• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PMs nas ruas?

Você é a favor da existência de PMs nas ruas?


  • Total de votantes
    24

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Você é a favor da existência de PMs nas ruas? Afinal não estamos na ditadura. Policiais Militares só estão nas ruas em ditaduras, deveriam estar dentro dos quartéis e não nas ruas, onde é lugar de Policiais Civis.
 
Mas quem disse que policias militares só estão nas ruas em épocas de ditaduras? A PM (ou BM aqui no RS) pode apresentar seus problemas, mas ainda assim eu acredito que existem mais policiais militares confiáveis do que o contrário. Uma classe que ganha mal, se f*** e ainda assim não tem o devido reconhecimento.

E, conforme a constituição federal (que aliás, poucas pessoas se dão ao trabalho de ler) as funções da PM e Cívil são diferentes. Uma tem carater mais ostensivo e a outra investigativo.



CAPÍTULO III

DA SEGURANÇA PÚBLICA

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares...

...

§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a
apuração de infrações penais, exceto as militares.

§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

§ 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
 
Última edição:
Você é a favor da existência de PMs nas ruas? Afinal não estamos na ditadura. Policiais Militares só estão nas ruas em ditaduras, deveriam estar dentro dos quartéis e não nas ruas, onde é lugar de Policiais Civis.

Nada disso. Sou a favor da PM nas ruas sempre, pois entra como um fator inibitório da prática do delito, dependendo de sua natureza e de quem o pratica.


Mas quem disse que policias militares só estão nas ruas em épocas de ditaduras? A PM (ou BM aqui no RS) pode apresentar seus problemas, mas ainda assim eu acredito que existem mais policiais militares confiáveis do que o contrário. Uma classe que ganha mal, se f*** e ainda assim não tem o devido reconhecimento.

Verdade. Chegam primeiro, saem por último e, na maioria das vezes, leva a culpa se o trabalho não foi satisfatório.

E, conforme a constituição federal (que aliás, poucas pessoas se dão ao trabalho de ler) as funções da PM e Cívil são diferentes. Uma tem carater mais ostensivo e a outra investigativo. (...)

Verdade, é muito comum a confusão feita pela população. Essas polícias desempenham papéis totalmente diferentes, e para tanto recebem treinamentos totalmente diferentes, com atribuições hierárquicas diferentes. Normalmente funciona mais ou menos assim: a Militar suja as mãos, e a Civil quebra a cabeça pra resolver a sujeira.
 
Aqui no rio é fundamental, só é foda o corporativismo acobertando as faltas de conduta. Mas ate ai não é diferente na civil, embora a PM esteja coberta por responder a um poder proprio, o militar.
 
Mas quem disse que policias militares só estão nas ruas em épocas de ditaduras? A PM (ou BM aqui no RS) pode apresentar seus problemas, mas ainda assim eu acredito que existem mais policiais militares confiáveis do que o contrário. Uma classe que ganha mal, se f*** e ainda assim não tem o devido reconhecimento.

E, conforme a constituição federal (que aliás, poucas pessoas se dão ao trabalho de ler) as funções da PM e Cívil são diferentes. Uma tem carater mais ostensivo e a outra investigativo.



CAPÍTULO III

DA SEGURANÇA PÚBLICA

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares...

...

§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a
apuração de infrações penais, exceto as militares.

§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

§ 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Mas aí é um erro da Constituição, vá ver se há policiais militares nas ruas dos EUA ou de algum país da Europa, mas há nas ditaduras militares da África assim como nas ditaduras miluitares daqui da América Latina..
 
Erro constitucional por que? São duas polícias diferentes com atribuições diferentes e nesse ponto o texto é claro. O fato de uma coisa também haver em países em ditadura necessariamente descaracteriza essa coisa a priori? E o fato de os EUA não ter uma polícia militar é garantia de alguma coisa? Vá pisar fora da linha e fazer o que é errado lá para ver se a policia de lá, seja cívil ou o que for, não te fuzila sem dó nem piedade.

Mas eu fiquei com uma dúvida Morfindel. A princípio tu seria contrário à existência da PM apenas por ela existir em ditaduras? Então temos que ser contrários ao exército, marinha, aeronáutica...
 
Esse tipo de discurso contra a presença da PM é muito comum em universidades. Enquanto aumenta-se de forma revoltante o número de assaltos, agressões, e mesmo sequestros, dentro do campus, e cogita-se a presença da PM para diminuir esse tipo de ocorrência, é comum aparecer frases do tipo "apoiar a presença de PM aqui é ignorar o que ela representou na ditadura militar" :roll:. Sério, eu tenho vontade de bater num cara desses.

Em geral é aquele aluno pedante, de algum curso de humanas ou de artes, membro do "movimento estudantil", cujo principal objetivo é beber, fumar, e fazer greve por tudo (aumento de salário de funcionários, a repressão das mulheres de Guiné-Bissau, etc) com exceção de causas estudantis - greve que envolve badernas, depredações, obstruções, etc. Nesse sentido não é estranho que não querem a presença da PM.

Eu não sou de Humanas nem gosto de beber.

Erro constitucional por que? São duas polícias diferentes com atribuições diferentes e nesse ponto o texto é claro. O fato de uma coisa também haver em países em ditadura necessariamente descaracteriza essa coisa a priori? E o fato de os EUA não ter uma polícia militar é garantia de alguma coisa? Vá pisar fora da linha e fazer o que é errado lá para ver se a policia de lá, seja cívil ou o que for, não te fuzila sem dó nem piedade.

Mas eu fiquei com uma dúvida Morfindel. A princípio tu seria contrário à existência da PM apenas por ela existir em ditaduras? Então temos que ser contrários ao exército, marinha, aeronáutica...

Eu não sou contra a existência da PM, mas fique dentro dos quartéis para tratar apenas de assuntos militares, não de assuntos civis. Eu só citei os EUA, para exemplificar, mas lá não há PMs nas ruas, eles tratam apenas de assuntos militares.
 
Eu não sou contra a existência da PM, mas fique dentro dos quartéis para tratar apenas de assuntos militares, não de assuntos civis. Eu só citei os EUA, para exemplificar, mas lá não há PMs nas ruas, eles tratam apenas de assuntos militares.

Por que tradicionalmente se instituiu assim lá, e aqui se instituiu uma polícia militar que policiasse as ruas. Ela não é uma Polícia de Militares, no sentido de policiar atividades militares, e nunca foi. Ela não trata de assuntos militares. Para isso já existem as diversas polícias que fazem parte das forças armadas. É uma polícia com hierarquia militar que exerce policiamento civil. Qual o problema disso é o que eu realmente não estou entendendo.
 
Última edição:
A favor sim e ainda mais nessa época de final de ano com mais gente nas ruas dos grandes centros urbanos.

Mas que a classe precisa ser melhor remunerada e melhor equipada é a velha necessidade praticamente "eterna" de sempre.
 
Morfindel, não confunda Polícia Militar com Polícia do Exército, por exemplo, são coisas totalmente diferentes. PM na rua não tem nada a ver com Regime Militar ou Ditadura.
 
Última edição:
Completamente diferente a postura e a razão de ser da presença da PM nas ruas durante o regime militar e hoje. Naquele tempo, a polícia na rua era vista por muitos como um instrumento de repressão. Hoje ela representa o quê? O combate ostensivo e preventivo à criminalidade. É para isso que serve a Polícia Militar. Polícia Civil é que atua no pós-crime.

Tirar a Polícia Militar das ruas foi a proposta de um lunático aqui de Brasília chamado Ricardo Machado (candidato ao Governo do Distrito Federal) somente para anarquizar mesmo. Não dá para levar a sério. O partido dele é o mesmo que defendia livre ingresso nas Universidades, salário mínimo de 2500, terra para todos e descriminalização completa de narcóticos (apesar de ser proibido aos membros do partido).
 
Acabei errando na hora de votar; coloquei não, pois li PMs saírem das ruas e não saírem nas ruas.
 
Por um motivo simples: a PM, nos manifestos, provou que nao tem competencia para cuidar da seguranca civil.

Ela simplesmente nao conseguia se posicionar entre os extremos: ou reprimia a populacao violentamente, ou abandonava o cenario (como aconteceu no centro de SP)
 
Eu sou contra a existência de polícia militar.
Sou ate do grupo que defende a desmilitarização da polícia aqui BH, pois o treinamento militar não é algo para ser usado nas ruas.
Polícia ostensiva, acaba gerando uma policia opressora, que é muito vista aqui me BH, onde o militar acredita ser a própria lei.
Polícia deve agir de forma inteligente, e não ostensiva, desmanchar quadrilha é muito mais efetivo que sair dando tiros em favelas, mas essa não é um pratica por aqui, onde a polícia trabalha de forma muito pontual.

Tentando responder o post, sou contra a presença da polícia militar nas ruas, e não da polícia nas ruas, esse é um papel fundamental.
 
Vocês acham que se o policiamento ostensivo passasse a ser feito pela Polícia Civil as coisas melhorariam? Não sei não. Aqui nós temos histórias de barbaridades tão cabulosas quanto as cometidas pela PM (aka BM). Será que o problema todo não se resolveria com melhores critérios na escolha e melhor treinamento, seja para a PC ou a PM.
 
Última edição:
Se não tivesse PM nas ruas, quem faria o papel da Polícia de Choque?

Ainda não entendi muito bem os argumentos contra a PM nas ruas.

1) Policiamento ostensivo gera opressão policial: Qual é a conclusão então? Que é preciso mais rigor na escolha dos policiais ou que é melhor não ter policiamento ostensivo? Acabar com o policiamento ostensivo não parece uma boa ideia, já que nem todos os crimes são do tipo "de quadrilha".
2) A PM é despreparada: Isso significa que é preciso preparar melhor os policias ou que é melhor não ter PM nas ruas?
 
Eu disse que tem que ter a polícia sim nas ruas, mas não a militar, e não estou dizendo que a policia civil que temos hoje deve estar na rua.
A proposta é que deveria nascer uma nova polícia que não seja militar, e que tenha um maior preparo para lidar coma população, e não sair apontando armas para pessoas alegando "atitude suspeita". Porra morador de rua em BH morre de medo da polícia.

A polícia não precisa ser militar para funcionar, principalmente por causa do corporativismo que existe na justiça militar.
 
Por mim, acabaria com novos concursos pra PM, quem está lá continuaria trabalhando (apenas serviço administrativo), e quem for se aposentando vai deixando os cargos vazios. Um dia ele acaba. Aí cria-se uma nova polícia com critério de ficha limpa. Quem tiver passagem pela polícia não pode se candidatar e ex-policiais que quiserem se candidatar não podem ter sofrido nenhuma punição administrativa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo