• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ponderações sobre o filme O Hobbit

No intuito de querer que O Hobbit não seja completamente diferente da Trilogia, às vezes nos preocupamos demais; esquecemos, por exemplo, que PJ como produtor, Philippa Boyens, Andrew Lesnie, Alan Lee, John Howe e toda a equipe de PJ que estão trabalhando em O Hobbit terão uma enorme influencia estilística, sendo que possivelmente deixarão o filme quase com a mesma cara da trilogia . PJ e Del Toro com certeza sabem que é preciso manter, acima da fidelidade, o espírito do livro, as mesmas psicologias singulares de cada personagem; mas acho que saberão trabalhar habilmente no intuito de mostrar uma certa continuidade em personagens como Gandalf, Gollum, Elrond e Bilbo. Não há razão para moldá-los do zero novamente. Tudo já está pronto, por assim dizer, pegando como referência os aspectos da personalidade que deram certo na trilogia.. Neste ponto, sobra mais tempo para desenvolver personagens inéditos, como Bard, Thranduil, Thorin, Beorn, Smaug e Gwaihir. Creio que a participação destes (na integração com a estória) se dará de maneira prioritária, já que estamos bem familiarizados com os outros principais. Tendo em vista que serão dois filmes (até onde se sabe), e ainda mais por termos menos personagens nestes do que em SDA, sobra mais tempo para que Del Toro e PJ trabalhem no sentido de melhorar os aspectos "negativos" da trilogia. PJ já deve tê-la visto milhares de vezes e anotado os pontos que o incomodam, a ponto de orientar ou trocar uma idéia informal com Del Toro no sentido de servir como uma troca de experiências que ajudem o Del Toro a seguir por um caminho mais seguro e menos incerto.


Além de não termos pela frente uma história tão difícil de ser adaptada, temos a vantagem de alguns personagens já estarem definidos numa caracterização exemplar na trilogia de PJ, o que, caso fosse diferente (se a trilogia não tivesse sido adaptada tão bem), demandaria um tempo muito maior para moldar a personalidade dos mesmos a partir de um novo ponto de vista e fazê-los funcionar; seria como um tiro no escuro. Como existe a trilogia como exemplo de como se deve trabalhar tais personagens, sobra tempo para novas situações (estas, embora inéditas, são familiares), personificadas nas novas culturas, como a dos homens de Esgaroth, os Elfos de Mirkwood, os Anões e Beorn; além de novas paisagens e arquiteturas, trilha sonora, ângulos de tomada, etc; mas tudo pegando como base o ritmo e o espírito com que questões semelhantes foram trabalhadas na trilogia. Sinto que é possível Del Toro e PJ trabalharem com a questão da inocência pegando como exemplo o início de Sociedade do Anel . Ali vemos uma inocência exata, sem que, para isso, seja preciso infantilizar (no sentido literal) a estória. É verdade que O Hobbit foi escrito para crianças, mas é complicado fazer tal afirmação como se Tolkien não admitisse que fosse possível qualquer criança lê-lo e não sentisse o horror (ou medo) da Batalha dos Cinco Exércitos ou mesmo de Smaug. Além disso, uma criança hoje em dia é mais ciente do mundo à sua volta do que uma criança de antigamente. Biológica e psicologicamente elas amadurecem mais cedo atualmente do que na época em que o livro fora escrito. Por isso, se muitas crianças adoraram a trilogia cinematográfica, não teria por que não gostarem de O Hobbit caso este filme resgate a inocência do Condado mas mantenha o clima sério e adulto nos momentos que o pedem, embora em muito menor grau, naturalmente, em comparação à trilogia

Só acho mesmo que animais carregando talheres, bolsa falante e Trolls mongolóides e com aqueles diálogos claramente infantis não precisam ser transpostos para as telas. É certeza que esses trechos não estarão nos filmes pelo simples fato de que é preciso manter a coesão, o clima que deu certo na trilogia. Não haveria motivos para destoar daquele clima, até pq o mundo é o mesmo, os personagens mais importantes idem , e o senso de perigo continua, embora de forma menos intensa. Temos em O Hobbit um medo que se refletirá de verdade nos personagens apenas no confronto contra Smaug, na Batalha dos Cinco Exércitos e na Floresta das Trevas, enquanto que na trilogia o medo é constante ou predominante desde que Frodo é ferido no Topo do Vento. O medo e o senso de seriedade é mais próximo e onipresente pq Sauron já tinha se declarado. Em O Hobbit temos, antes de tudo, uma deliciosa aventura em busca de tesouros, e todos os perigos decorrentes de tal decisão são fatores menos proeminentes do que a ação de Sauron,a traição de Saruman ou a própria malevolência do Um Anel à altura da Guerra do Anel . Sem estes ingredientes, O Hobbit ganha um ar menos soturno e desesperador. E certamente Del Toro PJ levam em consideração que só mesmo se não tivesse existido a trilogia seria possível adaptar O Hobbit de maneira totalmente nova, o que seria um risco tremendo, diga-se.
 
Depois de ler todas essas ponderações acima referentes ao O Hobbit eu pude entender melhor o que está por vir.

Espero que a experiência de ter Feito a Trilogia possa beneficiar bastante mais uma obra de Tokien que será mostrada ao mundo através das telonas.

Vamos torcer para que seja mais um sucesso!!!
 
Belo texto, Roy! Concordo com o que disse em grande parte dele.
Só algumas coisas que eu acho que devem ser levadas em conta quanto ao molde do personagem Bilbo.

Talvez tenha ficado um pouco confuso no seu post, mas com certos personagens (Gandalf, Elrond e Sméagol) dá certo o negócio de, nas suas palavras, "mostrar uma certa continuidade". Mas, no caso do Bilbo, acho que deve ser exatamente o contrário. O Bilbo de O Senhor dos Aneis é quem deve dar continuidade ao Bilbo de O Hobbit. Claro, a essência do personagem deve ser a mesma, mas algumas características do Bilbo já conhecido pelos expectadores da Trilogia não podem existir no jovem Bilbo (ao menos não desde o começo do filme). Bom, é isso!
 
Belo texto, Roy! Concordo com o que disse em grande parte dele.
Só algumas coisas que eu acho que devem ser levadas em conta quanto ao molde do personagem Bilbo.

Talvez tenha ficado um pouco confuso no seu post, mas com certos personagens (Gandalf, Elrond e Sméagol) dá certo o negócio de, nas suas palavras, "mostrar uma certa continuidade". Mas, no caso do Bilbo, acho que deve ser exatamente o contrário. O Bilbo de O Senhor dos Aneis é quem deve dar continuidade ao Bilbo de O Hobbit. Claro, a essência do personagem deve ser a mesma, mas algumas características do Bilbo já conhecido pelos expectadores da Trilogia não podem existir no jovem Bilbo (ao menos não desde o começo do filme). Bom, é isso!

Isso será um "abacaxi" para PJ e GDT descascarem, não tenho a mínima idéia de quem seria indicado para o papel de Bilbo. Porque de nada adianta um roteiro excelente, uma direção excelente e um ator que não responda as expectativas. O cara que for selecionado para "viver" Bilbo vai ter que tentar "iniciar" a personagem para que o Bilbo do LOTR seja a continuação.

E a ansiedade aumenta a cada vez que falo sobre esse filme!
 
tambem tenho o maior medo disso..mas tambem acho q nao vai estar nos filmes exatamente por ser totalmente diferente do que vimos nos filmes anteriores, assim iria parecer q estavam falando de outra serie...

mas alguém lembra se o livro Senhor dos Aneis tem algum animal falante?? to esquecido...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo