• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

População da Terra Média

:joinha: Levantou uma questão interessante, Belfalas (Vou chamar de Belfalas mesmo pq esse seu nick novo hein... pelamorderu! 8-O)


Comecei a fazer essas comparações mal e porcamente aqui no trabalho, mas já me fez ter outro ponto de vista dos seus números...



Gondor: toda o reino creio que deveria chegar fácil aos 1.000.000 durante a Terceira Era. Considerando que a cidade de Roma em seu declínio caiu para os 500.000. E ainda temos um terreno bem extenso em Gondor, próximo ao mar. Contando só a capital com 500.000, ao todo chegaríamos aos milhões. :joy:


Arnor: pelo tamanho teria futuro, mas por toda a sua desgraça creio que não passaria dos 100.000.


Rohan: ahhh Rohan :think:... pensando aqui pelo meio cultural do povo e a situação durante a TE. Creio que não passariam dos 400.000, não mesmo.


Harad: pensando o quão enorme é toda essa região... acho que 2/3 de toda da TM (considere as outras regiões contabilizadas aqui).


Khand: encontrei pouca coisa sobre, é difícil falar. Mas pelo pouco e pq imagino que seja uma área pouco maior que Rohan. Creio que fica pelos 400.000 também.


Rhûn: se enquadra no mesmo que Khand, conheço pouco e achei poucas coisas sobre, mas acredito que seja maior até que Gondor. Como acredito na decadência que devia estar, chuto não passar dos 300.000.


Valle: Valle!? Bom... Valle é Valle!!! Hehueheuheu 50.000 no máximo. Pelo local, tamanho e situação da região na TE.


To levando em consideração a época de SdA... e também fiz isso nas coxas, mas achei melhor doque nada.

Abraços.

EDIT: Também não pensei em Orcs e seres que viviam aos montes e em buracos...
 
Turma!

O que eu estou propondo é algo improvável e muito abstrato. JRR Tolkien não deixou indícios sobre a população da Terra Média, e não há como calcular isso, seria uma loucura.

Mas o que estou propondo é conhecer o ponto de vista de cada um de vocês sobre isso, ok!?

Vou agora colocar minha opinião:

Antes de mais nada devo ressaltar que a Terra Média não era super populosa, mas tinha uma população bem distribuída, alguns reinos mais populosos, outros menos e isso, ia de acordo com a realidade e condições da Terra Média.

Sendo assim é o seguinte:

Gondor: população aproximadamente entre 370.000 a 700.000 habitantes (não considerando Umbar).

Arnor: dentro das condições que estavam na Terceira Era após sua queda, deveria ter uma população bem dispersa. Uma variação entre 15.000 a 25.000 habitantes.

Rohan: população entre 330.000 a 450.000 habitantes.

Harad: população entre 600 a 1.000.000 habitantes.

Khand: população entre 200.000 a 400.000 habitantes.

Rhûn: variação entre 300.000 a 500.000 habitantes.

Valle: entre 50.000 a 100.000 habitantes.


No mais venho a afirmar que isto é uma especulação dentro de um contexto literário da Terra Média.
Isso é um olhar geográfico meu...

Deixem suas opiniões e aproximações da população.
Obrigado!

:joinha: Levantou uma questão interessante, Belfalas (Vou chamar de Belfalas mesmo pq esse seu nick novo hein... pelamorderu! 8-O)

Obrigado! O nick é questão de tempo...:lol: mas depois eu mudo....:mrgreen:.

Gondor: toda o reino creio que deveria chegar fácil aos 1.000.000 durante a Terceira Era. Considerando que a cidade de Roma em seu declínio caiu para os 500.000. E ainda temos um terreno bem extenso em Gondor, próximo ao mar. Contando só a capital com 500.000, ao todo chegaríamos aos milhões. :joy:

Bom, eu até posso considerar que Gondor chegasse quase aos 1.000.000 de habitantes. Mas neste caso eu incluíria o antigo reino de Arnor.

Arnor: pelo tamanho teria futuro, mas por toda a sua desgraça creio que não passaria dos 100.000.

Neste caso, eu incluo Arnor juntamente com Gondor para dar a casa dos um milhão de pessoas.

Rohan: ahhh Rohan :think:... pensando aqui pelo meio cultural do povo e a situação durante a TE. Creio que não passariam dos 400.000, não mesmo
.

Hum, não... na verdade a população de Rohan poderia ter uma variação entre 350.000 a 370.000 habitantes. Não mais que isso, talvez aumentasse na Quarta Era, a Era dos Homens.

Harad: pensando o quão enorme é toda essa região... acho que 2/3 de toda da TM (considere as outras regiões contabilizadas aqui).

Harad a meu ver seria o reino mais populoso de toda a Terra Média. Há uma passagem onde Tolkein diz que o reino de Harad era grande e muito numeroso. Portanto, ultrapassaria a casa dos 1.000.000.

Khand: encontrei pouca coisa sobre, é difícil falar. Mas pelo pouco e pq imagino que seja uma área pouco maior que Rohan. Creio que fica pelos 400.000 também.

Já o Reino de Khând, penderia para a casa dos 250.000 a 300. 000, não mais que isso, devido também aos aspectos físico geográficos como agentes diretos no equilíbrio ecológico da região.

Rhûn: se enquadra no mesmo que Khand, conheço pouco e achei poucas coisas sobre, mas acredito que seja maior até que Gondor. Como acredito na decadência que devia estar, chuto não passar dos 300.000..

Rhûn, já seria o segundo e/ou terceiro reino mais populoso da Terra Média, com uma população a meu ver entre 600.000 a 870.000 habitantes. Foi ao leste e sudeste de Rhûn que se originou a raça dos homens durante a primeira Era. A meu ver, bastante populosa.

Valle: Valle!? Bom... Valle é Valle!!! Hehueheuheu 50.000 no máximo. Pelo local, tamanho e situação da região na TE.

Acho que é isso mesmo que vc disse, não passaria dos 50.000 habitantes.
 
Iydkmigthtky, você já parou para considerar a quantidade de vilarejos e cidadezinhas espalhadas que cada um dos reinos têm, ao longo de seu território? Se Rohan tivesse 400.000 habitantes mesmo, quantos ficariam em Edoras? Quantos outros povoados haveriam, com quantos habitantes cada um, em média?
 
Duvido que Gondor tivesse 1 milhão de habitantes! E Minas Tirith não tinha mais do que 60 mil pessoas, dentro dos círculos, e fora, poucas pessoas moravam, apenas trabalhavam. Veja: Todo o exército de Minas Tirith (não de Gondor, de Minas Tirith) era de pouco mais que 4mil (sem certeza). Como uma cidade de 500mil habitantes, teria um exército tão pequeno?
 
Eu concordo. a julgar pelos baixos números de contingente, acho difícil que a população dos locais seja tão alta.
 
Iydkmigthtky, você já parou para considerar a quantidade de vilarejos e cidadezinhas espalhadas que cada um dos reinos têm, ao longo de seu território? Se Rohan tivesse 400.000 habitantes mesmo, quantos ficariam em Edoras? Quantos outros povoados haveriam, com quantos habitantes cada um, em média?



Eu acho pertinente considerar, por minha parte que Rohan tinha uma população que pode variar entre 250.000 a 400.000. Quatrocentos mil não quer dizer ao pé da letra. Eu tenho que levar em consideração que Rohan tinha variadas províncias, regiões de seus domínios, como o Desfiladeiro de Rohan, Folde Ocidental, Folde Oriental, Edoras, Dundahow, West Emnet, East Wmnet, Wold, Bordas de Fangorn do Sul, Halifirien até as proximidades com Anórien, Abismo de Helms. Essas regiões, embora desoladas em algumas partes eram habitadas e inclusive no livro O Retorno do Rei quando da marcha dos Rohirrim para os Campos de Pelennor observa-se que no trajeto haviam os indícios e os recrutamentos dos soldados para irem à guerra ao longo dos territórios de Rohan. Até porque, se consideramos que o índice populacional for muito, mas muito pequeno, por qualquer motivo, seja uma guerra ou uma epidemia a população pederia ser completamente dizimada e não mais existir Rohan.



Duvido que Gondor tivesse 1 milhão de habitantes! E Minas Tirith não tinha mais do que 60 mil pessoas, dentro dos círculos, e fora, poucas pessoas moravam, apenas trabalhavam. Veja: Todo o exército de Minas Tirith (não de Gondor, de Minas Tirith) era de pouco mais que 4mil (sem certeza). Como uma cidade de 500mil habitantes, teria um exército tão pequeno?



Ué Neithan! Não entendi! Mas há um ponto que concordo com você. Minas Tirith não tinha mais que 100 habitantes, pode ser que em seu auge a população superasse esse número e vou mais além, Osgiliath em seu apogeu fora a mais populosa das cidades de Gondor, para mim, lá passava dos 100 mil.

Agora, de acordo com o que vc fala onde Gondor não tinha mais que 1 milhão de habitantes, eu concordo. Agora, a sua população a meu ver tinha uma variação entre 500.000 a 800.000 se levarmos em conta a sua vasta extensão territorial, uma vez que, Minas Tirith sendo capital não significa que a maior parte das pessoas morem lá. Haviam regiões muito populosas em Gondor como Belfalas, Emyn Arnen, Anórien, Perlargir e Lebeninn. Com certeza, esse regiões eram as mais populosas até mais que Minas Tirith e Osgiliath. Não podemos nos esquecer de outras regiões povoadas como Anfalas, Ithilien do Sul, Cair Andros e Harondor, esta última conhecida como Gondor do Sul e ainda não podemos nos esquecer do territórios de Umbar, que também pertencia a Gondor, entretanto, estava como uma província rebelde.



Eu concordo. a julgar pelos baixos números de contingente, acho difícil que a população dos locais seja tão alta.


Mas temos novamente que levar em consideração que a Terra Média era muito grande e o índice populacional que varie entre 250.000 a 400.000 para Rohan e de 500.000 para uns 800.000 para Gondor não é alto se também levarmos em consideração as condições sócio-extra-político-ambientais e os períodos em que se passa a história.



População grande não significa exército grande. Um exemplo é o Brasil que atualmente possui um contigente militar de mais ou menos (somando exército, marinha e aeronáutica) de 300.000 soldados e a população brasileira é da ordem de 195.000.000 habitantes. E a Coréia do Norte com pouco mais de 25.000.000 possui um exército com mais de 1.100.000 soldados.
 
não podemos nos esquecer do territórios de Umbar, que também pertencia a Gondor, entretanto, estava como uma província rebelde.
Olha só, não sabia disso...

condições sócio-extra-político-ambientais
Caramba! O que é isso?

População grande não significa exército grande. Um exemplo é o Brasil que atualmente possui um contigente militar de mais ou menos (somando exército, marinha e aeronáutica) de 300.000 soldados e a população brasileira é da ordem de 195.000.000 habitantes. E a Coréia do Norte com pouco mais de 25.000.000 possui um exército com mais de 1.100.000 soldados.
É preciso levar em consideração que, apesar dos pesares, o Brasil é um país com tradição pacifista, atributo que a Coréia do Norte evidentemente não possui (pelo menos atualmente).

A questão é saber se as populações da Terra-média sabiam do grande mal que se aproximava e se haviam se preparado para isso. Se considerarmos que a maioria dos vilarejos pequenos não sabia coisa alguma da grande batalha que estava por vir, até que faz muito sentido os contingentes terem sido tão pequenos. Daí, podemos então admitir que as populações fossem tão numerosas como Iydkmigthtky pretende, uma vez que não haveriam tropas formadas previamente para fazer frente a Mordor.
 
Última edição:
as condições sócio-extra-político-ambientais e os períodos em que se passa a história.

Olha só, não sabia disso...

Caramba! O que é isso?

Eu considerei este termo com relação a seguinte situação:

Condições:

As variações populacionais podem variar de acorcom com a questão social da população. Neste caso entra os critérios de saúde, saneamento básico, e as trocas/relacões sociais.
Extra: tem a ver com as questões das relações sociais extra Gondor. Suas relações com o outros povos, ou seja, conflitos internacionais podem interferir na quantidade de população.
Político: Tem a ver com a política (gestão) dos governantes de Gondor. As politicas podem ser fatores para influenciar no numero de habitantes.
Períodos: As populações podem variar de acordo com o tempo e este fator tempo está ligado a todas as outras condicionantes, sociais, ambientais, internacionais, e etc.
Ambientais: O meio ambiente é um fator que pode de certo modo interferir no comportamento de uma determinada população. Não digo isso com relação ao intelecto. O meio influencia sim no comportamento e estilos de vida.

Entendeu? :lol:
 
Eu considerei este termo com relação a seguinte situação:
Condições:
As variações populacionais podem variar de acorcom com a questão social da população. Neste caso entra os critérios de saúde, saneamento básico, e as trocas/relacões sociais.
Extra: tem a ver com as questões das relações sociais extra Gondor. Suas relações com o outros povos, ou seja, conflitos internacionais podem interferir na quantidade de população.
Político: Tem a ver com a política (gestão) dos governantes de Gondor. As politicas podem ser fatores para influenciar no numero de habitantes.
Períodos: As populações podem variar de acordo com o tempo e este fator tempo está ligado a todas as outras condicionantes, sociais, ambientais, internacionais, e etc.
Ambientais: O meio ambiente é um fator que pode de certo modo interferir no comportamento de uma determinada população. Não digo isso com relação ao intelecto. O meio influencia sim no comportamento e estilos de vida.
Entendeu? :lol:

Realmente estes fatores que o impronunciável disse são fatores determinantes no processo de aumento ou diminuição da população de um estado ou território.
Mas a respeito das populações eu não sei ao certo, mas não deveria ser muito grande. Eu acho que a população do reino de Gondor deveria ser entre 600.000 a 800.000 habitantes.
Rohan poderia ser entre 250.000 a 400.000 mesmo. Os demais reinos não arrisco a dizer.

Agora sim, entendi.

P.S.: Esse cara do seu avatar me dá medo.

Eu sempre tive medo desse cara, o Peter Steele do Type o Negative, parece um cidadão de Mordor após ter chupado limão bem azedo :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo