você, é a pessoa que você escreveu, a pessoa que você viveu.

Respondendo ao tópico, penso que por razões como essas que temos tanta necessidade de nos afundarmos no passado.

Parabéns pelo tópico!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo