1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Curupira

Curupira Usuário

As vezes fica difícil chegar perto da grandiosidade do mundo de Tolkien porque sequer imaginamos a quantidade de pessoas que viviam nas mais diversas épocas de suas histórias e poucas vezes nas histórias se fala em quantidades explícitas em números.

Existe algum relato sobre a quantidade de pessoas que existiam em Númenor, por exemplo, quando foi destruída? E também de lugares como Beleriand, em seus últimos anos e até mesmo de Aman, considerando os Ainur e elfos que lá viviam? Também seria interessante saber a quantidade média de criaturas que viviam em Angband.

2. Phairanum

Phairanum Nem tudo que é ouro fulgura...

Bem, tenho a impressão de que tem algo assim, (sobre Númenor) no Contos, mas só vou pegar o meu livro de volta (né Anakruss?) amanhã.
    Tente procurar lá.
    :mrgreen: :mrpurple: :mrgreen:

3. Mith

Mith This server is too busy!

Bom, no Simarillion eu acho que já vi algum número relacionado a Angband, mas não faço a mínima onde esteja.

Mas eu acho que a grandiosidade da obra não deveria ser medida por um senso demográfico, nçao acha? :wink:

4. Curupira

Curupira Usuário

É claro que não e nem foi isso que eu quis dizer.

Quando usei a palavra grandiosidade foi relacionada justamente à população. Não tem nem oq discutir sobre a grandiosidade da história, é óbvio.

Eu pelo menos fico muito curioso pra saber quão populosas e povoadas eram as regiões de Tolkien em todas as suas eras.

Mas, às vezes usando a imaginação, dá pra ter uma idéia aproximada. Por exemplo, nas Nirnaeth Arnoediad, Turgon enviou cerca de 10000 elfos para ajudar no ataque a Angband, então daria pra dizer que viviam pelo menos umas 50000 pessoas em Gondolin?

5. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Considerando que o próprio Turgon, Glorfindel, Ecthelion e mesmo Maeglin saíram para a Nirnaeth, provavelmente o exército de 10 mil elfos era praticamente toda a força militar de Gondolin; assim sendo, a população dali deveria ficar entre 25 e 30 mil, não mais que isso.

A Armada de Pharazôn foi o maior exército já visto em Arda; ela cercou toda a ilha de Tol Eressëa; eu não me espantaria se o número da Armada chegasse à casa do milhão não. Se isso for verdade, a população de Númenor devia chegar até uns quase 3 milhões; considerando todos os militares, os não militares e ainda os Fiéis.

6. Curupira

Curupira Usuário

Seu ponto de vista à respeito de Gondolin é bastante perspicaz, Fëaruin. Eu diria que 30000 é um número bastante razoável, embora 50000 também esteja dentro das possibilidades.

À respeito de Númenor, não acho exagero dizer que toda a frota que invadiu Aman pudesse ter cerca de 1 milhão de pessoas. Considere que Númenor tinha mais de 2000 anos de existência, oq é tempo suficiente pra gerar uma população desse tamanho. E, se não estou enganado, os homens se multiplicavam mais rápido que os elfos.
    Vale lembrar também que Sauron nem se dispôs a entrar em combate contra Númenor, por isso seu exército deveria ser realmente imenso e dessa ordem.

7. Mith

Mith This server is too busy!

Ahn, desculpa, é que eu fui pelo sentido meio errado da palavra!

Eu acho que poderia ser até um pouco mais que 3 milhões.
    Como o Curupira disse que os Homens se multiplicavam mais rápido (eu também já vi isso aqui em um tópico da Valinor); e que a hierarquia, pode-se dizer de passagem era valorizada; em 2000 anos (eu acho que mais, não?), a população estrapolava fácil. Nossa, vocês me entenderam eu eu estou totalmente errado? :?

8. Curupira

Curupira Usuário

Uma de minhas maiores curiosidades é saber, mais ou menos, quantos noldor partiram de Aman junto com Fëanor. No Silmarillion, a única coisa que se fala é em multidões e hostes, mas isso pode ser bastante relativo.

Será que Tolkien tinha idéia, exata ou aproximada, de quantidades ou também deixava meio em aberto à imaginação?

PS: Acho que criei um tópico meio desinteressante ou talvez muito difícil porque quase ninguém quis responder... :?
    Valeu aos que responderam!... :wink:

9. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Bom, acho que os elfos em Aman, não morrendo, deveriam ser muitos, mas muitos mesmo! Acho que chegaria a unjs 300 ou 400 mil que vieram pra Terra-Média. Vale lembrar que a maior parte passou pelo Helcaraxë com Fingolfin, e muitos pereceram lá. Com isso, a real quantia que chegou na Terra Média deveria ser menos que isso.

Compartilhar