• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consoles PlayStation 5

Omg, acabei de comprar um PS4 para vencer o tedio, e ja vai ficar obsoleto. O ultimo que tive foi o PS1.

O primeiro jogo que peguei foi o FFVII remake. Eu imagino que so estou gostando pelo valor nostalgico. O sistema de batalhas eh uma bela bost#, esse novo paradigma de que tem que colocar tudo em terceira pessoa com camera "over-the-shoulder" eh MUITO triste, vc basicamente fica apertando quadrado que nem um retardado e ganha as batalhas. Imagino que o mesmo se aplique a jogos similares que pretendo testar (god of war, dark souls, etc)

Eh uma pena ver que esse se tornou o paradigma incontestavel. Tem algumas excecoes; peguei o XCom 2, curti muito e achei bastante desafiador!

Pergunta on-topic: acham que o PS5 vai seguir esse paradigma triste?
 
Omg, acabei de comprar um PS4 para vencer o tedio, e ja vai ficar obsoleto. O ultimo que tive foi o PS1.

O primeiro jogo que peguei foi o FFVII remake. Eu imagino que so estou gostando pelo valor nostalgico. O sistema de batalhas eh uma bela bost#, esse novo paradigma de que tem que colocar tudo em terceira pessoa com camera "over-the-shoulder" eh MUITO triste, vc basicamente fica apertando quadrado que nem um retardado e ganha as batalhas. Imagino que o mesmo se aplique a jogos similares que pretendo testar (god of war, dark souls, etc)

Eh uma pena ver que esse se tornou o paradigma incontestavel. Tem algumas excecoes; peguei o XCom 2, curti muito e achei bastante desafiador!

Pergunta on-topic: acham que o PS5 vai seguir esse paradigma triste?

Dark Souls você tem que aprender o esquema de esquiva e parry. Depois existe toda uma tatica para enfrentar cada inimigo.

God of War eu não sei te falar. Mas os antigos eram bem smash button, com a diferença que uma hora ou outra você precisava resolver um puzzle.
 
Omg, acabei de comprar um PS4 para vencer o tedio, e ja vai ficar obsoleto. O ultimo que tive foi o PS1.
Eu também só tive o PS1 e recentemente fui para o PS4 (Pro). Mas comprei dois anos atrás, calculando já que não compraria o PS5 com pelo menos um ano de existência (you know... é muito caro, e sempre fazem uma versão com hardware melhorado pouco depois haha). Então eu calculei uns 3-4 anos de uso, no mínimo. Mas eu não acho que você deva se preocupar. O PS5 realmente deve chegar aqui com preços escandalosos e se manter inacessível por uns dois anos, sei lá.

O primeiro jogo que peguei foi o FFVII remake. Eu imagino que so estou gostando pelo valor nostalgico. O sistema de batalhas eh uma bela bost#, esse novo paradigma de que tem que colocar tudo em terceira pessoa com camera "over-the-shoulder" eh MUITO triste, vc basicamente fica apertando quadrado que nem um retardado e ganha as batalhas. Imagino que o mesmo se aplique a jogos similares que pretendo testar (god of war, dark souls, etc)

Eh uma pena ver que esse se tornou o paradigma incontestavel. Tem algumas excecoes; peguei o XCom 2, curti muito e achei bastante desafiador!

Pergunta on-topic: acham que o PS5 vai seguir esse paradigma triste?

Bem, não há esse paradigma de que você fala, na verdade, então o PS5 não o seguirá. Isso é coisa de alguns jogos apenas. Eu diria: coisa de Final Fantasy. Desde pelo menos o XV que a SquareEnix está usando um sistema cagado de luta em que basta apertar o X várias vezes e quase tudo se resolve sozinho... Fico triste em saber que o FFVII está indo por esse caminho, mas eu soube que é possível escolher o combate por turno também nas opções... pra ficar mais "clássico".

