1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

PLC 48 - Acabará com o dinheiro em espécie, permitindo somente transações eletrônicas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 15 Out 2015.

?

Qual sua opinião sobre esse projeto da forma que está?

1. Contra

14 voto(s)
    100,0%
  2. A favor

0 voto(s)
    0,0%
  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Há um projeto de lei de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) que pretende acabar com o dinheiro em espécie (como dito no título) no Brasil, e em 5 anos apenas transações eletrônicas seriam feitas como formas legais de transações financeiras.

O projeto:

O que acham desse projeto?

• Gostei! Gostei! x 2
  2. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

A princípio achei absurdo, mas, lendo a justificativa, dá até pra refletir.

3. Éomer

Éomer Well-Known Member

Mas será que as instituições bancárias vão querer continuar trabalhando com cartões de débito sem lucrarem nada em cima da transação? Duvido.

No mais eu acho meio besta usar cartão para comprar, sei lá, dois pães.

4. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Imagina o tamanho das filas? Nãn. Teoricamente até funciona, mas não sei na prática iria funcionar.

Pra começar eles deveriam criar umas máquinas mais rápidas para processar os cartões.

5. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Como bom autônomo e patrão de mim mesmo que sou, afinal não penso apenas como um mero consumidor...

E quem tem um comércio bem humilde e que com muita dificuldade que tem pra mantê-lo tem que arcar com mais uma despesa que é o aluguel da máquina? Como fica?

• Gostei! Gostei! x 2
  6. Eriadan

Se bem que às vezes a demora é mais por causa dos trocos, viu, Adriel. Pelo menos isso não ia ter mais.

Pois é. O Estado teria que promover algum subsídio para isentar o pequeno empresário.

7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Falta de troco é um problema crônico em todo o país e que sempre deixa aquela situação que quando um item custa R$ 9,98 ou R$ 9,99 no fundo você sempre paga R$ 10,00.

E mais um detalhe que lembrei. Voltando ao caso de um comerciante humilde, quando há falta de sinal no sistema é simplesmente péssimo pra um item de pouco valor uma venda não ser realizada quando o cliente só está com cartão e sem condições de passa-lo vai embora. Assim como nas eleições, em caso de pane no sistema existe a opção de voto com papel, o pagamento com dinheiro em espécie ainda é útil como plano B. Afinal nenhum sistema informatizado é 100% perfeito e funcional.

• Gostei! Gostei! x 5
  8. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Exato. Maquinas quebram, dinheiro só rasga.

9. fcm

fcm Visitante

faço isso todo dia. Mas acho que ainda precisamos do papel sim.

10. Calib

Calib Visitante

Uma ideia idiota.

E o mendigos agora vão precisar de maquininha pra pedir esmola? :think:

• LOL LOL x 1
  11. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

No Brasil de hoje não funcionaria. Pensem nos lugares mais remotos da região Norte, não tem nem luz elétrica/telefone, imagina internet!

• Gostei! Gostei! x 3
  12. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Esquisita essa ideia, né?
    Não vejo como seria viável, pelas razões que mencionaram aí.
    Queria saber se algum lugar do mundo essa ideia se aplica.

13. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Nem os EUA com toda a infra-estrutura que possui tem 100% do seu território coberto por Internet e celular.

14. Eriadan

É isso, acho que os benefícios são grandes e incontestáveis, mas a realização é muito improvável. Algo desse porte deveria ser primeiro testado em países mais desenvolvidos. O projeto cita Suécia e Noruega como prestes a exterminar a cédula, mas também não diz que lá já se aplica a proibição.

• Gostei! Gostei! x 1
  15. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Não é questão de "se" o dinheiro físico desaparecerá do mundo, mas de "quando ", por todos os motivos citados e por outros mais.

Pelas mesmas razões, os governos tendem a reprimir ou mesmo proibir, em algum momento, concorrentes também eletrônicos à moeda fiduciária, como o BitCoin.

Sobre o PL, a implantação da tecnologia digital no Brasil ainda está ao mesmo tempo incompleta e em franca expansão - não seria conveniente 'forçar' isso a acontecer, impondo à economia custos desnecessários que por hora poderiam ser dedicados a necessidades muito mais urgentes.

Esta percepção minha pode mudar, é claro, se outros países saírem na frente e tiverem ganhos competitivos por isso. Neste cenário, a digitalização do sistema pode se tornar, é claro, uma prioridade urgente.

• Gostei! Gostei! x 2
  16. Grimnir

Grimnir Usuário

Contra, pelos mesmos argumentos do ET. A mudança faz sentido como uma tendência, mas definitivamente não vejo pq deva acontecer pela força da lei.

17. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Mas acho que ele não colocou a proposta em pauta por ver nela alguma perspectiva de aprovação a curto prazo. Ele quis apenas iniciar a discussão e quiçá recolher, dali a algumas décadas, os louros do mérito pela proposta. Pagar de "visionário, pioneiro ".

Mas ele consegue suscitar uma discussão bem interessante. Além disso, a proposta do deputado é totalmente coerente com pensamento do partido que ele integra (o PT), que advoga por um maior controle estatal sobre a economia. Isso é capaz de dar uma agenda econômica produtiva, a longo prazo, para a esquerda.

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Grimnir

Grimnir Usuário

19. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Se eu fosse apostar em algum lugar do mundo onde isso possa um dia acontecer com certeza seria num país escandinavo.

20. Eriadan

Se acontecer, tem que ser como na Suécia: foi se modernizando naturalmente, com a própria sociedade adotando massivamente a tecnologia até a cédula perder a importância. Mas nem eles, que são absurdamente mais desenvolvidos que a gente, projetam se livrar completamente das cédulas por agora, que dirá nós. Não deixamos de reconhecer os benefícios que essa medida traria se fosse eficaz, mas é o tipo da coisa que se o Estado se meter para impor vai só criar mais uma norma inaplicável, que aliás só vai servir para dar mais trabalho inútil ao próprio Estado na hora de fiscalizar e punir.

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar