• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poderes e Potencial de Gandalf em Batalha

A discussão está tomando contornos indevidos a uma discussão indutiva, Tolkien está mostrando, e explicando, fe forma clara e concisa, o porque da Missão dos Istari, e o porque de seus "poderes".

A questão de desejar, ou não, caberia ao "se", e não a uma análise concreta da questão.
De fato, eles não possuem esses poderes naquele contexto, mesmo sendo Maiar.
 
Hahahaha! =]

Não sei o que dizer, temo que qualquer interação neste sentido possa vir a acusar-me de flooder, mas enfim, não poderia deixar de me divertir com a colocação do meu grande amigo (inclusive pessoal). Enfim, apenas para não ser alertado de flood, retomo a questão do contexto, foi apenas isso que me fez refrear as "mentes imaginativas", hehehe.

Abraços a todos! =]
 
Deixa eu tentar enumerar os "poderes" do Gandalf já citados até agora...
1.Tem a Chama de Anor;
2.Aquele poder que ele faz a Glandring flamejar e ataca o Grão-Orc no Hobbit;
3.Invocou trovões e raios para derrotar o Balrog(não sei se é verdade) e usou mais poderes para derrotá-lo;
4.Quebra o cajado de Saruman, com o poder de O Branco;
5.Elevar o moral dos que lutavam ao seu lado;
6.Usou seu cajado duas vezes para colocar "fogo" nos lobos que o atacaram;
7.Podia conversar com os pássaros, assim como os outros Istari;
8.Uma Luz saida do cajado, repelente de Nazgûls...
Bem, esqueci de algum outro?
 
Alem de toda a magia...Ele tambem era um bom espadachim...:think:

E tem toda a questão de ter um Mago branco do lado.E com Saruman preso na Torre...já era uma categoria a mais contra os inimigos.." nós temos Um Mago, e Branco...nhemnhemnhem"...:joy::lol::oops:

Ele podia falar com animais...Para os passarinhos, entre outos bichinhos, atacarem o inimigo...:mrgreen:

A questão é que ele não podia mostrar todo potencial dele...não tinha, digamos, "autorização"...Se ele achou melhor estar do lado de Faramir, sendo ele um mago sabio, aceitaria as escolhas dele...:hihihi:Outra coisa muito boa nele...Ele podia sumir voltar e sumir(no livro), ate o ponto q indagamos "Sera que ele esta escolhendo certo?"...Mas durante todo o livro, ele arquitetou muitas coisas, e foi a saida de varios problemas..(sim, eu estou babando ele)...E no filme ele meio q serve tambem como um guia...Alem das qualidades fisicas e 'sobrenaturais"...ele tinha um cerebro invejável e amigos muitoo poderosos, se situação ficasse muito complicada, os Valar iriam interromper


Mas eu me pergunto se ele tivesse lutado com Sauron...O q teria acontecido?Acho que não ia ser nada lega..primeiro q Deveria ser fora de Eä...E perderia a graça...n teria historia!!Da forma que foi no livro, ou no filme, o "lado do bem" pode insuflar a esperança dos homens, fazer eles verem a luz, ver q eles podia lutar, e conguistar e ainda mantendo a integridade, então acho q ter gandalf, no corpo de homem, lado a lado com os homens mesmo, fez bem pra todo mundo!!

É incrive...É só comigo, ou mais alguem tb fica atrapalhando os livros com o filme??:roll:...

(p.s.:Foi mal pela longaa resposta):oops:
 
Interessante, no entanto não imagino gandalf contra saurom, essa possibilidade écomplicada ele não teria chance, seria suicidio.
 
Ainda não entendi por que Gandalf não tinha "autorização" para usar todos os seus poderes. Quem o impedia? E se por acaso ele usasse seria punido?

(desculpem a ignorância)
 
Os valar o impediam, assim como impediam Saruman, Radaghast, Alatar e o Palando, o por que já foi dito o intuito deles não era com a força derrotar saurom e sim influênciar os povos livres para isso, seus poderes eram extremamente limitados até por que de hroa els não teriam força para usa-los, nem de fana eles tem força para usar todos ao máximo, no mas me surgiu uma dúvida, os Balrogs eram maiars, corrompidos por melkor, logo eles tinham poder limitado?
 
Estou lendo novamente o Hobbit....Gandalf lá faz algumas coisas "legais" para fãs de RPG (sim, foi sarcástico). Ele bootu fogo nos Wargs, matou vários Orcs na caverna, com fortes Luzes; Soltou uns relâmpagos...enfim, fez o que alguns aqui queriam ver...mas, obviamente, ele só fazia isso em situações que necessitavam isso.
 
Estou lendo novamente o Hobbit....Gandalf lá faz algumas coisas "legais" para fãs de RPG (sim, foi sarcástico). Ele bootu fogo nos Wargs, matou vários Orcs na caverna, com fortes Luzes; Soltou uns relâmpagos...enfim, fez o que alguns aqui queriam ver...mas, obviamente, ele só fazia isso em situações que necessitavam isso.

então o propio tolkien descreveu logo ele tm poderes expostos que pode usar quando quiser.

Não tem nadinha sobre os podres de Saruman radaghast não, feito esses?
 
Além disso, lembrem-se que O Hobbit não segue tão fielmente a linha criada em SdA e no Silma. Qualquer coisa que apareça no Hobbit deve-se dar um desconto na hora de julgar comparando com os dois outros livros.
 
Sim, concordo, mas ele usa poderes parecido no SdA...em Caradhas por exemplo, ele faz fogo e ainda fala "agora todos auqi saberão que Gandalf está aqui" algo assim...
 
Ei niguém respondeu minha pergunta la atrás, o balrog é criação de melkor então os valar não podiam limitar seus poderes ou não?
 
Deixa eu tentar enumerar os "poderes" do Gandalf já citados até agora...
1.Tem a Chama de Anor;
2.Aquele poder que ele faz a Glandring flamejar e ataca o Grão-Orc no Hobbit;
3.Invocou trovões e raios para derrotar o Balrog(não sei se é verdade) e usou mais poderes para derrotá-lo;
4.Quebra o cajado de Saruman, com o poder de O Branco;
5.Elevar o moral dos que lutavam ao seu lado;
6.Usou seu cajado duas vezes para colocar "fogo" nos lobos que o atacaram;
7.Podia conversar com os pássaros, assim como os outros Istari;
8.Uma Luz saida do cajado, repelente de Nazgûls...
Bem, esqueci de algum outro?
esqueceu o choque do trovão, o raio solar e chicote de vinhas.:hihihi:
Interessante, no entanto não imagino gandalf contra saurom, essa possibilidade écomplicada ele não teria chance, seria suicidio.
:doh: Pra que e como ele enfrentaria Sauron cara a cara.
Seria suicidio completo... afinal Gandalf não podia usar todo seu poder, e Sauron não tinha o que o empedir... se eles lutassem... era uma vez um mago...
Só pra lembrar, Sauron não tinha nem forma física. e, de novo, Pra quê?
Ainda não entendi por que Gandalf não tinha "autorização" para usar todos os seus poderes. Quem o impedia? E se por acaso ele usasse seria punido?

(desculpem a ignorância)
Sim seria punido, voltaria para Aman e seria julgado no Mahanáxar.
Os valar o impediam, assim como impediam Saruman, Radaghast, Alatar e o Palando, o por que já foi dito o intuito deles não era com a força derrotar saurom e sim influênciar os povos livres para isso, seus poderes eram extremamente limitados até por que de hroa els não teriam força para usa-los, nem de fana eles tem força para usar todos ao máximo, no mas me surgiu uma dúvida, os Balrogs eram maiars, corrompidos por melkor, logo eles tinham poder limitado?
aff, eles tinham seu poder de maiar, e ninguém impedindo-os de usá-lo. E sim, tinham Hroa.
 
Sim, concordo, mas ele usa poderes parecido no SdA...em Caradhas por exemplo, ele faz fogo e ainda fala "agora todos auqi saberão que Gandalf está aqui" algo assim...

Hahaha sim, de fato. O que eu quis dizer era pra "dar um desconto", apenas isso.

Abraços
 
Acho que Gandalf tinha poderes extremamente
limitados, incapaz de fazer qualquer coisa maior que um foguinho
ele era só um exímio espadachim ao lado de uma Glamdring, só, apenas
Se cai vinte orcs em cima do velho, é morte para os orcs, ja q ele usaria
concerteza um "flash" que cegaria alguns, e deixaria outros artodoados
mas se cai um batalhão inteiro de 100 orcs, ele morre concerteza, do contrario
de Sauron em sua ultima forma fisica, que se caisse 100 Homens, ele matava tudo, não por causa de poder explendidos e magica, não, e sim por causa por que ele tem 2 metros e meio, uma maça enorme, uma armadura inpenetravel para simples espadas, só por causa disso, com o Anel então...nem se fala
 
Última edição:
Não diria que os poderes dele eram limitados, mas pelo menos não foram demonstrados como gostariamos, mesmo ele tendo um dos anéis, não vimos grandes demonstrações de poder, é claro que a inteligência dele era acima da média, mas em relação a poderes mais pirotécnicos não houve muita coisa, mas mesmo assim o Balrog de Morgoth foi derrotado, e o mago voltou da morte, e muitos o temiam e acredito que não era devido a sua habilidade como espadachim, até o Senhor dos Nazgul o respeitada, apesar de achar que iria subjugá-lo!
Galdalf não era um Tiamat com cinco cabeças etc... mas com certeza eu queria ele na minha comitiva! rsrsrs
T+
 
Acho que Gandalf tinha poderes extremamente
limitados, incapaz de fazer qualquer coisa maior que um foguinho
ele era só um exímio espadachim ao lado de uma Glamdring, só, apenas
Se cai vinte orcs em cima do velho, é morte para os orcs, ja q ele usaria
concerteza um "flash" que cegaria alguns, e deixaria outros artodoados
mas se cai um batalhão inteiro de 100 orcs, ele morre concerteza, do contrario
de Sauron em sua ultima forma fisica, que se caisse 100 Homens, ele matava tudo, não por causa de poder explendidos e magica, não, e sim por causa por que ele tem 2 metros e meio, uma maça enorme, uma armadura inpenetravel para simples espadas, só por causa disso, com o Anel então...nem se fala

Belfalas, não se precipite. Saurom não era um gigante de dois metros de altura com uma maça gigante, aquilo é filme.:roll:
Gandalf nõa era tão limitado assim. E dizer isso sobre 100 orcs..é irrelevante, pois isos nunca acotneceu, e não pode provar nada...se for assim, eu digo que 50 elfos com arcos, poderiam dar um fim em Saurom. Mas isso é algo que não dá pra ser provado entende?
 
Belfalas, caro colega, tenho que ratificar o que o Neithan escreveu. Veja que você, ao afirmar que Sauron tem 2 metros de altura, se baseia no filme para supor seus argumentos, não é assim que funciona.
----

Agora, quanto a questão de "limitação" do poder do Maiar, temos que entender que ela não se dá por apertar um "botão off", que está junto ao trono de Manwë.

A carcaça de velho, em si, é o elemento que limita o uso dos poderes completos de Maiar. Ter um hroä limita seu poder.

Lendo o embate do pessoal neste tópico, me surgiu uma hipótese.

Quem sabe, na batalha contra o Balrog, Gandalf não teve que "se libertar/se livrar" de seu corpo de velho para assim poder lutar em patamar de igualdade junto ao demônio de fogo, com seus amplos poderes de Maiar (que não estariam mais limitados a carcaça velha)?
Uma vez subjulgado seu oponente, ele estaria despido de seu hroä e por isto foi reconvocado pelos Valar a fim de restituir novo corpo e também ser empossado como o Branco, líder da ordem dos Istari.

Repito, para os que insistem em desconsiderar este detalhe: O Maiar que é enviado na Terceira Era (OS ISTARI, OS MAGOS) não deve usar da condição de Maiar para opor a Sauron e, por isto, vem na forma de "velhos homens" para que estejam sujeitos as limitações da carne, por assim dizer. Vem, ainda assim, como velho (poderia vir como forte campeã como Boromir, por exemplo) para justamente sentir mais ainda a limitação imposta por seu hroä e lembrar-se de que não deve usar da força e da sua condição inerente de Maiar.
É discutível o porquê disto, quem sabe para não prejudicar o andamento natural das coisas, ou o livre arbítrio dos povos que habitavam Arda, enfim, o propósito é discutível. O que não podemos é dizer que Gandalf era fraco, ou que não mostrou seus poderes, ou que isso ou que aquilo.

Calimbadil, pequena correção à sua errônea correção: Sauron possuia corpo sim. Temos relatos de que ele já tinha tomado forma física desde Dol Guldur.

Quero também corroborar o que o Aldamar coloca: realmente, o Hobbit é um livro, em termos de maturidade literária e possamos dizer "seriedade", muito (e ponha muito) inferior à obra prima que é SdA.

Bem, concluo da seguinte maneira: até pode ser que Gandalf fosse um velho, que seu potencial em batalha fosse de certa forma limitado, que ele soltou em alguma vezes raios e relâpamgos e que isso pareceu pouco para um Maiar tão poderoso e que era muito melhor ter um Troll do seu lado em termos de guerra aberta. Enfim, que seja. Pensem o que quiser.
Só quero atentar colegas, que se Olórin se revelasse, como eu acho que fez no topo de Caradhas, daí ... daí o buraco ia ser BEM mais embaixo e queimar lenha na neve ou afungentar lobos com luzes pareceria coisa de criança.

Poderosos são os ajudantes primordiais dos Valar; que vieram para por ordem no mundo ainda quando ele era um turbilhão infernal de frio, vento, calor e o que mais seja. Quem ajudou a talhar o mundo, a erguer montanhas, a afundar vales, planificar terrenos e a domar a própria substância de Arda.

E, mais ainda, é Poderoso o que é grande e sábio dentro daquele povo (Olórin). O estrago que um ser deste pode causar, se ter ampla autonomia para usar seus poderes... é, no mínimo, inimaginável.

Valeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo