• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poder sub-criativo

Aldamar

Creating a shining future...
Morgoth acabou por "gastar" seu poder sub-criativo tanto que no final de seu reinado ele estava bastante restringido, logo, isso deveria acontecer também com os Maiar, é perceptível também com Sauron, pois se o poder não fosse esgotável ele poderia encarnar mesmo que o UM fosse destruído. Isso é verdade?
 
Concordo apesar de ser estranho,mas segue àquela fala de Fëanor que certas coisas só podem ser criadas uma vez.Quanto a Sauron encarnar de novo a não ser que tivesse sobrado uma boa parte de seu poder e isso não sobrou quase nada ele virou um espírito maligno sem poder nenhum(ou seja sem capacidade de fazer mal).
 
Como o Bard disse, aquela frase do Fëanor diz tudo. Se não fosse assim Yavanna poderia ter refeito as duas árvores de Valinor e Fëanor refeito as Silmarills.
 
Ms na vida real vc faz uma coisa e a reproduz em escala industrial isso é só no universo de Tolkien mas é um tipo de pensamento bem legal pois apesar de vc poder reproduzir CÓPIAS algumas boas invenções vc só cria uma vez apesar de poder reproduzir isso.
 
Está certo, então porque Melkor, o mais poderoso dos Valar, ficou sem poder enquanto aulë criou montanhas e outras coisas e parece ter ficado com a mesma força?
 
Provavelmente porque Melkor pouco criou,mas inseriu seu ser nas coisas, em todas as coisas da TM e dos outros lugares,fora Aman,têm um pouco de Melkor inseridas em si.É como se Melkor tivesse plantado sementes de maldade difíceis de serem destruídas,o próprio Sauron é uma dessas sementes,só que depois de Sauron,provavelmente ouve outro Comandante das forças malignas,ou seja,é como se Melkor tivesse contaminado a TM para sempre.
 
Na verdade não é falado em detalhes sobre o poder de Aulë. Além disso Melkor brincou de criar coisas vivas. É muito mais fácil levantar um morro doq criar um dragão que fala, pensa e cospe fogo. Agora imagina um exército de dragões. E orcs, e trolls. E além de tudo isso Melkor espalhou seu poder TODA matéria de Arda. A qtde de poder que Melkor dispersou foi infinitamente maior doq a de Aulë ou de qq outro valar.

Mas vamos lembras da iluminação de arda por exemplo. No início os Valar fizeram as lampadas, muito superiores em brilho e blz até mesmo que as árvores. Melkor as destruiu e os Valar não tinham poder pra fazer outra igual. Então Yavanna fez as arvores. Melkor destruiu e Yavanna não tinha como fazer outra igual. Aí veio o sol e a lua, já bem capengas sendo apenas frutos das árvores. Então os Valar de Valinor tb sentiram a perda do poder, só q em escala muito menor que Melkor, pois ali enquanto 14 dividiam seus poderes em várias áreas, Melkor disseminou o seu sozinho por todas as áreas e ainda gastou mais um montão criando criaturas vivas (mas sem fëa).
 
Só para acrescentar ao que Fingolfin disse, Melkor desfazia as obras dos valar no começo, ou seja, Aule fazia montanhas e ele as destruia.
Além dele próprio ter feito montanhas e fortalezas. Ou seja, Melkor, além de todos os seres que deformou, e ter gasto seu poder para desfigurar Arda, ele modificou a geografia de Arda também.
 
Olha eu não só lembro que quando ele derrubou a lâmpada do Norte(acho que é Illuin)o estrago foi tão imenso,que originou-se então os mares interiores no norte da TM,não sei se era o Mar de Rhûn ou se era outro ainda tenho que comprar "O Atlas da TM"apesar de ser da TM o atlas mostra a geografia de toda Arda.
 
No silmarillion diz que a habilidade de Aulë era pouco inferior da de Melkor. Acho que o maior exemplo do poder sub-criativo de Aulë seja os 7 pais dos anões. :mrgreen:
 
A habilidade de Aulë era um pouco SUPERIOR À DE MELKOR no sentido das coisas da Terra,tipo montanhas,confecção de jóias e habilidades manuais e criativas(tipo que ele era um ferreiro melhor que Melkor).Mas ele tb se parecia mto com Melkor na personalidade,porém em vez de ficar para si,como Melkor fazia,ele dava como presente suas criações.
 
Pra mim era pouco inferior, mas já faz tempo que li o Silmarillion. Mas Melkor possuia um pouco do poder de cada um dos Valar, por isso seu poder sub-criativo era maior, mas ele não sabia usá-lo.
 
Eu acho que vc cometeu outro engano,pois ele sabia usar sim seu poder,e mto bem por sinal,pois apenas ele deu mto trabalho para 14 e na verdade ainda dá pois ele plantou sementes do mal na TM.Quanto aos poderes dele,ele realmente possuia os poderes dos outros Valar em alta conta mas por exemplo no ramo de Aulë(criação de artigos e etc)ele não era mais habilidoso do que Aulë.
 
Bard o matador de dragões disse:
Eu acho que vc cometeu outro engano,pois ele sabia usar sim seu poder,e mto bem por sinal,pois apenas ele deu mto trabalho para 14 e na verdade ainda dá pois ele plantou sementes do mal na TM.Quanto aos poderes dele,ele realmente possuia os poderes dos outros Valar em alta conta mas por exemplo no ramo de Aulë(criação de artigos e etc)ele não era mais habilidoso do que Aulë.

hehe vc não entendeu o meu termo: "mas ele não sabia usá-lo". Eu disse isso porque ele usava seu poder somente para desfigurar o trabalho dos outros Valar e para criar criaturas que pudessem de algum modo atrapalhar/destruir os filhos de Eru. :mrgreen:
 
Opa! A Natureza de Melkor nunca foi "maligna" em sentido pleno
Ele era um Valar, o mais poderoso dos Ainur, que caiu nos buracos que ele próprio cavou. O Melkor da Ainulindalë para mim é o melhor personagem de Tolkien, o mais complexo, apesar da simplicidade da sua questão.
O que vc se refere quando diz natureza é simplesmente a externação dos anseios mais íntimos de Melkor, no caso, o de poder dar vida à coisas que provêem somente dele. Não conseguindo seu intuito com liberdade, ele pôs se a destruir a Obra. Tipo, "se eu não posso, ninguém pode nada"
É, ele exagerou um pouco... mas ele continua sendo meu Senhor! :twisted:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo