1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Polêmica! Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por BeorZenni, 29 Jan 2013.

  1. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

    [TABLE="width: 208, align: right"]
    [TR]
    [TD="bgcolor: #FFFFFF"]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    [/TD]
    [TD]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD="class: caption"]A pesquisa reúne evidência apresentada em outros estudos
    [/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]
    Um artigo de pesquisadores europeus, que será publicado na revista acadêmica Intelligence em setembro, defende a tese de que pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são menos propensas a ter crenças religiosas.



    O texto é assinado por Richard Lynn, professor de psicologia da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com Helmuth Nyborg, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e John Harvey, sem afiliação universitária.
    Lynn é autor de outras pesquisas polêmicas, entre elas uma sugerindo que os homens são mais inteligentes do que as mulheres.


    A conclusão é baseada na compilação de pesquisas anteriores que mostram uma relação entre QIs altos e baixa religiosidade e em dois estudos originais.


    Em um desses estudos, os autores compararam a média de QI com religiosidade entre países.
    No outro estudo, eles cruzaram os resultados de jovens americanos em um teste alternativo de habilidade intelectual (fator g) com o grau de religiosidade deles.


    Na pesquisa entre países, os pesquisadores analisaram média de QI com o de religiosidade em 137 países. Os dados foram coletados em levantamentos anteriores.


    Os autores concluíram que em apenas 23 dos 137 países a porcentagem da população que não acredita em Deus passa dos 20% e que esses países são, na maioria, os que apresentam índices de QI altos.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    caramba, que papinho...

    quer dizer que nos EUA, os mexicanos mantém os índices de religiosidade elevados, mas não reduzem o QI médio? sim, isso pq segundo a pesquisa, se o México não é uma exceção, então lá tb há a correlação entre religiosida e baixo QI.

    além disso, e mais importante, o estudo fala sobre correlação entre vartiáveis e isso não implica causalidade alguma. só vendo o estudo para saber se os pesquisadores cometeram esse "engano".
     
  3. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Conheço inúmeros exemplos históricos que desmentiriam essa pesquisa.
     
  4. Grimnir

    Grimnir Usuário

    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Manchete sensacionalista seguida de texto inconclusivo...
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Calib

    Calib Visitante

    • LOL LOL x 4
  7. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Onde está o Paganus quando precisamos dele? :jornal:
     
    • LOL LOL x 2
  8. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Provando a veracidade da enquete/estudo ao pedir a exclusão da conta em momento de raivinha e mimimi mostrando QI baixo e.... ohhh wait!
    /joke


    :jornal:
     
    Última edição: 30 Jan 2013
    • LOL LOL x 6

Compartilhar