• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Podem me ajudar a me iniciar na música clássica?

Gui Rimbaud

Usuário
Bem, eu já conheço muitas músicas clássicas e gosto de muitas delas, mas só consigo ouvir na maioria das vezes aquelas que todo mundo gosta, geralmente aberturas e prelúdios como a primeira peça da suíte de violoncelo de Bach, só que aí eu já não curto muito as outras peças que vêm depois no mesmo concerto, esse tipo de coisa acontece muito comigo, eu queria encontrar um compositor clássico que me faça gostar muito de suas obras e não apenas aquelas singulares e marcantes que eu e todo mundo sempre gostamos como o prelúdio de Also Sprach Zarathustra, o qual acho sensacional.



Então, se vocês puderem me ajudar seria incrível kkkkk, uma observação é que eu amo demais músicas que tem orquestrações, mais do que as clássicas, como as orquestrações da fase psicodélica dos Beatles, das do Bowie tipo Life on Mars, e principalmente as da Tropicália de Rogério Duprat, Júlio Medaglia, etc, aqueles sons experimentais e tropicais mas que não soam difíceis como os arranjos de Baby da versão original do disco da Tropicalia de 68 que acho a coisa mais linda do mundo. Falei isso só pra ajudar vcs nas recomendações.


Desculpa por esse textão ksksk é que me empolguei...

Já tentei Villa Lobos e um monte de compositores mas sempre acho que tem muita tensão nas músicas, ou não me soam legais como Baby e as trilhas sonoras de filmes do John Williams tipo a de E.T. que adoro.


É isso ksksk, entrei aqui em Valinor pela primeira vez e curti demais o ambiente, me transmitiu algo aconchegante que não sentia faz tempo...

Abraço a todos, bateu até vontade de reler o Silmarillion agora que entrei aqui ksksk
 
Tinha uma dúvida antes que eu queria tirar: você escuta sinfonias?
É um tipo de composição mais longa, e acho que seria bacana treinar o ouvido para curti-las do início ao fim.
E concertos?

Eu acho que o compositor mais acessível a muita gente é o Tchaikovsky; é impossível só gostar das "famosinhas" porque tudo que ele fazia era bom e gostosinho de ouvir. Eu posso afirmar que me iniciei na música clássica pra valer quando decidi comprar meu primeiro CD do gênero (naquela época a gente comprava CD's, me julgue): era um que tinha a 1ª Sinfonia do Tchaikovsky; depois eu viria a me apaixonar ainda pelas 5ª e 6ª do mesmo autor; mais tarde, pelas 40ª e 41ª do Mozart, pelas 3ª, 5ª e 9ª do Beethoven; e mais recentemente pela 5ª do Shostakovich. Existem muitas outras excelentes, claro; essas são minhas preferências bem particulares. Me diga lá o que você conhece e gosta de sinfonias, pra eu ter uma noção.
 
Tinha uma dúvida antes que eu queria tirar: você escuta sinfonias?
É um tipo de composição mais longa, e acho que seria bacana treinar o ouvido para curti-las do início ao fim.
E concertos?

Eu acho que o compositor mais acessível a muita gente é o Tchaikovsky; é impossível só gostar das "famosinhas" porque tudo que ele fazia era bom e gostosinho de ouvir. Eu posso afirmar que me iniciei na música clássica pra valer quando decidi comprar meu primeiro CD do gênero (naquela época a gente comprava CD's, me julgue): era um que tinha a 1ª Sinfonia do Tchaikovsky; depois eu viria a me apaixonar ainda pelas 5ª e 6ª do mesmo autor; mais tarde, pelas 40ª e 41ª do Mozart, pelas 3ª, 5ª e 9ª do Beethoven; e mais recentemente pela 5ª do Shostakovich. Existem muitas outras excelentes, claro; essas são minhas preferências bem particulares. Me diga lá o que você conhece e gosta de sinfonias, pra eu ter uma noção.

Interessante que nesse intervalo de tempo entre eu ter feito o tópico e você ter respondido eu acabei ouvindo algumas músicas de um cd de Ballet da "Bela Adormecida" do Tchaikovsky e me encantei muito,
olha kkk eu não sei muito bem não de sinfonias, eu sei que eu curto muito as Gymnopedies de Erik Satie, as duas primeiras faixas dos noturnos do Chopin, o Canon em D do Pachebel, o prelúdio da suite de Violoncelo de Bach...

Valeu pelas dicas, ajudou muito
 
As Gymnopedies do Satie são ótimas; experimente também as Gnosiennes. Os noturnos de Chopin são magníficos (gosto de todos, mas de fato os primeiros são sublimes); tem peças de piano do Lizst que são primorosas também (ouça as Liebestraume).

Qualquer coisa, invoco o @Spartaco que é o homem da música erudita aqui. Ele pode dar outras sugestões para iniciantes.
 
As Gymnopedies do Satie são ótimas; experimente também as Gnosiennes. Os noturnos de Chopin são magníficos (gosto de todos, mas de fato os primeiros são sublimes); tem peças de piano do Lizst que são primorosas também (ouça as Liebestraume).

Qualquer coisa, invoco o @Spartaco que é o homem da música erudita aqui. Ele pode dar outras sugestões para iniciantes.

Primeiramente @Béla van Tesma, obrigado pelo elogio. Realmente se algum forista precisar de algum esclarecimento sobre música erudita/clássica, é só perguntar que, dentro de minhas possibilidades, tentarei responder.

Ademais, gostaria de mencionar que na parte de música aqui no Valinor há vários tópicos relacionados à esse tipo de música, bem como sobre os respectivos compositores, como o dos Compositores Aniversariantes.
 
@Gui Rimbaud

Primeiramente a música clássica, cuja nomenclatura tecnicamente acho bem mais completa em definição na acepção da palavra é música erudita, tem alguns períodos importantes como o barroco, clássico, romântico e moderno/contemporâneo.

Embora exista uma certa ordem cronológica, quando comecei a ter meu primeiro contato com esse tipo de música eu não segui uma ordem sequencial exata e precisa. Não vejo problema pra quem deseja iniciar começar por nomes mais contemporâneos, pois no fundo eles recebem direta ou indiretamente em maior ou menor grau alguma influência de nomes de períodos mais antigos.

Eu particularmente gosto de todos os períodos, mas se fosse escolher apenas um na preferência seria o barroco.


Além do tópico recomendado pelo Spartaco que é um guia altamente recomendável, recomendo também a leitura e de desejar participar também dos seguintes tópicos relacionados, pois todos eles são atemporais. Bem rapidamente selecionei alguns, mas usando a ferramenta PESQUISAR do fórum, você vai encontrar mais e com várias discussões feitas nesse fórum com quase 20 anos de existência, onde provavelmente você vai encontrar dicas interessantes.

Música Clássica e Medieval - https://www.valinor.com.br/forum/topico/musica-classica-e-medieval.28029/

Música Clássica- quebrando mitos e noções erradas - https://www.valinor.com.br/forum/topico/musica-classica-quebrando-mitos-e-nocoes-erradas.54528/

Orquestras - https://www.valinor.com.br/forum/topico/orquestras.13842/

Romantismo - https://www.valinor.com.br/forum/topico/o-romantismo.114708/#post-2755913
 
Última edição:
O universo da música clássica/erudita é gigantesco e inesgotável - são mais de 600 anos de tradição e desenvolvimento, mas como estamos no Ano Beethoven, eu sugiro especialmente degustar as obras-primas do mestre de Bonn. E pra começar, algo mais palatável, as suas sonatas para piano iniciais. A mais famosa delas é, provavelmente, a de número 14, a Op. 27 nº 2, muito conhecida como Claire de Lune:


** Posts duplicados combinados **
A Pathétique é uma das minhas favoritas e, embora seja da primeira fase estilística de Beethoven, ela já aponta para a sua maturidade.



Obs: vocês vão notar que eu adoro as interpretações do Pollini para as sonatas de Beethoven.
 
Então, se vocês puderem me ajudar seria incrível kkkkk, uma observação é que eu amo demais músicas que tem orquestrações,

Em tempo, sobre orquestras uma coisa que hoje já não é tão novidade, mas é sempre bom lembrar caso goste é que atualmente tem várias orquestras famosas do mundo inteiro totalmente disponíveis com transmissão ao vivo via Web online como a de Berlim por exemplo.

Algumas delas disponibilizam transmissão gratuita e outras não, mas é uma forma mais acessível de acompanharmos grandes espetáculos que até então eram restritos somente para quem pudesse viajar e assistir presencialmente.

Ainda que nada se compara com a experiência de apreciar presencialmente, é sempre bom e interessante observar o que está sendo exibido nos grandes concertos ao redor do mundo.
 
Caros amantes da música clássica/erudita, para mim é impossível eleger algum período da música como o melhor, pois em minha opinião em toda a história da música, desde a era medieval até os dias atuais, encontramos grandes compositores em todos os gêneros, sejam orquestrais, vocais, dramáticas, de câmera ou para instrumentos solo, bem como obras magníficas. Logicamente, cada um tem suas preferências, já que gosto é gosto, mas não tem como deixar de admirar esses mestres da música, qualquer que seja o período.
Classical_music_composers_montage-696x696.jpg
 
Não menosprezo nenhum período a ponto de achar um muito superior em relação a outro ou aos demais.

Apenas por uma diferença muito pequena eu tenho uma preferência maior pelo barroco mais pelo fator "conjunto da obra" que esse período proporcionou não apenas na música, como também nas artes plásticas, no teatro e na literatura pois a música de certa forma interage e recebe influência em maior ou menor grau de outras artes.

Mas a grosso modo, gosto de forma praticamente igual de todos os períodos.
 
Última edição:
Kkkkk poxa nem vi a treta acontecendo, eu acho que meus ouvidos gostam mais dos românticos, amo demais Chopin e Tchaikovsky. Mas esse meu gosto pelos românticos só vigora em música erudita mesmo, porque quando vai pra poesia, literatura e artes visuais eu prefiro dez mil vezes os simbolistas, impressionistas, expressionistas, surrealistas e modernistas no geral, kskskks
Nessas áreas eu acho os românticos meio piegas, levemente constrangedores kkk... Não gosto muito do romantismo e essas paixões e romantizações exageradas, eu curto mesmo a desregulação total dos sentidos como Rimbaud dizia rsrsrs.
 
Não é treta, a gente estava só de brinks. :lol: Também acho o Romantismo melhor na música que na literatura, mas sempre há excessões.
 
Eu gosto muito de Tchaikovsky e Stravinsky. Poderia dizer que essa é a composição que mais gosto. Tchaikovsky fez algumas obras que são bem conhecidas, como O Quebra Nozes e O Lago dos Cisnes, e as valsas dele também são bem conhecidas, embora eu naõ seja lá fã do gênero, prefiro as que são dedicadas pro violino. Do Stravinsky o que mais gosto são as composições pra balé.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo