• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pólvora na Terra-Média?

Acho que Sauron confiava quase que inteiramente no tamanho de seu exército, dispensando um artifício como a pólvora. Neste ponto, ele era mais prepotente que Saruman.
 
Mas não acredito que foram os magos que começaram a manipular a pólvora. Mesmo não havendo sitação nenhuma nem contra, nem a favor, acredito que os homens de Númenor já chegaram a ensaiar o uso deste produto químico como arma.

Os navios do final do reino do Homens do Ponente eram declarados como fortalezas aquáticas e tenho dificuldades em visualizá-las sem canhões.

Mas isso é apenas um ponto de vista meu.
 
Bom, na minha opinião, o que Gandalf tinha era magia mesmo, não pólvora.

Pelo que eu sei, a pólvora vem da Segunda Era. Os Numenoreanos, nos seus últimos dias, tinha o poder da pólvora sim, por isso venceram os elfos em Tol Eressëa, mas essa tecnologia foi perdida quando a Ilha afundou, e por isso, Gondor não possuía esse poder.

Sarumam sim, pode ter algo parecido com pólvora, mas não faz lá muito sentido. Se ele tivesse, por que os Uruks não possuíam canhões, ou pelo menos alguma arma de fogo?
 
Talvez pelo difícil acesso aos elementos para a confecção da própia, como mencionado anteriormente. Porque a mistura em si não é de todo um bixo de sete cabeças.
É o único motivo que considero plausível, mas nem tanto...
 
Esse é um ponto complicado da estória... Talvez tenha sido tornado maior com o filme. Pelo que me lembro do livro, essa parte de explosão não ficou bem explicada, lembro de falar da explosão/estouro de um raio, barulho ou coisa assim...
Bem, se houvesse uma explosão de "pólvora", elemento fogo, acabaria por destruir um nazgûl? Destruir por completo? Se sim, então Saruman e Gandalf deveria ter usado isso nas batalhas contra Sauron. De preferência, diretamente!! Seria muito mais fácil, não acham??:lol::twisted:
 
Sarumam se utiliza de polvora sim, mas não quer dizer que ele dominava a tecnica... ele estav recem projetando seu uso na guerra... os propios uruk hais( é assim que se escreve?) eram novidade... Outro ponto que ele ainda não dominava era a confecção de aneis magicos, mas ele estava chegando lá... A polvora na vida real não chegou acabando com a luta corpo a corpo, ela foi aprimorada como tecnica de guerra... O advento do canhão mudou bastante coisa, antes um tribuche causava muito mais estrago que polvora sem um amplo projetil... e pra fazer canhão, é necessario dominar outras ciencias como a metalurgia...
 
Esse é um ponto complicado da estória... Talvez tenha sido tornado maior com o filme. Pelo que me lembro do livro, essa parte de explosão não ficou bem explicada, lembro de falar da explosão/estouro de um raio, barulho ou coisa assim...
Bem, se houvesse uma explosão de "pólvora", elemento fogo, acabaria por destruir um nazgûl? Destruir por completo? Se sim, então Saruman e Gandalf deveria ter usado isso nas batalhas contra Sauron. De preferência, diretamente!! Seria muito mais fácil, não acham??:lol::twisted:

eu queria ver acertar um nazgul com polvora... só se for com flecha que nem a do rambo:lol:
 
Acredito que se ouvesse um uso de pólvora como arma de guerra na época de Númenor, seria alguma coisa como os canhões chineses, que na verdade expeliam projéteis não uniformes e mais leves, para alcançar maiores distâncias (normalmente feitos de pedra).

Portanto, ainda era uma forma de ataque primitiva mesmo tendo sido inicializada no final do Império Númenoriano.

Acredito também que a arte da pólvora não foi totalmente perdida, mas somente perdeu seus mestres, tendo que ser reestudada para voltar a sua utilização. Não ficaria surpreso se ouvesse um relato de que em Umbar ou entre os corsários algum canhão (ou ao menos um ensaio do mesmo) pudesse ser encontrado.
 
Mas vale lembrar que, para muitos povos, a pólvora era "mágica", uma coisa de alquimistas, não fruto de tecnologia. Acredito que foi por esse motivo q PJ resolveu explodir a muralha de Helm com uma bomba, ao invés de de utilizar um raio ou algo do gênero.
 
Mas vale lembrar que, para muitos povos, a pólvora era "mágica", uma coisa de alquimistas, não fruto de tecnologia. Acredito que foi por esse motivo q PJ resolveu explodir a muralha de Helm com uma bomba, ao invés de de utilizar um raio ou algo do gênero.

Não foi o Pj o responsavel pelo uso da Bomba, mas sim o proprio Tolkien Pj apenas deu mais destaque a essa situação, se ele pusesse por exemplo Saruman lá no topo de Orthanc conjurando algom com palavras mágicas e de repente um raio cairia sobre a muralha e a destruiria talvez seria ainda mais diferente do que está no livro ou mais interessante depende da interpretação.
 
Sarumam meio que representa o progresso, a industrialização nociva, o novo em função de detonar os recursos...
E a polvora mudou todo o advento da luta corpo a corpo, mudou as questões de "bravura" em combate...
E acho que a polvora é só mais um simbolo encutido no personagem de Sarumam do conhecimento aplicado ao caos( na verdade aplicado a uma ordem totalitarista)...

Concordo!

Me lembro de ver no filme Saruman preparando a bomba e Grima perguntar se era algum tipo de magia. Para muitos, a polvora seria considerada magia.
 
Para mim a utilização da polvora não era uma "tecnologia" avançada para época, visto que o Gandalf já a utilizava em seus fogos de artificios, mas o Saurumam o deu uma nova utilidade. Bem parecido com a história do nosso mundo onde os chineses já utilizavam a polvora para fazer fogos de artificios e mais tarde outros povos o utilizavam como bomba.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo