• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Política em Geral

Como está a Situação Política hoje?


  • Total de votantes
    38
  • Votação encerrada .
algo pro futuro.
Mas eu vi muita gente comum comemorando o fim de mais um imposto imposto (sacou o lance? :dente:).

Uma minoria. O brasileiro aderiu ao discurso do presidente Lula, de que o fim da CPMF era a causa dos ricos sonegadores.

Segundo a pesquisa da Brasmarket:


O instituto perguntou aos entrevistados qual a real motivação que levou o Congresso a extinguir o tributo. A maioria respondeu que o fim do "imposto do cheque" se deveu ao interesse da oposição em prejudicar o presidente Lula (30,8%) e em benefício de ricos e empresários (23,4%). Para 17,9% dos entrevistados o interesse no fim do tributo foi do povo em geral e para 11% o benefício é dos mais pobres. Outros 17% não quiseram opinar.

fonte: http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=7&id_noticia=207729&editoria=
 
Última edição por um moderador:
Olha só, matador de balrog: :g:

Ou seja, o governo contava com os ovos no c* da galinha e se f**** por isso.

Justamente porque existem projetos em questão e um modelo econômico a ser defendido. A prova que está funcionando? Já comentei ali em cima, taxa selic 0,5% menor (11,25%) do que o previsto e um crescimento de 5,3%, maior do que o previsto. Além do investment grade que só será alcançado com a manutenção do superávit e consequente redução da relação dívida pública/PIB que hoje é de 44% (já foi maior, 6 anos atrás, alguém?).

O que isso explica? o que eu já comentei em algum lugar, existem etapas pela qual um país passa antes de realizar uma reforma tributária e seja qual for a reforma o primordial é que ela seja linear ou o país quebra. O maior exemplo de como isso tem que acontecer? Fácil. Crescimento econômico de 5% ao ano faz com que as exonerações possam ser mais frequentes assim que a relação da dívida caia também e consequentemente o superávit possa se tornar um esforço menor, bem como os ajustes nos gargalos (como previdência pública).

Não faz parte do que tá se discutindo, mas tá incluso já que eu falei em previdência. O Crescimento proporciona um maior número de contribuintes com o INSS (vide o recorde de empregos criados com carteira assinada nos últimos anos) e isso já o primeiro passo para esse problema e alivia os recursos públicos.

Ou seja, sobretaxar o que tiver pra compensar a perda da CPMF, independente da vontade dos eleitores dele.

Os eleitores (eu, tu, etc) são técnicos tributáristas? São economistas? Whatever? Óbvio que eu queria um Chile com 18% de carga tributária, mas WTF? Tem algumas coisas que não podem ser feitas, ninguém aprendeu mais com isso do que o próprio PT quando chegou ao poder. Não é porque existe um sentimento entre as pessoas de que o país precisa do fim da CPMF e menos impostos que o governo vai acatar com isso sem arcar com as responsabilidades. É ônus do governante não só a colheita de frutos, mas também a animosidade em relação as medidas necessárias para tentar resolver os problemas que um páis como o nosso enfrenta. (Acho que aqui o populismo no conceito de alguns cai por terra, mas tudo bem, eu não discuto mais populismo em 2008)

Me diz como sobretaxar outros impostos será necessário nesta Reforma? Sério. Pq até agora, essa sobretaxa vem pra tapar buraco e não investir em algo pro futuro.

Ninguém sabe até quando a sobretaxa vai durar. Temos coisas importantes em andamento como o PAC e o PDE, além da saúde que por sí só consome mais de 40 bi. Estavam previstos para o início desse ano a exoneração de setores industriais que agora não se sabe mais se vai existir (cadê a FIESP e o senhor Paulo Skaf na hora de defender o setor produtivo?). A sobretaxa veio sim como tapa-buraco, nisso eu concordo contigo, mas novamente foi necessário, já que ninguém deu uma solução viável. Somente a Senadora Kátia Abreu (DEM) como eu citei ali antes, baseada em corte de fumaça e em comprometimento do superávit.

E isso era a proposta inicial ou era a proposta fim de festa, quando o governo viu que ia perder?

Essa era a proposta que 8 dos 13 senadores do PSDB aceitaram , antes, bem antes do fim da festa. Só que o líder Arther Virgílio (PSDB-AM) ameaçou sair da liderança e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ameaçou sair do partido. Com a justificativa de não criar um "racha" dentro do partido entre a ala Fernandohenriquista e a "outra", eles fecharam questão em torno do não, mesmo a contragosto da maioria.

A proposta de final de festa, que foi a mais importante na minha opinião, foi a de prorrogar a CPMF por mais um ano apenas e nesse ano discutir a agenda da reforma tributária em consenso. MAS quando Pedro Simon (PMDB-RS) foi a tribuna e disse que essa era uma chance única, não importava se era fim de festa ou não, ele foi execrado pelo DEM e pelo Arthur Virgílio que o chamou de vendido (Simon é contra a CPMF). Ou seja, perdeu-se uma grande oportunidade.

Ah, Rodrigo. Eu não estou zoando não, eu realmente queria entender o que perguntei.

Mas eu respondi o que tu perguntou.

1) Sim, eu esperava uma sobretaxa maior.
2) Sim, eu sou petista, e meu pensamento tá todo justificado nesse post e no outro.

Tisfê disse:
O executivo também tinha aumentado o piso pra cobrança da CPMF, de modo que excluía mais de 90% da população de pagar o imposto. Ela recairia só pra quem movimentasse algo em torno de uns R$ 2.800,00 se não me engano.

Rodrigão aumentou o karma dele com esse post :hanhan:

E porque eu falo corrobora!

:lol:

O governo cogitou que o teto progredisse até R$ 4.500,00 com o tempo.
 
Ainda sim, o Governo está fazendo muito pouco pra quase dez anos de poder. Hoje mesmo li um artigo sobre a Previdência Social onde foi feito um estudo sobre as fontes do Governo. A conclusão foi de que os mais pobres estão pagando a conta por causa das taxas sociais que consomem quase 90% do que deveria ser aplicado. Quem ganha até dois salários mínimos paga o dobro de quem ganha acima de 30 salários mínimos. Assim não há mesmo equação que feche as contas das gastança governamental.

Se o país não quebrou com a arrecadação recorde de quase R$ 900 bilhões em impostos, não vai ser agora com fim da CPMF que isso irá ocorrer. E quem disse que é preciso ser tributarista para sentir os efeitos da alta carga de impostos? O que não concordo é que para se criar uma contribuição, basta um decreto e da noite para o dia está criada. O mesmo não ocorre na hora de extinguir o mesmo. Aí tem de haver negociação, muitos estudos e blábláblá... e justificar sua permanência. Para criar não há consulta, mas para tirar tem de ter referendo?
 
Elring disse:
Ainda sim, o Governo está fazendo muito pouco pra quase dez anos de poder. Hoje mesmo li um artigo sobre a Previdência Social onde foi feito um estudo sobre as fontes do Governo. A conclusão foi de que os mais pobres estão pagando a conta por causa das taxas sociais que consomem quase 90% do que deveria ser aplicado. Quem ganha até dois salários mínimos paga o dobro de quem ganha acima de 30 salários mínimos. Assim não há mesmo equação que feche as contas das gastança governamental.

5 anos, tu quer dizer né? Mas não importa.

O que eu não entendi foi essa matemática aí em cima. O artigo não é on-line? Se for passa o link pra nós, eu não consegui sacar a hora do "pagar mais", tá falando do INSS?

Se o país não quebrou com a arrecadação recorde de quase R$ 900 bilhões em impostos, não vai ser agora com fim da CPMF que isso irá ocorrer. E quem disse que é preciso ser tributarista para sentir os efeitos da alta carga de impostos? O que não concordo é que para se criar uma contribuição, basta um decreto e da noite para o dia está criada. O mesmo não ocorre na hora de extinguir o mesmo. Aí tem de haver negociação, muitos estudos e blábláblá... e justificar sua permanência. Para criar não há consulta, mas para tirar tem de ter referendo?

900 bi? Eu tenho outro valor aqui, não incluindo o mês de dezembro, mas de janeiro a novembro a arrecadação foi de 537 bi. (Fonte Agência Brasil).

E o déficit previdenciário tem sim caído. Como tu pode ler aqui:

INSS reduz déficit pelo segundo mês consecutivo

E não, não basta criar uma contribuição via decreto porque isso exige carater de uma emenda constitucional e por isso os 3/5 do senado são exigidos.
 
R$ 45,00 agora. A CPMF dava quase R$ 200,00. O que você tá reclamando? Lembrando que esses impostos não são pagos pela maioria dos brasileiros pobres, uma vez que grande parte não tem conta em banco, etc.

Acho que você está enganado em sua afirmação.
Eu trabalho no caixa de um mercado, em um bairro pobre da minha cidade, o que eu vejo de pessoas (moradores do bairro, pobres!) usarem de cartão de crédito, não faz lógica com a sua afirmação.

Existem 2 motivos pra isso:

1º: é um modo "fácil" de pagar as compras (Fácil no momento, pois quando chega a conta pra pagar, todos se assustam), é apenas passar o cartão e pronto, está pago, assim, eles podem comprar o mês inteiro sem precisar desembolsar um tostão durante o mês;

2º: É método usado pelas Casas Bahia para atrair clientes da classe pobre. O cliente pobre, que quase sempre compra no carnê, acaba comprando parcelado no cartão e a própria Casas Bahia faz o cartão pra ele, disponibiliza um valor para ele gastar durante o mês e aproveita pra por o valor do produto pra pagar junto com o cartão. Olha quanta vantagem não!?:think:
Como todos aqui sabemos, o que esses magazines mais gostam é da venda parcelada, pois além de ter uma porcentagem de lucro no valor a vista do produto, no parcelamento o produto atinge quase o DOBRO do valor normal. Nesse caso, as Casas Bahia ganha no valor à vista, no parcelado e em cima do cartão. Não é à toa que é o maior magazine do País. Saca só!:yep:

Então, acho que é por isso que os mais pobres vão acabar sentindo mais no bolso do que qualquer outra classe social do país.

Abraços!:cerva:
 
Guilherme disse:
Acho que você está enganado em sua afirmação.

Acho que o que você tá chamando de pobre é diferente.

Estimava-se em 2000 que só 15% da população brasileira tinha conta bancária. Esse número não deve ter sofrido grandes saltos até o ano passado.

E se não me engano, não é preciso ter conta em banco pra ter o cartão das Casas Bahia. Basta comprovar renda e o boleto chega na casa da pessoa todo mês, caso faça alguma compra.
 
Acho que o que você tá chamando de pobre é diferente.

Estimava-se em 2000 que só 15% da população brasileira tinha conta bancária. Esse número não deve ter sofrido grandes saltos até o ano passado.

E se não me engano, não é preciso ter conta em banco pra ter o cartão das Casas Bahia. Basta comprovar renda e o boleto chega na casa da pessoa todo mês, caso faça alguma compra.

E geralmente os seviços de cobrança são "terceirizados" por alguma financeira... Tipo BIG que usa o Hipercard.

E o boleto não chega todo mês, ele já é impresso na hora da compra (nas casas Bahia), tenho uns 3 aqui em casa. :mrgreen:
 
:lol:

Eu disse isso porque eu tenho o cartão das Casas Bahia e a fatura vem todo mês aqui pra casa :g:
 
O tópico começou com uma discussão sobre Política Brasileira de modo geral; logo, quando entraram TT1 e Lordpas (cujos debates são meus preferidos), virou uma guerra direita x esquerda, como já estava predestinado. :roll:

Acho que o problema da política são os jogos partidários: além da corrupção há os conchavos, o clientelismo. A transposição do Rio S. Francisco e a prorrogação da CPMF são bons exemplos: PT era contra quando era oposição, PSDB era a favor quando era governo; hoje PT é a favor porque é governo, e PSDB é contra porque é oposição.

E um detalhe essencial: nós precisamos ter acesso a dois veículos de mídia de ideologias opostas! Caso contrário ficamos alienados, e o que chamamos de opinião raramente é legítimo. Eu tenho em casa, por exemplo, Veja e Caros Amigos. Confesso que a primeira eu leio à força, porque é escancaradamente tendenciosa, mas mesmo assim leio, e concordo com algumas coisas (embora Reinaldo Azevedo seja um preconceituoso descarado e Diogo Mainardi um humorista de plantão). Muito discordo também de algumas idéias da C.A., geralmente quando sou propenso a idéias da Veja. De qualquer modo, o importante é ler de tudo, e sempre - importantíssimo - com o senso crítico bem apurado.
 
Última edição:
Uia o Tisfê é chique o negócio dele é com cartão enquanto eu tenho que ir lá todo mês entrar na fila e pagar (o bom das Casas Bahia é que tu pode pagar com 5 dias de atraso sem juros, estilo banco Real :g: ). :humpf:

Eriadan disse:
E um detalhe essencial: nós precisamos ter acesso a dois veículos de mídia de ideologias opostas! Caso contrário ficamos alienados, e o que chamamos de opinião raramente é legítimo. Eu tenho em casa, por exemplo, Veja e Caros Amigos. Confesso que a primeira eu leio à força, porque é escancaradamente tendenciosa, mas mesmo assim leio, e concordo com algumas coisas (embora Reinaldo Azevedo seja um preconceituoso descarado e Diogo Mainardi um humorista de plantão). Muito discordo também de algumas idéias da C.A., geralmente quando sou propenso a idéias da Veja. De qualquer modo, o importante é ler de tudo, e sempre - importantíssimo - com o senso crítico bem apurado.

Concordo, mas o mais prudente ainda é correr atrás de alguma fonte imparcial/fonte de dados que não tendencie nem prum lado nem pro outro. Aí cada um pode tendenciar sozinho com seus miolos.
 
Acho que o que você tá chamando de pobre é diferente.

Não compreendi.:think:

Estimava-se em 2000 que só 15% da população brasileira tinha conta bancária. Esse número não deve ter sofrido grandes saltos até o ano passado.

Será?!?!? Com a facilidade que existe hoje para se ter tudo que deseja através de por exemplo "o cheque", as contas bancárias devem ter disparado na porcentagem.

E se não me engano, não é preciso ter conta em banco pra ter o cartão das Casas Bahia. Basta comprovar renda e o boleto chega na casa da pessoa todo mês, caso faça alguma compra.

O cartão sim, apenas o cartão não é preciso, mas eu digo, o cartão de crédito das Casas Bahia. Você já chegou a ver? Não sei se é só pro interior, mas, aqui, existe um cartão amarelinho de crédito das Casas Bahia. Esse é necessário ter conta em banco ou estou tremendamente enganado. =)

Abraços!:cerva:
 
Bem, poderiamos analisar os canais de TV, a GLobo por exemplo, é clara contra o governo, o SBT, a favor do governo, Record Contra o Governo e Bandeirantes também, por isso acho que a Cultura é a mais imparcial isso em termos de TV, quanto a Revsits acho que a Istoé é a menos tendenciosa.
 
A Isto É tem uma cota de publicidade quase toda bancada por empresas do governo. É a menos imparcial delas.


Mais importante, é, como disse o Eriadan, ter acesso aos dois tipos de informação e saber interpretar os fatos direito. Ler tudo e ter algum bom senso. Nem td que a Veja ou a CA escreve é porcaria.
 
Sim, alguns tipos de Mídia passam para o público alguma informação "anti-governo". Mas, em qualquer tipo de Mídia, podemos ter a certeza, que tem o Dedinho do Governo lá. O Governo ainda interfere nisso.

Por mais que digam que temos a liberdade de expressão, ainda acho que o espiríto militarista vive nas entranhas do Governo.

Abraços!:cerva:
 
Falar de educação como prioridade é mais que uma obviedade.. mas o que esperar de um semianalfa eleito por 2/3 de ignorantes com sua eterna politica de pão e circo (Brasil sede da Copa 2014 e agora Rio 2016) como muleta milagrosa pro país crescer 30 anos em 7?
 
Falar de educação como prioridade é mais que uma obviedade.. mas o que esperar de um semianalfa eleito por 2/3 de ignorantes com sua eterna politica de pão e circo (Brasil sede da Copa 2014 e agora Rio 2016) como muleta milagrosa pro país crescer 30 anos em 7?

Ai que tá o problema, o Páis nunca vai prosperar, pois se 2/3 da população são mal informados e "ignorantes". Essa reforma deve partir do governo, mas com o presidente lá, isso, pode não vir a acontercer, por mais que falem que o Lula não toma decisão sozinho, ele precisa de câmara e senado, as coisas sempre são do jeito dele, por mais que APARENTEMENTE não seja benéfico para o Governo, em algum lugar da história, se torna sim.

30 anos em 7?
Poxa, diminuiu. Com o JK eram "50 em 5", o Lula é mais lerdo! kkkk


Abraços!:cerva:
 
Falar de educação como prioridade é mais que uma obviedade.. mas o que esperar de um semianalfa eleito por 2/3 de ignorantes com sua eterna politica de pão e circo (Brasil sede da Copa 2014 e agora Rio 2016) como muleta milagrosa pro país crescer 30 anos em 7?
Desculpa, Fúria, mas essa de falar que Lula é semi-analfabeto é das eleições de 90. E justificar as merdas do país por isso é pior ainda. Se duvidar os presidentes anteriores cometiam mais gafes ainda, mas à mídia não faria sentido publicá-las com o mesmo afinco, já que através delas não poderia convencer ninguém de que Collor ou FHC eram ignorantes.

E em 2002 Lula foi eleito por grande parte da classe-média também, e parte da alta.

Além disso, é como o Juliano falou: o governo é composto por uma base, não por uma figura, mesmo que se refira a um presidente.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo