1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pólvora na Terra-Média?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Senhor_de_Gondor, 19 Fev 2008.

  1. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Até onde foi o uso dessa tecnologia na Terra-Média? Saruman a usava, mas mais por conhecimento, pois isso não é considerado magia(n me lembro se ele usou aquela bomba só no filme), aliás, ouvi boatos de que os Númenorianos no auge de sua ciência usavam a pólvora, mas será que Gondor a herdou para uso de canhões ou algo parecido com tal ou essa tecnologia, se existia, se perdeu no Akallabéth?
     
  2. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Era um artifício de Saruman. Ele estudou muitas coisas e inclusive os artifícios do fogo.
    No capitulo o Abismo de Helms Saruman usou uma "bomba" para explodir o muro externo de Helms e o próprio Aragorn disse: "Bruxaria de Saruman", mas na verdade era apenas uma "bomba", coisa que Aragorn não sabia.
     
  3. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Sim, mas todas artimanhas usadas que não fossem conhecidas, tendo sido executadas por um mago da classe mais poderosa, óbvio seria considerado magia!
     
  4. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    No mínimo deveria ter sido criada por um sábio ou um mago muito experiente em artes de fogos.

    Ou talvez até mesmo aprendido a arte em Aman, para depois trazer para os Numenorianos e consecutivamente a Saruman, mais eu duvido que Saruman fora o primeiro que descobrira isso.

    Tolkien ao meu pensar não usou muito destes artífices porque não se encaixaria muito com a Terra Média e com as raças lá estabelecidas e toda sua história.
     
  5. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Foi até bom Tolkien não colocar muitos recursos pré-modernos como a pólvora em suas obras. Acho que iria descaracterizar seus trabalho.

    A parte de Saruman já tá de bom tamanho.
     
  6. Lyvio

    Lyvio Usuário

    O fato de Saruman usa a polvora foi um modo que tolkien utilizou nas obras para mostrar o quão conhecedor era Saruman e quanto perigosos ele poderia se tornar caso se aprofundasse mais nisso, mostrando ainda que o mago estava a frente do seu tempo com esse tipo de tecnologia, porém o Mago não soube aproveitar para fazer dessa arma objetos de muito maior poder e utilidade que arcos tais quais armas muito mais muito rusticas porém melhores e mais eficientes que arco e flecha podendo colocar em risco até o poder de Saurom que pelo que me lembro não usa esse tipo de tecnologia.
     
  7. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Algum tempo atrás alguns usuários postaram sobre algo relacionado a isso.

    Achei muito interessante essas colocações.
    O que acham?
    Para mim faz todo o sentido.
     
  8. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Sarumam meio que representa o progresso, a industrialização nociva, o novo em função de detonar os recursos...
    E a polvora mudou todo o advento da luta corpo a corpo, mudou as questões de "bravura" em combate...
    E acho que a polvora é só mais um simbolo encutido no personagem de Sarumam do conhecimento aplicado ao caos( na verdade aplicado a uma ordem totalitarista)...
     
  9. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido


    Se você ver esse meu post, a pólvora ela não necessariamente foi criada pelo Saruman, acho que ela existia antes. Veja os trechos dO Hobbit em que fala sobre a pólvora.


    Post:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  10. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Acho que criada realmente não, mas forjada na base da ciencia é meio que merito dele...
    vejo bem como foi a questão da polvora pra china e como foi para os outros povos que tiveream contatos com ela depois...

    a diferença é que realmente não sei dizer se um povo antes manejava a polvora...

    sei que o Gandalf tinha um bom dominio da mesma...
     
  11. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Sem falar na indústria de criação de armas que ele fez....
     
  12. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Gandalf tinha sim o bom domínio, mas não pensou em usa-la como arma, talvez por que não soubesse torna-la dessa forma, ou por que não queria, mas Saruman tinha um Grande conhecimento sobre Pólvora sendo servo de Aulë, se bem que não há trecho que mostra que Saurom sabia usar essa tecnologia mesmo sendo servo de Aulë, se eu não estiver engando e alguém achar, pode postar aqui seria interessante para a discurssão.
     
  13. Fazion

    Fazion Yippee-ki-yay!

    Sem dúvida a pólvora já era uma arte mais antiga. Digo de antes da 3ª Era.
    Se ela fosse usada de um jeito mais simples poderia até passar despercebida, como no caso dos fósforos e dos fogos de artifício.
    Até que a mente doentia de Saruman a colocou como arma.
    Me admira Sauron não te-la usado para nada.
    Uhn... porque não teria usado? Seria desconhecido por ele? Mas afinal ele não tinha certo "acesso" a mente de Saruman devido ao Palantír? :think:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Jose_Alicio

    Jose_Alicio Amigo-dos-elfos


    Gandalf tmb usava a polvora nos seus fogos de artificio e em suas magias tmb ou estou errado?

    Abraços.
     
  15. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    fogos de artificio sim

    a polvora parece ser usada mais como ciencia do que magia... o que não impede os incultos de a verem como tal

    a magia para Tolkien parac se basear mais no poder da palavra/musica do que em elementos fisicos/quimicos...

    quanto ao que o fazion colocou, vou ter de pensar:lol:
     
  16. wsnjr

    wsnjr Sir Auron

    Bom acho que esse conhecimento era mais pros magos mesmo, pois as únicas demonstrações que vi de pólvora foram os fogos de Gandalf e a bomba de Saruman.

    Cara taí uma ótima pergunta, mas eu acho que foi prepotência do Sauron mesmo, pois se ele já tinha aqueles exércitos gigantescos e seres poderosos como os Nazgul sob o seu controle, pra que ele ia perder tempo com pólvora? Pois eu creio que mesmo com o conhecimento de como fazer a pólvora, devia ser bem complicado produzí-la.
     
  17. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Na verdade Sauron não precisava de usar bombas como as de Saruman, até porque seus exércitos eram muito mais poderosos e ele usava diversas armas desde catapultas a siege towers, grond, olifantes e olog hai a seu serviço.
     
  18. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Sauron é muito esperto, deve haver uma justificativa para ele não usar a pólvora, talvez porque o custo/benefício não valesse a pena, deveria ser um matérial muito complexo pra se conseguir naqueles tempos. Além disso ele tinha a magia negra forte ao seu lado, principalmente a dos Nazgûl o que superaria qualquer necessidade do uso da pólvora, só confirmando o que o Belfalas falou.
     
  19. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Essas coisas "diferentes" que explodem (pólvora) não se tinham conhecimento naquela época, não é atoa que um simples fogo de artificio de Gandalf fazia uma repercução enorme.

    Como o Belfalas_77 disse, teria descaracterizado muito as obras do Mestre.

    Abraços!
     
  20. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem, covenhamos que qualquer nazghul que estivesse junto a Bomba de Saruman no instante da explosão desapareceria por completo, afinal o rei bruxo morreu com uma espada encravada nele, então uma bomba acabaria com eles e no meio de uma orda de orcs faria um estrago devastador, mas como disseram, talvez para conseguir polvora fosse muito dificil e complicado por isso foi pouco utilizada, era uma "iguaria", não comivel ná época poucos tinham acesso a ela e os que tinham acesso a tinha em pouca quantidade.

    Acho eu que aquela bomba usada por saruman demorou muitos anos para ser pronta ele já estava trabalhando nisso antes de se revelar.
     

Compartilhar