• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Policial pode ser punido por lançar spray de pimenta em cão no Rio

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Corregedoria da Polícia Militar do Rio abriu inquérito para analisar a conduta do policial, que usou spray de pimenta contra a cadela Pantera no último domingo, na Rocinha, zona sul do Rio.

Na manhã de ontem, o policial, que não foi identificado, lançou o spray contra o animal, que não parava de latir. A ação provocou protestos de pedestres que passavam pela Via Ápia e de seu dono.

"Fiquei indignado. A Pantera é tão mansa que vive solta. Todo mundo aqui a conhece. Ela chegou em casa quase sufocada",
afirmou José Luiz Francisco, dono do animal.

Horas antes, policiais e traficantes trocaram tiros na comunidade. Um rapaz de 22 anos levou um tiro no braço esquerdo e está no Hospital Miguel Couto. Policiais passaram o domingo procurando outros dois homens que teriam sido baleados, mas nenhum ferido foi encontrado nas buscas.

O policial prestou depoimento ontem ao major Edson Santos, responsável pelo patrulhamento na Rocinha. O teor do depoimento não foi revelado.

José Luiz Francisco, dono do animal, foi procurado por policiais, mas não quis prestar depoimento sobre o caso.

Fonte
 
Se não me engano, naquele livro "A Elite da Tropa" o coronel lá do BOPE disse que em algumas operações era comum eles chegarem um dia antes com a prefeitura, recolherem e sacrificarem todos os cachorros com a desculpa de alguma doença ou coisa assim para que os vira-latas não latissem e chamassem a atenção dos traficantes quando a policia subia o morro.

Enfim, coitada da cadela, mas normal quando se trata da PM do Rio ou de qualquer outro lugar do Brasil.
 
Tem pessoas que são más por natureza e gostam de judiar dos animais. Se aproveitam da situação "do poder" e fazem isso. Se tivesse um periquito numa gaiola piando no ouvido dele acho que faria a mesma coisa.
Eu não acredito em pessoas más por natureza.
Eu vejo a ação desse e de basicamente todos os policiais como um longo treinamento para desumanizar os caras.
Afinal, como um policial poderia agir contra outros trabalhadores que, assim como ele, ganham pouco e estão protestando por melhores salários? Os policiais não tem compaixão? Claro que tem, mas ela é arrancada deles no treinamento da Policia, que vale lembrar, é uma treinamento MILITAR.
O Policial é treinado e preparado para agir assim, seguir ordens, obedecer comando...

Mas alguns vão dizer "Mas tem policial bom e policial ruim", mas e dai? O policial "bom" se for ordenado vai sim dar tiro de borracha em estudante, bater em grevista, e atirar pimenta na cara do cachorro, afinal, foi para isso que os treinaram, para isso que eles servem.
 
Mas alguns vão dizer "Mas tem policial bom e policial ruim", mas e dai? O policial "bom" se for ordenado vai sim dar tiro de borracha em estudante, bater em grevista, e atirar pimenta na cara do cachorro, afinal, foi para isso que os treinaram, para isso que eles servem.
Tem policial bom e policial ruim, tem médico bom e médico ruim, professor bom e professor ruim, não é a profissão que vai moldar o caráter deles, algumas pessoas simplesmente são más.
 
Eu vou discordar em termos, Felagund.
Não é questão de essencializar a discussão. Mas existe gente ruim, uai. Existe crueldade em determinados indivíduos, independente de um eventual treinamento desumanizador.
O treinamento militar desumaniza? Até certo ponto sim, posto que os inferiores na hierarquia são obrigados a obedecer as patentes mais altas e ai de quem questionar ordens. Mas numa ação na favela, os subordinados podem cumprir o seu dever sem necessariamente abusar do poder que têm. O uso de spray de pimenta em uma cadela foi ordem? Não, foi crueldade, foi abuso...
Não é questão de demonizar a polícia. Ela é necessária, embora eu seja crítico do uso político que dela é feito com freqüência e de sua própria organização institucional. Nessas situações referentes ao uso político, vemos policiais dar tiro de borracha e jogar bombas de gás em professores grevistas ou bater em estudantes em protesto, situações a que se reportou...
Mas enfim, não é uma questão simples...
 
Tem policial bom e policial ruim, tem médico bom e médico ruim, professor bom e professor ruim, não é a profissão que vai moldar o caráter deles, algumas pessoas simplesmente são más.
Mas é diferente cara.
Quando eu digo que o Policial vai ser "mau" é pq ele precisa obedecer as ordens que lhe são passadas.
Diferente de um médico, o policial passa por um treinamento militar. É ensinado a ele a seguir ordens, obedecer hierarquia, ter disciplina e agir da forma que o treinaram.
Nesse caso, ele pode alegar que a cadela estava atrapalhando a operação e que ele a espantou.
O que eu estou querendo dizer é que um policial é treinado para se ver livre de consciência, de ressentimento e etc.

Tem um artigo, vou buscar e coloco aqui, de uma psiquiatra que trabalhou na PM paulista e deu varios relatos de que, com o tempo, varios policiais não sentiam mais nada. Matavam e não sentiam culpa, perdiam totalmente a compaixão.
Tem cara que já chega na policia furioso, pronto pra sair dando tiro.
Por isso que é completamente diferente cara, existe policial bom e ruim? Talvez, a questão é que os dois, se receberem a ordem para isso, vão agir da mesma forma ou pior do que com essa cadela.
 
Eu vou discordar em termos, Felagund.
Não é questão de essencializar a discussão. Mas existe gente ruim, uai. Existe crueldade em determinados indivíduos, independente de um eventual treinamento desumanizador.
O treinamento militar desumaniza? Até certo ponto sim, posto que os inferiores na hierarquia são obrigados a obedecer as patentes mais altas e ai de quem questionar ordens. Mas numa ação na favela, os subordinados podem cumprir o seu dever sem necessariamente abusar do poder que têm. O uso de spray de pimenta em uma cadela foi ordem? Não, foi crueldade, foi abuso...
Não é questão de demonizar a polícia. Ela é necessária, embora eu seja crítico do uso político que dela é feito com freqüência e de sua própria organização institucional. Nessas situações referentes ao uso político, vemos policiais dar tiro de borracha e jogar bombas de gás em professores grevistas ou bater em estudantes em protesto, situações a que se reportou...
Mas enfim, não é uma questão simples...
Então, só pontuando sobre a questão da maldade.
Quando eu disse que não acredito em pessoas naturalmente más, é pq nao acredito que ninguem nasce com o "gene da maldade" por dizer assim.
Acredito sim em construção social-psicológica na geração de sociopatas, psicopatas, pessoas agressivas e por ai vai.
Acho que talvez agora tenha me feito mais claro, claro que eu acredito e sei que existem pessoas más, ruins, agressivas por ai, eu só acho que ella nao virou aquilo do nada, muito menos que ela nasceu daquele jeito.
 
Eu posso até fazer um esforço para entender a situação do policial. Talvez o cão estivesse latindo ao seu lado e atrapalhado talvez a sua concentração.

Não sou policial e fica difícil de julgá-lo se estava certo ou errado. Estou tendendo a achar que foi exagero dele.

Se se fosse um outro animal? Um papagaio? O policial num canto do beco, proximo a uma gaiola debaixo do bicho e o mesmo cantando ou piando? O policial poderia fazer a mesma coisa né?

Bom, o homem normalmente é o produto do meio onde vive e se relaciona, mas é fato que exsitem pessoas más por natureza. O fulano pode ter tido de tudo do bom e melhor, pais amáveis, família estruturada e mesmo assim ter atitudes socialmente erradas ou uma índole voltada para a maldade.
 
Eu entendo a questão sobre a construção sócio-psicológica do sujeito. E sou sempre tentado a ver as questões sobre esse prisma, devido à minha área de estudos.
Não estudo psicologia, mas acredito também que pode haver alguma predisposição desde a mera agressividade até a psicopatia e sociopatia também. Se houver alguém dessa área, seria interessante uma apreciação nesse sentido.
 
O pior dessas coisas, além da violência contra o animal, é o ódio que se vai semeando na população contra os policiais. Acho isso extremamente nocivo, essa guarda da população contra quem tem a responsabilidade de manter a ordem e enfrentar o crime. Policiais são herois e assim deveriam ser considerados, como nossos militares também o são, e também são alvo de muita crítica rasa por aí.

A questão do treinamento militar eu não vejo como um mal, vejo como uma necessidade do trabalho policial MAS que deveria vir acompanhada de um treinamento social também, o PM deveria saber conciliar uma ação militar contra o crime com uma aplicação dessa ação em contexto social, consciente de muitas variáveis, e bem complexas.

Agora tenho que discordar do Felagund quando ele diz que 'a PM é assim'. Desculpa, isso eu não engulo, colocar a culpa em todo um corpo de policiais que, bem ou mal, fazem seu trabalham, garantem nossa segurança e mantém a paz. Eles não merecem ser tratados dessa forma por causa de um sistema político filho da puta que os instrumentaliza para fins ideológicos e por causa dos micro-sistemas de corrupção mantidas por uma dúzia de PMs em um Estado ou outro. E isso também é reflexo da péssima situação de trabalho desses profissionais.

Sobre maldade, já falei disso em outro tópico. Como cristão, lembro da teoria do pecado original: :lol: Não riam, não é balela, é até interessante. Em teologia dizemos que não herdamos o pecado de Adão e Eva (isso seria ridículo, pecados são individuais, não são 'herdados') mas o primeiro pecado introduziu uma cisão profunda na alma humana, que se tornou preponderadamente má, alienada de sua própria natureza, egoísta e apaixonada (paixão no sentido moral). Quando vejo essas notícias tenho mais certeza dessa teoria.
 
O cara errou, ponto. Agora jogar a culpa em toda uma corporação é exagero. Tem gente que adora sentar o pau na PM (aqui no RS BM) e esquece o serviço que ela presta.

Eu penso o seguinte. Quem deve ter medo e ser revoltadinho contra policial é bandido. Tirem eles das ruas como alguns desses gurizinhos-mimados-rebeldes-sem-causa querem para ver o que vai acontecer.
 
Ah, que grande delirio esse heroismo da PM...
Sem sacanagem, mas só pensa assim que é absurdamente conformado. Quem nunca saiu na rua para protestar nem pelo preço das batatas, quem nunca teve o desprazer de ser parado em blitz e ouvir ameaça de PM pq tinha bebido ( e nem dirigindo tava), quem nunca se envolveu em manifestação na faculdade ou qualquer coisa do tipo.

Tirem eles das ruas como alguns desses gurizinhos-mimados-rebeldes-sem-causa querem para ver o que vai acontecer.
Beleza, então quem se sente protegido por PM é tiozinho-leitor-de-veja-conformista que vive do trabalho pra casa. Jovem vive na rua, na noite, na faculdade, no protesto, e poucos (para não dizer nenhum) se sente protegido por eles.

Agora tenho que discordar do Felagund quando ele diz que 'a PM é assim'. Desculpa, isso eu não engulo, colocar a culpa em todo um corpo de policiais que, bem ou mal, fazem seu trabalham, garantem nossa segurança e mantém a paz.
Paz de quem? Que segurança?
A paz de quem mora no Jardins? No Morumbi? Ai sim, talvez seja, agora pergunta pros caras do Pinheirinho, da Paraisópolis, das favelas "pacificadas" do Rio o tão "seguro" eles se sentem nas mão dos PM's.
Eles garantem a propriedade privada e a manutenção da ordem imposta, isso realmente é inegável, e eles passam por cima de qualquer parâmetro ético para isso, isso também é inegável.

A questão do treinamento militar eu não vejo como um mal, vejo como uma necessidade do trabalho policial MAS que deveria vir acompanhada de um treinamento social também, o PM deveria saber conciliar uma ação militar contra o crime com uma aplicação dessa ação em contexto social, consciente de muitas variáveis, e bem complexas.
Brasil é um dos UNICOS países do Mundo que tem treinamento militar para a sua policia ostensiva, não é atoa que apenas a PM paulista matou mais em 1 ano do que todas as policias americanas em 5.
Isso não é mera casualidade, isso é assustador.
 
Todo esse post só pra fazer o mesmo que fez antes: generalizar.

E fazer ideologização burra. Pra criticar jovens rebeldezinhos sem causa não precisa ser burguês leitor da Veja não. Basta constatar um fato.

Que protestar? Proteste. Não havendo depredação de patrimônio público qualquer violência da PM é sim 'instrumentalização ideológica por parte do Estado'. Agora se os tais protestos vandalizam, perturbam, depredam o que é do cidadão, e avacalham com ele em seu dia-a-dia, as mais santas intenções da manifestação valem menos que merda.

O mesmo vale pra essa divisão de classes no que tange à ação da polícia. Isso é mais simples do que parece; a ação será mais violenta conforme a violência vigente no referido ambiente. Não é nada bonito, mas infelizmente é o estado e as condições em que a PM trabalha. Inevitáveis acontecerem esses abusos. Ou melhor, evitáveis, mas o Estado não tem estômago pra isso.

Agora, defendem a propriedade privada? É óbvio que defendem, é dever do Estado defender os direitos dos cidadãos de depredação, invasão, etc. Agora existe uma diferença entre usar a polícia como braço armado de ideologia partidária e usá-la em conjunto com projetos e medidas sociais que visem minimizar conflitos de interesses.
 
Última edição:
Todo esse post só pra fazer o mesmo que fez antes: generalizar.
Generalizar EM QUE? Eu estou falando da CORPORAÇÃO DA POLICIA MILITAR, não estou avaliando o comportamento do Cabo Nelson!

E fazer ideologização burra. Pra criticar jovens rebeldezinhos sem causa não precisa ser burguês leitor da Veja não. Basta constatar um fato.
Sim, basta ser reducionista, colocas qualquer tipo de estudante ativo em manifestações como "rebeldinho sem causa"e ridicularizar toda a discussão. Com certeza uma forma muito madura de debate.

Que protestar? Proteste. Não havendo depredação de patrimônio público qualquer violência da PM é sim 'instrumentalização ideológica por parte do Estado'. Agora se os tais protestos vandalizam, perturbam, depredam o que é do cidadão, e avacalham com ele em seu dia-a-dia, as mais santas intenções da manifestação valem menos que merda.
E qual de nós está mesmo generalizando?

O mesmo vale pra essa divisão de classes no que tange à ação da polícia. Isso é mais simples do que parece; a ação será mais violenta conforme a violência vigente no referido ambiente. Não é nada bonito, mas infelizmente é o estado e as condições em que a PM trabalha. Inevitáveis acontecerem esses abusos. Ou melhor, evitáveis, mas o Estado não tem estômago pra isso.
Certo, então qual o "nivel de violência" de um greve? Ou de uma manifestação de alunos? Ou de 3 muleques fumando maconha?
Qual o nivel de violencia da população do Pinheirinho?
Realmente, usar a força em casos como esse tem alguma justificativa para ser caracterizada como "inevitável"?

Agora, defendem a propriedade privada? É óbvio que defendem, é dever do Estado defender os direitos dos cidadãos de depredação, invasão, etc. Agora existe uma diferença entre usar a polícia como braço armado de ideologia partidária e usá-la em conjunto com projetos e medidas sociais que visem minimizar conflitos de interesses.
Só por defenderem o conceito de propriedade privada ela já é instrumento de ideologia.
Ideologia vigente, ideologia de Estado, mas ideologia mesmo assim.
 
Última edição:
Generalizar EM QUE? Eu estou falando da CORPORAÇÃO DA POLICIA MILITAR, não estou avaliando o comportamento do Cabo Nelson!

Sim, basta ser reducionista, colocas qualquer tipo de estudante ativo em manifestações como "rebeldinho sem causa"e ridicularizar toda a discussão. Com certeza uma forma muito madura de debate.

E qual de nós está mesmo generalizando?
Eu entendo a diferença entre estudante ativo e rebeldezinho. Assim como o Éomer. Você é que achou que não entendíamos.

Eu generalizo mesmo nesse assunto porque pra mim toda manifestação se invalidade quando as ações dos manifestantes, ao menos no geral, se deterioram para violência e baderna desnecessária. Ahh, há sim badernas necessárias, mas a linha não é tão tênue assim, sabe.
 
Eu entendo a diferença entre estudante ativo e rebeldezinho. Assim como o Éomer. Você é que achou que não entendíamos.

Eu generalizo mesmo nesse assunto porque pra mim toda manifestação se invalidade quando as ações dos manifestantes, ao menos no geral, se deterioram para violência e baderna desnecessária. Ahh, há sim badernas necessárias, mas a linha não é tão tênue assim, sabe.
E eu não duvido disso Paganus, só achei esse trecho:
Quem deve ter medo e ser revoltadinho contra policial é bandido. Tirem eles das ruas como alguns desses gurizinhos-mimados-rebeldes-sem-causa querem para ver o que vai acontecer.
Muito reducionista, quer dizer, a Policia não age de forma errada com os estudantes? Nenhuma pessoa que não seja delinquente deve temer a policia? Só se for a do RS, pq aqui em SP ta cheio de trabalhador, estudante, e etc com medo do policia.

Mas eu acho que fui agressivo, não foi minha intenção, se exagerei na "generalização" do leitor de veja e tals foi para tentar inverter esse argumento, que eu particularmente considero apelativo.

PS: Quanto a questão de manifestação virar bagunça e tudo mais.. Bem, isso é um pouco mais complicado, mas não considero necessariamente toda e qualquer forma de "depredação" invalida, tudo, claro depende da reivindicação.
 
PS: Quanto a questão de manifestação virar bagunça e tudo mais.. Bem, isso é um pouco mais complicado, mas não considero necessariamente toda e qualquer forma de "depredação" invalida, tudo, claro depende da reivindicação.

Pois é, a pessoa mais conservadora do mundo vai concordar que em certas condições extremas, a sua amada 'paz e ordem' é um obstáculo para a construção de uma verdadeira paz e ordem, que seja firmada no direito e não na manutenção de um status quo imoral.
 
Eu entendo a diferença entre estudante ativo e rebeldezinho. Assim como o Éomer. Você é que achou que não entendíamos.

A geração de 68, por exemplo. Essa sim era digna de respeito. Mas o movimento estudantil hoje em dia está cada vez mais burguesinho (vide as reivindicações). A corrupção comendo solta e eu não ouço um pio. Cade a agitação? Cade o protesto lá em Brasília? A UNE ainda existe ou está transformada em uma corja de pelegos? Agora quando é para questionar sobre policiamento em Campus e o direito sagrado de fumar o meu baseado numa boa daí o pessoal sabe fazer barulho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo