• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Plebiscito do Aborto

Você é a favor do aborto?

  • Sim

    Votos: 53 46,1%
  • Não

    Votos: 19 16,5%
  • Depende

    Votos: 41 35,7%
  • Estou nem aí

    Votos: 2 1,7%

  • Total de votantes
    115
Sou a favor, por que ninguem tem o direito de por uma pessoa no mundo para sofre... Em alguns casos acaba sofrendo a mãe e o filho... Sempre se ve na televisão, jornais, revistas e outros meios de comunicação mães que matam os filhos ou jogam em lagos ou outras coisas do genero... Não é justo por bebe no mundo para que aconteça algo tão vil. Existem mulheres que realmente não tem psicologico para ser mãe... Sendo assim é melhor tirar do ver uma criança sofrer com a rejeição da mãe.

Além disso, podemos colocar aí o caso de mães adolescentes, que engravidam por discuido, e acabam dando a luz a uma criança que elas não terão como sustentar nem educar. Criança essa que no futuro terá uma grande possibilidade de se tornar um marginal ou coisa que valha por pura falta de estrutura familiar.
 
Além disso, podemos colocar aí o caso de mães adolescentes, que engravidam por discuido, e acabam dando a luz a uma criança que elas não terão como sustentar nem educar. Criança essa que no futuro terá uma grande possibilidade de se tornar um marginal ou coisa que valha por pura falta de estrutura familiar.
Devemos matar a criança pq ela apresenta chance de ser um marginal ou coisa que valha por pura falta de estrutura familiar? Nem os marginais de fato são punidos.

PESSOAL. Sinceramente, querem direito ao aborto em caso de estupro? Cadê seu direito de andar na rua a noite SEM ser estuprada? Culpa desse país. Pago o
**** a 4 de impostos pra ser protegido mas a polícia n faz nada.
 
Shanti disse:
Além disso, podemos colocar aí o caso de mães adolescentes, que engravidam por discuido, e acabam dando a luz a uma criança que elas não terão como sustentar nem educar.
E as vezes nem é por descuido. Camisinhas estouram, anticoncepscionais falham e etc.

Cad disse:
Devemos matar a criança pq ela apresenta chance de ser um marginal ou coisa que valha por pura falta de estrutura familiar? Nem os marginais de fato são punidos.
Existe uma diferença bem grande entre matar criancinhas e descartar embriões.

Cad disse:
PESSOAL. Sinceramente, querem direito ao aborto em caso de estupro?
Esse direito já existe. Está sendo discutido é o dieito de se abortar mesmo não sendo casos de estupro.
 
Eu concordo com a posição legislativa atual, ou seja, aborto é crime salvo em casos de estupro e risco para a mãe.

Se o aborto for permitido legalmente, vai virar uma coisa banal, como hoje é transar sem proteção: amanhã toma-se uma pílula do dia seguinte, mesmo não sendo saudável, e tá beleza.
 
Devemos matar a criança pq ela apresenta chance de ser um marginal ou coisa que valha por pura falta de estrutura familiar? Nem os marginais de fato são punidos.

PESSOAL. Sinceramente, querem direito ao aborto em caso de estupro? Cadê seu direito de andar na rua a noite SEM ser estuprada? Culpa desse país. Pago o
**** a 4 de impostos pra ser protegido mas a polícia n faz nada.

Por pura falta de estrutura familiar??? você fala isso como se não fosse importante, se nós hoje tivéssemos famílias mais bem estruturadas, não teríamos metade dos problemas que temos hoje.
Muita gente fala que o governo não investe em educação, e por isso a marginalidade está alta. E tem razão pessoas que falam assim, mas esquecem de citar que uma boa educação doméstica é fundamental, e a educação doméstica vem de uma boa estrutura familiar. Os valores morais se perderam por que a família se esfacelou. E não é só a família nos sentido mais arcaico da palavra, pode ser essa palavra no sentido mais "moderno", tipo pai e mãe separados, ou uma mãe solteira por opção. Nesse caso não importa como a famia tá montada, desde que haja valores e bons exemplos a serem seguidos pelas crianças, o que importa é a referência. E infelizmente um adolescente não tem como ser referência pra um criança.
 
Eu votei no sim e pra justificar eu precisaria apenas quotar os posts da Verbena, Shanti e Olo.

Em qualquer uma das situações, deve-se pensar primeiro na mãe que já tem sua vida feita. O feto ali dentro dela nunca viu nada e do pouco que ouviu não entendeu nada. Ou seja, não tem memória e nem identidade.
O que é uma mente vazia em comparação a identidade formada da mãe?!
 
Mas Balbo, isso não justifica causar dor propositalmente. Pessoas sofrem, e se for culpa de alguém, a sociedade entende que esse sofrimento deve ser mitigado. Não se aceita o sofrimento causado deliberadamente a outro.

Sim, e a forma de resolver isso é eliminando a causa do sofrimento (no caso a mãe), não matando a pessoa que sofre (há pessoas que escolhem tirar a própria vida, mas nenhuma delas disse que não se arrependia).

Shantideva disse:
Além disso, podemos colocar aí o caso de mães adolescentes, que engravidam por discuido, e acabam dando a luz a uma criança que elas não terão como sustentar nem educar.

E onde está a parte do "as pessoas devem aceitar a responsabilidade pelos seus atos"? Eu não acredito que uma pessoa não consiga criar alguém se tiver vontade.

Aragorn II disse:
Isso tudo sem falar nos casos de abandono, assassinato do bebê e outros.

Todas as pessoas enfrentam problemas na vida. Abandono não é uma justificativa plausível.

Assassinato não é muito diferente se acontece dentro ou fora da barriga, então dispensa comentários.

Mas espere, pelo que eu entendi do seu post você não acha que "as pessoas devem ter relações deliberadamente e sem tomar as devidas precauções pra depois, caso uma gravides ocorra, abortar". Mas é esse comportamento que a legalização do aborto favoreceria. Isso me parece um tanto contraditório.
 
Última edição:
Balbo disse:
Mas espere, pelo que eu entendi do seu post você não acha que "as pessoas devem ter relações deliberadamente e sem tomar as devidas precauções pra depois, caso uma gravides ocorra, abortar". Mas é esse comportamento que a legalização do aborto vai estar favorecendo. Isso me parece um tanto contraditório.
Não acredito que esse comportamento será favorecido. Ninguém vai sair por aí tendo relações sexuais sem proteção deliberadamente, apenas pelo fato de poder abortar caso um "acidente" ocorra. Primeiro porque não existe aborto de DST. E segundo porque o aborto, toda mãe sabe e toda mulher deveria saber, é traumatizante (mas criar um filho indesejado é ainda pior).
 
Ah, sei lá. Volta e meia vem à tona essas questões sobre autorizar ou não o aborto. Olhando friamente, não vai fazer diferença alguma legalizar ou não a retirada do feto. O único propósito de se aprovar a lei será o de as pessoas não serem tachadas de monstros assassinos de bebês ao entrarem em uma clínica para aborto. Coisa que as pessoas de alto poder aquisitivo fazem, alheias e indiferentes a toda essa gritaria sobre direito à vida.

As pessoas sempre optam pelo modo mais prático por pura preguiça em evitarem a gravidez. Não usar a camisinha ou tomar anticoncepcionais pra não cortar o embalo é a ordem do dia. Os governos preferem não arcar com a conscientização e com o investimento em educação sexual.
 
Confesso que não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Prezo pela liberdade das pessoas em escolher o que querem fazer da vida, mas acho que muitos irresponsáveis iriam banalizar o aborto. Banalizar o aborto pra mim é sair por aí transando sem camisinha e quando ficar grávida é só recorrer ao aborto. Isso eu condeno, mas no caso de risco à saúde da mãe ou do bebê (como no caso dos anencéfalos) e também nos casos de aborto os pais devem poder optar. O problema da lei brasileira é que a justiça é muito lenta em alguns casos e a mãe sofre demais, por meses. Quanto mais tarde é realizado o aborto mais arriscado para a mãe.
Digo sim ao aborto e não à banalização dele.
 
Existe uma diferença bem grande entre matar criancinhas e descartar embriões.
Questão de ponto de vista. Onde vc vê um embrião a ser descartado, eu vejo vida.

Esse direito já existe. Está sendo discutido é o dieito de se abortar mesmo não sendo casos de estupro.
Sim, mas critico assim os que baseiam seus argumentos somente nisso, na total liberação do aborto.

Por pura falta de estrutura familiar??? você fala isso como se não fosse importante, se nós hoje tivéssemos famílias mais bem estruturadas, não teríamos metade dos problemas que temos hoje.
Muita gente fala que o governo não investe em educação, e por isso a marginalidade está alta. E tem razão pessoas que falam assim, mas esquecem de citar que uma boa educação doméstica é fundamental, e a educação doméstica vem de uma boa estrutura familiar. Os valores morais se perderam por que a família se esfacelou. E não é só a família nos sentido mais arcaico da palavra, pode ser essa palavra no sentido mais "moderno", tipo pai e mãe separados, ou uma mãe solteira por opção. Nesse caso não importa como a famia tá montada, desde que haja valores e bons exemplos a serem seguidos pelas crianças, o que importa é a referência. E infelizmente um adolescente não tem como ser referência pra um criança.
Como disse, isso é baseado em CHANCES. Chances de um menino se tornar traficante de drogas aos 7 anos. Chances do menino não viver até os 7 anos. Chances do menino ser adotado pelo criança esperança, conseguir um emprego que seja e se tornar alguém que mereça viver, na sua opinião. Não quer o filho? Adoção. Existem pessoas boas no mundo.
 
Cara... esse é um assunto muito, mas muuuuuito delicado! Minha razão me faz ficar com a opção jurídica!! Ou seja, aborto é crime! Ponto! A não ser que a gravidez ponha em risco a vida da mão ou resultado de estupro! Nestes dois casos, se a mãe der o consentimento, então o aborto seria permitido!

Sou terminantemente contra o aborto! Se não quer ter filho ou arriscar ficar grávida, que tome o cuidado necessário! Se engravidar, então arque com as consequências!!

A Vana disse tudo que eu ia colocar aqui.

Além disso, podemos colocar aí o caso de mães adolescentes, que engravidam por discuido, e acabam dando a luz a uma criança que elas não terão como sustentar nem educar.

E onde está a parte do "as pessoas devem aceitar a responsabilidade pelos seus atos"? Eu não acredito que uma pessoa não consiga criar alguém se tiver vontade.

Exatamente. Colocou no mundo, agora cuida. Existem vários métodos contraceptivos no mercado (camisinha são distribuidas gratuitamente por ai) e dizer que a vontade "falou mais alto" é pura falta de responsabilidade.

Conheço casos de crianças sendo criadas por casais bem jovens e sem problema nenhum. O pessoal rala muito, mas a criança cresce feliz e contente.
 
Eu acho que a questão do aborto não é uma questão moral, mas sim de saúde pública.

Esse papo demagógico que prega "fez tem que assumir", "a criança não tem culpa", "tudo pela vida" é balela da braba.

A questão é a seguinte: se a pessoa quer fazer um aborto, ela vai fazer. Na verdade abortos são feitos diariamente no Brasil, só que de forma clandestina.

É claro que, tendo em vista a clandestinidade, ou os abortos são caríssimos ou são realizados de formas brutais, inclusive com a própria grávida enfiando uma agulha de tricô pra picotar o feto.

Não dá pra negar a realidade dessa situação. Nós vivemos no Brasil, não na Disneylândia onde só existem bebês programados e com pais preparados.

A legalização do aborto só vai ajudar às pessoas que não têm condições de pagar a montanha de dinheiro que uma clínica clandestina exige, tendo um procedimento limpo, higiênico e que a possibilite, no futuro (e se quiser), vir a ter filhos.
 
Cad disse:
Questão de ponto de vista. Onde vc vê um embrião a ser descartado, eu vejo vida.
Por isso que eu acho que o aborto só pode ser legalizado se for feito no início da gestação, antes da formação da placa neural.
Se a morte acontece com o fim da atividade neural, a vida começa com o início da atividade neural, IMO.
Portanto, antes da formação sistema nervoso, eu não vejo motivo para não se liberar o aborto.
 
Pois é. Esse assunto é mais do que delicado e eu não sei mesmo o que eu votaria. Analisando todos os aspectos, imagino que a legalização do ato traria enormes benefícios considerando o ponto de vista referente à saúde.

Agora, olhando a coisa de forma moral, social ... me parece que cada caso é um caso, e a coisa vai além de "arcar com as consequências". O que não falta nesse país são pais sem condições alguma de garantir uma condição de vida satisfatória para os que dele dependem e, vendo assim, seria até melhor para a sociedade "afastar" esses casos no futuro.

Lógico que o aborto não é a melhor solução a longo prazo (para qualquer um dos problemas que um nascimento não programado venha a causa), mas .. é a infeliz opção que as pessoas tem à mão num momento de difícil escolha pra si e para o filho. Por isso se torna delicado discutir a coisa com visão moralista.
 
Por isso que eu acho que o aborto só pode ser legalizado se for feito no início da gestação, antes da formação da placa neural.
Se a morte acontece com o fim da atividade neural, a vida começa com o início da atividade neural, IMO.
Portanto, antes da formação sistema nervoso, eu não vejo motivo para não se liberar o aborto.
Sim, por isso diferentes religiões tem diferentes pontos de vista sobre o aborto, baseadas nessas de até qual semana e talz. Apesar de achar que tudo isso faz muito sentido, IMO, a vida já está ali. Se deixar rolar, o bebê é formado e nasce. Se interrompermos a gravidez antes ou depois do início da atividade neural, não haverá a vida.

Se pareço um pouco ofensivo as vezes, peço desculpas a todos. As vezes me deixo tomar pela emoção e me foge a razão.
 
Cad disse:
Sim, por isso diferentes religiões tem diferentes pontos de vista sobre o aborto, baseadas nessas de até qual semana e talz. Apesar de achar que tudo isso faz muito sentido, IMO, a vida já está ali.
Por isso que eu acho q o assunto não pode ser discutido sobre parametros moralistas religiosos. Tem que ser através da ciência.

Cad disse:
Se deixar rolar, o bebê é formado e nasce.
Mas tipo, milhares de embriões são descartados por causa da fertilização artificial. Eles não tem "vida própria", como seres unicelulares. Para desenvolver eles precisam da "vida" de outro ser (a mãe e tal).

Cad disse:
Se interrompermos a gravidez antes ou depois do início da atividade neural, não haverá a vida.
Isso eu não entendi. :neutral:

Cad disse:
Se pareço um pouco ofensivo as vezes, peço desculpas a todos. As vezes me deixo tomar pela emoção e me foge a razão.
Você não ME pareceu ofensivo em nenhum momento. :cerva:
Pesso desculpas se passar essa imagem também.
 
Banalizar o aborto pra mim é sair por aí transando sem camisinha e quando ficar grávida é só recorrer ao aborto. Isso eu condeno, mas no caso de risco à saúde da mãe ou do bebê (como no caso dos anencéfalos) e também nos casos de aborto os pais devem poder optar. O problema da lei brasileira é que a justiça é muito lenta em alguns casos e a mãe sofre demais, por meses. Quanto mais tarde é realizado o aborto mais arriscado para a mãe.
Digo sim ao aborto e não à banalização dele.

Durante bastante tempo, fui totalmente contra o aborto. Hoje, relativizo as coisas. A questão é que, legalizado ou não, ele acontece a todo instante, só que em clínicas clandestinas, em condições duvidosas de funcionamento, colocando em risco a saúde da mulher. Parece-me que é uma visão muito idealizada isso "fez, tem que assumir". As coisas não funcionam assim.

No final das contas, concordo com a Peonia: sim ao aborto, não à sua banalização. Dizer que sou a favor de sua legalização não é dizer que acho que ele deva ser utilizado como método contraceptivo, e tenho minhas dúvidas que seria. Afinal de contas, ainda é um procedimento cirúrgico. Camisinha e pílula continuam sendo bem mais simples.

Espero nunca ter que passar por isso, mas, se, por algum motivo, quisesse realizar um aborto, não gostaria de esperar séculos até a justiça concluir que tenho direito, talvez até em um momento em que ele já seja muito perigoso.
 
Por isso que eu acho q o assunto não pode ser discutido sobre parametros moralistas religiosos. Tem que ser através da ciência.
Análise científica é um tanto quanto fria, pois não aborda o fato de pensarmos. Não creio que seja somente por ela, mas no meio-termo entre ciência e moral/religião (Algo meio improvável de se achar, mas em teoria, o certo).

Mas tipo, milhares de embriões são descartados por causa da fertilização artificial. Eles não tem "vida própria", como seres unicelulares. Para desenvolver eles precisam da "vida" de outro ser (a mãe e tal).
IMO, aí já é outro caso, sou neutro quanto a inseminação artificial e a favor de pesquisa de células-tronco. Por isso digo que depende do meio e da finalidade.

Isso eu não entendi. :neutral:
Quis dizer que se a mulher engravida, e ela não interferir, o bebê nascerá. Mas, se ela interferir, independente em qual etapa da gravidez, o bebê não nascerá do mesmo jeito, se for abortado uma semana depois ou uma semana antes do parto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo