• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poderosos de Tolkien

a maior força dos hobbits segundo tolkien, era que apesar de "fanfarrões", se tratavam de uma raça pura por natureza no coração.
 
a maior força dos hobbits segundo tolkien, era que apesar de "fanfarrões", se tratavam de uma raça pura por natureza no coração.
Pouca ambição (no pior sentido da palavra) também ajudou e muito. Como corromper com promessas de poder supremo alguém que não almeja ser muito mais do que já é?
 
sim, exatamente.
Porque eles gostavam das coisas simples da vida, e gostavam principalmente que elas permanecessem simples...
 
Gandalf, é claro como todos ai em cima falou. Aragorn seria tambem um bom nome, memso não tendo "poderes especiais" ele era magnifico e nem por isso se levou para o mal. Galadriel outro grande exemplo, e que grande. O Anel bem ali o alcane de suas mãos, o poder surpreendente. Ulmo que apesar de não gostar muito de "galera" era bem anti-social, ele não caiu em destruição indo para o mal. E ja falando de Valar(S) vito todos os outros praticamente.
Entre os homens além do Aragorn posso dizer tambem o Faramir, um grande homem entre os seus, que confiou no coração e na sua honra e deixou que Frodo continuasse seu caminho, ao contrario de Boromir seu irmão, mas que no final se redimiu.
 
Nem sempre os mais poderosos são realmente os mais poderosos em sabedoria, respeito, limite e valores.

E estes grandes entre os grandes infelizmente escolheram um caminho pelo qual não haveria volta. Todas as suas atitudes de um modo geral foram atittudes que contrariaram o coração de Iluvatar profundamente e desta forma, esses poderosos ficaram predestinados a cair na escuridão do sofrimento e amargura sem retorno.

Os tidos como fracos muitas vezes, pela humildade e respeito e amor se lavantam como gigantes sobre os grandes.

Exemplos: Frodo, Sam, Gimli, Gandalf, Faramir, Thorin Escudo de Carvalho dentre outros.
Todos se tornaram grandes pela grande personalidade e caráter ao longo de suas vidas.
 
Sobre esse assunto tem uma frase que eu gosto, de autoria do Ulisses Guimarães: "Não é o poder que corrompe o homem, o homem é que corrompe o poder".
 
Exemplos: Frodo, Sam, Gimli, Gandalf, Faramir, Thorin Escudo de Carvalho dentre outros.
Todos se tornaram grandes pela grande personalidade e caráter ao longo de suas vidas.
Excelente ponto. Gandalf e Aragorn, que muitos citam tentando contra argumentar, não foram desde sempre grandes. Muito bem colocado, Belfalas.
 
O poder corrompe, e qualquer pessoa, por mais fraca que seja, se tier vontade, pode alcançar o que quer e passar pelas fases mais difíceis.

E tbm, poder não é o mais importante quando se tem felicidade. E, convenhamos, nenhum dos "poderosos" eram felizes.
 
Realmente Tolkien exalta o quanto o poder pode corromper. O engraçado é que nem todos estes poderosos são "fracos" em relação a cederem a essa corrupção...
 
sim, exatamente.
Porque eles gostavam das coisas simples da vida, e gostavam principalmente que elas permanecessem simples...

Será que essa não seria uma falha de Tolkien? O determinismo dele muitas vezes me incomoda.


Acho que isso tudo é parte da mensagem da Obra do Professor. Isso do grande papel dos não-poderosos (ou até o que dá pra chamar de um paradigma diferente de poder), da corruptibilidade dos poderosíssimos, etc etc...

Mas a forma como se lida com o poder é que é o diferencial...

A relação entre poder e sabedoria é muito interessante. Acho que dá pra pensar na sabedoria como um "manual de instruções" pro poder. Se você não tem, uma hora você acaba quebrando o brinquedo. :g:



Acho que o Tom deve ser o fundador do Acre.

:rofl:
 
Sim, a idéia de que a sabedoria esta ligada a um bom uso do poder sem dúvida é um dos conceitos básicos na obra de Tolkien. Vide Tom (o fundador do Acre... essa foi boa...:lol:), Gandalf e Finrod Felagund, todos grandes sábios em suas respectivas épocas e todos poderiam exercer grande poder, se assim quisessem.
 
Gandalf é um que declara que sem duvida, se permanecesse com o anel cairia. Assim como a Galadriel tambem o afirma.

E neste ponto vemos um pouco da poetica de Tolkien, pois o Gandalf admirava muito o tempo quye bilbo portou o anel e o quanto de seu coração puro permaneceu. O propio Gandalf não conseguiria isto.

O golum foi outro assunto de debate entre os sabio...

Um humano teria se tornado um especto decadas e decadas antes...
 
Última edição:
Eu tenho uma opinião bem restrita sobre poder. Não sei se é por trabalhar há 16 anos no serviço público e viver em meio à política, mas...
O poder corrompe, sim. Poucos conseguem manter o idealismo, a humildade, a constância, quando chegam lá em cima.
Como o Mestre vivenciou a guerra e dado todo seu histórico de vida, a época em que ele era criança, adolescente, enfim, acho que foi decisivo prá ele colocar em seu mundo, a fascinação e a força exercidas pelo poder em todas as raças e personagens. Vejam que sempre os mais humildes, puros de espírito é que conseguem verdadeiramente, abrir mão da cegueira, da corrupção advinda de um grande poder.
Penso que Tolkien queria que tivéssemos em mente que o poder não leva à glória verdadeira, pois quem sobe de maneira excusa, cai sempre em algum ponto. Os livros do Mestre estão cheios de lições de moral, para refletirmos qual o melhor caminho. A dedicação de Sam, durante a jornada de Frodo para destruir o anel, é um dos mais belos exemplos do que um coração puro pode fazer por outro ser.

[]s
 
bem citado aira, a amizade de sam acaba se tornando uma das maiores forças da terra media
 
Eu tenho uma opinião bem restrita sobre poder. Não sei se é por trabalhar há 16 anos no serviço público e viver em meio à política, mas...
O poder corrompe, sim. Poucos conseguem manter o idealismo, a humildade, a constância, quando chegam lá em cima.
Como o Mestre vivenciou a guerra e dado todo seu histórico de vida, a época em que ele era criança, adolescente, enfim, acho que foi decisivo prá ele colocar em seu mundo, a fascinação e a força exercidas pelo poder em todas as raças e personagens. Vejam que sempre os mais humildes, puros de espírito é que conseguem verdadeiramente, abrir mão da cegueira, da corrupção advinda de um grande poder.
Penso que Tolkien queria que tivéssemos em mente que o poder não leva à glória verdadeira, pois quem sobe de maneira excusa, cai sempre em algum ponto. Os livros do Mestre estão cheios de lições de moral, para refletirmos qual o melhor caminho. A dedicação de Sam, durante a jornada de Frodo para destruir o anel, é um dos mais belos exemplos do que um coração puro pode fazer por outro ser.

[]s

Ótima colocação e comparação, realmente se analisarmos mais profundamente a obra do professor percebemos essas messagens passadas por ele que são de suma utilidade até como uma auto ajuda em aguns pontos, e quanto a política realmente você está certo alguns politicos que conheço mudaram muito depois do poder já outros continuam os mesmos simples com poder e tudo mais mas são pouquissimos.:yep:
 
Tem uma frase, não sei se do Rousseau ou de um bundão qualquer, que diz: "O poder não corrompe, ele revela".

Talvez a sabedoria e a simplicidade sejam colocadas como diferenciais que impedem a existência de uma corrupção intrínseca aos que se tornam os mais poderosos, não o sendo primeiramente. É o caso das personagens de O Senhor dos Anéis: Gandalf, Aragorn, Sam (que teve certo poder e importância no Condado após a Guerra do Anel).
 
O poder corrompe, e qualquer pessoa, por mais fraca que seja, se tier vontade, pode alcançar o que quer e passar pelas fases mais difíceis.

E tbm, poder não é o mais importante quando se tem felicidade. E, convenhamos, nenhum dos "poderosos" eram felizes.

Isso é discutivel, o que causa felicidade a uma pessoa não causa noutra e vice-versa. Sabemos que Melkor encontrava deleite em deturpar as obras dos outros Valar e o facto é que ele o fez por mais do que uma vez, então poderemos dizer que aqui ele não foi feliz?

Quanto ao assunto do tópico, continuo a achar que Melkor e Sauron eram sábios mas usavam esta sabedoria duma maneira negativa do ponto de vista dos seus adversários. Podemos dizer que usavam a sabedoria para congeminar o mal. Mas aos olhos dos seus servidores poderiam estar a usar uma sabedoria de uma forma positiva, tudo depende do ponto de vista. Pois o que é bem aos olhos de uns, é mal para outros...
 
Quanto ao assunto do tópico, continuo a achar que Melkor e Sauron eram sábios mas usavam esta sabedoria duma maneira negativa do ponto de vista dos seus adversários.
É uma questão de terminologia. Segundo o dicionário Michaelis da lingua portuguesa:
sabedoria
sa.be.do.ri.a
sf (sabedor+ia<SUP>1</SUP>) 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5 Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão.9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida: A sabedoria dos anciões. 10 Teol Conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas. Antôn (acepção 1): ignorância. S. da carne, Teol: V sabedoria do mundo. S. do mundo, Teol: a razão humana considerada como errônea e impotente. S. do século: o mesmo que sabedoria do mundo. S. encarnada, Teol: o Verbo unido à humanidade. S. eterna, Teol: V sabedoria incriada. S. humana, Teol: o mesmo que sabedoria do mundo. S. incriada, Teol: a segunda pessoa da Trindade, o Verbo. S.-legítima: planta cariofilácea (Saponaria officinalis).
Melkor e Sauron não possuem as qualidades grifadas em vermelho mas no entanto também não se encaixam no antônimo grifado em amarelo. O senso comum aceita que a principal qualidade de um sábio, como Manwë ou Gandalf, é justamente a definição 8. Os dois primeiros não a têm e por esse motivo não os consideramos sábios ou possuidores de sabedoria na palnitude, no amplo sentido do termo.

Melkor e Sauron são extremamente inteligentes. Se encaixam, é fato, nas definições 1 a 7 e 9, mas falta-lhes o principal para ganharem a condição de sábios.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo