• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Populações

Curupira

Usuário
As vezes fica difícil chegar perto da grandiosidade do mundo de Tolkien porque sequer imaginamos a quantidade de pessoas que viviam nas mais diversas épocas de suas histórias e poucas vezes nas histórias se fala em quantidades explícitas em números.

Existe algum relato sobre a quantidade de pessoas que existiam em Númenor, por exemplo, quando foi destruída? E também de lugares como Beleriand, em seus últimos anos e até mesmo de Aman, considerando os Ainur e elfos que lá viviam? Também seria interessante saber a quantidade média de criaturas que viviam em Angband.
 
Bem, tenho a impressão de que tem algo assim, (sobre Númenor) no Contos, mas só vou pegar o meu livro de volta (né Anakruss?) amanhã.
Tente procurar lá.
:mrgreen: :mrpurple: :mrgreen:
 
Bom, no Simarillion eu acho que já vi algum número relacionado a Angband, mas não faço a mínima onde esteja.

Mas eu acho que a grandiosidade da obra não deveria ser medida por um senso demográfico, nçao acha? :wink:
 
Mith disse:
Mas eu acho que a grandiosidade da obra não deveria ser medida por um senso demográfico, nçao acha? :wink:

É claro que não e nem foi isso que eu quis dizer.

Quando usei a palavra grandiosidade foi relacionada justamente à população. Não tem nem oq discutir sobre a grandiosidade da história, é óbvio.

Eu pelo menos fico muito curioso pra saber quão populosas e povoadas eram as regiões de Tolkien em todas as suas eras.

Mas, às vezes usando a imaginação, dá pra ter uma idéia aproximada. Por exemplo, nas Nirnaeth Arnoediad, Turgon enviou cerca de 10000 elfos para ajudar no ataque a Angband, então daria pra dizer que viviam pelo menos umas 50000 pessoas em Gondolin?
 
Considerando que o próprio Turgon, Glorfindel, Ecthelion e mesmo Maeglin saíram para a Nirnaeth, provavelmente o exército de 10 mil elfos era praticamente toda a força militar de Gondolin; assim sendo, a população dali deveria ficar entre 25 e 30 mil, não mais que isso.

A Armada de Pharazôn foi o maior exército já visto em Arda; ela cercou toda a ilha de Tol Eressëa; eu não me espantaria se o número da Armada chegasse à casa do milhão não. Se isso for verdade, a população de Númenor devia chegar até uns quase 3 milhões; considerando todos os militares, os não militares e ainda os Fiéis.
 
Seu ponto de vista à respeito de Gondolin é bastante perspicaz, Fëaruin. Eu diria que 30000 é um número bastante razoável, embora 50000 também esteja dentro das possibilidades.

À respeito de Númenor, não acho exagero dizer que toda a frota que invadiu Aman pudesse ter cerca de 1 milhão de pessoas. Considere que Númenor tinha mais de 2000 anos de existência, oq é tempo suficiente pra gerar uma população desse tamanho. E, se não estou enganado, os homens se multiplicavam mais rápido que os elfos.
Vale lembrar também que Sauron nem se dispôs a entrar em combate contra Númenor, por isso seu exército deveria ser realmente imenso e dessa ordem.
 
Curupira disse:
Mith disse:
Mas eu acho que a grandiosidade da obra não deveria ser medida por um senso demográfico, nçao acha? :wink:

É claro que não e nem foi isso que eu quis dizer.

Quando usei a palavra grandiosidade foi relacionada justamente à população. Não tem nem oq discutir sobre a grandiosidade da história, é óbvio.

Eu pelo menos fico muito curioso pra saber quão populosas e povoadas eram as regiões de Tolkien em todas as suas eras.
Ahn, desculpa, é que eu fui pelo sentido meio errado da palavra!

Fëaruin Alcarintur disse:
A Armada de Pharazôn foi o maior exército já visto em Arda; ela cercou toda a ilha de Tol Eressëa; eu não me espantaria se o número da Armada chegasse à casa do milhão não. Se isso for verdade, a população de Númenor devia chegar até uns quase 3 milhões; considerando todos os militares, os não militares e ainda os Fiéis.
Eu acho que poderia ser até um pouco mais que 3 milhões.
Como o Curupira disse que os Homens se multiplicavam mais rápido (eu também já vi isso aqui em um tópico da Valinor); e que a hierarquia, pode-se dizer de passagem era valorizada; em 2000 anos (eu acho que mais, não?), a população estrapolava fácil. Nossa, vocês me entenderam eu eu estou totalmente errado? :?
 
Uma de minhas maiores curiosidades é saber, mais ou menos, quantos noldor partiram de Aman junto com Fëanor. No Silmarillion, a única coisa que se fala é em multidões e hostes, mas isso pode ser bastante relativo.

Será que Tolkien tinha idéia, exata ou aproximada, de quantidades ou também deixava meio em aberto à imaginação?



PS: Acho que criei um tópico meio desinteressante ou talvez muito difícil porque quase ninguém quis responder... :?
Valeu aos que responderam!... :wink:
 
Bom, acho que os elfos em Aman, não morrendo, deveriam ser muitos, mas muitos mesmo! Acho que chegaria a unjs 300 ou 400 mil que vieram pra Terra-Média. Vale lembrar que a maior parte passou pelo Helcaraxë com Fingolfin, e muitos pereceram lá. Com isso, a real quantia que chegou na Terra Média deveria ser menos que isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo