• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PMDB e PT são os maiores vencedores na disputa ao Senado

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O PMDB e o PT foram os maiores vencedores na disputa ao Senado. Os pemedebistas conseguiram aumentar sua bancada de 17 para 19 parlamentares, enquanto os petistas avançaram de oito para 13.

O PSDB e o DEM, porém, viram suas bancadas se reduzirem. Os tucanos perderam cinco vagas e agora estão com 11. Já os democratas caíram de 13 para sete senadores. O PTB, por sua vez, ficou com seis parlamentares, um a menos do que tem na atual bancada.

O PP conseguiu saltar de um para cinco. Em seguida aparecem PSB (4), PR (4), PDT (4), PCdoB (2), PSOL (2), PRB (1), PPS (1), PSC (1), PMN (1). O PV, por outro lado, perdeu a única vaga que tinha e não tem mais representatividade no Senado.

Com esses números, se a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, for eleita no segundo turno, terá maioria na Casa. Considerando o atual bloco, a petista poderá ter o apoio de até 53 senadores. Emendas constitucionais podem ser aprovadas com 49 votos.

O fraco desempenho da oposição nas urnas pode ser comprovado pela derrota de alguns senadores democratas e tucanos que disputavam a reeleição. Esse é o caso, por exemplo, de Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marco Maciel (DEM-PE), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo