• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PMs nas ruas?

Você é a favor da existência de PMs nas ruas?


  • Total de votantes
    24
Por mim, acabaria com novos concursos pra PM, quem está lá continuaria trabalhando (apenas serviço administrativo), e quem for se aposentando vai deixando os cargos vazios. Um dia ele acaba. Aí cria-se uma nova polícia com critério de ficha limpa.

Acabar com, exército, marinha e aeronáutica também, né? Pq não?
 
Morfs, você poderia listar os argumentos contra a atuação da PM nas ruas? Até agora eu não entendi a crítica.
 
Por um motivo simples: a PM, nos manifestos, provou que nao tem competencia para cuidar da seguranca civil.

Ela simplesmente nao conseguia se posicionar entre os extremos: ou reprimia a populacao violentamente, ou abandonava o cenario (como aconteceu no centro de SP)

Poxa, acho precipitado você dizer que, por causa de alguns exemplos de despreparo, segue que a Polícia Militar não serve para o que foi concebida. Isso pode ser regional, pois aqui em Brasília as reclamações foram minimas. Na verdade, a polícia sempre usa a força em manifestações em que a temperatura sobe, mas força não deve ser confundida com violência. A Polícia Militar é sempre a mais visada por grupos 'defensores dos direitos humanos' como a grande vilã das multidões. E os vândalos? O que fazer com eles? Se afastar e deixar que eles continuem com sua 'manifestação de expressão'?
 
Morfs, você poderia listar os argumentos contra a atuação da PM nas ruas? Até agora eu não entendi a crítica.

A PM tem um status de Militar, é treinada em quartel, responde a justiça militar em casos de abuso, as praticas e funções incorporadas a ela sào autoritárias, necessárias apenas para o estado de exceção dos militares, hoje em dia não é preciso uma polícia com praticas e ações cordeadas em um quartel para agir ostensivamente nas grandes cidades. Além disso, o próprio estatuto de Militar impede que a polícia faça greves por melhores condições e salários, por exemplo.

A questão não é apenas tirar a PM da rua e deixar um vazio no lugar, mas sim que os PM sejam treinados por outra instituição que não a nossa antiga e atual PM, que eles sejam pessoas comuns, civis, que possam clamar seus direitos e responder por seus abusos na justiça civil.

Nenhuma democracia antiga do mundo tem ou teve uma PM por tanto tempo quanto o Brasil, a PM é sem duvidas o órgão mais vestigial da ditadura que temos, até o exército mudou, a PM não.

Argumentar que a PM necessita ser treinada em quateis e ter prefixo de militar porque "as ruas do Brasil e suas periferias são uma guerra" é absurdo. Mesmo que fosse tal cenário, acreditar que o embrutecimento da policia não tem relação alguma com o embrutecimento dos bandidos é ir de contra a maioria dos estudos de segurança publica do mundo.

É um debate longo, com bastantes argumentos para se aproveitar, eu sou favorável ao fim da PM e que uma polícia diferente ocupe as ruas, mas entendo em certo ponto o choque de se pensar nisso, especialmente no Brasil, que conviveu tão convenientemente com uma militarização de sua sociedade por tantos anos.

- - - Updated - - -

PS: Respondi a enquete de forma errada, eu disse que "não" pois entendi que a pergunta era se eu sou a favor da PM nas ruas, e não o contrário :o?:
 
A PM tem um status de Militar, é treinada em quartel, responde a justiça militar em casos de abuso, as praticas e funções incorporadas a ela sào autoritárias, necessárias apenas para o estado de exceção dos militares, hoje em dia não é preciso uma polícia com praticas e ações cordeadas em um quartel para agir ostensivamente nas grandes cidades. Além disso, o próprio estatuto de Militar impede que a polícia faça greves por melhores condições e salários, por exemplo.

A questão não é apenas tirar a PM da rua e deixar um vazio no lugar, mas sim que os PM sejam treinados por outra instituição que não a nossa antiga e atual PM, que eles sejam pessoas comuns, civis, que possam clamar seus direitos e responder por seus abusos na justiça civil.

Nenhuma democracia antiga do mundo tem ou teve uma PM por tanto tempo quanto o Brasil, a PM é sem duvidas o órgão mais vestigial da ditadura que temos, até o exército mudou, a PM não.

Argumentar que a PM necessita ser treinada em quateis e ter prefixo de militar porque "as ruas do Brasil e suas periferias são uma guerra" é absurdo. Mesmo que fosse tal cenário, acreditar que o embrutecimento da policia não tem relação alguma com o embrutecimento dos bandidos é ir de contra a maioria dos estudos de segurança publica do mundo.

É um debate longo, com bastantes argumentos para se aproveitar, eu sou favorável ao fim da PM e que uma polícia diferente ocupe as ruas, mas entendo em certo ponto o choque de se pensar nisso, especialmente no Brasil, que conviveu tão convenientemente com uma militarização de sua sociedade por tantos anos.

- - - Updated - - -

PS: Respondi a enquete de forma errada, eu disse que "não" pois entendi que a pergunta era se eu sou a favor da PM nas ruas, e não o contrário :o?:

Perfeito Fela.
O argumento básico é a brutalidade da polícia, e não somente em manifestações, isso só ta ai porque atingiu a classe media, mas essa brutalidade é cotidiana.
Policial Militar não conversa, se impõe, e nem sempre isso é necessário, e muitas vezes é desnecessário sendo caracterizado abuso de autoridade, o que na maioria das vezes é feito vista grossa. Policial não pode ser a palavra de ordem e ponto final, e sim um mediador para resolver problemas de ordem pública.
E Éomer, não seja 8 ou 80, a desmilitarização da polícia não tem nada ha ver com as forças armadas, a segunda serve para a defesa do território nacional e não para garantir a ordem pública.

Precisamos sim de uma polícia mais correta, não somente pra população e também para o próprio policial, pois o soldado é o que mais se ferra.
 
Entendi a argumentação, Felagund. Realmente eu concordo que a questão da Justiça Militar pode ser um problema. A Polícia Civil, por ser civil, não está sujeita à Justiça Militar. É isso? Será que a Polícia Civil seria menos brutal? Ou a ideia é que por não responder à Justiça Militar, a Polícia Civil precisaria pensar melhor nas suas atitudes? De qualquer forma, acho que não poderíamos prescindir nem do policiamento ostensivo (eu entendi que a PM não é uma condição necessária nesse caso) e nem de Tropas de Choque. Nesse caso, será que a Polícia Civil teria condições de ser treinada para ser Tropa de Choque?
 
Uai ela é treinada para ser tropa de choque em vários países, como a Inglaterra por exemplo.
 
Entendi a argumentação, Felagund. Realmente eu concordo que a questão da Justiça Militar pode ser um problema. A Polícia Civil, por ser civil, não está sujeita à Justiça Militar. É isso? Será que a Polícia Civil seria menos brutal? Ou a ideia é que por não responder à Justiça Militar, a Polícia Civil precisaria pensar melhor nas suas atitudes? De qualquer forma, acho que não poderíamos prescindir nem do policiamento ostensivo (eu entendi que a PM não é uma condição necessária nesse caso) e nem de Tropas de Choque. Nesse caso, será que a Polícia Civil teria condições de ser treinada para ser Tropa de Choque?


Nunca. A questão é achar que o problema está só na farda, mas está longe disso. Desmilitarizar a polícia iria resolver em quê, afinal? A questão não é a PM, é a sociedade em si, e a que ponto chegou a situação geral por conta da impunidade e da indulgência.

A Civil NUNCA teria condições de treinamento para o Choque, porque aqui no Brasil o trabalho da Civil está ligado à investigação, perícia, polícia científica e abraça a Lei de forma mais teórica. Eles estão focados em áreas distintas, têm um treinamento/conhecimento amplo da Lei e dos Códigos existentes - além dos salários, quase sempre inversamente proporcionais às atividade atribuídas e ao nível de periculosidade/insalubridade envolvidos no cotidiano de cada profissional - mas dificilmente alguém verá um Civil trocando bala com bandido. Aliás, infelizmente, os maiores níveis de corrupção policial estão concentrados na Civil justamente pela falta de uma farda ou algo que os identifique como policiais - a maioria não usa o colete por motivos óbvios, e costuma usar os carros apreendidos e abandonados nos pátios do Estado (automóveis frutos de furto não reclamado, ou apreensões de furto em flagrante cujo dono não foi localizado) às viaturas. Se já reclamam da falta de identificação de alguns PMs, imagina só entregar tudo na mão da Civil...

Uma vez ouvi uma proposta sobre a unificação das polícias Civil e Militar, e consequentemente sobre a desmilitarização da Polícia. Sério, não sei até onde isso possa ser relevante no tocante a resolver os problemas da população. Por mais que se reclame da PM, são eles quem aparecem pra sujar as mãos, enquanto o contato da Civil é secundário. Querer atribuir tarefas de uma polícia para a outra é querer misturar alhos com bugalhos.

Quanto à truculência policial, isso também não mudará em nada somente com a ausência da farda. Todo e qualquer trabalho de contenção e repreensão criminal, ou intervenções em situações caóticas fatalmente levam a atitudes de violência de ambos os lados, pelos mais diversos motivos. Isso só mudará efetivamente com um trabalho preventivo, uma manutenção ostensiva e principalmente a reforma do Código Penal Brasileiro, assim como uma profunda mudança no sistema carcerário e a conscientização da população acerca de seus direitos e deveres. Ou seja, é uma mudança enorme, a nível de sociedade.

Em outros países, as polícias são unificadas, mas o sistema opera de forma diferenciada. E por que em outros países ninguém 'encosta' em um policial, ou lhe falta com o respeito? Porque dá uma cana braba. Por que um policial não agride um civil gratuitamente? Porque dá Côrte. Mantém-se um tênue equilíbrio, perfeitamente consciente, de até onde cada um pode ir, e assim se mantém a ordem - através do respeito mútuo, mesmo que imposto por Lei. Achar que policial tem de aturar agressão física e verbal é uma violência, tanto quanto o abuso de autoridade.
 
Gente, o Choque seria uma coisa a parte, oras. Nos EUA existe grupos de contenção da Polícia que recebem outro treinamento, como a própria SWAT, ou alguns braços mais bem armados do FBI, isso não seria problema nenhum, de verdade.
 
Seiko tem um erro no seu argumento, não estariam entregando nada na mao da polícia civil, apenas estaria criando uma outra forma de polícia que não esteja vinculada a ideia militar. Talvez o nome policia civil deixaria de existir e se chamaria apenas policia, e outra coisa, o uniforme continuaria, e seria algo bem parecido com a farda de hoje, como e no EUA por exemplo.

A policia investigativa e a policia "de rua" continuariam sendo coisas distintas, mesmo se trabalhassem na mesma corporação, como uma grande empresa e seus diferentes setores.

- - - Updated - - -

Seiko tem um erro no seu argumento, não estariam entregando nada na mao da polícia civil, apenas estaria criando uma outra forma de polícia que não esteja vinculada a ideia militar. Talvez o nome policia civil deixaria de existir e se chamaria apenas policia, e outra coisa, o uniforme continuaria, e seria algo bem parecido com a farda de hoje, como e no EUA por exemplo.

A policia investigativa e a policia "de rua" continuariam sendo coisas distintas, mesmo se trabalhassem na mesma corporação, como uma grande empresa e seus diferentes setores.
 
Seiko tem um erro no seu argumento, não estariam entregando nada na mao da polícia civil, apenas estaria criando uma outra forma de polícia que não esteja vinculada a ideia militar. Talvez o nome policia civil deixaria de existir e se chamaria apenas policia, e outra coisa, o uniforme continuaria, e seria algo bem parecido com a farda de hoje, como e no EUA por exemplo.

A policia investigativa e a policia "de rua" continuariam sendo coisas distintas, mesmo se trabalhassem na mesma corporação, como uma grande empresa e seus diferentes setores.

Na verdade, foi um erro de expressão da minha parte. Obrigada por pontuar, Ranza. :D

Quando digo 'entregar nas mãos da Civil', foi no tocante à ideia errada de crer que somente o ato de desmilitarizar a PM seria a solução. Nos EUA, se não me engano, somente os novatos recém saídos da Academia usam fardas, e de acordo com sua ascensão na corporação, abandonam as fardas e tomam outras atividades - homicídios, entorpecentes, perícia forense, etc. O policial fardado lá é uma espécie de 'default', e executa tarefas menos específicas, como patrulhamento, trânsito, cavalaria...

Mas a única diferença nos EUA é que, apesar de unificada e não-fardada, a polícia conta sim com uma estrutura hierarquizada. A diferença é que conta com menos cargos, é menos verticalizada (o organograma/fluxograma de atividades exige um processo burocrático significativamente menor), e consequentemente, menos rígida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo