1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Poderosos de Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elanor Ladeira, 12 Fev 2008.

  1. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    Relendo o silma esses dias percebi algo interessante...

    Tolkien nunca gostou muito do poder né?

    Acompanhem meu raciocinio...

    Melkor... Vala mais poderoso

    Feanor... Elfo mais poderoso

    Saruman... Mago mais poderoso

    O que há em comum entre eles além da palavra poderoso? Todos se corromperam e tornaram-se maus...

    Alguém ai se lembra de algum personagem q era "o mais" entre sua raça que não sucumbiu ao mal?
     
  2. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Em vez de Saruman coloca Sauron o Maia + ...
    :joinha:
     
  3. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não só nas obras de Tolkien o excesso de poder corrompe as "pessoas". Quem tem muito, quer sempre mais.

    Sem contar que isso é uma estratégia para almentar o valor dos 'mocinhos', afinal, que graça teria se Melkor, Sauron, Saruman etc, fossem fracos?! Nem ia precisar de guerra e as histórias não teriam graça.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Gandalf é poderosos e não se corrompeu, um bom exemplo.
     
  5. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    O próprio Tolkien falou em uma parte de um de seus livros que a palavra "poder" é muito forte e terrível de se imaginar quando você lê ela nos livros dele.
     
  6. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Exatamente pq o poder de Gandalf residia em sua sabedoria. Todos os citados eram poderosos, tinham grande potencial subcriativo, mas não eram sábios. Eram impulsivos e ambiciosos.
     
  7. Numenorean

    Numenorean Usuário


    Eles eram sabios, o desejo de poder e de dominação e poder é que os "cegava", ou seja eles apesar de serem sábios, nao usavam esse saber para o melhor, usavam-na para atingir seus próprios objectivos...aliás o próprio conceito de sábio é muito vago, porque não poderemos considerar Melkor sábio? Afinal foi ele que conduziu uma grande parte dos Maiar para a sua influência, para isso é preciso ser um pouco sábio não?

    E vejamos o exemplo de Sauron, quando enganou os ferreiro de Eregion, na aparencia de Annatar. Também eles diziam que ele era sábio, e na minha opinião de facto era, senão não teria conseguido alcançar os objectivos que alcançou...mas é como eu disse o conceito de "sábio" é muito vago...
     
  8. Pelo menos eu vejo alguns sim:
    Galadriel, a senhora da luz!
    Elrond, o mais sábio entre os elfos na terceira era!
    Bilbo, um hobbit mais rico e mais corajoso da terceira era também, acompanhados depois por Frodo, Merry, Pippin e Sam!
    Aragorn, o guardião mais poderoso!

    Quase todos os personagens do bem tinham um nível de poder do qual eles podiam comparar com os personagens do lado mal!

    Pelo menos foi isso que eu entendi da pergunta!
     
  9. miharu

    miharu Wild~

    Mas não é "o mais".
    Como foi dito, o poder que fez com que os mais poderosos fossem derrotados foi a sabedoria. Com a escolha certa, mesmo o mais fraco pode enfrentar o mundo e fazer o que se acredita ser impossível. Vide Frodo (não digo que ele tenha sido sábio, mas que com a ajuda da sorte e a companhia de corajosos e sábios como Gandalf ele conseguiu enfim levar o
    Um até a montanha da perdição).
     
  10. Exatamento como Snaga disse , se os mais fortes também fossem os mais sábios as histórias não teriam graça.

    No meu ponto de vista , as obras de Tolkien provou que a sabedoria supera a força no desfecho final.

    até
     
  11. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Não precisaria trocar, incluí-lo na lista certamente reforçaria a hipótese. Mas de fato, entre os 5 Istari, Saruman inicialmente era o mais poderoso.

    Sim, o poder corrompe, essa sempre foi uma das mensagens das obras. Alguns se corromperam simplesmente pelo que eram, outros tantos sucumbiram às promessas de poder de Melkor, de Sauron, do Um...
     
  12. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Pois é Miharuzinha:hanhan: (agora acertei o nick e acrescentei:lol:), porém, depois que ele virou branco se tornou o mais poderosos da terra média tendo em vista Saurom estar fraquissimo apenas em forma de olho e ele em temos de poder pessoal não poderia fazer nada a não ser produzir milhares de orcs.

    E mesmo assim gandalf não se corrompeu.:yep:
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito


    Então...

    Galadriel (de acordo com o "Contos Inacabados") era tão, ou MAIS poderosa que Fëanor, e não se corrompeu;

    Gandalf era (IMO, e depois cito os argumentos) mais poderoso que Sarumam, e não se corrompeu;

    Húrin foi o mortal mais poderoso que já existiu e não se corrompeu.

    O problema está na seguinte equação: Poder > Sabedoria = F*deu

    Esses "poderosos" possuíam mais poder do que sabedoria, e também eram orgulhosos...com isso, eles (por se acharem os "bambambãs") não queriam saber da opinião alheia. Para eles, os outros eram inferiores em tudo, eram irrelevantes.
     
  14. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    E uma outra coisa para reforçar. Quem é o portador do anel? Um elfo? Um homem? Um anão? Não! É um hobbit, a criatura menos poderosa da Terra Média.

    E mais uma vez Tom se torna foge a regra :lol:

    Acho que o Tom deve ser o fundador do Acre.
     
  15. wsnjr

    wsnjr Sir Auron

    Bem eu acho que aí Tolkien quis passar um pouco da natureza humana para as suas histórias, até pq ele viveu parte de sua vida em meio à guerra, então ele sabia bem o que a ganância pelo poder podia fazer, vai ver foi por isso que ele colocou o poder como o maior fator "corrompidor" (nem sei se existe essa palavra).
     
  16. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    Gandalf, ele era poderoso e não se corrompeu!! Saruman por outro lado deixou se levar pela maldade. ambos eram magos, mas Gandalf foi o mais forte. é o que eu acho.
     
  17. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Um ponto sobre Gandalf. Ele era o mais sábio dos Maiar, "O mais sábio dos Maiar era Olórin." (página 22 do Silma). Só bem mais tarde veio a sobrepujar Saruman.

    O ponto que nosso amigo 11° salienta é fundamental. A sabedoria é um diferencial entre os poderosos corrompidos e os que não se corromperam.

    Agora, sobre a passagem
    o que tenho a comentar é que não dá para comparar Fëanor a nenhum outro elfo. Ele foi "O maior de todos os Noldor" (de novo do Silma).

    O ponto do tópico, pelo que entendi, é justamente a relação entre ser o maior (best of a kind) e a corrupção. Galadriel e Gandalf não se encaixam neste quesito. Galadriel é explicitamente descrita abaixo de Fëanor, pelo menos na época que conviveram. Gandalf foi o mais sábio dos Maiar, não o mais poderoso. Se tornou mais forte do que Saruman e, talvez, do que o próprio Sauron após esses dois já estarem corrompidos, e este último ter dissipado quase todo o seu poder. O que é bem diferente, por exemplo, de Saruman que já chegou na Terra-média como o mais poderoso dos Istari.
     
    Última edição: 12 Fev 2008
  18. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!


    Melkor não foi sábio, mas era inteligente e muito astuto! Poderia fazer com que seu erro não parecesse um erro. Era capaz de distorcer os fatos e as palavras de modo que as coisas certas parecessem erradas, e as coisas erradas parecessem certas. Foi isso que ele fez com os Noldor, e foi o que ele fez com os Maiar que o seguiram.
     
    Última edição: 13 Fev 2008
  19. andreftm

    andreftm Usuário

    Sábios e poderosos eles eram sim, o problema reside no fato de eles, acreditando em seus poderes e sabedoria, achavam que poderiam fazer o que bem desejassem, acho que isso representa mais um fator psicológico de cada um; um bom exemplo é Gandalf, como dito anteriormente, ele é sábio e poderoso, mas não se corrompeu, então volto a dizer, pra mim, esses personagens tinham um "queda" pelo outro lado...
     
  20. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Suas obras giram bastante em torno da corrupação do poder, e da genese do heroi atraves daquele que surge da humildade(inerente a condição de inferior do heroi)...

    Mas geralmente a propia pureza dos herois utilizadas na literatura surge exatamente da sua saga a partir de um ponto humilde e inferior ate sobrepujar os mais poderosos, e em alguns casos o heroi até mesmo se torna vilão justamente por esta conquisa de poder...
     

Compartilhar