Esse paradigma está muuuito longe de ser a realidade de todos os jogos, nem mesmo dos de ação/aventura. O próprio DarkSouls é um exemplo de como as lutas precisam ser bem mais cuidadas. Até um Assassin's Creed não é tão simples como apertar sempre mesmo botão, mas é algo mais próximo do God of War: tem que apertar os quatro botões mais os gatilhos para variar os golpes conforme certa estratégia, mas uma estratégia sempre simples, então a gente aperta meio freneticamente mas não como um acéfalo robótico haha. Tem outros muitos jogos ainda como The Witcher que não são retardantes. A Square é que parece ter perdido a mão... Fique tranquilo que a realidade do PS4 não é decepcionante, nem há de ser a do PS5.
 
Pergunta on-topic: acham que o PS5 vai seguir esse paradigma triste?
Você testou um remake e está classificando uma geração inteira baseada nele? É como comentaram acima, teste outros jogos que você irá se surpreender. Esta geração teve muitos jogos bons e novas mecânicas inseridas em diversos jogos.

Quanto ao PS5, caso não tenha como importar o console, acredito que só ficará viável mesmo daqui uns 2 anos após o lançamento. Sem contar que muitos jogos irão sair para PS4 e PS5, então o PS4 ainda terá uma boa vida pela frente.
 
Dark Souls você tem que aprender o esquema de esquiva e parry. Depois existe toda uma tatica para enfrentar cada inimigo.
Desde pelo menos o XV que a SquareEnix está usando um sistema cagado de luta em que basta apertar o X várias vezes e quase tudo se resolve sozinho... Fico triste em saber que o FFVII está indo por esse caminho
Para ser justo, tem esquiva e parry no FFVII tambem. Aparentemente sou fa incondicional de perspectiva isometrica, por isso to ranzinzamente reclamando de tudo :lol:

Até um Assassin's Creed não é tão simples como apertar sempre mesmo botão, mas é algo mais próximo do God of War: tem que apertar os quatro botões mais os gatilhos para variar os golpes conforme certa estratégia, mas uma estratégia sempre simples, então a gente aperta meio freneticamente mas não como um acéfalo robótico haha. Tem outros muitos jogos ainda como The Witcher que não são retardantes. A Square é que parece ter perdido a mão... Fique tranquilo que a realidade do PS4 não é decepcionante, nem há de ser a do PS5.
Entendi. Bom, nessa minha breve experiencia, fico com a impressao de que a qualidade de jogo de RPG hoje em dia eh definida pela qualidade dos graficos + historia/lore. Claro que esses sao importantes, mas meu foco sempre foi gameplay.

mas eu soube que é possível escolher o combate por turno também nas opções... pra ficar mais "clássico".
No modo normal, vc controla os movimentos / ataques normais de apenas um personagem; os demais sao controlados por um algoritmo. No caso das magias e habilidades, vc vai precisar dar o comando. Quando no modo classico, todos os personagens passam a ser guiados por esse algoritmo, e a dificuldade eh reduzida para "facil". "Facil" eh basicamente story mode; praticamente impossivel perder qualquer batalha.

Eu to super curioso pra ver as modificacoes que fizeram na historia, musicas, cenas, etc. Por esse motivo provavelmente vou jogar ele inteiro. Mas as batalhas sao hiper broxantes...

O próprio DarkSouls é um exemplo de como as lutas precisam ser bem mais cuidadas.
Pois eh, ouvi falar muito da dificuldade do Dark Souls. Assim como ouvi falar do XCom 2. Como so joguei o segundo caso, so posso falar sobre ele; fiquei com a impressao de um sistema extremamente desbalanceado ao inves de uma dificuldade bem elaborada dentro de um sistema justo (tipico de jogos bons). Ainda assim, por qualquer que seja o motivo (masoquismo talvez?), eu gostei e recomendo.

Esse paradigma está muuuito longe de ser a realidade de todos os jogos, nem mesmo dos de ação/aventura.
Vou testar mais uns, to com bastante tempo livre :rofl: . Espero que vc esteja certa.

Você testou um remake e está classificando uma geração inteira baseada nele?
Mas eu nao fiz isso....

É como comentaram acima, teste outros jogos que você irá se surpreender. Esta geração teve muitos jogos bons e novas mecânicas inseridas em diversos jogos.
Sim, vou comecar a pesquisar uns mais especificos. Acho bem dificil eu gostar desse estilo "over-the-shoulder". Vou ver uns isometricos baseados em turno. Sou da opiniao de que joystick de consoles sao muito mais restritos que PC, entao nao faz sentido tentar trazer algo "em tempo real" para uma interface tao limitada; ou a dificuldade vai ser comprometida, ou a mecanica vai ser ineficaz.

Quanto ao PS5, caso não tenha como importar o console, acredito que só ficará viável mesmo daqui uns 2 anos após o lançamento. Sem contar que muitos jogos irão sair para PS4 e PS5, então o PS4 ainda terá uma boa vida pela frente.
Nem ferrando que vou pegar um PS5 agora haha. Vou trocar o console, se trocar, somente quando nao estiver mais ligando.
 
Eu me criei jogando J-RPG em turno e não me importaria nada de jogar ainda muitos jogos assim desde que a história fosse boa, a trilha sonora supimpa e os personagens cativantes, como eram em FF6 ou Chrono Trigger: ou seja, jogos que até hoje eu jogaria novamente. O gameplay de FF6 está obsoleto, sem dúvida, com aquelas batalhas aleatórias com inimigos invisíveis (por isso às vezes acelero no emulador kk), mas o do Chrono Trigger ainda me parece viável. Enquanto o gameplay do FF15 é bom pela exploração tridimensional do ambiente mas não me pareceu nem de longe que a batalha fosse um progresso. Eu desconfio que esse remake do FF7 vá na mesma linha... Gráfico bonito é legal, claro, mas quem se criou com SNES não põe todas as fichas nisso.
Recentemente eu descobri que a SquareEnix lançou uns anos atrás o Octopath Traveler, meio à moda antiga, todo pixelado, com vários protagonistas pra escolher com histórias que se unem em algum ponto. Isso me lembrou muito o Saga Frontier do PS1, que eu adorava. E pelas imagens parece ser lindo. Fiquei com muita vontade de jogar e não hesitaria em pô-lo na frente da lista mesmo tendo vários games AAA à disposição haha.

Se você está chegando agora ao mundo do PS4, eu recomendaria o remake do DarkSouls, para conhecer e pegar o espírito — mais que da franquia, de todo um gênero criado. E na sequência o Bloodborne.

Jogar o remaster de The Last of Us não seria má ideia também. E bem... há literalmente dezenas de jogos "obrigatórios" no console, que qualquer lista por aí vai te orientar a adquirir. Tenho ainda muita vontade de comprar o Nier Automata. :D
 
Para mim, história/lore é muito importante para a imersão no jogo, especialmente em jogo de RPG. Por isso recomendo Dragon Age: Inquisition. Gosto muito do gameplay e da jogabilidade em geral, apesar de ela ser meio difícil de entender no começo.

De qualquer forma, recomendo dar uma olhada nos gameplays dos jogos que te interessarem. No youtube são infinitos.
 
Eu toda hora estou vendo "20 best games isso", "20 best games aquilo", e de cada vídeo fico com vontade de jogar uns dez, mas na prática jogo um só haha. Falta de tempo e outras prioridades. No fim das contas, é a vida adulta né? Tem que escolher bem o que se vai jogar, especialmente se esse jogo tomar 100 horas de vida até o final. Tenho pensado em privilegiar alguns jogos de terror/suspense, coisas mais sombrias mesmo, que eu descobri que é o meu barato até em outras mídias, e eventualmente dar chance a alguma coisa de outro gênero, uma aventura aqui, uma ação ali, um RPG acolá... Agora, por exemplo, que é possível pela primeira vez ter todos os Resident Evil numa mesma plataforma, acho que vou investir neles :dente: Mas são jogos, pelo que me lembro, bem mais curtos do que 100h (nunca fui muito fã de ficar explorando exaustivamente os penduricalhos extras desse tipo de jogo, e certamente não jogaria tudo de novo só pra usar um uniforme diferente LOL).
 
retrocompatibilidade com os games do PS4
Esse e os exclusivos são o principalmente motivo de eu não conseguir nem cogitar migrar para Xbox,tô com uns 30 jogos digitais e perder tudo isso...
não sei a sua idade, mas jogos costumavam ser 100 reais (no máximo) e consoles (lançamento) na casa dos 600>700 reais aqui, falo durante a primeira década dos anos 2000 inteira e meados do final da década de 1990.
Cara eu tenho saudados do PS2 tudo pirata e por 10 reais,para o PS3 o jogo já subiu para 180 lançamento, até vai,mais daí peguei consoles da Nintendo e 3ds e switch tem jogos muito antigos custando 250 reais... PS4 fiquei feliz ao ver as diversas promoções algo que espero ter no ps5 também...


Eu achei bem bonito. Tava mesmo na hora de mudar um pouco, era basicamente o mesmo desde o PS1.
Esse foi o motivo que não gostei rsrs, gosto de olhar pro controle do ps4 e lembrar do Ps1 do PS2 e do ps3 também e tantos jogos que joguei, para switch eu usa um controle que imita o do snes (até em cor) mas que tem 2 analógicos kk
Mas não sou aquele da chato também,gostei do novo modelo e provavelmente vai ser bem mais confortável (o controle pro do switch para mim eh o melhor já feito)
só o touch PAD não precisava né?

Sobre recarregamento os controles do Óculos Quest é a única coisa que tem bateria e nossa como é chato isso de ficar recarregando, pessoalmente prefiro muito mais do outro modo
Aliás, eu vi uns comentários de umas meninas solicitando a Sony mudar o botão do "options" de local, já que mulheres com unha grande acabam esbarrando no botão a todo momento. Eu não sei se querem apenas aparecer ou a reivindicação é válida. Nunca tive problemas com a distância entre os botões.
Isso foi o que principal odiei no do ps4,share e options...Saudades do select e start mas não só o nome (que eh puro saudosismo),no controle do ps5 olha os símbolos que aparece em cima,não me pareceu nada intuitivo
PlayStation 5 (PS5): tudo sobre a Unreal Engine 5 e gráficos do console
Demonstração divulgada pela Epic promete gráficos fotorrealistas no próximo console da Sony, graças às tecnologias Nanite e Lumen


Só digo uma coisa: está bonito pra chuchu. :grinlove:
Achei muito bonito, e para mim uma evolução justa do PS4 (mesmo o rosto da personagem não me agradando tanto)

Mas eu ouvi dizer que só essa demo teve em torno de 200 gigas, o que torna impraticável para um jogo (além de que polígonos tão pequenos nem fariam diferença para o humano)

"over-the-shoulder" eh MUITO triste, vc basicamente fica apertando quadrado que nem um retardado e ganha as batalhas. Imagino que o mesmo se aplique a jogos similares que pretendo testar (god of war, dark souls, etc)
As batalhas no god of war as vezes me deixaram perdido por isso,mas mesmo assim ficaram bem bacanas e nada que atrapalhasse de modo suficiente...


Comentando o que estavam falando sobre melhora,acho que o principal seria reflexo (até nessa tecdemo do ps5 me incomodou), água (tá bacana mas ainda não real o suficiente) e personagens (que ao meu ver Death Stranding conseguiu fazer de maneira sensacional e que os outros deveriam seguir,não gostei das expressões da personagem dessa demo...)
 
Jogar o remaster de The Last of Us não seria má ideia também. E bem... há literalmente dezenas de jogos "obrigatórios" no console, que qualquer lista por aí vai te orientar a adquirir. Tenho ainda muita vontade de comprar o Nier Automata. :D
The Last of Us é lindo e o remaster ficou muito bem feito. Este é um dos jogos obrigatórios mesmo desta geração. Parece que o multiplayer foi fechado. Lembro de ter lido algo sobre, mas faz tempo que não jogo, assim não consigo afirmar.

E existem diversas listas realmente na internet. Só precisa ter cuidado, pois nem todas as listas são boas.

Cara eu tenho saudados do PS2 tudo pirata e por 10 reais,para o PS3 o jogo já subiu para 180 lançamento, até vai,mais daí peguei consoles da Nintendo e 3ds e switch tem jogos muito antigos custando 250 reais... PS4 fiquei feliz ao ver as diversas promoções algo que espero ter no ps5 também...
Eu acredito que terão sim muitas promoções na store do PS5. O que acontece com a Nintendo, no meu ponto de vista, é que eles não possuem concorrente. Para se comprar um Zelda, Mario, Pokémon, entre outros, somente tendo um console da Nintendo. Assim eles conseguem aplicar seus preços e mantê-los por tempos indeterminados. São bem raras as promoções para esses jogos. Sem contar o fato que o pessoal paga este preço, mesmo depois de 1 ano de lançamento do jogo. Eu mesmo paguei a três meses atrás R$ 250,00 no Zelda (btw) lançado em 2017.


Mas não sou aquele da chato também,gostei do novo modelo e provavelmente vai ser bem mais confortável (o controle pro do switch para mim eh o melhor já feito)
só o touch PAD não precisava né?
Eu não tive coragem de pegar o controle Pro do Switch. Além do preço ser um absurdo, eu vi vários vídeos do pessoal comentando que o problema de drift pode acontecer até mesmo neste controle. Esta geração da Nintendo, ao meu ver, deixou muito a desejar na qualidade de seus controles.

Isso foi o que principal odiei no do ps4,share e options...Saudades do select e start mas não só o nome (que eh puro saudosismo),no controle do ps5 olha os símbolos que aparece em cima,não me pareceu nada intuitivo
O botão "share" será padrão agora. Não tem como ir contra o mercado. A necessidade das pessoas compartilhar imagem, vídeo, suas jogatinas pelo botão share em suas redes sociais ficou bem acessível e fácil. Eu particularmente não o utilizo muito, mas vejo muitas pessoas compartilhando e a Sony não iria retroceder nisto.

Eu já me acostumei a utilizar o "options" e o "touch" quando necessário. Depois de um tempo se acostuma e fica bem intuitivo.



Mas eu ouvi dizer que só essa demo teve em torno de 200 gigas, o que torna impraticável para um jogo (além de que polígonos tão pequenos nem fariam diferença para o humano)
Muitos afirmam que este é um desafio da nova geração. Até porque cada vez mais os usuários compram jogos digitais e ninguém quer ficar baixando 200 gigas para poder jogar seu jogo. Fora o espaço que ele toma dentro de um HD.
 
Cara eu tenho saudados do PS2 tudo pirata e por 10 reais,para o PS3 o jogo já subiu para 180 lançamento, até vai,mais daí peguei consoles da Nintendo e 3ds e switch tem jogos muito antigos custando 250 reais... PS4 fiquei feliz ao ver as diversas promoções algo que espero ter no ps5 também...

Eu não tenho saudade da epoca que tudo era pirata por 10 reais, mas tenho saudade da epoca que todo lançamento era 100 reais (epoca do PS3 e Xbox 360). Mas o melhor preço atualmente esta no PC, é facil encontrar jogos que custam 50>60 reais em promoção nos consoles, por 20>30 reais em promoção no PC. Além de ter varias lojas que competem entre si para fazerem melhores preços e ou features. (se você pegar o uplay por exemplo eles colocaram até um sistema onde quando mais você joga mais pontos você ganha e pode trocar por descontos na compra de outros jogos)

A epoca em que todo lançamento era 100 reais, foi a epoca que os jogos mais se expandiram aqui no Brasil, até a localização regional se tornou um padrão (como dublagem, legenda). Isso é uma coisa que não existia na epoca que os jogos eram piratas por 10 reais.

A localização regional foi uma coisa da Microsoft, ela trouxe toda essa ideia e ecossistema que existe hoje com o Xbox 360. (que na minha opinião foi um dos melhores consoles lançados até hoje, junto com ps2, super nintendo e talvez da geração dele só não conseguiu bater o wii, que tinha outra proposta).
 
Última edição:
Eu não tive coragem de pegar o controle Pro do Switch. Além do preço ser um absurdo, eu vi vários vídeos do pessoal comentando que o problema de drift pode acontecer até mesmo neste controle. Esta geração da Nintendo, ao meu ver, deixou muito a desejar na qualidade de seus controles.
Em dois anos de uso 2 joycoins e um pro controller quebraram sozinhos,e vi que muitos tiveram esse problema também...

A epoca em que todo lançamento era 100 reais, foi a epoca que os jogos mais se expandiram aqui no Brasil, até a localização regional se tornou um padrão (como dublagem, legenda). Isso é uma coisa que não existia na epoca que os jogos eram piratas por 10 reais.
Eu queria saber onde vc comprava os jogos ou eram os de Xbox?PS3 em 2012 eram de 180-200 reais onde eu morava...
 
Eu queria saber onde vc comprava os jogos ou eram os de Xbox?PS3 em 2012 eram de 180-200 reais onde eu morava...

A geração do Xbox 360 e do PS3 começou em 2005, imagino que você deve ter pego o começo da geração atual (2012) que foi quando os preços começaram a subir absurdamente.

Inclusive não só os jogos (lançamento) eram 100 reais, como os proprios consoles não passavam de 700>800 reais. Lembro que cheguei a ter 3 Xbox 360, sendo dois deles simultaneamente, ja que um eu precisava consertar então comprei o outro para não ficar sem, quando consertei o primeiro vendi o segundo, depois de um tempo vendi ele fiquei um tempo sem e comprei um modelo novo. Tive o PS3 também e o Wii.
 
Última edição:
Quanto ao preço dos jogos, bem, eu fico até com medo do valor dos jogos do PS5 no lançamento. O valor do dólar está bem alto e isto irá refletir nos preços aqui praticados. Do PS4 eles até estão conseguindo segurar, mas para o PS5 eu acho que vai aumentar mais ainda. Comprar no lançamento será para bem poucos.

Em dois anos de uso 2 joycoins e um pro controller quebraram sozinhos,e vi que muitos tiveram esse problema também...
Sim. Os controles do Nintendo Switch são muito fracos em qualidade. Tanto que o serviço para arrumar o controle é gratuito em todo o mundo. Só é uma pena que no Brasil existe apenas uma filial e eles demoram muito para devolver seu controle arrumado.
 
Não tem muita diferença cambial.

Paguei 70 euros no FFVII, 20 no God of War e 16 no XCom2 (tava em promoção; o valor original é 80 euros)

Pretendo comprar somente o q vai aparecer em promoção, salvo raras exceções. Sabem se é frequente umas promoções legais na PS Store?
 
Pretendo comprar somente o q vai aparecer em promoção, salvo raras exceções. Sabem se é frequente umas promoções legais na PS Store?
Sim. Toda semana a store da playstation tem uma promoção diferente com vários jogos. E tem as promoções flashs, que duram uns 3 dias com vários jogos com preços baixos.
 
OMG! Que lindo isto!

ps5-2_5u8z.png



Edit.:

Duas versões anunciadas! Teremos um console apenas com a versão digital!

eaqrn8zwaaakmvg_65u9.jpg
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo