• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

População da Terra-Média

Safari Joe

Usuário
Dae gente!!!
Primeiro lugar, queria me apresentar aqui. Faz algum tempo que me registrei no fórum, mas nunca fui um freqüentador mto assíduo. Agora que comecei a entrar mais, tenho notado que se aprende várias coisas aqui.

Começo fazendo uma pergunta meio inútil, mas que sempre me deixa curioso.

Sempre que releio o Retorno do Rei, observo a situação desesperadora de Gondor no final da 3ª Era e fico me perguntando qual era a populaçao destes reinos, já que boa parte das pessoas que viviam lá eram soldados, mas havia, digamos, pouca gente lutando, de modo que os exércitos inimigos, na maioria das vezes, estavam em maior número.

Por favor, que os amigos ae matem minha dúvida de tempos!!!! :D
 
(Editado pela moderação)

Mr.Torture disse:
Sempre que releio o Retorno do Rei, observo a situação desesperadora de Gondor no final da 3ª Era e fico me perguntando qual era a populaçao destes reinos, já que boa parte das pessoas que viviam lá eram soldados, mas havia, digamos, pouca gente lutando, de modo que os exércitos inimigos, na maioria das vezes, estavam em maior número.

Por favor, que os amigos ae matem minha dúvida de tempos!!!! :D

Cara, faz tempo q eu li... e vc q leu a pouco tempo deve saber se existe alguma citassção de numero populacional... eu creio q naum! mas em todo caso... vc eh q vai responder essa...

Gondor compreendia um reino inteiro, e os ataques mais ofensivos estavam sendo feitos sobre Osgiliath e Minas Tirith...

Osgiliath sem comentarios, essa "cidade" fazia praticamente fronteira com Mordor, ficava cara a cara com Minas morgul... La seria quase impossivel se manter ´por mtu tempo...

Em minas Tirith, creio eu q haviam poucos soldados (em relação ao exercitos de Sauron) pq haviam mtas baixas e pense... Sempre estavam chegando mais e mais soldados para o exercito de sauron, enquanto os de minas tirith iam morrendo e naum iam sendo repostos...
 
Eu nao vi isso em nenhum lugar, vou é chutar maisou menos.
O Reino de Gondor compreende uma area maior, tem feudos ao sul, dai nao da pra saber direito. Mas em Minas Tirith, se pensar que tinha um exercito razoavel, tinha que ter o povo que mora lah mesmo, eu chutaria umas 50 mil pessoas ou menos.
 
Hmm..
Essa é uma pergunt ainteressante..
me lembro que em tempos remotos do Fórum, há mais de um ano, surgiu essa questão e o Deriel respondeu com numerosa estimados...

Ah! LEmbrei!
Ele respondeu aproximadamente o número de soldados que haviam na guerra do anel..

numeros de população são, creio eu, incalculáveis;...
 
Com os números dos exércitos dá pra fazer uma estimativa da população 'civil'. Se alguém lembrar o número que o Deriel falou diz aí.
 
Cara.. é muuuuuuuito dificl de achart.. vou procurar .. tá aqui no Obras.. mas foi há muuuuuuuuuito tempo...
 
Não achei. é uma tarefa quase impossivel.. eu chequei todas as formas possiveis no pesqusiar.. não achei.. hmmm... minha memória tá me ajudando.. acho que na valinor tinha um texto...

Dei uma procurada e não achei...
 
Essa é uma questão muito difícil de se chegar a uma conclusão definitiva, uma vez que não há nenhuma indicação nos livros de números para podermons fazer estimativas confiáveis (pelo menos não nas fontes existentes em português).
A idéia do Ringil de determinar a população de Gondor baseados em seu exército tem seu valor, mas esbarra também no problema de que em nenhum ponto é mencionado o número de soldados efetivos à disposição de Denethor tanto no início, quanto no término da Guerra do Anel. As únicas menções em números de que me recordo é no capítulo Minas Tirith do RdR, em que tropas chegam de diversas regiões do país, totalizando menos de 3.000 soldados; e no capítulo do Último Debate em que se menciona a formação de um exército de cerca de 7.000 homens, e deixando ainda um contingente razóavel para proteger Minas Tirith (aqui incluindo-se também, cerca de 3.000 rohirim, se não me engano).
Outro ponto a se considerar são os Rangers de Faramir em Ithilien, que deveriam ser cerca de três centenas. Se Denethor poderia dispender deste número de pessoas apenas para fazerem incursões guerrilheiras em terreno inimigo, o que dizer então de sua principal força de defesa?
Assim, creio que podemos afirmar que Gondor dispunha de um grande número de homens engajados no exército. Creio que em torno do que Minas Ecthelion afirmou mesmo, cerca 50.000 soldados disponíveis por todo o reino. Se julgarmos que dentre o alistamente fosse feito em 1 pessoa em cada 10 indivíduos, teríamos uma população de entre 2.500.000 a 3.000.000 de pessoas.
Veja que todos estes números são meramente especulativos, isto é, puro "achismo" mesmo, já que é também muito difícil fazer até mesmo comparações demográficas com povos reais em períodos específicos que poderiam se assemelhar aos Gondorins.
 
Eu naum sei...3 milhoes de pessoas eh um numero extremamente grande...
COm o baixo numero de homens no exercito....em um situacao em que ateh velhos e criancas poderiam ser cotados...eu acho que Gondor durante a guerra poderia ter cerca de 300.000 no máximo.

Se fosse 3 milhoes pensem bem...Gondor deveria ter no minimo 1 milhão de homens em condições de batalha.

Impossivel...eu chuto de 300.000 pra baixo.
 
dentre o alistamente fosse feito em 1 pessoa em cada 10 indivíduos

E fora que isso seria normal em um exercito em estado de Paz ou no maximo alerta...
Em guerra, e a beira de derrotas importantes o alistamento pode chegar a 8 9 homens de cada 10
 
Não creio, Eothain. Aqui falamos de quase um império que, apesar de estar em decadência, ainda mantnha grande parte do desenvolvimento conquistado no passado, além de ser uma área bem extensa e grandemente povoada. E também esses números de alistamento que você citou não seriam possíveis. O que eu mencionei é a fração da população, e não de homens. Lembre-se que existem mulheres, crianças jovens demais e velhos demais além de enfermos, que não poderiam tomar em armas. Além do que seria necessário manter um contigente de pessoas aptas a manter o suporte das forças armadas.
Os números exibidos por mim seriam os referentes ao início das hostilidades, já que creio não seria possível determinar o número de baixas
 
Eu ainda estimo 300.000 pro fim da guerra....300.00 homens

sem contar velhor, criancas e mulheres.... nossa Gondor deve ter virado um paraiso.
Muita muié deve ter restado lah

Mas qto ao alistamente dos homens adultos eh possivel sim...os que naum foram obrigados a participar deve ter sido pra manter a base do exercito...fazer armas, transportar mercadorias....sei lá
Mas eu creio que a maioria dos homens foram convocados pra guerra

Ainda mais naquela situação desesperadora....e outra, mesmo gondor sendo grande a gente ve a deficiencia de suplição das tropas...ateh mesmo soldados do sul jah aviam se esgotado...

Vai...que ta 1.500.00 habitantes???
 
A questão por que passava Gondor não era a falta de soldados, mas sim a disposição deles, uma vez que Gondor não estava sendo somente atacada pelo Oriente, mas por quase todos os flancos.
 
Mas vc concorda que pra eles era lutar ou lutar....era mais inteligente e honrado entrar para o exército morrer lutando do que ver Orcs massacrando sua familia.
A disposicao nesse caso torna-se desnecessária...é lutar ou morrer...
É a minha opnião do ponto de vista de algúem que nem chegou ao RdR ainda...talvez eu te compreenda quando ler a obra completa.
 
Gente.. nada aqui passará de estimativas.. e vejam o pior.. vcs estão calculando o numero de habitantes de Gondor..
O título fala da População da Terra-Média.. Isso incluiria, Rhun, HArad, Gonodro, Rohan, Valle, e injúmeros outros reinos, além de regiões que Tolkien não citou mais a fundo, mas que poderiam muito bem ter vilas, cidades e populações enormes, apesar de talvez uma pouca importância no contexto final.

Acho que essa é uma questão insolucionável.
 
Acredito que a guerra em Gondor era total, eu diria que cerca de 60% dos homens seriam convocados. Assim, com um exército de 50 mil, seriam cerca de 85 mil (velhos e crianças incluídos) homens em Gondor, e somando-se as mulheres mal chegaria a 200 mil. É um número muito baixo, mas foi o que eu achei. Para efeitos de comparação, Paris por volta do séc. x tinha cerca 300 mil habitantes. A TM parece ser muito pouco povoada.
 
60 % dos homens de Gondor. Talvez... mas não de todos os seres humanos do mundo. A gente não tem absolutamente nenhuma idéia das civilizações orientais e sulistas. Poderiam ser civilizações muito avançadas, como aconteceu no nosso mundo, longe do conhecimento do povo da TM.
Tem que se ter em mente que sete mil anos se passaram desde o surgimento dos humanos com o nascer do sol. Em sete mil anos acho que dá pra popular razoavelmente bem um mundo como Aman.
 
Tem que se ter em mente que sete mil anos se passaram desde o surgimento dos humanos com o nascer do sol. Em sete mil anos acho que dá pra popular razoavelmente bem um mundo como Aman.

Após sete mil anos talvez, mas antes da Lua e do Sol os noldor e vanyar viviam na mesma cidade.

A gente não tem absolutamente nenhuma idéia das civilizações orientais e sulistas. Poderiam ser civilizações muito avançadas, como aconteceu no nosso mundo, longe do conhecimento do povo da TM.

Verdade. Se não me engano, a China tinha sozinha 4 vezes a poulação da europa durante um certo período. Mas se Gondor era tão pouco povoada, o resto do oeste (da terra-média) devia ser menos ainda.
 
Acredito que dá pra fazer uma boa estimativa baseada no número de soldados. Como disse o Galahan, no capítulo Minas Tirith, é dito que apenas 3.000 chegaram das outras regiões do país para ajudar Minas Tirith. Sendo que esse número equivale a apenas um décimo do esperado, podemos dizer que o número de soldados das outras partes de Gondor é 30.000. Considerando que 60% dos homens alistava-se, e que a proporção de homens e mulheres era 1 para 1, dá pra se dizer que os outros reinos somavam juntos uma população total aproximada cem mil habitantes.

Acho que calcular a população de Minas Tirith fica mais complicado, mas vou dar o meu "chute". Levando em conta que a cidade precisava urgentemente da ajuda dos cavaleiros de Rohan para poder ganhar a batalha de Pelennor, e que esses vieram em número aproximado de 6 mil, acredito que o exército de Minas Tirith não chegava a 25 mil pessoas. Assim sendo, Minas Tirith, nas minhas contas meio furadas, não tinha mais que 100 mil pessoas.

Então a população de Gondor era de somente 200 mil pessoas. Só???? :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo