• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ponto de vista cultural da obra de Tolkien

1076

Usuário
Do ponto de vista cultural o que vc s acham que a obra de Tolkien nos acrescenta ?

Isto foi assunto de uma enorme bate papo de pelo menos umas 2 horas por aqui onde moro e parece que o assunto ainda está quente, então gostaria de saber a opinião de várias pessoas ...

Valeu !

Elf Ritter
 
Esse meu reply não vai acrescentar muito nessa discussão, mas é uma coisa curiosa e legal que me aconteceu.

No ultimo domingo eu tive a "revanche" da gincana do colégio. E uma das centenas de enigmas/tarefas era sobre Senhor dos Aneis. Eu logo que li já matei facil, e o que se pedia no enigma era que o Aragorn fosse entregar o Um Anel a um cara lá do grupo que organiza a gincana.

Ai foi só fantasiar de Aragorn, catar um anel pra simbolizar o Um, e ir lá me apresentar pra ele e entregar o fardo.
55 pontos pra minha equipe

--------------------
"Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
 
acho que para mim tolkien me serviu e serve como uma maneira de distração, como fugir um pouquinho da realidade... me arrependo soh naum ter encontrado a obra antes, pois eh muito gostoso ler e viajar neste mundo...

qto acrescentar, creio que naum me acrescetou muita coisa em minha vida (por favor, naum encarem isso como um despreso)... acho que mais me identifiquie com a obra, pois a muito tempo procurava um livro bom, com uma estrutura taum complexa qto essas e uma história taum cativante qto eh SdA e todos os outros livros (principalmente silmarillion)...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
quote:
acho que para mim tolkien me serviu e serve como uma maneira de distração, como fugir um pouquinho da realidade... me arrependo soh naum ter encontrado a obra antes, pois eh muito gostoso ler e viajar neste mundo...

qto acrescentar, creio que naum me acrescetou muita coisa em minha vida (por favor, naum encarem isso como um despreso)... acho que mais me identifiquie com a obra, pois a muito tempo procurava um livro bom, com uma estrutura taum complexa qto essas e uma história taum cativante qto eh SdA e todos os outros livros (principalmente silmarillion)...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."



Além de ser um artifício de fuga da triste realidade mundial, a obra serviu para que eu me tornasse mais culto no uso das palavras. Ainda hoje apresentei uma palestra para minha sala e me deparei falando palavras mais "difíceis", coisa que não fazia antes de ler SDA. Sinto-me mais responsável, e penso dia e noite, noite e dia na obra, seus personagens e aventuras...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
As obras de Tolkien, literalmente fazem parte da minha vida. As abordagens morais, a linguagem culta, a clara distinção entre o bem e o mal, fizeram até certo ponto, parte na formação do meu caráter, ja que o SDA é praticamente uma tradição aqui em casa.
Sem contar, nas maneiras de se fugir dessa realidade medonha, como bombadill e o Mystlink escreveram.
Na interpretação, é um livro onde você lê com o seu caráter, e interpreta de uma maneira singular. Mas é aí que o livro apresenta a maior peculiaridade, a unificação de personalidades, como aqui neste fórum, onde discutimos abertamente sobre um único tema(nossa paixão) e não entramos em nenhum tipo de conflito de gostos e pontos de vista.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
quote: a obra serviu para que eu me tornasse mais culto no uso das palavras. Ainda hoje apresentei uma palestra para minha sala e me deparei falando palavras mais "difíceis", coisa que não fazia antes de ler SDA

quote:As obras de Tolkien, literalmente fazem parte da minha vida. As abordagens morais, a linguagem culta

pensando bem... acho que a linguagem culta e mais trabalhada começou a fazer parte da minha vida tb... acho que seria muito legal se as pessoas falassem de uma forma mais romantica, cheia de poesia (naum encare pelo lado gay que naum eh isso que estou dizendo VIU!) com aqueles ares que nós vemos em filmes medievais... mas o portugues brasileiro eh muito rico tb e adoro a lingua que falo e que o povo fala...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Concordo com maioria ... e era justamente o que eu vinha arduamente defendendo em várias discussões aqui onde moro.
Além de expandir o nosso univeso criativo SdA é um grande fator de enriquecimento de nossa cultura, a linguagem culta usada por Tolkien acaba se fundindo ao nosso vocabulário pessoal sem que se perceba.

Além de servir de base para uma pequena frase que uso e MUITO hoje em dia ...
Quando comecei a fazer faculdade de cinema, ainda me lembro como se fosse hoje, o professor Ruy Guerra (acho que todos conhecem) me perguntou o motivo pelo qual eu havia optado pelo cinema .. prontamente eu respondi ..
"Nos dias de hoje é mais fácil e prazerosos se viver na ficção do que na realidade"

Por isso o SdA eu diria ... com Sauron - Balrog e tudo continua sendo o meu paraíso !

Valeu !

Elf Ritter
 
quote:
quote: a obra serviu para que eu me tornasse mais culto no uso das palavras. Ainda hoje apresentei uma palestra para minha sala e me deparei falando palavras mais "difíceis", coisa que não fazia antes de ler SDA

quote:As obras de Tolkien, literalmente fazem parte da minha vida. As abordagens morais, a linguagem culta

pensando bem... acho que a linguagem culta e mais trabalhada começou a fazer parte da minha vida tb... acho que seria muito legal se as pessoas falassem de uma forma mais romantica, cheia de poesia (naum encare pelo lado gay que naum eh isso que estou dizendo VIU!) com aqueles ares que nós vemos em filmes medievais... mas o portugues brasileiro eh muito rico tb e adoro a lingua que falo e que o povo fala...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."




Esqueci de dizer que enquanto lia o RETORNO DO REI, passei por uma pequena fase de falar "enigmaticamente". Não sei qual personagem que me "fez" essa fase...

e como o Bilbo disse, aumentou meu desejo de ler livros.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
pode parecer um pouco bobo mas o SdA me fez pegar o gosto pela leitura que eu tinha perdido





não é um pouco bobo

é muito!

A.R.E.
 
Realmente acho que a obra de Tolkien nos enriquece tanto na linguagem como no modo emocional, e não acho o que o bilbo disse bobo , pois aconteceu a mesma coisa comigo, começou com o Hobitt e depois foi um livro atrás , não consigo ficar sem ler um livro até hoje.
 
Aquele post é + ou - antigo, de uma época q eu tava discutindo com o bilbo no fórum...

A.R.E.
 
eu respiro Tolkien desde os treze, catorze anos, e essa obra fantástica me ajudou a compreender melhor não só o mundo em que vivo, mas também o meu mundo interior, a minha realidade tão diferente daqueles que me rodeiam. Foi para mim mais que meras boas horas de leitura, mas também uma viagem magnífica para os lugares que um dia sempre sonhei visitar.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Tolkien realmente nos enriquece a maneira de falar, ams isso acho q não é só merito dele! Quase todo bom livro tb acaba fazendo isso!Esperimentem ler As mil é uma noites da editora ediouro! Aquilo é linguagem culta pura!

O q eu gosto muito nas obras de Tolkien é da forma como ele contruiu com perfeição o mundo dele! Cheio de detalhes, criou linguas inteiras! Ele tb fez os personagens com as caracteristicas bem definidas.
Outra coisa boa na obra dele é q seus textos foram feitos com base na mitologia Inglesa, Celta entre outras.
Sem duvida nenhuam as obras de Tolkien acrescentam muita para quem as le, e não só por todas as caracteristicas q ela tem, mas pelo proprio fato de hoje em dia Tolkien ser um Classico da literatura mundial!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo