• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Podcast Valinor 4

Muito bom o Podcast, descobri umas bandas que vou procurar depois...
E sobre Stairway to Heaven, nunca ninguém entra em um consenso. Nem sobre sua letra, muito menos se é Tolkien-based XD.
 
Realmente muito bom o podcast... Me mijei de rir "Starway to Heaven e porque o cara e gay, ele quer ir pro oeste, California saca? Go weeeest" xD

Mas parando com a parte engraçada e partindo pra parte um pouco mais seria... Aquilo que foi falado sobre a fantasia é 100% verdade... Quantas vezes eu ja ouvi "hey cara, larga esse livro de criança ai", quando na verdade ele esta longe de ser de criança.

Como foi dito no podcast, a literatura de qualquer genero, mas principalmente a fantasia pode ser usada como escapismo a essa porcaria que nos vivemos aqui nesse lugarzinho chamado Terra... O unico problema e quando o cara esquece que ele nao mora nos livros e acaba pirando... Ou se alienando... Ele pode usar a literatura como escapismo, mas nao pode se esquecer que a literatura é, tambem, engajada. Voce nao pode fazer algo so por fazer... E eu acho que Tolkien acabou fazendo isso (e eu duvido que tenha sido sem querer), assim como CS Lewis escreveu as Cronicas para evangelizar as criancinhas.

Veja bem: Ele nos mostra um povo que nao consegue terminar nenhuma das obras que começa, por, entre outras razoes, intolerancia e desentendimento. Isso nao lembra a famosa Torre de Babel? Nao lembra tambem uns tais de humanos que, vivendo em sociedade, so basta alguem inventar uma mentirinha que ja começam a armar uma intriga total?

Tolkien nos conta tambem sobre os númenorianos que eram abençoados pelos deuses com uma vida longeva e prospera mas que se revoltaram e acabaram querendo virar imortais. Isso nao lembra Adao e Eva? Nao lembra tambem essas idiotices que a gente ve na TV de botox, creme pra isso, hidratante de nao sei o que e bla bla bla? E o que o homem conseguiu ate agora? Conseguiu deixar os velhinhos mais saudaveis e esticados... Mas nada de vida eterna.

E tem muitos outros exemplos, como o ciume de Saruman, a ganancia de Melkor, entre outros... Bom, toda essa volta foi pra dizer que eu acho que tem muito mais em Tolkien do que uma criança pode assimilar... Digo isso por experiencia propria, ja que fui ler o SdA pela primeira vez com uns 12 anos... Ate li, mas fiquei meio boiando e desapontado com o livro (esperava algo mais Harry Potter =X) porque era dificil demais pra mim. Sei la... As personagens de Tolkien nao sao planas, sao complexas e muito bem trabalhadas, podendo ser encaradas como uma analise de nos mesmos...

Bom, espero que nao tenha ficado muito confuso... Pensei nisso faz um tempo ja mas agora que consegui sentar e organizar as ideias... E e isso.. ufa xP
 
Nossa, vou comecar a ouvir agora mesmo!!

Nao tem feeds so pro podcast pra assinar via itunes?

:P

Abracos e parabens!!
 
Olá pessoal, queria ouvir os podcasts da Valinor, onde consigo?
To pensando num formato de podcast após ouvir a entrevista da equipe no Bolseiro, o que vocês acham?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo