• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Polêmica- Os filmes de SdA são MELHORES do que o livro?

Ilmarinen

Usuário
Claro, não é, nunca foi, nem jamais será minha opinião mas uma batelada de gente concorda uma vez que, como o próprio Tolkien dizia sobre o livro...

The Lord of the Rings / Is one of those things: / If you like you do: / If you don’t, then you boo!

Foi também o próprio Tolkien quem disse que:

JRR Tolkien: 'Film my books? It's easier to film The Odyssey'
www.telegraph.co.uk › Film

E o Silmarillion, numa escala até maior, também provoca reações similares. Como essa adorável postagem de um amigo de Facebook ( trollador anti-tolkienista consumado) expõe muito bem:

1598205918023.png

Esse comentário do Peter Kreeft ( https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Kreeft) de 1979 talvez tenha influenciado a famosa memética forma do Boromir se expressar sobre como era uma empreitada arriscada tentar se infiltrar em Mordor na adaptação do Fellowship of the Ring.

1598206180364.png

Última edição:

Finarfin

Usuário
Eu gostava mais dos livros antes dos filmes.
Quando eu tinha na memória apenas os livros, a sensação era bem melhor. Os filmes de certa forma tiraram um pouco do meu gosto por Senhor dos Anéis. As coisas ficaram meio que indissociáveis.
Não que eu não tenha gostado dos filmes. Achei bem legais e tal. Mas a memória só do livro era bem melhor.
Não consigo mais pensar em Senhor dos Anéis sem vir uma sensação de enjôo que me remete à trilha sonora e à tonalidade da película. Enquanto que a memória só da leitura era bem mais leve e mágica.
Talvez eu devesse reler pra tentar apagar um pouco esse mal estar que vem dos filmes.

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Como eu comecei pelos filmes e depois livros pra mim a sensação foi muito melhor fazendo esse caminho :)

Eferos Masopias

Senhor dos Pastéis
Não posso deixar de dizer que achei os cenários do filme maravilhosos. Gostei muito dos atores, e nunca mais vi um filme com tanto gosto na minha vida. Foram 3 obras-primas.

Terminado esse elogio, acho que o filme ficou muito pior que o livro. Primeiro por motivos óbvio: Encaixar um livrão cheio de detalhes legais num filme não dá, e filme precisa maximizar atores, daí Arwen mesmo que vai salvar Frodo e o Bombadill some da história, ganhando aí um tempão no enredo.

Outra coisa foram muitas invenções superficiais e desnessárias, muito comentadas em outra parte do forum, como o exército elfo indo ao salvar Rohan no Forte da Trombeta. Não fez sentido.

O Livro é muito melhor

Melian

Período composto por insubordinação.
Polêmica- Os filmes de SdA são MELHORES do que o livro?
Não.

Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, estamos falando sobre mídias diferentes, formatos narrativos diferentes, mas ambos eficientes.

Pronto, já podemos voltar a falar sobre a existência ou não das asas dos balrogs.

Ilmarinen

Usuário
Acho, também, que depende do que gente considera "melhor" ou "pior"....Tolkien, a la Rosa e Poe é um "hábito adquirido", an acquired taste, cuja aquisição é tarefa não igualmente exequível pra todo mundo....O estilo de arcaismo na sintaxe, vocabulário e maneira de conjurar imagens e sequência narraativa não são muito compatíveis com as tendências a la Déficit de atenção e hiperatividade dos tempos atuais...O texto do Tolkien requer cumplicidade em um grau que outros artistas como Rowling, Rice e Bradley prescindem. Tolkien aponta um destino e acena correndo em direção a ele, vários dos outros nos colocam os arreios e nos tangem ou nos puxam pro rumo, visão ou ritmo desejado.

Um texto que lida muito bem com essas idiossincrasias do estilo do JRRT, que, inclusive, criam a polêmica dissonância cognitiva em torno das asas é esse aqui do Rateliff

"A Kind of Elvish Craft": Tolkien as Literary Craftsman

Última edição:

Haran Alkarin

Usuário
Boa parte de quem acha isso não concluiu a leitura de A Sociedade do Anel, ficou preso ali no Condado ou no máximo no Tom Bombadil...

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.495,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: