1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Poderiam me ajudar com uma coisa, avaliem esse dois textos super curtos

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Mikelamp, 22 Abr 2016.

1. Mikelamp

Mikelamp Usuário

Olá todos, estou desenvolvendo um trabalho de escrita sobre ciência e tecnologia ,porém tenho dúvida de qual maneira mais convincente de passar a minha mensagem; vejam as duas maneiras, é bem curto é só um paragrafo simulando meu texto como seria:

1) Paragrafo: "Primeiro carro voador movido a anti-matéria foi testado com sucesso em Bejin; foi decretado feriado nacional para esse dia Histórico na China, onde milhões de chineses foram para as ruas presenciar o lançamento da tecnologia que promete fazer a china a maior potência em matéria de colonização espacial."
    Usei linguagem denotativa, terceira pessoa, fui simples claro e direto

2) Paragrafo:" Um evento e tanto o ocorreu na China, nessa segunda, bem nessa semana que estou empregado e preciso ir para o trabalho, foi lançado o carro que fará frente a Mcfly e seu Delorean voador, o carro movido a anti-matéria. Os chineses, aos milhoes , segundo o noticiario sairam as ruas para comemorar e rir da cara do resto do mundo enquanto lançava a tecnologia do carro voador movido pela gravidade inversa da anti-matéria. Como se não bastasse nos matar de inveja com seu carro digno de "De volta para o futuro" eles ainda estão deixando o mundo comer poera na colonização espacial; ou seja o próximo Confusio ou Jack Chan nascerá em Marte"
    Mais divertido, pessoal, em primeira pessoa fala de ciência de maneira informativa de uma maneira que não canse o leitor.

Sinceramente , quais vocês preferiram e o que melhorariam? abs.

2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Depende do que você pretende. A princípio os dois são válidos, como você mesmo apontou o segundo é mais descontraído. Só cuidado nos erros de digitação e ortografia.

3. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Como sou engenheiro e técnico que sou, sempre prefiro textos descritivos objetivos e bem focados. Direto ao ponto, sem mais delongas, mas deixando claro que não tenho absolutamente nada contra o segundo. É apenas minha preferência pessoal.

4. Mikelamp

Mikelamp Usuário

Bem eu acredito como o jovem Fúria da cidade no valor informativo e sóbrio do primeiro, mas o segundo acredito ser menos cansativo de difícil de ler por ser mais descontraído, conversa com o leitor e não o faz se sentir tão intimidado pelas informações. Obrigado Morfindel, pela dica sobre ortografia. Acredito eu que o o pessoal no geral que é de fora da area técnica pode querer algo mais leve, mas posso estar enganado.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Calib

Calib Visitante

Não sei qual era a finalidade. Voto 1 sem pestanejar.

Descontração e facilidade de leitura não têm nada que ver um com o outro. Um público com menos de 25 anos pode nem reconhecer a referência ao Delorean, McFly etc. O foco da notícia foi deslocado demais para o fim da primeira frase, e ainda fica confuso, pois não se percebe logo de cara que "o carro movido a antimatéria" não é uma informação sobre o Delorean, citado logo antes, mas sim a novidade que foi lançada. E, sim, o texto 2 cansa mais o leitor. Enfim, vários problemas.

Compartilhar