1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pode parecer besteira...

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Pveti, 17 Jan 2008.

1. Pveti

Pveti Usuário

Então, pode parecer besteira, mas alguém já sentiu a sensação de terminar um livro e ter a impressão ou sei lá que coisa é de não ter "mastigado" o livro????
    Comigo aconteceu com "O Velho e o mar" (que nem coloquei no senso)...
    Vendo que era pequeno e que não atrapalharia muito Os Miseráveis, resolvi ler uma tacada e quando terminei fiquei igual bobo na biblioteca, andando e pensando no livro. Acho que ele era muito denso e fui meio despreparado para ler ele...
    Alguem já ficou assim, ou eu que sou muito tonto?????
    Aguardando respostas
    Beijos...

2. Tião Macalé

Tião Macalé Usuário

Sim, já aconteceu várias vezes, e só relendo o livro pra tirar essa sensação, o que pode demorar muito tempo pra mim.

3. Sim, já aconteceu comigo.
    Às vezes esta sensação pode ser apenas uma impressão

4. Anica

Anica Usuário

Já aconteceu comigo, várias vezes. O pior é quando alguém vem falar do livro com você tempos depois, e você diz que já leu e a pessoa pergunta o que você achou de determinada coisa que no final das contas passou completamente batido para você.

5. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Nossa, isso acontece muuuuito comigo o_O

Eu devo ter algum problema, porque dificilmente eu não fico com essa sensação quando acabo de ler um livro :eek:

6. Pips

Pips Old School.

Isso acontece comigo em todas as ocasiões, mas acho que é meu alzeimer a longo prazo. :lol:

7. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Nossa...já aconteceu isso comigo e fico :wall:
    é chato,pq teennnto e vem é nada na cabeça e fico :gira:
    às vezes falo que não lembro direito, e a pessoa fica..-Mah como não se lembra!!?! É aquela parte tal tal tal...
    e concordo porque se não às vezes é perigoso contrariar :lol:

8. Liv

Liv Visitante

Nossa, e quando você disfarça falando que .. *Ai, super legal esse livro, né?*. Vem alguém e pergunta: *Qual sua parte favorita?*

Resposta: Todas! :)

9. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Já aconteceu comigo, esse ano, dias atrás.

Eu peguei emprestado tres livros do Fernado Sabino com um colega meu, já coloquei lá no censo.

Mas, tipo, abri o livro e li. De uma vez só, são finos, a história é envolvente, voce vai lendo, quando chega no final, que voce pensa.

Ontem eu peguei outro livro desse fininhos empresatdo, vou ler hoje, capaz que vou ficar com a mesma sensação...

10. Skywalker

Skywalker Great Old One

Isso aconteceu comigo quando li O Silmarillion pela primeira vez. Eu boiei beeeeeem boiadinho no livro.

11. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

No caso do Silmarillion eu também boiei um pouco, mas deposi acabei compreendendo, por falar nisso, acho que vou reler o Silma...

12. imported_Moacir

imported_Moacir Usuário

Comigo acontece sim, mas, normalmente, quando a história é curta e a gente quer ler rápido.
    Essa semana dei uma lidinha em ... A Igreja do diabo, do Machadão, e ainda estou
    aqui, remoendo os pensamentos ...

13. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Vez ou outra isso acontece comigo, fico parada a olhar o livro como que interrogando que sensações e indagações ele tinha me provocado...

Não sei vcs, mas é o tipo de livro que guardo na minha estante e penso.. "preciso relê-lo"

14. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Li uma vez o livro A Princesa e o Dragão, do italiano Roberto Pazzi, além do livro sempre me fazer dormir após ler umas três página - eu até achei que o livro tinha algum feitiço, pq era incrível, eu podia estar sem um pingo de sono mas acabava dormindo - e quando terminei não conseguia entender a história, até hoje penso nele mas não tenho coragem de pegá-lo novamente.

15. Zuleica

Zuleica Usuário

Hoje em dia, só leio esse tipo de livro. Por isso escolho bem antes de comprar. É uma sensação de desafio e satisfação, muiiito agradável.

16. Breno C.

Breno C. Usuário

¬¬ odeio quando alguém me pergunta isso!

Já aconteceu de eu ler um livro e dois dias depois não lembrar o que tinha acabado lido, poderia ler o livro novamente que daria na mesma.
    Se isso acontece e alguém me pergunta se já li o livro, sou sincero e respondo que sim, mas que lembro patavinas do que estava escrito e nem sei resumir a história. Chato é quando é uma prova sobre o livro e você até teve tempo de ler, mas simplesmente não absorveu nada.

17. Anne

Anne Visitante

É difícil eu me lembrar de um livro. Eu só sei dizer se eu gostei ou não, se é bom ou não, porque isso eu gravo, mas quanto a história eu não lembro.

18. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Nossa gente, eu achava que era a única que não guardava todas as histórias que li, achava que todo mundo lia vários livros e depois se recordava de cada frase, igual aquelas pessoas que recitam poesia, foco boba, a única poesia que me recordo tem 4 linhas e nem sei se está certo:

Oxalá um pagão ainda fosse
    Por velhas ilusões acalentado
    A paisagem seria bem mais doce
    E o mundo muito menos desolado

- Wodsworth -

19. mandah

mandah Usuário

Eu também tenho essa sensação muitas vezes. Se vem alguém me perguntar sobre o livro eu não consigo falar muita coisa, na minha cabeça a história pode até estar gravada, mas não dá pra falar. Mas também tem uns livros que eu não lembro quase nada, precisam ser relidos.:lendo2:

20. imported_?

imported_? Usuário

Eu acho que certas leituras precisam de tempo para serem digeridas... Quero dizer, precisam de um outro ritmo de leitura, talvez seja legal deixar esses livros lidos juntos com outra obra e ir lendo capítulo por capítulo, fazendo anotações, etc.
    O difícil é descobrir qual o livro que terá esse efeito de "não mastiguei" no final! XD

Um professor me disse que o correto (na opinão dele, claro) é que cada livro precisa ser lido duas vezes, acabamos de ler e voltamos ao início, mas eu acho que na prática não dá muito certo não...

Eu agora faço anotações (dentro do livro mesmo) de tudo que leio, eu acho que é uma maneira de compreender melhor o que acabei de ler. E eu também não tenho uma velocidade rápida de leitura, eu até que leio devagar, gosto de pensar em cada coisa que li por vez.

Compartilhar