• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

População da Arnor

Eru, você acha que os arnorianos não tinham o desejo se aliar a seus vizinhos? Você acha que Gondor tinha vizinhos assim tão amistosos? Ambos os reinos tinham problemas com seus vizinhos e procupações semelhantes quanto à possibilidade de serem conquistadas.

Creio que você está correto ao dizer que a defesa de Minas Tirith contribuía para unir o povo. Mas não se esqueça que o perigo imediato para Gondor por muito tempo esteve localizado nas fronteiras. Minas Tirith eles sempre temeram que fosse atacada via Morgul, mas isso só aconteceu de fato na Guerra do Anel. E mesmo assim, fortalezas como Cirith Ungol e as Torres dos Dentes ficaram vazias e foram tomadas por Mordor tanto por uma baixa populacional em Gondor quanto por negligência. Afinal de contas, entre corsários atacando e usurpando o trono, uma guerra civil, uma epidemia e as invasões dos carroceiros, eles tiveram mais com que se preocupar do que vigiar um mero pedaço de terra desocupada.

E não podemos dizer que os arnorianos não se preocupassem com sua capital. Fornost era conhecida como Deadman's Dike em Bree no final da Guerra do Anel; eu imagino que esse nome derivasse de antigas defesas contra o avanço de exércitos inimigos. E havia também as ruínas de defesas em torno de Amon Sûl.

De tudo o que eu coloquei aqui, fico com a impressão de que exceto pelo fator econômico, não havia muito que diferenciasse Gondor de Arnor. Eles tiveram problemas e temores semelhantes nas épocas em que foram assediados. Gondor resistiu mais tempo essencialmente porque era mais rica. Maior cdinamismo, coesão e identificação do povo com o estado, estabilidade política e capacidade de obter meios para se defender eram consequência disso.
 
Acho q vcs estão exagerando um poucon no efeito da peste e da guerra...

No séc 14, a Europa foi vítima da peste negra, q sozinha matou um terço da população, da guerra dos cem anos e da fome causada por seguidos desastres meteriológicos e nm por isso sua população foi totalmente dizimada, pelo contrário... depois q tudo acabou a população cresceu tanto q causou o renascimento urbano......

O mesmo aconteceu em Roma, q foi invadida por bárbaros e isso causou o início do feudalismo.....

Por isso acho absurdo a população de Arnor cair tanto.... São necessários desastres de grande proporção para uma população q naum seja a moderna diminuir e esses desastres naum duram muito, pq uma hora eles chegam ao fim..... Mesmo q tivesse acontecido da população se espalhar e se reunir em pequenos feudos como aconteceu na Idade Média, ela naum poderia ter acabado por completo....
 
Porém, deve-se analisar o tamanho da população (que com certeza deve ser menor do que a da Europa), a proporção da peste (que pode, ou não, ter sido maior que a peste negra) e a duração da guerra (a guerra dos 100 anos só tem 100 anos no nome, ela durou bem menos que isso). Enfim, são coisas a se analisar.
 
Olá, vou postar, apesar de a discussão estar bem desenvolvida, acho que esquecemos um fator: os numenorianos possuiam uma resistência maior que os homens "normais", mas não se pode esquecer que, quando houve a separação em 3 reinos (Arthedain, Cardolan e Rhudaur), aconteceu a miscigenação, ou seja, os numenorianos se misturam e perderam muito da duração de suas vidas e de sua resistência, isso aliado ao fato das guerras, e as pestes, poderia sim dizimar uma população. Até sobrar alguns, que no caso sçao os guardiões, mas esses mantiveram a linhagem numenoriana.
 
Barlach, mas aí é que está. Eu não acho que a população foi dizimada ou chegou a dessparecer, como queira. Os numenoreanos eram pouco numerosos, sempre haviam sido assim, e passaram a viver ocultos depois da queda de Arthedain. Os demais - os que resistiram depois da peste, da guerra e etc -, que, concordo com você aqui, podem não ter sido necessariamente todos dizimados, ficaram exatamente onde estavam.

Por outro lado, acho que Arnor nunca teve uma densidade populacional grande em nenhuma de suas regiões. A Europa tinha. Roma tinha. Arnor não.
 
(a guerra dos 100 anos só tem 100 anos no nome, ela durou bem menos que isso).

A guerra de cem anos só tinha nome mesmo, pq na verdade ela durou 116 anos......

Eu ainda acho um pouco de exagero a população ter descaparecido quase completamente.....

Eu me pergunto se naum existem algumas cidades em Erador q naum fala nos livros.... Acho q faria mais sentido....
 
Silmarillion, pg 377

Valandil, herdeiro de Isildur após a morte de seu pai e seus irmaos, vai a Anúmminas assumir a coroa de Arnor. Seu povo estava extremamente reduzido de tal forma que nao havia gente suficiente entre os dunedain e homens de Eriador para ocupar as belas construçoes deixadas por Elendil, pois muitos caíram na Dargolard, no cerco a Baradûr e nos Campos de Lis
 
Legal, Oakshield. Só cuidado para não levar esta citação ao extremo. Sem povo nenhum, seria preciso dar uma boa explicação para o fato de que um governo da casa de Isildur resistiu em Arnor por quase um milênio unificada, e mais ainda se considerarmos o reino de Arthedain, com todas as pressões que havia sobre ela.
 
sei disso, Swanhild, por isso citei a fonte... lah na pagina 377 do silmarillion eh dito que ainda assim, o reino de Arnor perdurou, embora jamais tenha conseguido voltar ao poderio e esplendor anterior a Ultima Alianca

mas valeu pelo toque :D
 
É importante considerar que os gondorianos ao fim da primeira era já eram as sobras dos barcos dos fiéis subtraídos das baixas da Guerra da Última Aliança e, passado um tempinho, da ruína de Isildur... Não dá pra se considerar como uma população densa. Sei que é um chute, mas me arriscaria a dizer que o número de numenorianos de sangue puro ao fim da segunda era não seria maior, por exemplo, do que a população de elfos de Eriador quando da forja do Um.
 
Barlach disse:
Por isso acho absurdo a população de Arnor cair tanto.... São necessários desastres de grande proporção para uma população q naum seja a moderna diminuir e esses desastres naum duram muito, pq uma hora eles chegam ao fim..... Mesmo q tivesse acontecido da população se espalhar e se reunir em pequenos feudos como aconteceu na Idade Média, ela naum poderia ter acabado por completo....
Eu creio que essa seja a resposta. Mas o número era tão pequeno que formavam apenas algumas comunidades de e fazendas de população não-dúnedain, voltadas à agricultura de subsistência não considerados importantes para constar num amplo mapa geo-político.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo